%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Homem%20Aranha).gif)
Os heróis das “HQs - Histórias em Quadrinhos”, fazem parte do lúdico de qualquer criança e, reforçados pelos desenhos, filmes e séries, permanecem assim em nossas vidas, mesmo depois de já adultos. E muito disso, se deve a “Stanley Martin Lieber”, mais conhecido como “Stan Lee”, falecido no dia, (12 de novembro de 2018), aos 95 anos.
“Lee” foi o criador da “Timely Comics”, que mais tarde, se tornaria na famosa “Marvel Comics”, qual conta em seu time de heróis: “O Quarteto Fantástico”; “Incrível Hulk”; “Homem de Ferro”; “Thor”; “X-Man”; “Demolidor”; “Doutor Estranho”; “Capitão América”... Entre outros. Porém, seu mais famoso personagem, é o “Homem-Aranha”.
O curioso entre os heróis, são os seus “alter egos”, pois, além de “Clark Kent”, “Bruce Wayne” e “Peter Parker”, poucos nomes verdadeiros dos heróis das “HQs”, são conhecidos pelo público.
Assim sendo, listei aqui no ®DOUG BLOG, alguns nomes de heróis e um pouco sobre a história desses personagens, que são mais famosos por seus codinomes.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Super%20Homem).png)
“O homem de aço” que foi criado pela dupla de autores de quadrinhos: “Jerry Siegel” (17 de outubro de 1914 - 28 de janeiro de 1996) e “Joe Shuster” (10 de julho de 1914 - 30 de julho de 1992), foi o primeiro super-herói da história. O “Superman” surgiu em (1938).
O “Super Homem” já foi adaptado para diversas mídias, sendo um herói que ao contrário do “Batman e do Homem-Aranha”, por exemplo, não usa um disfarce de herói, pois, “Bruce Wayne”, se transforma em “Batman”; “Peter Parker”, se transforma no “Homem-Aranha”, mas, os dois precisam das suas “fantasias de herói” para se apresentar em público. Já o “Super Homem”, não usa uma máscara e sua capa, é o manto vermelho que o cobriu quando foi mandado de “Krypton” à Terra, por seus pais. Assim sendo, sua fantasia, é a de jornalista, com terno, gravata e óculos, utilizando o nome de “Clark Kent”, atuando como repórter do “Planeta Diário”, jornal em que trabalha para manter a sua identidade secreta: “Kal-El”, seu verdadeiro nome “Kryptoniano”.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Capit%C3%A3o%20Am%C3%A9rica).png)
O “Capitão América” (que hoje é da “Marvel”), foi criado pela dupla de autores de quadrinhos “Jack Kirby” (28 de agosto de 1917 - 6 de fevereiro de 1994) e “Joe Simon” (11 de outubro de 1913 - 14 de dezembro de 2011), durante a “Segunda Guerra Mundial”, em (1941), para campanhas publicitárias motivacionais, de patriotismo americano.
A princípio, o “Capitão América” combatia os nazistas, como era esperado em sua época. Anos depois, já como herói da “Marvel Comics” (de “Stan Lee”), seus inimigos se tornaram fictícios, como os dos outros heróis.
Seu nome real é “Steve Rogers”, um rapaz franzino, que ao se alistar no exército norte-americano, se sujeitou a experiências de laboratório, que lhe transformaram em um supersoldado.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Mulher%20Maravilha).png)
Outra dupla criou a primeira super-heroína dos quadrinhos, também no ano de (1941). “Dr. William Moulton Marston”, pseudônimo de “Charles Moulton” (9 de maio de 1893 - 2 de maio de 1947) e “H. G. Peter” (8 de março de 1880 - 1° de janeiro de 1958), são os idealizadores da “Mulher Maravilha”.
Seu verdadeiro nome é “Diana de Themyscira” (nome também de uma ilha habitada por guerreiras amazonas). Ela é uma princesa, filha da rainha “Hipólita”, tendo sido enviada ao Mundo dos homens, para pregar a paz e lutar contra “Ares” (deus grego da guerra). Por este motivo, os seus quadrinhos possuem uma série de referências à cultura grega.
A “Mulher Maravilha” ficou famosa e adquiriu muitos fãs, quando teve uma série, exibida em um canal de TV norte-americano. É uma super-heroína peculiar, pois, utiliza um laço mágico (“Lasso of Truth” - “Laço da Verdade”), sua principal ferramenta e arma. Nas versões mais modernas, a “Mulher Maravilhada, voa em avião invisível.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(The%20Flash).png)
“Harry Lampert” (3 de novembro de 1916 - 13 de novembro de 2004), criou o “Flash”, o herói mais ligeiros das “HQs”.
Diversos heróis da “DC Comics” compartilharam este nome. O primeiro “The Flash”, foi o de (1940), conhecido como: “Jay Garrick”. Depois dele, tivemos outros “Flashs”: “Barry Allen” (é o atual “The Flash” da TV), mas, temos ainda: “Wally West” e “Bart Allen”.
A maioria deles, teve seus poderes adquiridos, decorrente de um banho químico acidental, ocorrido em um laboratório de pesquisas, transformando o rapaz, em um “meta-humano”. O superpoder do “The Flash”, é sua velocidade inalcançável.
Nas primeiras versões, “Flash” usava uma espécie de “elmo” (um capacete alado, com duas pequenas asas laterais). Nas versões mais modernas, ele usa uma máscara e roupa vermelha, com um raio dourado no centro, bem ao estilo dos heróis contemporâneos.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Batman%20e%20Robin).png)
Uma “dupla dinâmica”, “Bob Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974), criaram “Batman & Robin”. E apesar de muitas alusões a dupla em quadrinhos, séries e filmes, o “Batman”, é na realidade o milionário “Bruce Wayne” (por baixo do seu traje negro) e faz mais sucesso ao atuar solitário, combatendo os crimes pelas ruas de “Gohtam City”, detendo seus muitos vilões, como é o caso do “Coringa, Pinguim, Charada”... Entre tantos outros. Basta o “Bat Sinal” surgir no Céu de “Gohtam”, para que estes vilões, sintam medo de cruzar com o “Homem Morcego”.
“Bruce Wayne”, ainda conta com a eficiência e descrição, do seu fiel mordomo “Alfred Pennyworth”, que atua como uma especie de tutor e conselheiro, após “o pequeno” ter perdido os seus pais.
Sobre “Robin” (o “menino prodígio”), ele utiliza uma roupa tricolor (vermelha, verde, com uma capa amarelo ouro), exercendo uma relevante importância na vida do “Batman”, até porque, na realidade, “Robin” é “Damian Wayne”, filho do milionário “Bruce Wayne”, com “Talia Al Ghul” (filha de “Ra’s Al Ghul”), um descendente árabe de casta muito nobre.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Quarteto%20Fant%C3%A1stico).png)
Estes 4 personagens dos quadrinhos e filmes, fazem bastante sucesso. O quarteto nasceu em (1961), criado pelo próprio “Stan Lee”, sendo os primeiros do autor.
O grupo é formado por: “Reed Richards” (“Senhor Fantástico” ou “Homem Borracha”); “Sue Storm” (“Mulher Invisível”); “Ben Grimm” (o “Coisa”) e “Johnny Storm” (“Tocha Humana”), que é irmão da loira e única mulher do quarteto.
“Lee” criou o quarteto, pela “Marvel Comics”, para tentar concorrer com a “Liga da Justiça”, da rival “DC Comics”. Nas versões mais modernas, o “borrachudo - Reed Richards” casa-se com a “invisível - Sue Storm”.
Criado também por “Stan Lee”, em (1963), o “Homem de Ferro” segue as características de outro super-herói já bastante famoso na época, o “Batman”.
“Tony Stark” (o “Homem de Ferro”), é dotado de um alto nível intelectual, mas, não tem qualquer superpoder, ficando dependente de sua inteligência ímpar para combater o crime, pois, sendo um cientista genial (formado com PhD em física e engenharia elétrica, pelo “MIT - Massachusetts Institute of Technology”) e assim, como “Bruce Wayne” (o “Batman”), também é um empresário muito rico, acaba desenvolvendo uma espécie de armadura robótica, que exerce poderes manifestos, quando ele está em seu interior, no comando da “vestimenta metálica”.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Homem%20Aranha).png)
“Stan Lee” sempre deixou claro que o “Homem-Aranha” era “a cereja do bolo da Marvel”, era seu herói preferido, a sua maior criação (que surgiu na revista “Amazing Fantasy”, nº 15 - de agosto de 1962). Por assim ser, quis fazer dele, o seu carro-chefe. Mas, diferente dos outros heróis, “Lee” bolou um tipo comum novaiorquino, que se tornaria o herói da “Big Apple”, por obra do acaso. Assim, nasceu mais um herói com nome e sobrenome iniciados pelas mesmas letras (fato comum aos personagens de “Stan Lee”):
“Peter Parker” — “Homem Aranha”; “Bruce Baner” — “Incrível Hulk”; “Susan Storm” — “Mulher Invisível”; “Reed Richards” — “Sr. Fantástico” ou “Homem Borracha”; “Scott Summers” — “Ciclope”; “Robert Reynolds — “Sentinela”; “Matt Murdork” — “Demolidor”; “Stephen Strange” — “Dr. Estranho”; etc...
Isso acontecia desta maneira, porque, “Stan Lee” nunca teve uma boa memoria. E tendo dificuldade para lembrar os nomes de suas criações, um dia, ele teve esta brilhante ideia de colocar nome e sobrenome (começados com a mesma letra), em muitos de seus personagens, pois, assim, ficaria mais fácil de se lembrar depois.
Voltando a “Peter Parker” (“a menina dos olhos de Lee”), ele é um jovem que após perder seus pais, vai morar com os tios em um apartamento simples, na cidade de “Nova Iorque - EUA”, cenário preferido de “Stan Lee”, para suas tramas.
“Parker”, torna-se no “Homem-Aranha”, ao ser mordido involuntariamente, por uma aranha (de uma das experiências do seu pai), o cientista “Richard Parker” e, começa a desenvolver estímulos dos aracnídeos.
Porém, “Peter Parker” precisa de sua roupa especial, para poder se tornar em mais um herói mascarado, passando dessa maneira, a possuir o poder de atirar teias, que saem dos punhos de sua indumentária vermelha e azul, com riscas negras e uma aranha estampada no centro, combatendo o crime nas ruas de “NY”, ao se locomover pelo topo e paredes dos prédios da cidade.
Duas curiosidades: nos filmes do “Homem-Aranha”, “Stan Lee” fazia aparições como ator coadjuvantemente. Em alguns filmes do “Homem-Aranha”, sugere-se que a roupa que “Peter Parker” usa para se transformar no “Spider-Man”, teria sido elaborada por “Tony Stark, o Homem de Ferro”.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
.gif) |
Os comentários desta postagem estão desativados, comente na postagem mais recente. - Obrigado!
|