Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, quase todos conhecemos “Ruy Barbosa”, um brilhante polímata brasileiro, tendo-se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor, orador e abolicionista convicto, chegando a queimar documentos fiscais, para impedir que os senhores de escravos reivindicassem indenização do Estado após a abolição.
Passados 102 anos de sua morte, o que poucas pessoas sabem (até mesmo seus principais biógrafos), é que o nome de “Ruy Barbosa” foi registrado erroneamente no “Cartório de Registro Civil, no Largo do Campo da Pólvora, Salvador, Bahia”.
O nome que “Ruy Barbosa de Oliveira” (5 de novembro de 1849 - 1° de março de 1923), utilizou durante toda a sua vida, foi grafado por ele com “Y” em (“Ruy”) e (“Barbosa”), com “S”. No entanto, seu registro foi feito com “Rui” (com “I”) e “Barboda” (não com “S”, nem com “Z”, mas sim, com “D”), ficando “Rui Barboda de Oliveira”.
A polêmica sobre a grafia de seu nome, na época, surgiu devido ao uso de mata-borrão¹, que acabou (ao invés de evitar o borrão), borrando a letra “S”, que ficou se assemelhando a um “D”. O erro foi parar na certidão de nascimento e demais documentos de identidade de “Rui” (ainda com “i”) e só foi corrigido quando ele se elegeu “Deputado Provincial” em (1878), com o apoio dos liberais da “Bahia”, quando “Ruy” já tinha 29 anos. No mesmo ano, foi eleito para o cargo de “Deputado Geral da Bahia” (de 1878 a 1881 e de 1882 a 1884). Ou seja: viveu quase três décadas com o nome registrado erroneamente.
Já com o nome corrigido, “Ruy Barbosa” foi o delegado brasileiro na “Segunda Conferência de Paz em Haia - Holanda” (1907), tornando-se famoso por defender o princípio da igualdade dos Estados. Por suas ações nesta conferência, recebeu a alcunha de: “A Águia de Haia”, devido ao seu discurso eloquente. Esta antonomásia veio do amigo e também acadêmico da “ABL” (cadeira 34), “José Maria da Silva Paranhos Júnior - Barão do Rio Branco” (20 de abril de 1845 - 10 de fevereiro de 1912), “Ministro das Relações Exteriores” na época da “Segunda Guerra Mundial”, ocorrida entre (1939 e 1945).
Dez anos antes da notoriedade de “Haia, Holanda”², “Ruy Barbosa” ajudou a fundar a “ABL - Academia Brasileira de Letras” (20 de julho de 1897), tornando-se o titular da cadeira 10. Foi também um dos principais nomes do republicanismo no “Brasil”, sempre lutando pelo federalismo, pelo abolicionismo e participando ativamente da elaboração da “Constituição da Primeira República”, em (1891).
Em (1914), “Ruy Barbosa” tentou se eleger “Presidente do Brasil”, mas, perdeu o pleito para “Wenceslau Braz Pereira Gomes” (26 de fevereiro de 1868 - 15 de maio de 1966), 9° presidente brasileiro, eleito com 532.107 votos, contra 47.782 votos dados a “Ruy”.
“Ruy” nasceu em “Salvador, Bahia” e morreu aos 73 anos, em “Petrópolis, Rio de Janeiro”, para onde foi tentar se recuperar de uma pneumonia.
°°°
¹ “Mata-borrão” era um suporte de madeira com uma almofada esponjosa no centro, usado para absorver tinta ou outros líquidos.
² “Haia”, também conhecida como a “Cidade Internacional da Paz”, fica na costa do “Mar do Norte, Oeste dos Países Baixos”. Seu “Binnenhof” (tribunal interior), é todo de estilo gótico, sendo a sede do parlamento holandês. O “Palácio Noordeinde”, do (século XVI), é o local de trabalho do rei. A cidade também abriga o “Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas, sediado no Palácio da Paz” e o “Tribunal Penal Internacional”.
Un error que se tardo en subsanar pero pudo hacerlo. Quizás otras personas con menos preparación que él no lo pudieron lograr al estar menos preparados.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirEn aquella época, las cosas eran muy burocráticas para identificar y reparar en relación a los registros civiles. Y muchas personas ni siquiera eran conscientes de estos errores en sus registros, que solo se identificaban cuando era necesario emitir otros documentos, como tarjetas de registro de votantes y certificados de matrimonio, por ejemplo.
Abrazos.
The history of your country is so rich and you explain everything so well. Your drawings are magnificent, always so well done.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
Dear friend Theodosia,
ExcluirBrazilian political history is full of ups and downs and among the characters in these narratives there are names of great importance.
I am grateful that you liked this publication from ® DOUG BLOG.
Kisses and have a good weekend!!!
Muy interesante todo lo que nos cuentas de Ruy Barbosa.
ResponderExcluirGracias por tan completa información.
Buen fin de semana.
Un abrazo, amigo Doug.
Querida Carmen,
ExcluirTodas las biografías están incompletas. Cada vez que estudiamos la vida de alguien, encontramos un nuevo párrafo que añadir.
Qué tenga un buen fin de semana.
Un abrazo.
Me gusto conocer más de este hombre. te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirNosotros, los profesores, sólo podemos enseñar si hay personas (estudiantes) interesadas en aprender.
Gracias por su atenta y amable lectura.
Qué tenga un buen fin de semana.
Un beso.
Olá, amigo Douglas, é sempre muito bom ver um trabalho
ResponderExcluirpublicado sobre o grande jurista Rui Barbosa. No ano de 2009 fui contratado pela editora Hedra de São Paulo, para fazer a apresentação da grande obra de Rui Barbosa, Oração aos Moços.
Então fiz essa apresentação, em 15 páginas, nesse ano de 2009.
Atualmente Oração aos Moços, com a minha apresentação, já está na sua segunda edição. Caro Douglas, deixo o link sobre a publicação desta obra no meu Blog Gazeta do Direito.
https://pedroluso.blogspot.com/2009/11/hedra-edita-oracao-aos-mocos-de-rui.html
Uma bom final de semana.
Abraços.
Caro amigo Pedro,
ExcluirEstes nomes da nossa rica história foram escritos com gente de grande valor.
Estamos atualmente carentes de brasileiros valiosos como o imprescindível "Ruy".
Agradeço a dica de leitura que o amigo deixa, apreciarei com prazer.
E seja "Ruy" escrito com (Y ou I), a força deste homem tão correto e nobre não precisou de mais do que 3 letras para se tornar um ícone da justiça no valor legítimo desta palavra.
Bom final de semana.
Abraços!!!
Of course, I didn't know anything about this person. Thank you for telling me about him.
ResponderExcluirMy friend Irina,
ExcluirThe purpose of writing "blogs" is precisely this, to make new cultural discoveries. The Web has not made the world smaller, but it has brought us closer to distant cultures.
A big hug!!!
Essas histórias de registro de nascimento tem muitas curiosidades,há irmãos com o mesmo nome,irmãs com nomes iguais mudando apenas a ordem: Maria Norma e Norma Maria...O motivo: o pai registrou anos após o nascimento nascimento na época em que era cobrado um valor e cada lugar tinha um modelo de certidão.Tem dias,meses e anos errados na certidão. Uma bagunça.
ResponderExcluirEu mesma fui registrada um ano após o nascimento, creio que para ser batizada. A primeira via era manuscrito,mas a perdi e fiz a segunda via,com a cópia da primeira. Nela um resumo da minha história e o desejo dos meus de ter uma Maria Valdelice.
Bom domingo,Douglas.
Gostei de saber dessa história sobre o Ruy Barbosa
Hoje não aparece meu nome aqui, só a opcção anônimo
Olá, Valdelice Maria... Maria Valdelice, ou Maria Valdelice Nunes dos Santos,
ExcluirAqui no "Brasil" se as agências governamentais podem complicar as coisas, por que tentariam facilitar? A burocracia reina suprema na "pátria mãe gentil" que vivemos. Os donos de cartórios só querem cobrar taxas e fornecer serviços de "M". Mas, ninguém "larga o osso", pois, ter um cartório é bem lucrativo.
"Ruy Barbosa" é escrito com "Ypisilone" porque, era assim que nosso polímata assinava seus documentos.
ᕙ〴⋋_⋌〵ᕗBatBeijos
Tenha uma boa semana!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirMuito boa crônica.
Boa tarde de domingo e suave semana.
Beijo!
Olá, minha amiga Lúcia.
ExcluirFico feliz que tenha gostado da crônica sobre "Ruy Barbosa".
Tenha uma semana suave.
Beijos!!!
Estou a conhecer aqui.
ResponderExcluirEstamos sempre a aprender.
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirAprender não ocupa espaço e "Ruy Barbosa" tem uma bela biografia para ser estudada.
Um abraço e boa semana!!!
Meu sapiente amigo Douglas, nasci na Bahia no mesmo dia e mês do mais digno polímata brasileiro, a 'Águia de Haia', esse grande homem abolicionista do nosso país. Meu nome foi registrado por meu pai como forma de homenagem a Ruy Barbosa, com direito ao 'y', sou Ruy, assim como Ruy Barbosa gostava que seu nome fosse escrito. Não é pedante, nem mais ou menos significativo, porque se alguém se chama Washington, por exemplo, não podemos aportuguesar e escrever 'Vashington'. Não há tradução para nomes, nomes são dados de registro e manter um nome errado por anos só causará problemas legais, porque um documento redigido incorretamente, causará problemas na vida da pessoa em outras alções que necessitem da compatibilidade de registro. Mais uma crônica brilhante. Parabéns pelo texto e pelos desenhos. Abraços fraternos do seu amigo Ruy Barbosa.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirEu nasci Douglas porque, meu pai Walter era um grande cinéfilo e assim, acabei me tornando um cinéfilo também. Meu pai era fã principalmente de dois atores “Douglas” da era de ouro do cinema americano: “Kirk Douglas” e “Douglas Fairbanks Jr.” - então acabei assistindo com prazer a muitos filmes destes dois atores, ao lado do meu saudoso pai, que orgulhosamente nos mostrava estes filmes em seus projetores “Super 8 e 16mm”. Olhar para estes objetos, me transportam em uma viagem no tempo... Bons tempos, que infelizmente não voltam mais.
Temos nomes que sempre representam um desejo dos nossos pais em homenagear parentes ou celebridades de todas as esferas da vida e por isso, a grafia correta deve ser respeitada, como o amigo mencionou Washington, eu sigo a mesma linha, meu pai era Walter com “W” e não com “V”, então não há razão para um nome ter sua grafia alterada.
Agradeço seu excelente comentário e também lhe deixo um sincero abraço fraterno!!!
Drogi przyjacielu Douglas,
ResponderExcluirBardzo ciekawa historia i interesująca postać.
Dobrego tygodnia.
Przesyłam buziaki.
Querida amiga Isabel,
ExcluirFico feliz que tenha gostado desta crônica do ®DOUG BLOG.
Como diz um dos meus aforismos:
"A vida é um livro infinito de histórias esperando para serem contadas!"
Tenha uma boa semana.
Beijos!!!
Piękny cytat i bardzo prawdziwy.
ExcluirPocałunek.
Minha amiga Isabel,
ExcluirFico feliz que tenha gostado deste meu aforismo.
Beijos!!!
A troca das letras não retira nada ao prestígio que Ruy Barbosa teve.
ResponderExcluirGostei do que contou, meu Amigo.
Uma boa semana.
Um beijo.
Querida amiga Graça,
ExcluirA questão da troca de letras pode gerar problemas com discrepâncias nos documentos. Muitas vezes (como no caso de "Ruy Barbosa"), o erro só é descoberto na fase adulta, quando são fornecidos documentos e descobre-se que há um desencontro entre a identidade da pessoa e algum erro no registro.
Mas, figurativamente falando, as letras que estavam prematuramente incorretas e depois foram corrigidas, não mudariam a trajetória da nossa "águia de Haia".
Tenha uma boa semana!
Beijos!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirInteressante a história do nome de Ruy Barbosa, obrigada por compartilhar, um forte abraço.
Querida amiga Lucinalva,
ExcluirFico feliz que tenha gostado desta crônica sobre "Ruy Barbosa".
Como diz um dos meus aforismos:
"Dentro do que sabemos, muitas coisas nos escapam!"
Um grande abraço e boa semana!!!
Como sempre uma matéria interessante e instigante.
ResponderExcluirÉ sempre um prazer refletir sobre o talento de Nruin Barbosa! Seu trabalho é uma mistura única de sensibilidade e profundidade, capaz de capturar a essência de sentimentos e experiências com uma clareza impressionante. Cada verso parece envolto em uma aura de mistério, convidando o leitor a mergulhar nas entrelinhas e descobrir um universo particular de emoções.
A escrita de Nruin é delicada, mas poderosa, tocando a alma de quem lê. A forma como ele constrói suas imagens poéticas é de uma beleza rara, que vai além das palavras, tocando em algo intangível e profundo, como um sussurro que ecoa na mente muito tempo depois de lido.
É uma verdadeira arte a maneira como ele consegue transformar a simplicidade de uma ideia em algo tão rico e cheio de significados. Com cada texto, Nruin nos leva a refletir, a sentir e a viver as palavras de uma forma que só um verdadeiro mestre das letras consegue fazer.
ABRAÇOS
Minha amiga Cléia,
ExcluirRefletir foi o que "Ruy Barbosa" mais fez em sua vida. Ele lutou incansavelmente pela igualdade dos direitos para todos. 102 anos após sua morte, continuamos travando nossas batalhas abolicionistas, pois, na minha opinião, quem ganha um salário mínimo, é um "escravo" mal pago e funcional de uma sociedade injusta, que sabe de tudo, vê tudo e pouca coisa muda.
A escrita de "Ruy Barbosa" é, sem dúvida nenhuma, delicada e potente e quem segue seus passos está no caminho certo.
Um abraço e boa semana!!!
Perdão querido.
ResponderExcluirNo comentário errei o nome deste célebre escritor.
Minha amiga Cléia,
Excluir"Ruy ou Rui"???
Embora a grafia dos nomes seja importante em termos de legalidades sociais, isso não muda a incansável luta abolicionista e tantas outras deste ícone da história brasileira.
Mais abraços!!!
É sempre um prazer refletir sobre o talento de Rui Barbosa! Seu trabalho é uma mistura única de sensibilidade e profundidade, capaz de capturar a essência de sentimentos e experiências com uma clareza impressionante. Cada verso parece envolto em uma aura de mistério, convidando o leitor a mergulhar nas entrelinhas e descobrir um universo particular de emoções.
ResponderExcluirA escrita de Rui é delicada, mas poderosa, tocando a alma de quem lê. A forma como ele constrói suas imagens poéticas é de uma beleza rara, que vai além das palavras, tocando em algo intangível e profundo, como um sussurro que ecoa na mente muito tempo depois de lido.
É uma verdadeira arte a maneira como ele consegue transformar a simplicidade de uma ideia em algo tão rico e cheio de significados. Com cada texto, Rui nos leva a refletir, a sentir e a viver as palavras de uma forma que só um verdadeiro mestre das letras consegue fazer.
ABRAÇOS
Minha querida amiga Cléia,
ExcluirEscrever sobre ícones da História de qualquer país e conseguir trazer à tona detalhes que são imperceptíveis em outros relatos é um imenso prazer para mim.
"Ruy Barbosa, a águia de Haia", soube ser justo e nada melhor que a justiça para colocar seu nome nos anais da história e que este nome esteja correto para que a homenagem seja reconhecida e merecida.
Abraços daqui até tua toca!!!
Grazie per aver parlato di lui,io non ne ho mai sentito parlare.Ti ringrazio per aver messo la mia foto per la giornata della donna.Ciao
ResponderExcluirAmica Olga,
ExcluirÈ sempre un piacere presentarvi, amici, lettori e follower di ®DOUG BLOG, nomi della cultura brasiliana.
Per quanto riguarda la foto del post precedente, è sempre un piacere rendere omaggio alle donne e la tua foto non poteva mancare.
Un abbraccio!!!
hola Doug
ResponderExcluirno conocía a este señor así que te agradezco que nos hayas hablado de él.
Un besoteeeeeeeee
Hola “Harley Quinn”,
Excluir"Ruy Barbosa" fue uno de los grandes nombres de la literatura brasileña y con reconocimiento mundial. Sus obras merecen ser leídas.
BatBesos〴⋋_⋌〵
Excelente matéria, meu querido amigo.
ResponderExcluirNo teu jeitinho único e especial, deste o nome ao seu dono e um rosto a esse nome.
Ruy Barbosa, figura de destaque na história do Brasil, foi um gosto conhecê-lo!
Beijo. Boa semana.
Excelente matéria, meu querido amigo.
ResponderExcluirNo teu jeitinho único e especial, deste o nome ao seu dono e um rosto a esse nome.
Ruy Barbosa, figura de destaque na história do Brasil, foi um gosto conhecê-lo!
Beijo. Boa semana.
Minha querida “Jardineira”,
Excluir"Ruy Barbosa" foi um dos ícones da literatura brasileira e alcançou notoriedade por sua capacidade de liderança. Suas obras revelam os ideais humanistas de um dos nomes que fundaram a "ABL - Academia Brasileira de Letras".
Beijos e boa semana!!!🌹_(ヅ)_/¯¯
I haven't heard about him before...but I am not sure. hehe My dear friend, I want to say big thank you for your words, you always make me smile every time I read your comments, you are such a kind, lovely, warm hearted person. Hugs, thank you for being. ;) <3
ResponderExcluirMy dear Agnes,
ExcluirThere are many personalities in the world for us to know. "Ruy Barbosa" was important in a Brazilian abolitionist period.
And about the kindness in my words and making you smile every time you read my comments, this happens because of love in the true meaning that this word represents.
A kiss and take good care of yourself!!!
Obrigada por dar a conhecer 👏😘
ResponderExcluirMinha amiga Gracinha,
ExcluirÉ sempre um prazer para quem escreve apresentar lugares, pessoas e leituras que, mesmo fazendo parte do Mundo, muita gente desconhece, mas, não por falta de interesse, e sim, por ser impossível saber e conhecer tudo.
Estamos sempre aprendendo uns com os outros.
Beijos!!!
Agradeço muito o aumento de meus conhecimentos.
ResponderExcluirMeu amigo, abraço e tudo de bom :)
Minha amiga São,
ExcluirO conhecimento deve sempre se multiplicar.
Um carinhoso abraço!!!
Boa noite, Doug, que tal?
ResponderExcluirentendo que o homem-simbolo do progresso e da modernizacao do pais era "Rui" Barbosa de Oliveira, mas devido a um erro em sua certidao de nascimento, foi registrado como "Ruy" com "y". Em vez de corrigir, ele manteve essa grafia a vida toda e foi assim que ele entrou para a historia, certo?
Esse tipo de erro era comum nos registros civis do seculo XIX, mas acabou dando um toque diferenciado ao seu nome. Um homem grande e muito distinguido, como voce.
Saludos!
Hola Carolina,
Excluir"Ruy Barbosa", sea cual sea el nombre que lleve y firme en el Registro Civil, marcó una diferencia en la historia brasileña, especialmente en materia abolicionista.
Me alegro de que me pongas al mismo nivel de grandeza que el "Águila de La Haya".
Los nombres son importantes y debemos ser llamados como prefiramos, de lo contrario “Jesús” será confundido con “Génesis”. 😂😂😂
Besos en la mejilla.
OHA EU AQUI DE NOVO!!
ResponderExcluirRuy Barbosa foi uma das figuras mais notáveis da história do Brasil, destacando-se não apenas pelo seu brilhantismo intelectual, mas também por sua atuação política e jurídica. Seu papel na Segunda Conferência da Paz de Haia, em 1907, lhe rendeu a alcunha de "Águia de Haia", graças à sua defesa do princípio da igualdade entre as nações, o que foi um marco para a diplomacia brasileira.
Ruy Barbosa foi um exemplo de ética, inteligência e comprometimento com o país. Mas será que suas ideias, especialmente sobre o federalismo e a igualdade entre os Estados, seriam aplicáveis ao Brasil de hoje?
.
.
.
✦ A Águia e a Tinta ✦
No berço do verbo, o lume se acende,
Na pena que voa, justiça se estende.
Ruy, águia altiva de asas douradas,
Rasgou as sombras, rompeu as estadas.
Em Haia bradava com forte razão,
Clamava igualdade entre cada nação.
Não era o ouro que o brilho lhe dava,
Mas sim a palavra que o mundo escutava.
No erro de tinta, o nome se esconde,
O tempo caminha, mas tudo responde.
Pois nome é sopro, mas eco perdura,
Na história gravada em voz que murmura.
Se hoje sua chama ainda ilumina,
Que seja lição, que seja doutrina.
Que o verbo da águia, que o sonho latente,
Desperte no povo a voz mais valente.
AFAGOS POÉTICOS EM SEU 💗
🐾
Minha querida amiga Cléia,
ExcluirSe a política americana, que tem apenas dois grandes partidos, está ridicularizando a democracia, imagine como acontece na nossa "sopa de letrinhas partidária", aqui no nosso "Brasil Varonil".
"Ruy Barbosa" era imbuído de bons sentimentos, mas, isso não o tornou um dos presidentes da nossa nação.
Acredito que no mundo tecnológico de hoje, até os filósofos gregos e grandes pensadores do passado estariam defasados e carentes em suas metas, pois, eles falavam da realidade de sua época e não há como comparar valores éticos de "ontem", quando a Web (e a sociedade contemporânea), permitem tanta falta de ética.
Um abraço e tenham uma feliz semana!!!