Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, se vocês nunca leram “Alice no País das Maravilhas”¹ (mesmo achando difícil alguém não ter lido pelo menos algumas páginas do livro ou visto um filme sobre ela), preparem-se para uma viagem onde a lógica tira férias e a insanidade se instala. Esqueçam tudo o que aprenderam na escola, porque, em “Alice no País das Maravilhas”, os gatos desaparecem no ar, um coelho branco corre apressadamente, com um relógio, mas, está sempre atrasado, mesmo sem ter nenhum compromisso eminente. Existem também rainhas² e uma delas, querendo cortar cabeças mais rápido do que se consiga dizer: chá das cinco.
“Alice”, a protagonista mais curiosa e talvez a mais entediada da literatura, cai em um buraco e, sem poder pedir socorro, já que os “Smartphones” ainda não existiam, decide explorar a misteriosa fenda. E que exploração absurda! Ela encolhe, cresce, conversa com lagartas filosóficas que fumam narguilé³ (totalmente normal, não é mesmo?) e participa de uma corrida onde ninguém sabe quem vence, mas, onde todos se divertem.
O “Chapeleiro Maluco” e a “Lebre” são o par perfeito para um encontro no hospício ao ar livre, com um chá das cinco sem rainha, sem final feliz e sem brinde, mas, com enigmas sem respostas. E por falar em rainha, na trama temos a “Rainha de Copas”, uma personagem antagonista “mais ou menos adorável”, que está sempre gritando: “Cortem suas cabeças!” - como se fosse o ato de desejar bom dia! - chegamos a nos perguntar se a rainha não tem um estoque secreto de guilhotinas na bolsa.
No fim da trama, “Alice no País das Maravilhas” é a prova de que, às vezes, a melhor maneira de lidar com o absurdo da vida é simplesmente aceitá-lo. Ou talvez seja apenas um lembrete para não seguir coelhos brancos por tocas suspeitas. De qualquer forma, é uma história tão louca que você vai rir, se perguntar se está sonhando e talvez, até considerar tomar chá com seres inanimados, afinal, por que não?... Se na vida real, saímos para celebrar bons momentos com cada amigo esquisito.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O livro “Alice no País das Maravilhas” foi escrito por “Lewis Carroll” (27 de janeiro de 1832 - 14 de janeiro de 1898), pseudônimo que adotou por ter o mesmo nome do pai, o clérigo, acadêmico e escritor anglicano “Charles Lutwidge Dodgson” (25 de dezembro de 1800 - 21 de junho de 1868). “Carroll” era bastante excêntrico, cheio de peculiaridades e muito tímido, escrevendo sempre de modo particular. Um de seus escritos foi baseado na menina (então com 12 anos), “Alice Pleasance Liddell” (4 de maio de 1852 - 6 de novembro de 1934), uma das filhas de um amigo, a quem ele costumava entreter com suas histórias fantásticas quando visitava a casa deste amigo. O livro sobre “Alice” foi publicado pela primeira vez em (1865). A obra é um clássico da literatura infantil, reconhecida por seu estilo nonsense. Ou seja, narrativas com linguagem desprovida de sentido ou coerência; absurdas e contrárias ao senso comum.
² Em “Alice no País das Maravilhas”, há duas rainhas principais: a “Rainha de Copas” e a “Rainha Branca”. No entanto, a “Rainha Vermelha” também está presente na sequência (através do espelho que “Alice” encontra), mas, esta rainha é frequentemente confundida com a “Rainha de Copas” em algumas adaptações cinematográficas.
³ “Narguilé ou Narguilhé”, é um tipo de cachimbo amplamente utilizado por hindus, persas e turcos, que consiste em um fornilho com tubo longo e um pequeno recipiente de vidro contendo água perfumada e folhas de papoula, por onde a fumaça passa antes de chegar à boca. Este tipo de cachimbo é atualmente usado no Mundo todo para pessoas “fumarem” substâncias muitas vezes intoxicantes.
![]() |
“Não é que eu goste de complicar as coisas, elas que gostam de ser complicadas comigo!” |
![]() |
“Como eu desejo fugir dos dias normais! Quero fugir para bem longe com a minha imaginação!” |
![]() |
“As melhores pessoas geralmente são loucas!” |
![]() |
“Não posso voltar para ontem, porque lá eu era uma pessoa diferente!” |
![]() |
“Dizem que o tempo resolve tudo... A questão é: quanto tempo?” |
Gosto muito da Alice e de outros personagens dessa narrativa icônica da literatura mundial. Mas gosto mais dos livros do que dos filmes. 😺
ResponderExcluirAbraços 🐾 Garfield Tirinhas.
Garfield,
ExcluirOs livros são definitivamente bem melhores que os filmes, porque, são eles que servem de roteiros para os filmes.
Abraços e ótimo final de semana!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirGosto do livro e do filme. Quem nunca sonhou, ficou louco, imaginou?
Boa crônica.
Bom final de semana.
Beijo!
Querida amiga Lúcia,
ExcluirComo se diz: "sonhar não custa nada" (AINDA!) 😅😅😅
A literatura sempre será a melhor forma de "viajarmos" pela cabeça dos outros autores... E eu adoro "viajar" através dos teus escritos poéticos.
Tenha um ótimo final de semana!
Beijos!!!
Amigo Doug,
ResponderExcluirHe disfrutado tu artículo sobre Alicia en el país de las maravillas y agradezco la información que nos traes sobre su autor..
Muy buen fin de semana.
Un abrazo.
Mi amiga Carmen,
ExcluirSiempre intento mantener informados a los lectores y seguidores del ® DOUG BLOG para diferenciarme de lo que ya se ha escrito. Soy un ávido lector de biografías, así que siempre descubro detalles sobre autores que a menudo pasan desapercibidos.
Me alegra que hayas disfrutado de la lectura y por tu amable comentario.
Que tengas un buen fin de semana.
Besos.
You included details about Alice that even I, a film critic, didn't know. Thank you for being a cultural beacon for all of us who seek knowledge here on your blog. And about the drawings: I loved Alice with her tattooed body; she's even more beautiful and revamped for modern times.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My dear Theodosia,
ExcluirYour comments are always so kind. I enjoy interacting with cultured and thoughtful people, and in you I find a friend I made in the blogosphere who feels like someone I've known since childhood.
Kisses!!!
Amigo Doug, si hay alguien que no ha leído Alicia en el pais de las maravillas es imperdonable... Disfrutar de su no cumpleaños del conejo, del gato que aparece y desaparece, incluso de la malvada reina y sus cartas de corazones. Para mí es una lectura obligatoria. Gracias por ese poquito que cuentas de su autor.
ResponderExcluirYa te digo también, tienes un bello blog y estaré encantada de seguir interactuando contigo. Un abrazo
Querida amiga Nuria,
ExcluirBienvenida al ®DOUG BLOG.
Me alegra que sigamos interactuando en nuestros blogs, y también agradezco tu amable comentario, que contribuyó enormemente a la crónica sobre la inolvidable Alice y sus historias.
Que tengas un buen fin de semana.
Un abrazo.
Of course, I also read the book "Alice in Wonderland". I have this book in the original at home.
ResponderExcluirMy friend Irina,
Excluir"Alice in Wonderland" is an iconic classic of world literature that will always be a must-read thanks to its excellent storytelling.
Hugs, and have a great weekend, you and your cats.
Q tal Doug, como estas! que tema maravilhoso voce esta abordando hoje, e que ilustracoes impressionantes! ao contrario dos contos classicos, em "Alice..." nao ha um certo ou errado definitivo, nem um final feliz convencional. E um reflexo da vida: caotica, engracada, absurda e bela.
ResponderExcluirEla levanta questoes sem me dar todas as respostas.
Saludos e um abraco, querido amigo. Tenha uma boa noite. 🙋😘😘🌼
Hola, Carolina.
ExcluirPara presentarles a "Alice" en el ®DOUG BLOG , no podría dibujar una chica normal como la de la literatura; tiene que encajar con mi estilo artístico y mi humor irónico.
Me alegra que siempre estés aquí conmigo.
Besos en la mejilla.
ola amigo aqui em frança ja passou varias vezes o filme gostei muito mais uma vez parabens pelo seu maravilhoso trabalho bravo beijinhos desejo um lindo e feliz domingo com muita saude
ResponderExcluirOlá, Isabel,
ExcluirÉ ótimo ver você aqui no ®DOUG BLOG e espero que esteja se recuperando bem da lesão na mão.
Quanto ao filme sobre a "famosa Alice", ela surgiu da mente de uma autor brilhante, caindo nas páginas dos livros e chegando depois às telonas. "Alice" é simplesmente inesquecível!
Desejo que você tenha uma ótima semana com saúde e paz!
Beijos!!!
Y todo por caer en un agujero.
ResponderExcluirEspero no dejar de soñar nunca...
Nueva entrada en mi blog.
Un abrazo, Douglas
Mi amiga Marisa,
ExcluirMira los peligros y las delicias de caer en un agujero. 😅😅😅
Con "Alice", nunca dejaremos de soñar.
Que tengas una buena semana.
Besos.
Me encantó recordar tan entrañable personaje.
ResponderExcluirGracias por tus buenas letras.
Muy feliz verano.
Un abrazo.
Querida Amalia:
ExcluirGracias por tus amables palabras sobre mi estilo de escritura. Esto me anima a prestar aún más atención a los temas de cada publicación.
Es invierno aquí en Brasil, pero que tengas un buen verano.
Besos.
Witaj Przyjacielu, bardzo dobry post. Alicję czytałam wiele razy. Bardzo lubię tę książkę i bajkę Disneya także. Studiowałam Bibliotekoznawstwo, więc miałam przedmiot Literatura dla dzieci. Przerobiliśmy całą klasykę, a także komiksy. Alicja w krainie czarów jest świetna zarówno dla dzieci, młodzieży i dorosłych. Jestem także fanką Tolkiena i to wielką. Pozdrawiam serdecznie z Polski
ResponderExcluirMinha querida amiga Kasia,
ExcluirLer "Alice" é como acordar de um sonho e continuar sonhando acordado. É leitura obrigatória para quem gosta do lúdico, de "fantasias possíveis" em um mundo real impossível.
Volte sempre ao ®DOUG BLOG; este é o seu pedaço da Polônia no Brasil.
Beijos!!!
A Alice no País das Maravilhas e nós no mundo dos loucos.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Isso mesmo, meu amigo Pedro.
ExcluirNão sei como o "Laranja Trump" não cobrou uma taxa extra dos "Blues, do Chelsea" pela conquista do Mundial de Clubes nos EUA. 😅😅😅
Abraços e boa semana!!!
Quando era criança desejei muitas vezes ser a Alice e viver aquelas aventuras por mais loucas que fossem.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirAs aventuras da infância começam dentro dos bons livros.
Tenha uma boa semana.
Beijos!!!
Excelente apreciação da obra!!! 👏👏👏😘
ResponderExcluirMinha querida amiga Gracinha,
ExcluirQue bom que você gostou de ler sobre a lúdica "Alice" neste texto fora dos livros.
Tenha uma boa semana.
Beijos!!!
Li o livro já em adulta.
ResponderExcluirPor vezes, na actualidade , parece que estamos num mundo igual , mas fora da literatura.
Abraço, meu amigo, boa semana.
Amiga São,
ExcluirO buraco em que a maior parte da população mundial está sendo forçada a entrar, não é de coelhos ou lebres, mas sim, um "bunker" para sobreviver estas estúpidas guerras.
Tenha uma boa semana.
Abraços!!!
Olá Douglas
ResponderExcluirEu amo essas histórias de livros que viram filmes.
Alice.... tenho muito em comum com ela.
Neste mundo vejo as belezas do criador e fico apaixonada
Amei seu texto.
Abraços
Olá, titia Larissa,
Excluir"Alice" é frequentemente confundida com "Dorothy", de "O Mágico de Oz". E ambas as histórias são realmente espetaculares e após saírem dos livros, fizeram sucesso no cinema.
Obrigado por apreciar o texto e pelo comentário repleto de afeto!
Beijocas!!!
Leer el libro o parte de él no lo recuerdo, pero en películas animadas o con personajes de carne y hueso si que recuerdo algunas.
ResponderExcluirDe las frases que nos deja esa Alicia tan moderna y llena de tatuajes con la que no estoy muy de acuerdo es esa en que nos dice; que las personas buenas son los locos, porque tenemos uno por ahí suelto o que lo parece que mejor dar de comer aparte.
Saludos.
Sí, amigo Tomás,
ExcluirIncluso quienes no han leído la obra escrita seguramente han visto la adaptación cinematográfica de "Lewis Carroll". Y las frases que repite "Alice" son de una época en la que incluso los locos eran inofensivos; hoy, ocupan altos cargos gubernamentales.
Abrazos.
Meu talentoso amigo Douglas, como poderíamos esquecer essa menina sem rumo que sabia para onde queria ir? Alice foi um sucesso literário garantido que jamais sairá da mente das pessoas de todas as idades, e o cinema contribuiu muito para isso, com as crianças de hoje, exercendo seu estranho direito de não gostar de ler. Sua publicação está mais uma vez espetacular, algo para tirar o chapéu do chapeleiro maluco da cabeça. A Alice modernosa com suas frases impactantes acabou sendo a cereja do bolo. Parabéns por mais um excelente texto e desenhos. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu boa amigo Ruy Barbosa,
Excluir"Alice", está em plena ação nesta narrativa que atravessa o tempo sem perder o encanto. A menina mantém a história atraente até o ponto final, deixando-nos com gostinho de quero mais.
"Alice" não veio ao mundo para passear e, não está lá no "País das Maravilhas" para entreter ninguém além de si mesma.
Fico feliz que o senhor tenha gostado deste post sobre o enredo que é baseado em atividades recreativas íntimas de uma ALICE de verdade, onde eu "peguei carona até o País das Maravilhas" e contei as coisas do meu jeito.
Um abraço fraterno!!!
Esta história realmente retrata a fuga da normalidade, onde alguém , em um mundo paralelo, encontra refúgio para as suas loucuras.
ResponderExcluirExcelente a sua interpretação sobre a obra Douglas, parece ser uma história infantil, mas é destinada a adultos formados para entender a complexidade do tema. Adorei!!
Um grande abraço e ótima semana!
Querida amiga Adriana,
Excluir"Alice no País das Maravilhas", à primeira vista, parece uma simples história infantil repleta de criaturas fantásticas e situações nonsense. No entanto, para os adultos, a obra de "Lewis Carroll" revela uma riqueza de morais e reflexões profundas sobre a vida, a sociedade e a própria natureza da realidade. Longe de ser apenas um conto de fadas, é uma alegoria perspicaz que ecoa em diversas facetas da experiência adulta.
Caso queira seguir o canal ®ĐÖЦG ẞLÖG no WhatsApp deixo o link:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBJf1tBqbrH7YpUrs0J
Tenha uma semana suave!
Beijos!!!
ResponderExcluirAlice in Wonderland is simply wonderful. I love the Mad Hatter and the White Rabbit, and even the Queen of Hearts and her off with the head. :)
Kisses
My friend Andrea,
ExcluirEverything playful tends to enchant us, and "Alice" is like that, magical.
Kisses!!!
Olà amigo Doug, dalio da madrigueira para entrar na fenda do seu blog e maravilharme coas maravilhas duma louca viagem ata o Brasil.
ResponderExcluirEu li tudos os contos clásicos que roubaba das tabletas de chocolate wue se vendíam na nossa loja. Forom as minhas primeiras lecturas num tempo no que nas casas não había livros.
Gostei da lembrança que ja está um tanto diluída na mamoria.
E me pregunto por qué vosé me escrive em castellano e não em galego que vem sendo a nossa lingua apos de tudo.
Um abraço
Minha amiga Beatriz,
ExcluirFico feliz que você goste do meu estilo de escrita e que também tenha uma rica herança cultural guardada na memória.
Sobre o idioma: falo e escrevo em sete idiomas e não utilizo tradutores da Web para escrever comentários. Entre os idiomas que falo fluentemente está o espanhol/castelhano. Então, de agora em diante, escreverei em português e deixarei a tradução para a sua língua nativa por sua conta, ok?
Abraços!!!
Olà, de volta, Doug. Parabéms por falar e escriver en sete linguas. Eu gisto de melhorar o meu galego portugués, porém preciso de input.
ResponderExcluirAdoro isa idea de ponher Alicia tatuada!
Bom finde!
Olá, amiga Beatriz.
ExcluirSendo mestre universitário e jornalista, estudo muito e estou sempre aprendendo. E tendo morado em vários países, sempre acreditei que é melhor aprender a língua nativa de cada nação, o que facilitou as interações sociais e intelectuais.
Mas, como eu disse, não uso mecanismos de tradução porque a "IA" erra mais do que acerta, pois depende da contribuição humana para as informações que reflete.
Fico feliz por reparar também nas artes do ®DOUG BLOG.
Vamos continuar interagindo, mantendo esse bom ciclo de amizade.
Bom fim de semana!!!
Doug, preciso confessar que nunca li o livro assunto do post, mas conheço a estória e já vi filmes relacionados. Preciso colocar este livro na minha lista de leitura! Um abraço!
ResponderExcluirMinha amiga Ane,
ExcluirComo eu escrevi, quem não leu, já viu o filme. Tenho certeza que em branco, a "lúdica Alice" nunca passou na vida das pessoas.
Beijos!!!
Querido Douglas, me encantó tu post. leí ese libro hace unos años, me encantó.
ResponderExcluirY me encantó la producción de tu entrada, bien de Douglas.
Es un placer visitarte.
..▄██▄Querido Douglas
..(((//))))
(((◕_◕ )))..♥Que pases un
░░▄███▄███▄Feliz fin de semana
░░█████████
░░▒▀█████▀
░░▒░░▀█▀ .... Abrazos y besitos
Querida Liz:
ExcluirLeer siempre es una experiencia divertida, y "Alicia" es un personaje que nos hace soñar despiertos.
Me encantan tus comentarios, siempre tan animados.
Besos.
Caro amigo Douglas,
ResponderExcluirAlice no País das Maravilhas é um clássico da literatura e também nas telas do cinema. É uma história totalmente nonsense, amalucada e sem regras, talvez por isso tenha feito tanto sucesso. Parabéns para o criador que conseguiu fazer uma obra prima que ficou eternizada e até hoje é lembrada.
Abraços meu amigo!
Meu bom amigo Alécio,
Excluir"Alice no País das Maravilhas", é uma obra literária que transcendeu as páginas dos livros e apareceu em diversos filmes clássicos e contemporâneos nas telonas.
Mas, "Alice" é uma leitura extremamente divertida e envolvente que todos vão sempre gostar, independentemente da idade que tenham.
Abraços e ótimo final de semana!!!
Olá, amigo Douglas, esta postagem, Alice no país das Maravilhas
ResponderExcluirdiz bem porque o Doug Blog vem conquistando admiradores.
Parabéns pela excelente postagem!
Um bom final de semana,
grande abraço.
Meu amigo Pedro,
ExcluirO ®DOUG BLOG é um espaço da web que sempre será um ponto de encontro para amigos, leitores e seguidores que gostam da literatura aliada ao bom humor.
Abraços e ótimo final de semana!!!