㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 7 de agosto de 2022

“Quem Tem Medo do Lobo Mau ou Mal?”

Por falar alguns idiomas, eu posso garantir sem nenhuma sombra de dúvida, que a língua portuguesa (tanto escrita, quanto verbalizada), é uma das mais complexas do Mundo. Assim sendo, vamos a uma “quase fábula”... 
    
Era uma vez um lobo... Que acreditava que errar é humano, mas, como ele é lobo e não um ser humano, não estava nem aí para seus equívocos ou êxitos linguísticos.
    
E por falar em errar é humano, o certo é que ninguém gosta de comprovar a sua natureza humana, principalmente quando a incorreção é referente à língua portuguesa, pois, aí sempre dá uma frustração danada no ato do lapso gramatical, mesmo sabendo que conseguiu se fazer entender. Ou seja, se errar é humano, acertar é igualmente humano também.
    
Assim, nos mantendo na tentativa de sempre acertar, vejamos: quando alguém diz que vai “ASCENDER” com “SC”, significa que quer subir; já quando alguém diz que vai “ACENDER” com “C”, significa que quer atear fogo, fazendo, por exemplo, um café no fogão à gás (GÁS, que se escreve com “S” e não com “Z”), como muitos erroneamente escrevem por aí. Tudo bem que o gás está bem caro, mas, este tipo de erro, acaba sendo ainda mais oneroso.
    
E quem nunca pegou uma flor e a despetalou dizendo: “BEM-ME-QUER, MALMEQUER?” - note nessas duas palavras, que aqueles que se querem bem, andam desunidos (bem-me-quer), separados por hífen, já aqueles que não se gostam tanto assim (malmequer), andam juntos, sem a separação do hífen. São contraposições da nossa língua portuguesa.Língua portuguesa aliás, que possui em seu vocabulário várias palavras que se assemelham... Uma dessas palavras é: “CARDEAL”, que tanto pode ser um padre, um pássaro, ou os principais pontos de referência para localização sobre a superfície terrestre, presentes na “Rosa dos Ventos”¹ (pontos cardeais).
    
Outras palavras na língua portuguesa que se assemelham, porém estão em dissimetria são: “COMPRIMENTO” e “CUMPRIMENTO”; “CONSERTO” e “CONCERTO”; “COZER” e “COSER” e finalmente “MAL” e “MAU”. Vamos ao significado das palavras: “COMPRIMENTO” com “O”, significa medida métrica, já, “CUMPRIMENTO” com “U”, significa, por exemplo, um aceno com a mão; “CONSERTO” com “S”, significa reparo (no carro, na torneira, na máquina de lavar, etc...) - enquanto, “CONCERTO” com “C”, significa um espetáculo musical; sobre o ato de “COZER” com “Z”, esta palavra quer dizer cozinhar, enquanto que, “COSER” com “S”, significa costurar. 
    
Agora voltando ao tema do nosso texto de hoje no ®DOUG BLOG, o lobo seria “MAL” ou “MAU”? Quem na época do colégio, nunca escutou dizer, que “MAU” com “U”, é adjetivo, enquanto, “MAL”, com “L”, é advérbio... Todos nós aprendemos isso, não é mesmo? Então, eu pergunto: isso solucionou as nossas dúvidas dos tempos de estudantes de ensino primário? Acho que não, só complicou ainda mais, pois, como saber quando adjetivo ou advérbio podem responder tal questionamento? Bem, eu vou tentar descomplicar. Na seguinte frase: “O lobo mau é mal cheiroso!” - aqui eu utilizei os dois termos: “MAU” e “MAL”. Não ajudou outra vez? Calma, este é um caso em que os dois termos estão quase associados, porém, são diferentes. E explico porque disse/escrevi (quase): imaginemos agora que a história mudou completamente e o lobo resolve ser do bem. Então, como poderíamos mudar essa frase, para combinar com o novo lobo? Vamos tentar da seguinte maneira: “O lobo bom é bem cheiroso!” - vejam só, o lobo mudou bastante, tanto é que ficou bondoso e perfumado. Ou seja, aqui entendemos então, que “MAU” com “U”, é o contrário de “BOM”, enquanto “MAL” com “L”, é o contrário de “BEM”. Por isso, na dúvida, é só substituir a frase para: “O lobo bem é bom cheiroso!” - viram, como a frase ficou totalmente sem sentido. Além do mais, o lobo mau achou que essa frase, “não cheirou nada bem” e agora, só à base de perfume para tudo ficar “bem bom”, senão, ele irá soprar, soprar, e soprar, até derrubar a casa do porquinho... Mas, essa já é uma outra história...
°°°
¹ A “Rosa dos Ventos”, é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais “Pontos cardeais”: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W) e seus intermediários.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).