%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(A%20Dama%20e%20o%20Vagabundo).gif)
Ah, o amor! Eu amo viver (mesmo neste Mundo pandêmico), pois, esta experiência é única para cada um de nós. Amo também viajar, amo a companhia das pessoas cultas (principalmente das mulheres cultas), amo a cultura de um modo geral, amor que me faz amar as áreas de trabalho que atuo, sendo um quase “Workaholic”¹.
Conhecer pessoas é uma das facilidades que a profissão de jornalista reserva. Assim, certa vez, fui questionado sobre qual personalidade “famosa” mais gostei de conhecer no meu trabalho jornalístico? Parando para pensar friamente, tendo já entrevistado artistas, atletas, políticos, profissionais ligados a todas as áreas de atuação na sociedade (com literatura e arte, sempre em destaque), respondi sem medo de errar, que: “Jorge Leal Amado de Faria” (10 de agosto de 1912 - 6 de agosto de 2001), foi aquele que senti maior prazer de conhecer e entrevistar. “Jorge Amado” me recebeu em (2000 - um ano antes de sua morte), em uma de suas casas em Salvador - BA, aparentemente saudável, para um bate-papo franco, demonstrando toda sua serenidade, inteligência e elegância, dentro de uma simplicidade impressionante.
Agora, estava “cá pensando com os meus botões”, como teria sido bom poder ter entrevistado também, nomes como: “Nelson Falcão Rodrigues” (23 de agosto de 1912 - 21 de dezembro de 1980) e “Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde” (16 de outubro de 1854 - 30 de novembro de 1900), que é o meu autor e frasista favorito.
Já entre as mulheres, a atriz francesa “Catherine Fabienne Dorléac - Catherine Deneuve” (22 de outubro de 1943), até hoje considerada um modelo de elegância e beleza, foi a mulher mais interessante, inteligente e bela que já conheci e entrevistei (no universo dos notórios, é claro). Mas, outra vez, “cá pensando com os meus botões”, eu gostaria mesmo de ter conhecido, entrevistado e por que não ter vivido uma relação pessoal, com: “Chaya Pinkhasovna Lispector - Clarice Lispector” (10 de dezembro de 1920 - 9 de dezembro de 1977), que podia não ter a fina beleza plástica de “Catherine Deneuve”, mas, era uma mulher exótica, elegante, culta, que gostava de animais (tendo o cão Ulisses, um bom companheiro de vida). Resumindo: “Clarice Lispector” sempre me encantou com o seu jeito de ser e de viver (mesmo sendo uma fumante inveterada). Tem uma frase minha que diz:
“Sou prisioneiro confitente, da liberdade inominável de Clarice!”
Outra mulher de beleza diferenciada e também muito culta, é a cantora e compositora mato-grossense, “Vanessa Sigiane da Mata Ferreira” (10 de fevereiro de 1976), qual destaco no vídeo da postagem.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* “Lady and the Tramp - A Dama e o Vagabundo”, versão de: “Walter Elias Disney” (5 de dezembro de 1901 - 15 de dezembro de 1966), lançada nos “EUA”, em: (22 de junho de 1955). * Arte inicial animada da postagem ®DOUG BLOG.
“Vanessa da Mata - Turnê Caixinha de Música —
1ª Casa de Jorge Amado, Ilhéus - Bahia”