O ®DOUG BLOG apresenta dois amigos que mais discordam do que conversam.
💬 Rubinho, por que você se apresenta como Doutor no seu cartão de visita e em suas Redes Sociais?
💬 Ué, é porque eu sou médico.
💬 Não, você é fisiologista e fisioterapeuta não é médico. E mesmo que fosse médico, só seria Doutor se tivesse Doutorado e você não tem. (risos)
💬 Isso é praxe profissional.
💬 Então por que você não coloca no seu curriculum: Rei Rubens da Fisioterapia, se você pode se autodenominar como quiser, pois, é praxe. (risos)
💬 Você é tão bobo, Lorenzo!
💬 E você não é médico, nem Doutor! (risos)
💬 Hoje você me pegou para Cristo!
💬Pronto, agora sua megalomania chegou ao auge... Você já está se comparando ao filho de Deus! (risos)
💬 Depois dessa, estou indo embora.
💬 Vá embora com sua falsa trindade e identidade, Dr. Javé Cristinho! (risos)
°°°
* Um fisioterapeuta não é um médico. As duas profissões têm formação, funções e responsabilidades distintas na área da saúde. Um médico possui um diploma de medicina (mas, não é um Doutor se não tiver uma “pós-graduação stricto sensu”). Um médico diagnostica, prescreve medicamentos e pode realizar cirurgias. Um fisiologista, por outro lado, possui um diploma em fisioterapia e atua na prevenção e reabilitação de distúrbios físicos por meio de técnicas como exercícios e manobras manuais. Um médico, como em outras profissões, é chamado de “Dr.” na linguagem coloquial, mas, apenas aqueles com doutorado podem ser considerados Doutores. “PhD” significa: “Doutor em Filosofia - Philosophiæ Doctor” e é um título acadêmico de nível superior concedido por Universidades após a conclusão de uma pesquisa original. No “Brasil”, títulos equivalentes, como “DSc - Doutor em Ciências”, também são conferidos após a conclusão do Doutorado. A qualificação acadêmica de um médico com formação profissional sem “pós-graduação stricto sensu” na área da saúde, não lhes concede o título “Dr.” antes do seu nome e o mesmo vale para qualquer outro tipo de profissional formado e não pós-graduado.
![]() |
| AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO COM DOUTORADO DEVERÁ SER CONSULTADO. |
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Fisioterapeuta%20N%C3%A3o%20%C3%A9%20M%C3%A9dico%20e%20M%C3%A9dico%20sem%20doutorado%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20Dr.).gif)
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Fisioterapeuta%20N%C3%A3o%20%C3%A9%20M%C3%A9dico%20e%20M%C3%A9dico%20sem%20doutorado%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20Dr.).gif)
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Fisioterapeuta%20N%C3%A3o%20%C3%A9%20M%C3%A9dico%20e%20M%C3%A9dico%20sem%20doutorado%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20Dr.).png)
Conversa de amigos bem complicada...Um parece o outro não entender e o outro quer ser o DR Explicadinho,rs...
ResponderExcluirGostei do texto e post bem explicativo!
abraços praianos, chica
Minha amiga Chica,
ExcluirMédicos, engenheiros, advogados, são profissionais importantíssimos para a sociedade, mas, só podem ser considerados "Doutores", se concluírem uma “pós-graduação stricto sensu”, caso contrário, se equivalerão aos antigos títulos de Conde, Visconde, Barão, Comendador, etc..., da época do Império, que eram dados para quem tivesse maior influência "$ocial". 😂😂😂
Abraços!!!
Hola Douglas, un diálogo entre amigos con mucha gracia, para aclarar un tema que genera bastante confusión. Y efectivamente con el deseo de serlo no es suficiente para ser doctor.
ResponderExcluirEn efecto es tal y como explicas y para ser doctor hay que haber leído la tesis doctoral de cualquier carrera universitaria. Sin embargo, a los médicos si se les dice doctor por respeto y tradición. En España son 11 años de estudios (entre la carrera y la especialidad).
Has traído un tema muy interesante y bien analizado que seguramente mucha gente desconoce. Un abrazo
Hola, Emilia,
ExcluirMe alegra que hayas disfrutado de la conversación entre amigos; es una de mis formas favoritas de escribir. Hay otras narrativas, si quieres leerlas; solo búscalas en las "TAGs".
En cuanto al tema en cuestión, hablo siete idiomas y tengo una maestría y un doctorado. Y, fíjate, soy periodista y tengo una maestría en filosofía. No trabajo en el ámbito de la salud, pero sí tengo un doctorado en Filosofía, una asignatura que imparto en la universidad.
No quiero creerme mejor que nadie, pero quería explicar por qué hay tantos "médicos" sin doctorado.
Abrazos.
ResponderExcluirInteresting that a physiotherapist can put a doctorate on their business card. I don't think that's allowed here. Physiotherapist is a great and helpful profession, but it's not a doctor of medicine. Great writing!
I wish you a nice weekend, kisses
My friend Andrea,
ExcluirActually, a physical therapist should never use the epithet "Dr." before their own name. In fact, no professional without a doctorate can do this, even a physician who, despite having a medical degree, is not a "Dr." - "Dr." is for someone who has completed a postgraduate degree (Doctorate).
I'm glad you enjoyed the text!
I wish you a good weekend too.
Kisses!!!
Jajaja!
ResponderExcluirMe encanta tu sentido del humor, amigo Doug!
Gracias por hacerme pasar un buen rato.
Muy buen fin de semana.
Un abrazo fuerte
Amiga Carmen,
ExcluirEs mejor estar feliz que estar triste, como diría el poeta "Vinicius de Moraes".
El buen humor y el pastel de chocolate son algo que solo a la gente amargada no le gusta. 😂😂😂
Que tengas un buen fin de semana también.
Abrazos.
My friend, whatever type of text you write, you have a mastery of words.
ResponderExcluirI also loved the illustrations.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
ExcluirThank you for your always kind words.
Have a great weekend!
Kisses!!!
Aí está a prova no seu belo texto cheio de bom humor sobre o quão preconceituosos são os humanos, ninguém chama um veterinário de Doutor! rsrsrsrs
ResponderExcluirAbraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Garfield, meu amigão,
ExcluirComo eu destaquei no texto, um Doutor é alguém que tem um Doutorado. Alguém com um diploma em Matemática, por exemplo, pode se torna um "Doutor" se obtiver uma pós-graduação. Um médico, dentista, veterinário, etc..., não é um Doutor, só será se estudar um pouco mais.
Abraços!!!
Oi Douglas! Você está certíssimo, só é doutor quem tem doutorado, mas popularmente todos que se formam já são chamados de doutor. Que coisa, né? E sim, fisioterapia é um curso diferente de medicina. Agora veja só: onde eu trabalho me chamaram de enfermeira, acho que pra muitos pacientes, em um hospital só há médicos e enfermeiras, eu virei pra o senhor e disse: não sou enfermeira, sou Bioquímica analista clínica e trabalho no laboratório, onde faz exames. Foi só quando eu disse que fazia exames que ele entendeu. Kkkk...
ResponderExcluirOlá, Sulane,
ExcluirObrigado pela tua deferência ao meu bate-papo entre amigos.
Tenho de puxar a brasa à minha Sardinha; eu falo, leio e escrevo em sete idiomas (incluindo mandarim, que é incrivelmente difícil de aprender) e tenho Mestrado e Doutorado. E quem achar antipático eu relatar isso aqui... É como diria minha saudosa vó Lourdes: "Coma menos!" 😂😂😂
Bom final de semana!
Beijos!!!
superbe ton article et bien vrai
ResponderExcluirJe passe te souhaiter une bonne soirée Doug gros bisous 😘
Annie,
ExcluirJe suis ravie que tu aies apprécié cette conversation amusante que j'ai publiée ici.
Bisous !!!
Me hiciste reír, Te mando un beso.
ResponderExcluirSi siempre sonríes aquí en el ®DOUG BLOG, me alegro.
ExcluirBesos, Judit.
Meu sapiente Mestre e Doutor em Comunicação e Filosofia, Douglas. Você tem toda a razão; algumas pessoas adoram se dar alcunhas e títulos que não possuem. As atividades profissionais são desvalorizadas dessa forma. Educar nunca foi uma tarefa fácil, principalmente quando se trata da vaidade humana. Tecnicamente, um Doutor é alguém que possui o título acadêmico de Doutorado. No entanto, aqui no Brasil e em grande parte do mundo, é comum se chamar médicos, advogados e outros profissionais de 'doutor' por tradição social, e nada cultural, principalmente como forma de respeito, mesmo que esses profissionais não tenham um Doutorado acadêmico. Isso passa de bestial para besta em uma fração de segundos. As artes estão excelentes como sempre. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu bom amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirAlgumas pessoas adoram "dançar enquanto tocam no pandeiro dos outros". Falta-lhes talento.
Eu estudo todos os dias e assim sendo, não aceito as convenções sociais de praxe, sendo normais. Concordo com o senhor, as atividades profissionais são desvalorizadas dessa maneira.
O que sei, é que a educação vai muito além do ensino de disciplinas em sala de aula. A educação a priori deve começar em casa.
Obrigado pelas tuas gentis palavras e por apreciar os desenhos e animações que anexo às postagens.
Um abraço fraterno!!!
Caro amigo Douglas,
ResponderExcluirHoje em dia todo mundo é doutor em alguma coisa, parece que não precisa mais de diploma para ter esse status. Na conversa divertida entre os amigos ficou bem explicado como se tornar um médico de verdade. Mas nos dias atuais temos especialistas em tudo e como diz o ditado "de médico e louco todo mundo tem um pouco".
Um abraço meu amigo!
Meu amigo Alécio,
ExcluirEstudei muito (e ainda estudo), investi meu tempo de vida e dinheiro para me graduar. Assim sendo, não aceito a esperteza dos "especialistas de plantão".
Eu chamo um médico e/ou advogado pelo nome e não espero que ninguém me chamem de Doutor (mesmo tendo Doutorado). Afinal, ninguém anda por aí se apresentando como "Dr.", nem mesmo os médicos fazem isso. Alguns deles, sem doutorado, só pecam ao colocar "Dr." nos jalecos, cartões de visita e se identificam desta forma via Web.
Abraços e ótimo final de semana!!!