㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sábado, 8 de fevereiro de 2025

“Pleonasmo”

























Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, quem nunca foi redundante na vida uma única vez, que atire as primeiras reticências...

Quem nunca ouviu alguém dizer ou até mesmo disse: “Ninguém me conhece melhor do que eu mesmo!” - “para eu” deve ser usado quando assume a função de sujeito e sempre antes de verbos. Já, “para mim” deve ser usado quando assume a função de objeto indiretamente, geralmente no final da frase. Mas, “saber melhor sobre mim do que eu mesmo” é um “pleonasmo, cara-pálida”. 

Temos também os fatídicos: “subir para cima” e “descer para baixo”“entrar para dentro” e “sair para fora” (todos estes verbos: subir, descer, entrar e sair, já significam direção); 

“Hemorragia de sangue” (não precisa dizer “de sangue”, pois, toda hemorragia envolve plasma sanguíneo); 

“Monopólio exclusivo” (todos os monopólios, que são grupos que detém o controle total de um nicho, só podem ser “mono”); 

“Edifício de prédios” (mesmo que hajam muitos blocos em um condomínio, edifícios e prédios representam a mesma coisa); 

“Voltar atrás” (você só pode “voltar atrás” e nunca para frente);

“Certeza absoluta” (se tiver certeza, continue sem acrescentar nada a esta tua insuspeição);

“Louco da cabeça” (ninguém pode ser “louco dos pés” ou de qualquer outra parte do corpo), 

“Abuso demais” (todo abuso é demasiado, não abuse adicionando mais palavras); 

“Junto com” (se você estiver junto, é sempre “com” outra pessoa ou mais); 

“Goteira no teto” (embora a água que venha do telhado possa escorrer pelas paredes, todo gotejamento é do teto); 

“Detalhes minuciosos” (quando dito desta forma, parece algo supersecreto, mesmo assim, é pleonasmo); 

“Em duas metades iguais” (as partes de algo podem ser diferentes, mas, as “metades” devem ser absolutamente idênticas); 

“Infarto do coração” (onde mais alguém pode ter um ataque cardíaco?); 

“Comparecer pessoalmente” (acho que da próxima vez seria melhor, para não cometer pleonasmo, enviar um representante);

“Muitos anos atrás” (muitos anos à frente é tentar prever o futuro); 

De sua livre escolha (se quem escolhe é você, escolha deixar de ser redundante); 

“Surpresa inesperada” (se não esperamos algo ou alguém, obviamente que será surpresa); 

Encarar de frente (quem tentar encarar alguém de costas, arrisca tomar um pé na bunda).  

E até nas provas existem pleonasmos, pois, nos cadernos de respostas não é incomum se ler: “Outra alternativa” (se existe mais de uma alternativa, claro que são outras). Existem milhares de frases redundantes, mas, qualquer outro exemplo dado, seria “chover no molhado”.

Pleonasmo é uma superabundância de palavras que expressam a mesma ideia em uma frase, através do uso de palavras diferentes que transmitem o mesmo significado. Pode ser considerado uma figura de linguagem, embora eu o considere um vício de linguagem de quem produz repetição no discurso das mesmas.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Texto arte inicial animada ®DOUG BLOG:
💬 Joãozinho, me dê um exemplo de pleonasmo.
💬 Os políticos só  falam mentiras!


💬 Perdeu doutor. Isso é um assalto. Seu celular ou sua vida!
💬 Esse ladrão não entende que isso é um pleonasmo?

💬 Toninho, me dê um exemplo de pleonasmo.
💬 Eu não entendi nada de coisa nenhuma da sua aula, professora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — FEVEREIRO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.