㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

domingo, 22 de julho de 2018

“As Forças Terríveis de Jânio Quadros!”

































Poucas pessoas hoje em dia se lembrarão, que no ano de (1961), após apenas sete meses no poder, o “Presidente Jânio da Silva Quadros” (27 de janeiro de 1917 - 16 de fevereiro de 1992), surpreendeu o País com a sua renúncia ao cargo. O ato que partiu justo daquele homem, que em sua campanha dizia que iria “varrer a corrupção do Brasil”, pegou de surpresa políticos, a imprensa e toda a nação. Só não pegou de surpresa as Forças Armadas. 

“Jânio” que era do “Partido Trabalhista Nacional - PTN”, se candidatou a Presidente na coligação com outros quatro partidos: “União Democrática Nacional - UDN; Partido Republicano - PR; Partido Libertador - PL e Partido Democrata Cristão - PDC”, vencendo nas urnas. O seu opositor, “Henrique Batista Duffles Teixeira Lott” (16 de novembro de 1894 - 19 de maio de 1984), “Marechal brasileiro, do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, com 48,26% dos votos, contabilizando um total: 5.636.623. 

A Sua renúncia foi prontamente aceita pelo “Congresso Nacional”, e especula-se, que talvez “Jânio” não esperasse que sua carta-renúncia assinada, fosse ser realmente acolhida pelos congressistas. E no dia (25 de agosto de 1961), sendo relatado pelo tradicional: “O Repórter Esso”¹, em edição extraordinária, qual noticiava que a renúncia (segundo “Jânio Quadros”), era devido as “forças ocultas” (frase que “Jânio” jamais disse), porém, que entrou para a História e para o imaginário do povo brasileiro, devido a divulgação do noticioso popular da época.

Aquilo que “Jânio” realmente disse, foi, que devido a pressão de “forças terríveis”, ele deixava a presidência, mas, na época, ele não relatou quais seriam tais “forças (que todos sabiam ser os militares), as “Forças Armadas”, só que “Jânio Quadros” não teve coragem de dizer e pelo contrário, exaltou de forma especial, que os militares sempre cuidaram dos assuntos do País, cuja a conduta sempre foi exemplar, em todos os instantes de seu governo.

Assim, nesta oportunidade, com a sua saída, quem assumiria, seria o seu vice, “João Belchior Marques Goulart” (1° de março de 1918 - 6 de dezembro de 1976), conhecido popularmente como “Jango”. Mas, “João Goulart” não foi aceito pelos “Ministros Militares”, que o vetariam no auge da crise. Assim, o poder ficou provisoriamente com o advogado, “Paschoal Ranieri Mazzilli” (27 de abril de 1910 - 21 de abril de 1975), nome de consenso entre os militares da época, enquanto acontecia a “Campanha da Legalidade”, em que se destacou  “Leonel de Moura Brizola” (22 de janeiro de 1922 - 21 de junho de 2004), “Governador do Rio Grande do Sul” e cunhado de “João Goulart”.
 
Ficou a cargo de “Tancredo de Almeida Neves” (4 de março de 1910 - 21 de abril de 1985), a adoção do regime parlamentarista. “Tancredo”, que havia sido “Primeiro Ministro” do governo de “Getúlio Dornelles Vargas” (19 de abril de 1882 - 1° de março de 1930), não conseguiu implantar este novo regime de governo, que acabou após um plebiscito em (1963), quando também já haviam passado pelo cargo, dois outros juristas: “Francisco de Paula Brochado da Rocha” (8 de agosto de 1910 - 26 de setembro de 1962) e “Hermes Lima” (22 de dezembro de 1902 - 10 de outubro de 1978). Enfim, como “Jânio da Silva Quadros” temia, as “forças ocultas do Regime Militar” entrariam em vigor em (1964), três anos após sua renúncia e desta maneira, tanto “Jânio Quadros”, quanto os ex-presidentes “João Goulart” e “Juscelino Kubitschek de Oliveira” (12 de setembro de 1902 - 22 de agosto de 1976), tiveram os seus direitos políticos cassados.

_“Carta-renúncia de Jânio da  Silva Quadros”_

“Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do País, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia.

Saio com um agradecimento, e um apelo. O agradecimento, é aos companheiros que, comigo, lutaram e me sustentaram, dentro e fora do Governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade.

O apelo, é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios para todos; de todos para cada um.

Somente, assim, seremos dignos deste País, e do Mundo. Somente, assim, seremos dignos da nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno, agora, a meu trabalho de advogado e professor. Trabalhemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria.

Brasília, 25-8-1961.”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “O Repórter Esso” foi um noticiário histórico do Rádio e da TV brasileira, criado no governo de: “Getúlio Vargas”, transmitido de (28 de agosto de 1941, até 31 de dezembro de 1968), nas Emissoras: “Globo; Nacional; Record e Tupi”. O programa, seguia a versão americana chamado de: “Your Esso Reporter”. No “Brasil, O Repórter Esso” teve os seguintes apresentadores: “Kalil Filho” (2 de dezembro de 1930 - 13 de abril de 1970); “Gontijo Teodoro” (20 de março de 1924 - 5 de setembro de 2003); “Luís Jatobá” (5 de janeiro de 1915 - 9 de dezembro de 1982); “Heron Domingues” (4 de junho de 1924 - 10 de agosto de 1974) e “Roberto Figueiredo” (28 de agosto de 1955). 
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).

* “Mickey Mouse” (1928), do animador americano: “Walt Disney” (5/12/1901 - 15/12/1966).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

quarta-feira, 18 de julho de 2018

“🎨 O Cubismo Quixotesco”

“Pablo Picasso” disse definindo sua arte: “Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte!”

O cubismo é um movimento artístico (das artes plásticas), que surgiu no século XX, tendo como principais fundadores os pintores espanhóis: “Pablo Ruiz Picasso” (25 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1973) e “Salvador Dalí i Domènech” (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989) e dos pintores franceses: “Paul Cézanne” (19 de janeiro de 1839 - 22 de outubro de 1906) e “Georges Braque” (13 de maio de 1882 - 31 de agosto de 1963). 

Os cubistas tratam as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando suas partes nos objetos no mesmo plano, onde a representação do Mundo passa a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

Estes artistas tentam representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas, que não determinam, mas, que sugerem a estrutura dos corpos ou objetos. Os traços cubistas, tendem a delinear os objetos como se estivessem em movimento em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

Não se pode querer na estrutura artística cubista, apenas repetir traços geométricos. Deve-se tornar a geometria artística nas próprias coisas. Ou seja, quando se trata de arte cubista, não deve existir ideias preconcebidas. 

“Paul Cézanne” disse: “Pintar a natureza não é copiar um objeto, é realizar uma sensação. Desenhar a natureza é harmonizar-se com o mundo!”

Alguns historiadores delegam as obras de “Cézanne”, o princípio do cubismo, pois, para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que “Paul Cézanne”, pois, a maioria (principalmente “Pablo Picasso”), passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, esta atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

“Don Quixote” é uma das mais famosas representações cubistas. E mesmo sendo só um esboço de “Pablo Picasso”, criado em (10 de agosto de 1955), sendo inspirado no herói literário espanhol e seu ajudante, “Sancho Pança”, foi destaque na edição de (18 a 24 de agosto), no “Semanário Francês Les Lettres Françaises”, em comemoração ao 350º aniversário da primeira parte, publicada em (1605), do romance “El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616).

O artista plástico brasileiro “Cândido Portinari” (30 de dezembro de 1903 - 6 de fevereiro de 1962), talvez seja quem mais se aproximou do estilo cubista. Atualmente, quem segue este estilo, é “Romero Britto” (6 de outubro de 1963).
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

domingo, 1 de julho de 2018

“Quem Mal Lê, Mal Ouve, Mal Fala e Mal Vê”



Quando “José Bento Renato Monteiro Lobato” (18 de abril de 1882 - 4 de julho de 1948), diz em suas obras literárias que: “Nastácia é uma negra amável e confiável”; ele está então e somente, identificando a personagem para que as crianças do seu tempo, pudessem imaginar sua imagem (já que os livros da época não vinham ilustrados). É óbvio, que hoje em dia a narrativa dispensaria estes dizeres, devido aos desenhos animados e ao advento da Internet. Mas e, quando “Lobato” diz que: “A Dona Benta é uma senhorinha de cabelos grisalhos, baixotinha e muito alva”; isso não gera o mesmo peso de quando se lê sobre “Nastácia”. Então, é exagerado dizer que “Monteiro Lobato” era racista, pois, isso é como afirmar que os homens das cavernas eram retardados, por não saberem usar um telefone celular. 
 
No livro “Caçadas de Pedrinho” (1933), termos como: “macaca de carvão, carne preta e beiçuda”, são usados pelo próprio autor para falar sobre “Tia Nastácia”... “A sempre dócil negra que cuida de todos sem se revoltar”. Este comportamento, aliás, é um reforço do estereótipo da “Mammy”¹, difundido nos EUA nos anos (1930).

As capas da “Coleção Completa” dos livros de “Monteiro Lobato”, são na cor vermelha e por isso, alguns militares tiveram o desplante de dizer que “Monteiro Lobato” além de racista, seria comunista também.
 
Segundo pesquisas elaboradas por alguns críticos literários da época, “Monteiro Lobato” destaca outra característica relevante em sua personalidade, desta vez, apresentada em correspondências pessoais do escritor. Estas pesquisas revelam, que ele mantinha contato com integrantes da “Sociedade Eugênica de São Paulo” (e que ele mesmo teria feito parte deste grupo). Em uma carta de “Lobato” ao médico baiano “Arthur Neiva” (22 de março de 1880 — 6 de junho de 1943), ele exalta a atividade da organização racista “Ku Klux Klan”. Assim sendo, muitos pesquisadores apontam que “Monteiro Lobato” era racista, baseados nestes recortes de pensamentos e frases preconceituosos que além das cartas, se multiplicam nas falas das personagens de seus livros, inclusive no livro de contos “Negrinha”, publicado pelo escritor” em (1920).

De contrapartida, existem outros estudiosos, que apontam a necessidade de saber distanciar o entendimento da obra, do posicionamento pessoal do escritor, em relação ao racismo. Eu concordo com este segundo grupo de estudiosos, das obras de “Monteiro Lobato”, pois, como ele mesmo dizia: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê!”

O que no meu modo de entender as coisas, muito até aqui foi mal lido, mal ouvido, mal falado e mal visto, sobre atribuírem racismo e comunismo a “Lobato”, um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Eu torço para o Botafogo, que tem a sua camisa listrada em preto e Branco; sou fã da cantora “Vanessa Sigiane da Mata Ferreira” (10 de fevereiro de 1976), com o seu cabelo estilo “black power” belíssimo; adoro café; brigadeiro; chocolate; feijoada; bolo de chocolate “Nega Maluca”; samba; mulatas e acho que nem sempre, um dia de chuva é um dia de Céu escuro e muito menos, que a “ovelha negra da família”, seja a pior parte das pessoas e, a cantora e compositora “Rita Lee”², está aí para não me deixar mentir, pois, gravou uma canção de nome: “Ovelha Negra”, no álbum “Fruto Proibido” (1975). 

♫... Foi quando meu pai me disse filha / Você é a ovelha negra da família / Agora é hora de você assumir e sumir...♫

“Ovelha Negra” é considerado o hino de “Rita Lee” e provavelmente sua canção mais famosa. 

Para finalizar, eu pergunto: quem poderá se opor em dizer, que a personagem do “Sítio do Picapau Amarelo - Tia Nastácia”, é uma das principais da história? Antagonista que ela não é.  
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Mammy”, é a mulher negra, boa cozinheira, atenciosa aos cuidados de família, formada por brancos. Além das qualificações, seu tipo físico também é estereotipado: gorda, ela tem seios grandes e usa lenço nos cabelos. A simpática e teimosa “ama de leite”, que cuidava com zelo de “Scarlett O'Hara”, interpretada pela atriz britânica (nascida na Índia) “Vivien Leigh” (5 de novembro de 1913 - 8 de julho de 1967), no filme: “E o vento levou” (1939), deu origem a este tipo de personagem. À atriz “Hattie McDaniel” (10 de junho de 1895 - 26 de outubro de 1952), foi quem interpretou o papel da “ama de leite - Mammy”, tendo sido a primeira negra a ganhar um “Oscar” neste mesmo ano, de atriz coadjuvante.

² “Rita Lee Jones de Carvalho” (31 de dezembro 1947 - *8 de maio de 2023) * “Rita Lee” faleceu em (2023), quatro anos e cinco meses após esta publicação.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)
웃 And the 2025 Oscar for Best International Feature Film goes to...

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.