Não é incomum escutarmos quando alguém está aconselhando outra pessoa, quando está explanando, tecendo observações, que este alguém está filosofando. Mas, filosofar é bom, só nos faz subir... Escalar as “montanhas do saber”.
A filosofia está em todos (não em tudo). A filosofia é própria do “SER”, não das coisas.
Porém, no dia a dia, na dura realidade da vida, pouca coisa existe de filosófico (e isso é um Mestre em Filosofia que está afirmando). Mas, muitas coisas também, nada tem a ver com sorte e azar e, muitas pessoas creditam suas conquistas e desventuras a estes fatores inexistentes.
No Mundo contemporâneo pouca coisa existe também de poético, mesmo assim, como “uvas de boa safra”, os poetas resistem bravamente.
Como podemos observar, é preciso encontrar um meio-termo entre praticidade e filosofia, pois, a realidade contemporânea diluiu os grandes pensadores e inventores. Ou seja, hoje em dia ninguém cria nada novo, mas, ninguém também pode se sentir dono das palavras, ao ponto de querer usurpar as palavras de outrem e, cito a total alienação de alguns historiadores, que dizem que o filosofo grego “Sócrates - em grego: Σωκράτης” (400 a.C. - 299 a.C.), nunca proferiu uma frase sequer em sua vida.
Ou seja, não importa qual seja a realidade da vida, acabamos sendo meros espectadores dela, repetidores de erros e acertos (que muitos preferem rotular de destino).
A Filosofia meus caros amigos e amigas do ®DOUG BLOG, é homeopática¹, cumpre o seu papel em pequenas doses contínuas. Mas, a maioria das pessoas são imediatistas e praticam na vida a alopatia¹ hipocondríaca e hipócrita (em “doses cavalares”) e, talvez, seja por isso mesmo que a filosofia, a poesia, a cultura e as artes de um modo geral, para estes, pareça algo desnecessário e até inalcançável.
Mas, a Filosofia não pode ser deixada de lado no prato, igual as uvas passas no arroz à grega. Porém, o que muita gente desconhece, é que estas desnecessárias “uvinhas murchas”, foram uma das maneiras que a antiga sociedade grega encontrou para não desperdiçar as uvas que não estavam adequadas para a fabricação do vinho. A cultura grega revela assim, mais que filósofos, revela uma nobre preocupação de não descartar alimentos, no não desperdiçar algo que nutriria o seu povo.
Devo salientar, que até gosto das comidas que levam as uvas passas e gosto também, da antiga e sábia filosofia grega, onde sim, “Sócrates” deixou o seu legado de aforismos, em inúmeras frases e pensamentos que são repetidos até os dias atuais.
Assim sendo, sejamos menos intolerantes com as coisas... Menos imediatistas, pois, como diz uma de minhas frases sobre o futuro:
“E o que é o futuro, senão um passado sem uso?”
Então, se alguém não entender quase nada de Filosofia, se alguém não gostar das uvas passas na comida, tudo bem, este alguém está praticando principalmente além do seu paladar, o seu alvedrio. Só não podemos deixar de compreender a felicidade em nossas vidas, deixando ela escapar entre nossos dedos, como as águas do “mar Egeu”. Perder a felicidade por pouca coisa é tolice, pois, a felicidade é um sonho, não um bocejo; é uma paisagem, não um espelho; é uma viagem de ida sem um destino de volta preestabelecida.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Homeopatia” vem do grego: “homoispathos”, onde “homóis” significa: “SEMELHANTE” e “pathos”: “SOFRIMENTO e/ou DOENÇA”. “Alopatia” é a chamada medicina tradicional, tendo também sua origem grega: “állospáthos”, onde “állos” significa: “OUTRO e/ou DIFERENTE” e “pathos”: “SOFRIMENTO e/ou DOENÇA”.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
Spero che tu stia bene.Buon pomeriggio.
ResponderExcluirSono appena tornato dalla mia vacanza. Sto bene. Spero che anche tu stia bene.
ExcluirUn bacio per te amica Olga!!!
Es algo que en ocasiones quitan del currículo educativo por que dicen que no es útil su conocimiento al igual de lo que se llaman lenguas muertas como el latín o griego.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirEl amigo tiene razón sobre los conceptos erróneos de la sociedad sobre la filosofía. Como profesor universitario, soy consciente de que, a primera vista, esta disciplina parece inútil en la vida cotidiana. Pero imagina que en la sociedad solo valiera lo tangible y lo visible, tendríamos que extinguir todas las religiones.
Y el amigo que hace muchas fotos sabe bien que no todo se puede captar, algo siempre queda en el ojo, en el pensamiento.
Un abrazo y buena semana.
Nesse artigo vejo aqui meu caríssimo Douglas, a sua preocupação em discutir os conceitos da consciência na perspectiva filosófica, onde leio e sinto o peso e o valor do que aqui foi analisando nesse seu texto pontual, traçando a diferença entre: 'SER e ter', finalizando espetacularmente com um pedido urgente de felicidade. O certo é que quando agimos, o nosso 'eu' nem sempre está certo entre aquilo que urdimos e aquilo que fazemos. As nossas ações meu sapiente Douglas, muitas vezes ofendem os nossos pensamentos. Todos podemos evitar nossas ações intempéries, desde que estejamos conscientes e preocupados em entender qual peso aquilo que está sendo executado terá no âmbito coletivo. "Todo SER racional é intencional em atos e pensamentos!" - reconhece essa frase? É de um grande filósofo contemporâneo: Douglas Melo. Quanto as uvas passas, vivendo e aprendendo. Nunca imaginaria essa nobre preocupação dos povos antigos da Grécia, quanto ao não desperdício de alimentos. Parabéns por mais este belíssimo texto e artes. Um fraterno abraço.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirEu tenho certeza absoluta que a Filosofia me auxilia muito em meus trabalhos jornalísticos.
Quantos profissionais estão insatisfeitos e por isso, coadjuvam no mercado de trabalho, pois, escolheram carreiras nas quais suas vocações não eram compatíveis.
A Filosofia pode ser lúdica, mas é também lúcida. Mas, é lógico, como em tudo na vida, existem pessoas que escrevem livros, por exemplo, que não contribuem em nada e dizem (os autores), ser escritos filosóficos, quando na realidade, tudo não passa de mero blá, blá, blá. E aí, a Filosofia até nisso nos é eficiente, pois, nos faz pensar e discernir o que é bom ou não em nossas vidas.
O verdadeiro “presente de grego” meu nobre Barbosa, não é um gigantesco cavalo de madeira cheio de soldados e tão pouco, são as uvas passas. O verdadeiro “presente de grego”, são os preconceitos e a ignorância de certas pessoas.
Retribuo o carinho das palavras e o abraço fraterno!!!
Oh you always find some interesting topics, indeed. Always great to use your ingenuity!
ResponderExcluirEllie,
ExcluirGlad you like my philosophy which I bring from the classrooms and highlight here on the ®DOUG BLOG.
Kisses and good week!!!
Querido amigo Douglas, que alegria ter você de volta das férias e agradecer seu comentário que, com prazer respondi, bem sabes que amo te ler aqui e lá no meu espaço!
ResponderExcluirQue artigo maravilhoso e aprendi como foi inventada a conservação das uvas, adoro uvas passas, tenho sempre em casa, são nutritivas e substituem com louvor os doces.
Filosofia, gosto muito e sempre acho que faz parte do nosso ser, também não acredito em destino, sorte e azar não existe, mas estar com a mente leve e aberta atrai situações boas, atrai amigos bons e aqui estou te lendo com o mesmo prazer que me dá em me ler!
Abraços sempre apertados meu amigo "filho mitológico" querido!
Minha querida amiga Ivone,
ExcluirRenovado e motivado, retorno das minhas férias. Agora, que venha o Carnaval e depois, em março, mais um ano de vida. (´◡`)
Seguindo o nosso bom assunto, sabe esta gente chata que reclama quando está calor, mas, que quando chove, reclama também da chuva? São estas mesmas pessoas que não gostam das uvas passas, porque, não gostar destas “uvinhas encarquilhadas” virou moda na Internet e esta aversão vitralizou. Vai entender?
Aliás, ando cada vez mais seletivo nesta interação via Web. Mas, a nossa amizade, tenha certeza será perene.
Retribuo o carinho das palavras e da presença aqui no ®DOUG BLOG. Retribuo também os abraços sempre apertados, pois, os teus abraços maternos são sempre bem-vindos!!!
Os grandes criadores (filosóficos, ou não) ainda existem, mas na pressa com que as pessoas vivem, já pouco se lê e até pouco se pensa. A sua crónica é uma brilhante reflexão, meu Amigo.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirComo disse no texto, a Filosofia é homeopática, mas, o Mundo hoje é de pessoas imediatistas, muitas delas presas em si mesmas, o que limita enxergar tantas coisas.
Gostaria sinceramente que os novos inventores se debruçassem mais em encontrar cura de doenças, de aperfeiçoar os aparelhos auditivos e próteses de membros (para quem necessita de mobilidade de pernas e braços).
Hoje, amiga Graça, a preocupação é automotiva e na ordem de desenvolver melhorias nos aparelhos móveis de comunicação... Algo que considero louvável, mas, é pouco, diante da inteligência que nós seres humanos possuímos.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Buena reflexión uno no puede juzgar las cosas a la ligera. Te mando un beso
ResponderExcluirJudit,
ExcluirDebemos vivir en armonía. No siempre es fácil, porque no todo depende de nosotros, pero al menos tenemos que intentarlo.
Un beso.
Another excellent post. I appreciate your way of thinking about things in life, always very centered.
ResponderExcluir💋Kisses💋
Theda Bara,
ExcluirThank you for appreciating the way I write.
I return your kisses!!!
O meu pai licenciou-se em Filosofia depois dos setenta anos.
ResponderExcluirPorque o sonho nunca morreu.
Abraço
Caro Pedro,
ExcluirComo bem disse “John Lennon”:
“A dream you dream alone is only a dream. A dream you dream together is reality!”
Seu pai estava correto em assim sonhar.
Retribuo o abraço!!!
Nice post! I'm your new follower. May you follow me back? Thanks and have a nice day.
ResponderExcluirRocío,
ExcluirThank you for appreciating the content of my texts here on the ®DOUG BLOG and for being one of my new followers.
I will soon return your cordial visit.
A hug!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirUma boa crônica
Dentro do seu texto eu até gosto da uvas passas, mas eu não uso uvas passas no meu arroz a grega, pois não gosto do agridoce.
Se for preciso claro que utilizo.
Caso contrário nem compro
Assim não desperdiço...
Boa tarde pra você.
Beijo!
Amiga Lúcia,
ExcluirA vida se apresenta por vezes amarga, por outras vezes adocicada... Os meio-termos, o agridoce, “agridulce”, até engolimos com certa frequência, devido aos muitos “presentes de grego” que alguns seres (ditos) humanos, sem economizar, se encarregam de nos oferecer.
A solidão metafórica das “uvas-passas” (deixadas de lado nas bordas dos pratos), é que ditam infelizmente, o atual tom do viver.
Indico esta leitura do ®DOUG BLOG para ti:
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/01/o-homem-invisivel-e-o-planeta-mongo.html
Retribuo os beijos!!!
Meu querido amigo, vejo com satisfação que regressas de férias renovado e inspiradíssimo.
ResponderExcluirLi o teu texto rapidinho mas vou voltar para ler devagarinho. Vida, poesia e filosofia é coisa séria e merece leitura atenta.
Bom te ver de volta, amigão. Tem um FANTÁSTICO 2023.
Beijo cheio de amizade.
Minha querida “jardineira” Teresa,
ExcluirÉ sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG, um espaço da Web em que as amizades verdadeiras são perenes e “aquelas outras, cheias de vaidade”, como diria o bom e velho “Quintana”:
“Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão... Eu passarinho”
E eu sou “passarinho livre, sem papas na língua”. Tenha certeza que volto de férias descansado e cada vez mais “ácido”. (´◡`)
Retorne sempre ao ®DOUG BLOG... Venha com calma e carinho, pois, (2023), está somente começando.
Retribuo o amor existente em tuas palavras e o beijo cheio de amizade!!!
Caro amigo Douglas,
ResponderExcluirAtualmente muita coisa se perdeu, a leitura é uma delas, a interpretação de texto é outra, não há interesse em conhecer filósofos, poetas, escritores e suas obras, a mentalidade e o raciocínio das pessoas parece diminuir um pouco a cada ano. É só observar grandes artistas da nossa cultura como atores divulgando informações falsas ou sem sentimento algum como a atriz Regina Duarte que por muitos anos foi alçada como uma estupenda atriz e hoje tristemente perdeu a sua capacidade de pensar, ela é apenas um retrato do que muitas pessoas se tornaram hoje, parece que perderam parte da sua cognição e hoje são pessoas desorientadas da realidade em que vivemos. O seu texto é brilhante e um povo sem cultura e acesso aos grandes pensadores se torna refém de governos autoritários e fascistas.
Um abraço
Caro amigo Alécio,
ExcluirA vida está cheia de “parasitas”. Eu nunca me canso da cultura (principalmente aliada ao bom humor). Sou um “devorador de bons livros”... Estudo e escrevo muito (também em bom tom). E por assim ser, passo o que aprendo adiante, pois este é o dever de um docente.
Hoje em dia estas “celebridades sem caráter” divulgam notícias pessoais nas mídias convencionais e sociais, colocando em exibição a própria família, onde, por exemplo, o bem-estar dos filhos da “Shakira”, ficaram em terceiro plano, perdendo para a traição do marido e até para a receita da “geleia de morango”, alvo maior da notícia.
Já a “ex-namoradinha do Brasil, Regina Duarte”, esta não está só, veja quantos votos o “Capitão Cloroquina” recebeu nas últimas eleições. Eleitores “travestidos de baderneiros fascistas”, que barbarizaram “Brasília”, tentando mais um golpe de Estado.
O jogador de vôlei do “Sada Cruzeiro - Wallace”, ex-seleção brasileira, fez post com enquete sobre: “quem daria um tiro na cara Lula?” - justo um atleta, que deveria servir de exemplo aos jovens, ajuda a polarizar as coisas. São “as Reginas Duarte, os Wallaces”, que aplaudem com requinte de crueldade o estado catastrófico dos nossos índios (e se fala índio mesmo), pois, para mim, povos originários são os “Homens de Neandertal”.
Cultura sempre! Democracia sempre!
Fico feliz que tenha apreciado mais este texto aqui do ®DOUG BLOG.
Retribuo o abraço!!!
Obrigada pela visita!
ResponderExcluirGosto da pertinente partilha!
Amiga Maria Ladeira,
ExcluirÉ sempre um prazer interagir contigo e voltar a lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
Um abraço!!!
Meu querido amigo Doug, como sempre, uma postagem que é uma joia de conhecimento. Por falar em pessoas imediatistas, estou aqui numa briga com uma. Irei viajar hoje, para o Rio, as 22.00H, e uma briga com uma poucas coisas que posso ajeitar em breves minutos. Sou mineiro e nunca perco o trem! Quanto a filosofia: nós poetas resistimos bravamente e, a filosofia, é uma de nossas armas. Logo, a filosofia está presente no dia a dia sempre que as pessoas questionam, pesquisam e buscam explicações a cerca dos pensamento que as circundam. Deixo aqui um grande abraço Alvinegro!
ResponderExcluirMeu bom amigo alvinegro Beto,
ExcluirA filosofia prepara e estrutura as nossas vidas. Ao menos é nisso que acredito.
Porém, as pessoas preferem as teorias “insolutas dos copos meio cheios, ou meio vazios”, em busca de uma “zona de conforto” que ninguém sabe onde fica?
Quanto a tua viagem, traga um bote e colete salva vidas na bagagem, porque, o guarda-chuva só não resolverá para as fortes chuvas fora de época aqui no “Rio”. Mas, apesar das “águas de março” chegarem em fevereiro, que a “Cidade Maravilhosa” lhe receba muito bem.
Retribuo o carinho das palavras e o grande abraço em branco e preto!!!