Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos voltar no tempo, abrir o baú de recordações.
Eu desde pequeno tenho a caligrafia bem desenhada e isso ajudou-me a gostar especialmente de caricaturas, charges e cartoons. Mas, o primeiro dinheiro que ganhei na vida (não vindo dos meus pais), não começou da minha profissão de radialista, jornalista, escritor ou Mestre... Aconteceu muitos anos antes de até entrar para a Universidade.
A primeira “grana” que ganhei, foi como “Cartazista” da rede de supermercados “Peg-Pag”, que um dia se transformaria no grande grupo varejista “Pão de Açúcar - Extra”, que na época era do empresário paulista “Abilio Diniz”¹, porém, falido, vendeu suas marcas varejistas (em dezembro de 2021).
Mas, antes desta reviravolta toda no grupo “Pão de Açúcar - Extra”, foi no “Peg-Pag”, que comecei a tomar gosto pelo aforismo, pois, a frase que criei e citarei abaixo (e que meu pai visionariamente tratou de registrar), tornaria-se o slogan do grupo “Pão de Açúcar” e me renderia (em 1988), o valor do meu primeiro “carro 0km”, com os direitos autorais.
Mas, como tudo aconteceu? Foi em (1983), eu tinha 13 anos, quando um colega de escola, filho do gerente do “Peg-Pag” do nosso bairro, convenceu o pai dele a patrocinar as camisas do nosso time de futebol, que participaria dos “Jogos Intercolegiais”. E os cartazes para os torcedores incentivarem o nosso time, eu estava fazendo. Seu Nelson, pai do Guilherme (meu colega de classe), viu os cartazes e me perguntou se eu gostaria de fazer alguns para as ofertas de Páscoa, que estava chegando e o cartazista da loja dele havia machucado a mão. E lá fui eu, trabalhei informalmente por um tempo, criando cartazes, chegando a criar uma carinha redonda de chapeuzinho (tipo barquinho de papel) e gravatinha borboleta, algo muito parecido aos “emojis”² (que só seriam criados nos anos noventa, com o advento da Internet), juntamente com a frase:
㋡ “Peg-Pag Lugar de Gente Feliz” ㋡
Hoje não teria a oportunidade de exercer esta função no comércio, pois, só trabalham “profissionais cartazistas” registrados e a partir de 18 anos. No “Brasil” (por Lei), é proibido trabalho infantil, embora, sempre assistimos todos os dias, pelas ruas, crianças vendendo balas, canetas, panos de prato, etc..., para ajudar na renda familiar, tudo fruto de administrações políticas corruptas, que usurpam recursos públicos sem o menor pudor e de alguns pais, que por necessidade e irresponsabilidade, colocam seus filhos nesta triste situação, onde “queimam etapas de suas vidas”, porque, trabalham ao invés de estudar.
Porém, sempre que entro num Supermercado/Hipermercado e vejo aquelas cartolinas pintadas de amarelo e escritas em letras vermelhas, destacando ofertas de produtos, fico feliz por perceber que ao contrário de sapateiros, relojoeiros, alfaiates, etc..., que desaparecem dia após dia da nossa convivência social, esta profissão que garantiu meu primeiro salário e meu primeiro aforismo, segue aí, firme e forte, gerando renda para muitas famílias, que dependem da habilidade de algo que se não é considerado arte, está bem próxima de ser.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Arte animada inicial da postagem ®DOUG BLOG, “Garfield” (1978), personagem do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945). - Chegam ao Rio os Supermercados PEG-PAG.
¹ O administrador e empresário brasileiro “Abilio dos Santos Diniz” (28 de dezembro de 1936 - *), após se desfazer grupo varejista “Pão de Açúcar - Extra”, foi contratado para ser presidente do conselho administrativo da “BRF” (antiga “Brasil Foods”, criada a partir da fusão das marcas: “Perdigão e Sadia”) e é também membro do conselhos de administração do grupo “Carrefour Brasil”. * “Abilio Diniz” faleceu em (18 de fevereiro 2024), em “São Paulo - SP”.
² Os “Emojis ou Emoticons”, surgiram no “Japão” em (1995), sendo criados pelo designer: “Shigetaka Kurita” (9 de maio de 1972) e são um conjunto de imagens simpáticas, armazenadas e acessíveis em uma biblioteca virtual.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Pablo Ruiz Picasso” (25 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1973), pintor espanhol.
Meu querido Doug, que máximo! Você quem criou esse slogan! Me lembro muito bem, apesar de não ter morado no Rio, mas creio, que a maioria das pessoas da nossa época de infância conhece. Que lembrança boa! Meu primeiro dinheiro , ganho por mim, foi engraxando sapatos no bairro onde eu morava em BH. Bom, saindo um pouco fora do assunto, mas ficando nas lembranças... até hoje me lembro da surra que minha mãe me deu, por ter ido a Raposos(cidade vizinha), com amiguinhos, aos dez anos de idade, de trem de ferro. Bom, deveria inventar de fazer slogans! rsrs Bom demais estar aqui! Abraços alvinegros!
ResponderExcluirMeu amigo Adalberto,
ExcluirNos “Jogos Intercolegiais”, o “gordinho da turma” atleta não seria. Sorte que tinha talento para pintar os cartazes. 😂😂😂
Agora, essa coisa de pular o muro da escola, de fugir de trem é bem a cara da “geração Raul Seixas”.
E engraxate é outra profissão que virou saudade. Por falar em saudade, o saudoso “tricordiano Pelé” também começou assim.
Abraços alvinegros e obrigado pelas visitas e comentários aqui nesta tua casa: ®DOUG BLOG!!!
A beautiful narrative of how to earn your first money. In other times things seemed simpler.
ResponderExcluirYou are an excellent sentence creator.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
Theodosia,
ExcluirNowadays we have cutting-edge technology, a lot of information, but we are intolerant of simple things and the lack of intelligence in human beings is causing the extermination of some important professions that existed.
Thank you for the compliment on my aphorisms.
Kisses!!!
Ay amigo mío, me ha encantado leer esta historia, tu historia. Es increíble como la vida nos va llevando por el camino hasta llegar a lo que somos. Comenzar y cambiar hasta llegar. Mi primer salario fue cogiendo algodón. Besos amigo mio :D
ResponderExcluirAmiga Margarita,
ExcluirCuando somos protagonistas de nuestras historias (no hablo de una biografía escrita), sino de recuerdos como los que aquí he relatado, la vida encaja entre el pasado y el presente y nos motiva a seguir escribiendo cada día nuestro futuro.
Besos.
Buon marteì Doug!
ResponderExcluirBuona settimana, cara amica Olga!!!
ExcluirYa conozco a dos creadores, uno creo el slogan de "Dijo Sema y se durmió" una marca de colchones y ahora tu. es genial ser tan creativo, me ha gustado mucho conocer la historia y lo bien que la has contado. Abrazos
ResponderExcluirAmiga Ester,
ExcluirCreo que todos somos creativos, cada uno a su manera. Pero las frases me vienen a la mente con mucha facilidad, por eso me considero un aforista y no un poeta.
Siempre continuaré aquí en ®DOUG BLOG contando mis historias a personas entusiastas de la cultura como tú.
Un abrazo.
Creo que mi primer trabajo aunque no remunerado económicamente fue repartir pan y agua en el comedor de la escuela en los últimos cursos (mas o menos a la edad que creaste los carteles). No nos daban dinero pero al final de curso teníamos una excursión gratis las que yo recuerdo son a Burgos ciudad, cuevas de Valporquero y León ciudad, cueva de los Franceses norte de Palencia y playa de Suances. Al único lugar que no he vuelto es a la localidad de Suances, del resto creo que ya deje fotos de mis visitas mas crecidito.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirTodo trabajo vale la pena si se hace con honestidad.
Las excursiones siempre son interesantes, reúnen amigos y ese es el mejor pago que nos da la vida. Un hombre sin amigos, aunque tenga un “BMW descapotable” en el garaje, es un hombre pobre.
Eres un artista que captura sueños con tu cámara.
Un abrazo.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirQue legal né!
Meu primeiro emprego foi em uma loja de vendas de produtos de limpeza.
Sempre gostei de desenhar. Quando menina (não faz tanto tempo assim, rs) eu e minha irmã fazíamos desenhos no isopor, pintava e depois recortava para enfeites em festas infantis.
Bons tempos.
Boa crônica, escrevendo um pouco de si.
Boa tarde e feliz semana.
Beijos!
Minha querida amiga Lúcia.
ExcluirA vida é boa por gostarmos de contar histórias, porque, elas narram nossas aventuras. Mesmo as pessoas mais pacatas têm suas narrativas de vida e quanto mais simples a pessoa é, parece que as histórias ficam mais interessantes.
Trabalhar desde cedo neste país em que vivemos torna-se importante, porque, como diz “Zeca Baleiro”: ♪Nada vem de graça, nem o pão, nem a cachaça...♪
Ainda bem que tenho paladar de criança e prefiro doces à bebidas alcoólicas. 😂😂😂
Fico feliz em ter você aqui no ®DOUG BLOG, sempre acompanhando minhas narrativas.
Beijos, um início de primavera florido e boa semana!!! 🌹
Olá, Douglas
ResponderExcluirGostei de saber da sua história como cartazista, lindo talento e a frase que você criou ficou muito legal, o meu primeiro emprego foi numa escola de datilografia, obrigada pelas felicitações hoje, um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
ExcluirObrigado por gostar de minha crônica um tanto quanto biográfica.
Datilografia, é mais uma das coisas que entrou no livro das saudades das pessoas da nossa geração.
Mais uma vez parabéns pelo teu dia.
Um carinhoso abraço!!!
Uno siempre debe sentir orgullo de su trabajo por humilde que sea. Te mando un beso.
ResponderExcluirEso es exactamente lo que dice Judit, todo trabajo honesto moldea el carácter de las personas.
ExcluirBesos.
Olà, amigo, Doug. Gostei muito de conhecer ista súa habilidade no desenho, que se adiantóu aos tempos fazendo de você um imnovador cuando não había o internet.
ExcluirSempre trata temas interesantes, niste caso o das crianças que travalham.
Cuando nossos progenitores se criaron, apenas podíam ir á escola un mes por ano
ano. Tinhan que ajudar nas tarefas da casa, coidado de animais, agricultura e apenas comian.
Hoje, por sorte, nalguns sitios do mundo não ocurre mas noutros sim.
Desejo que pase uma boa semana.
O meu abraço
Amiga Beatriz,
ExcluirDesenhar para mim é um dom e uso isso para descansar a mente. E é assim desde criança.
Vivíamos num mundo melhor nas décadas de 70, 80 e 90. Após este período, a tecnologia globalizou o Mundo, mas, não o melhorou, pois, as crianças que trabalhavam em sítios e fazendas com os pais, ajudando nas tarefas domésticas, como você mencionou, não eram analfabetas. Hoje, mesmo nos centros urbanos, a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos ou mais (no “Brasil”), indicada pelos estudos do “IBGE”, é de 13,6%.
Em outras palavras, muitas pessoas não sabem ler nem escrever, apesar de o Mundo ter se tornado digital.
Que a cultura seja sempre uma prioridade em nossas jornadas de vida.
Um abraço.
Muito interessante.
ResponderExcluirEis algo para o qual não tenho a mínima habilidade : desenho...
Infelizmente, as leis fazem-se, mas muitas vezes ficam por cumprir e a que proíbe o trabalho infantil deveria ser respeitada na íntegra.
Aqui também existe, mas vemos crianças em telenovelas e publicidade e no mundo do futebol cada vez aparecem mais jogadores adolescentes ( o Barcelona tem um que fez 16 anos em Julho).
Meu amigo, abraço e tudo de bom.
Amiga São,
ExcluirSempre tive talento para desenhar, mas, é um dom. Ainda hoje não faço desenhos para ganhar dinheiro.
Sobre o TRABALHO INFANTIL, estas duas palavras nem cabem na mesma frase. Mas, neste mundo louco em que vivemos, as Leis (infelizmente), sempre existirão para serem desrespeitadas.
Precisamos cuidar melhor de nossas relações pessoais, especialmente das nossas crianças e dos nossos idosos.
Um abraço!!!
Olá, amigão!!
ResponderExcluirFoi bem ler-te e ficar a saber mais sobre ti e como nasceu o teu jeitinho especial para o desenho. (Dom que não tenho pois continuo a não conseguir sequer traçar uma linha recta direitinha.)
Foi bom voltar ao teu cantinho «feliz», meu querido «radialista».
Quanto ao trabalho infantil, acabará quando se erradicar a pobreza, ou seja, Nunca. Lamentavelmente, nunca. Uma vergonha!
Beijo cheio de amizade, bom fim-de-semana.
Minha querida “jardineira Teresa”,
ExcluirO desenho é um dom, mas, a radiodifusão é a primeira escola de todo bom jornalista. As rádios nunca perderão sua força comunicativa, pois, mesmo com o advento da Internet, as emissoras de rádios migraram para a Web e os “Podcasts” são bons exemplos da programação radiofônica moderna.
O mundo pode estar quase completamente errado (não por si mesmo), mas, por causa de “pessoas corruptas” que ganham milhões com a pobreza alheia.
O meu espaço continua “feliz”.... Continua sendo a casa da cultura aliada ao bom humor.
Retribuo o carinho das tuas palavras, o beijo cheio de amizade e o desejo de um bom final de semana!!!
Piękna opowieść o pierwszych zarobionych pieniądzach. Dziękuję, że mogłam ją przeczytać.
ResponderExcluirJa mam w zakresie rysowania zdolności odtwórcze- przydały się w pracy nauczyciela.
Przesyłam Ci pozdrowienia i uściski drogi przyjacielu.
Miłego weekendu.
Minha amiga do “blog moja-enklawa”
ExcluirTambém dou aulas (de filosofia), mas, para estudantes universitários.
Ser educador é uma profissão muito importante, principalmente os professores que alfabetizam as crianças.
Obrigado por apreciar minhas narrativas aqui no ®DOUG BLOG.
Um carinhoso abraço e bom final de semana!!!
Seu talento, meu sapiente amigo Douglas, fica evidente em tudo que você faz. Raramente você vê alguém tão qualificado para realizar tantas tarefas diferentes. Ser um bom profissional exige aplicação e amor ao que faz, e desde jovem você sempre se aplicou e se identificou com a comunicação para colocar seu talento em benefício de todos. Outra excelente publicação e artes muito bem pensadas. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirSuas palavras sempre altivas só deixam este teu amigo feliz em saber que depois de meio século de vida, consegui construir o que anos atrás eram apenas possibilidades.
Obrigado pelas carinhosas palavras e pelo apoio nesta amizade que foi além das salas de aula.
Um abraço fraterno!!!
Olá, Caro Douglas
ResponderExcluirGostei muito de ler este seu texto sobre o seu primeiro salário e seu primeiro aforismo. "Pão de Açúcar lugar de gente feliz" é bastante apelativo e bem merecido o salário que recebeu. O jeito para desenhar é um dom realmente. Confesso que eu não o tenho. :) Nem para inventar um slogan.
Desejo-lhe uma boa semana.
Abraço
Olinda
Amiga Olinda (minha parente de sobrenome),
ExcluirEsta coisa de criar frases me acompanha desde muito jovem. Comercialmente, fiz outro slogan anos depois, para os sorvetes “Kibon”, em comemoração ao cinquentenário da marca, que atualmente se aproxima dos 80 anos.
Aqui mesmo no meu “blog” tenho um slogan: “®DOUG BLOG... Para quem quer mais que simples palavras!”
Agora, desenhar é um dom e um artifício que utilizo para descansar a cabeça das labutas diárias.
Que bom lhe receber aqui no ®DOUG BLOG. Um magnífico mês de outubro para ti. Tenha uma boa semana. Um abraço!!!
eu para o desenho sempre fui muito ma nunca dei para a caixa hehe mas me lembro do meu primeiro trabalho que foi tomar conta de crianças e fazer o comer o primeiro dinheiro que recebi foi para compra um disco de musica que gostava muito naquele tempo depois foi ir ao cinema com as amigas heheh bjs obrigada pelo seu carinho no meu cantinho desejo muita saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirDesenhar é um dom, assim como cozinhar é um dom. Para tudo há os ingredientes certos: papel, lápis, borracha, canetas... Sal, açúcar, pimenta, canela...
Você gastou bem o teu primeiro dinheiro, porque comprou algo que queria.
Desejo a ti tudo de bom. Beijos!!!
Que legal! Não sabia que vc tinha ganhado seu primeiro salário desta maneira criativa e com tanto sucesso! Parabéns! Não quis seguir esta carreira junto com outras? Um abraço!
ResponderExcluirMinha querida amiga Ane,
ExcluirPara seguir outra carreira, eu teria que fazer meu ano durar 14 meses e meus dias durarem 27 horas. Eu já sou muito "workaholic", deixe a propaganda e marketing para esta "galera" da calça jeans e camiseta. 😂😂😂
Falando em AFORISMOS, meu post de amanhã (15/11/2024), no ®DOUG BLOG será sobre este tópico.
Um grande abraço e tenham um ótimo final de semana!!!