Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, por ter residido alguns anos no “Japão”, aprendi muito desta gente de cultura elevada e culinária pitoresca. Mas, alguém saberia dizer o motivo dos japoneses gostarem tanto de arroz e peixe cru? Para quem não sabe, pode deixar que eu conto, pois, contar histórias é um prazer.
O “Sushi” (寿司), popularizou-se no “Japão” graças ao cozinheiro japonês, que viveu no período “Edo”: “Yohei Hanaya” [em japonês: 華屋与兵衛] (1º de novembro 1799 - 18 de agosto 1858)¹, que, em (1828), introduziu peixe cru no arroz de “Sushi” e iniciou a tradição de servi-lo como uma forma eficiente de “fast food”, enquanto ainda estava fresco, em um contêiner adaptado como ponto de venda, considerado o precursor do “Sushibar” (restaurante especializado em “Sushi”).
Os japoneses acreditam que comer peixe fresco e cru preserva os nutrientes originais do alimento, que são perdidos durante o cozimento. Peixe e arroz são os principais ingredientes do “Sushi”, que são banhados em vinagre (feito do próprio arroz) e então, são envoltos na pele do próprio peixe (geralmente atum ou salmão, os peixes mais comuns usados para fazer este prato). Depois de fazer os rolinhos de arroz “aglutinados”, que são ricos em fibras, o que auxilia na digestão e aumenta a sensação de saciedade, eles são mergulhados, usando “hashi”², no molho “shoyu”, um condimento tradicional e versátil de coloração castanho escuro, que realça o sabor deste alimento em particular.
O “Japão” antes de ser um país, é uma ilha e a pesca é uma das principais atividades para obtenção deste alimento. Como o território japonês é pequeno, é difícil criar gado, por exemplo, e assim, como quase toda carne vermelha é importada, o preço de um bife no “Japão” vale seu peso em ouro. Desta maneira, o peixe se tornou o principal ingrediente da dieta japonesa. No entanto, há vacas leiteiras e de corte na “Terra do Sol Nascente”, da raça “Wagyu”, que representam 97% do rebanho bovino do país, incluindo as raças japonesas negra e marrom: “Shorthorn” e “Polled”. A carne das novilhas “Wagyu” é considerada uma das melhores, mais nobres, suculentas e caras do mundo, justamente por serem raras.
Por outro lado, o “Sushi”, que é muito caro fora do “Japão”, é um prato cotidiano e comemorativo na “Terra do Sol Nascente” e, muitos japoneses comem este alimento várias vezes ao ano, assim, como no “Brasil”, por exemplo, comemos arroz e feijão regularmente.
O peixe cru é emblemático e, fora da culinária japonesa, deve ser cuidadosamente selecionado para consumo sem cozimento, pois, pode ser perigoso. Peixes crus, mal cozidos ou congelados de forma inadequada, podem abrigar parasitas que causam infecções gastrointestinais e podem até levar ao óbito.
No “Japão”, peixe e arroz são vistos muito mais do que simples alimentos. Além de serem itens básicos da dieta nacional desde os tempos antigos, o arroz, em particular, define a paisagem e inspira práticas e valores culturais que se manifestam em festivais e rituais de prosperidade.
O arroz é usado para produzir massas, vinagre, saquê e cosméticos. Acredita-se que as primeiras plantações de arroz no “Japão” surgiram há mais de três mil anos, quando o cereal foi trazido da “China”.
O arroz japonês é diferente do arroz branco brasileiro, porque, seus grãos são mais redondos e têm uma textura mais úmida. Além disso, o arroz japonês é aglutinante, o que significa que é naturalmente pegajoso (o que nossas avós chamariam de “arroz empapado”). O arroz de grão curto é mais comumente usado para fazer “Sushi” e “Omusubi”², enquanto o arroz de grão longo é usado para preparar porções tradicionais de arroz cozido.
Como podemos notar, os japoneses têm uma relação incrível com arroz e peixe, ou seja, estes alimentos são mais importantes na cultura oriental do que imaginamos.
Espero que tenham apreciado mais esta crônica do ®DOUG BLOG. Arigatô gozaimashita!³
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ A data de nascimento de “Yohei”, é quando o “Dia do Sushi” é comemorado no “Japão” e em outras partes do Mundo e sua data de morte (não oficialmente), é o “Dia do Arroz”.
² “Sushi” (すし寿司鮨), vem de uma forma gramatical arcaica, com significado de: “Risoto Japonês” e “Omusubi” conhecido também por: “Onigiri”, um prato que representa a essência da simplicidade na culinária japonesa, pois, nada mais é que um bolinho de arroz (gohan), recheado com atum grelhado e maionese, envolto em alga crocante (nori), que são alimentos adequados para consumo com “hashi”, os famosos “pauzinhos orientais” originários da “China antiga”, também usados como talheres em outros países asiáticos, como: “Tailândia, Vietnã e as duas Coreias”.
³ “Arigatô Gozaimashita”, é uma expressão japonesa que significa: “muito obrigado”. É uma maneira educada e formal de expressar gratidão em japonês.
How much wisdom you always present to us in your words, my friend. The drawings and animations are very good, especially the kitten pulling the salmon from the 'sushi plate'. LoL
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
ExcluirI'm glad you enjoyed all the content from the Asian publication of ®DOUG BLOG.
Thank you for your kind words.
Kisses!!!
Oi Douglas! Vou ser sincera, eu não gosto de sushi, justamente porque o peixe está cru, não me apetece. Mas respeito quem gosta. Um peixe frito na praia é perfeito! Um abraço! 😋
ResponderExcluirMinha amiga Ane,
ExcluirMeu maior problema quando morei no "Japão", foi exatamente gastronômico, pois, mesmo sendo pisciano, do mar, gosto muito de camarão e das sereias... O resto deixo para os tubarões. 😂😂😂
Beijos e bom final de semana!!!
No me gusta el sushi, aunque para ser sincera tampoco los he probado. Te mando unb eso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirQue no te guste sin probarlo es algo que pasa a menudo. Es como no gustarle a alguien sin conocerlo, por antipatía gratuita.
Besos.
Excelente post informativo, mi estimado amigo.
ResponderExcluirDesconocía el origen del sushi. Gracias por darmelo a conocer.
Aunque yo también soy piscis, prefiero el pescado cocinado a crudo.
Suspiro por unas gambitas cocidas o por unos chipirones a la plancha y una tosta de atún ahumado con cebolla caramelizada. Y es que en mi pueblo, Barbate, se pesca el atún de almadraba y para nosotros es un bocado exquisito. Decirte también que la mayoría de los atunes que se pescan nos los compran los japoneses.
Que tengas muy buen domingo.
Un abrazo, Doug.
Querida amiga Carmen,
ExcluirPasé mucho tiempo en Japón y disfruté de muchos platos japoneses diferentes (no me gustaron la mayoría) porque a los brasileños nos gusta la comida bien cocinada. En Japón también extrañé el café brasileño. Pero todo es parte de la adaptación y terminé acostumbrándome.
A los japoneses les encanta el atún y, como consumen mucho de este pescado, necesitan importarlo de muchos países.
Abrazos y buen fin de semana.
I really like rice, but I have never eaten sushi.
ResponderExcluirMy friend Irina,
Excluir"Sushi" is a strange delicacy, but even so, many people like it.
Hugs and have a great weekend!!!
Thanks for the post. I am just not a seafood person. I don't what I would have eaten there. Rice isn't good for me, either.
ResponderExcluirEllie,
ExcluirChinese cuisine is more popular among Europeans and Americans, while Japanese cuisine ends up being considered exotic abroad and is consumed more for fashion than for enjoying the flavor of the food.
Kisses and have a good week!!!
Ah, o sushi… tão simples e ao mesmo tempo tão cheio de encanto. O arroz bem temperadinho, o peixe cru tão delicado... é quase como se cada pedacinho contasse uma história de equilíbrio e tradição.
ResponderExcluirTem algo de mágico nesse contraste entre o frescor e a suavidade. É um carinho que se saboreia devagar, com respeito ao sabor e à cultura que ele carrega.
BOM DOMINGO MEU AMIGO.
ABRAÇOS
Minha amiga Cléia,
ExcluirA culinária do mundo é muito rica. Pessoalmente, prefiro pratos quentes. Mas, "arroz e peixe cru", são mais do que apenas "comida" para os orientais.
Boa semana.
Abraços!!!
Ola Doug, que tal! adoro sushi, e como uma obra de arte comestivel. Tambem adoro as ilustracoes, elas sao engracadas, creativas e lindas.
ResponderExcluirOtima experiencia la de viver no Japao, pela arte, pela historia, pelo anime, por tudo.
Enviando um grande abraco, querido professor, feliz comeco de semana!
Hola Carolina,
ExcluirEn la vida, ¿qué sería del color amarillo si a todo el mundo le gustara el azul? Lo mismo ocurre con la gastronomía: a cada persona le gusta un determinado tipo de comida y cada país tiene sus sabores únicos.
Me divertí mucho en el “País del Sol Naciente”, donde trabajé y aprendí muchas cosas.
Que tengas una buena semana.
Besos.
Excelente sugestão para o almoço.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro (em chinês: 佩德罗),
ExcluirO lado bom do "Sushi", é que não usamos gás para fazer a comida... O lado ruim é o gosto. 😂😂😂
Um abraço e boa semana!!!
Ontem comi sushi com fruta 👏👏👏🫂
ResponderExcluirMinha querida amiga Gracinha,
ExcluirEu realmente gostei de morar em "Tokyo, Japão". E (mesmo
com terremotos), pretendo voltar a trabalhar lá, pois, deixei uma raiz estruturada de amizades e irmãos rotarianos na "Terra do Sol Nascente". Mas, a culinária deles...
Tenho um aforismo, bem-humorado, que diz:
"Os japoneses são tão apressados no que fazem, que nem esperam o peixe cozinhar para comer!"
Tenha uma boa semana.
Beijos!!!
Adorei conhecer essas curiosidades sobre o sushi!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Minha amiga Teresa,
ExcluirA vida é um mundo de curiosidades a serem reveladas.
Beijos!!!
Meu sapiente amigo Douglas, confesso que nunca experimentei Sushi, embora minha filha e netas adorem. Mas prefiro a culinária baiana, aquecida em fogo alto e bem apimentada. Seu texto reúne sabedoria aliada aos desenhos, mais uma vez encontro aqui em seu blog, um desfile de conhecimento que passa pelas nossas mentes de leitores com facilidade. Aqui no seu blog sempre aprendemos. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
Excluir"Sushi" é uma comida que vai além da gastronomia, esta iguaria endossa a cultura do povo japonês. Mas, sem dúvida, a culinária baiana e brasileira, de modo geral, é muito mais saborosa e quem já comeu feijão tropeiro, sabe exatamente do que estou falando.
Um abraço fraterno!!!