%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(WAR).gif)
A “Primeira Guerra Mundial” (“mãe desnaturada de todas as guerras”), foi um conflito bélico global, com os principais cenários desta guerra, ocorrendo no continente europeu. As batalhas iniciaram-se em: (28 de julho de 1914, findando em: 11 de novembro de 1918). Esta contenda envolveu grandes potências de todo o Mundo, organizados em duas alianças, com a vitória dos aliados da “França” e derrota da “Alemanha”. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da “Primeira Guerra Mundial”, são as determinações do “Tratado de Versalhes”¹.
A “Primeira Guerra” ocorreu após o assassinato do arquiduque “Francisco Ferdinando” (18 de dezembro de 1863 - 28 de junho de 1914), herdeiro do império austro-húngaro e de sua esposa “Sofia - Duquesa de Hohenberg”, no dia (28 de junho de 1914). O arquiduque e a duquesa foram mortos a tiros em “Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina”.
Já a “Segunda Guerra Mundial”, que durou de: (1° de setembro de 1939, findando em: 2 de setembro de 1945), ocorreu em diferentes continentes: “Oceania, Ásia, África e Europa”, tudo orquestrado pela mente insana do “Führer - Adolf Hitler” (20 de abril de 1889 - 30 de abril de 1945), com as atrocidades do “Holocausto” acontecendo dentro do contexto maior nesta guerra, que no final, repetiu a derrota alemã.
Agora, em pleno ano pandêmico de (2022), além de ainda estarmos travando uma dura batalha contra à “Covid”, este vírus hediondo, que não arreda pé dos nossos distópicos dias, ainda temos de levar “vida de gado”, pois, faz tempo que somos prisioneiros dos “Senhores da Guerra”. E como os seres “ditos humanos” adoram fazer uma guerra sem lógica... Se é que existe lógica em alguma guerra? - assim, vamos “sobrevivendo, ruminando e pastando”.
Além das duas grandes guerras mundiais já citadas, observamos batalhas infinitas por fundamentalismos religiosos; por petróleo; e esta atual guerra entre “Rússia e Ucrânia”, está “maquiada” de uma possível retomada de território, mas, não é nada disso, a intenção do atual presidente russo e ex-agente secreto do “KGB - Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti - Comité de Segurança do Estado - Vladimir Vladimirovitch Putin” (7 de outubro de 1952), não é somente recriar a “União Soviética”. Então, qual é o real motivo da invasão russa em território ucraniano? A batalha bélica entre “Rússia e Ucrânia”, que começou na quinta-feira (24 de fevereiro de 2022), já se tornou uma das mais graves em solo europeu, desde a “Segunda Guerra Mundial”, devido a celeridade da invasão, que mesmo sendo anunciada, poderia ter sido evitada e, a desculpa dada por “Vladimir Putin”, sobre as pressupostas divergências estratégicas entre o “Kremlin” e os países da “Organização do Tratado do Atlântico Norte - Otan”, nada justifica esta invasão.
O real motivo desta guerra, possui uma poderosa “moeda de troca” russa, diante da comunidade europeia, onde a “Rússia” (maior produtor de gás natural do Mundo (gás que alimenta 40% do solo europeu) e segundo maior produtor de petróleo do Planeta, coloca em “xeque” a distribuição principalmente do gás, que se deixar de ocorrer, poderá matar muitas pessoas de frio em países da “Europa” e isso, é mais uma atrocidade global. Por isso, “Putin” não teme maiores sanções econômicas, vindas de vários países do Mundo contra ele, até porque, conta com um forte aliado, o governo chinês.
Assim sendo, não existe mais “guerra fria”, aliás, nunca existiu, pois, toda guerra é quente... E está fumegando nas milhares de rajadas dos mísseis e outros tipos de armamentos bélicos, que são disparados para todos os lados, deixando destroços e gente inocente sem vida e muitos que vivem, tornam-se refugiados e, ninguém fica feliz de ter de fugir da pátria que ama, mas, precisam, para sair vivos do inferno que uma guerra representa.
Vamos esperar de boa fé, que está guerra não chegue na ameaça nuclear de “Vladimir Putin”, até porque, se ele tiver bom senso e parar de lutar, não haverá mais guerra. Já “Volodymyr Zelensky” (25 de janeiro de 1978), se parar de lutar, não haverá mais “Ucrânia”.
Chegará o dia, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, que os “Senhores da Guerra” travarão batalhas épicas em busca de água potável... Água, aliás, que o próprio “bicho homem” polui e desperdiça, fabricando bebidas alcoólicas, como à tradicional Vodka russa, por exemplo.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O “Tratado de Versalhes”, foi assinado em (1919), sendo o mais famoso dos tratados de paz firmados por nações europeias, após a “Primeira Guerra Mundial”. Ficou conhecido pela imposição de condições rigorosas à “Alemanha Nazistta”, que o classificou como: “Diktat” (decisão ou determinação imposta por meio da força).
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(R%C3%BAssia%20X%20Ucr%C3%A2nia).png)
“Vida de Gado - Zé Ramalho” - (1979)
♫Ôoooooo... Boi
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, êh
Povo feliz!
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, êh
Povo feliz!
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou.
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, êh
Povo feliz!
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, êh
Povo feliz!
Ôoooooo... Boi
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar
Não voam, nem se pode flutuar
Não voam, nem se pode flutuar!
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, êh
Povo feliz!
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, êh
Povo feliz!♫
°°°
♪“Vida de Gado” é uma composição de: “José Ramalho Neto - Zé Ramalho” (3 de outubro de 1949).