㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

“Pop Art”

“Pop Art ou Arte Pop”, foi um movimento artístico surgido no “Reino Unido”, nos anos (1950). Este movimento de arte popular, logo alcançou maturidade, se firmando também nos “EUA”, dez anos após, em (1960).

O nome desta escola estético-artística, coube ao crítico britânico “Lawrence Reginald Alloway” (17 de setembro de 1926 - 2 de janeiro de 1990), sendo uma das primeiras e mais famosas personalidades relacionadas ao estilo, tornando-se em paradigma deste novo modelo artístico. No “Reino Unido”, o “Independent Group - IG, fundado em Londres” em (1952), é reconhecido como o precursor do movimento da “Pop Art”.

Muitos acreditam que a “Pop Art” é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental, sendo um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (“american way of life”), termo em inglês que significa: “arte popular” e, mesmo tendo sido criado na “Inglaterra”, teve nas criações principalmente do pintor “Andrew Warhola - Andy Warhol” (6 de agosto de 1928  - 22 de fevereiro de 1987) e nas colagens do artista “Richard Hamilton” (24 de fevereiro de 1922 - 13 de setembro de 2011), uma grande contribuição para difundir este novo movimento artístico, que pretendia demonstrar com suas obras, a massificação da cultura popular capitalista, onde a estética das massas definiam o que seria a cultura das pessoas comuns, aproximando-se do que costuma chamar de “Kitsch”¹.

“Andy Warhol” foi uma das figuras centrais da “Pop Art - nos EUA”, juntamente com muitos outros artistas deste estilo. “Warhol” criou obras em cima de mitos, ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como: “Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Brigitte Bardot, Marlon Brando, Liza Minnelli e, sua favorita, Marilyn Monroe”². O artista mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizava a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de “Coca-Cola” e as latas de sopa “Campbell”.

É possível observar nas obras populares britânicas, um certo deslumbramento pelo “american way of life”, através da mitificação da cultura americana. É preciso levar em consideração que o “Reino Unido” passava por um período pós-guerra, se reerguendo e vislumbrando a prosperidade econômica norte-americana. Desta forma, todas as obras dos artistas populares britânicos, aceitaram a cultura industrial e assimilaram aspectos dela em sua arte de forma eclética e universal. A nova atenção concedida aos objetos comuns e à vida cotidiana encontra seus precursores na antiarte dos dadaístas.³

Nos “Estados Unidos”, ao contrário do que sucedeu no “Reino Unido”, os artistas trabalhavam isoladamente até (1963), quando aconteceu duas grandes exposições que reuniram obras que se beneficiavam do material publicitário e da mídia.

A estética do popular traduz uma atitude artística adversa ao hermetismo da arte moderna. Este movimento se coloca metaforicamente na cena artística, como uma das mãos que não se move, sendo objetivo das críticas da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, operando com estéticas de cores inusitadas, massificadas pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores cítricas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, comparados aos objetos de uma escala de tamanho normal e de grande valor monetário.
°°°
¹ “Kitsch” é uma palavra de origem alemã derivada de “Verkitschen”, que pela tradução literal significa: sentimentalizar. É empregada por aqueles que desejam se referir a uma apreciação artística inferior ou a objetos notadamente abaixo da qualidade, vulgares, baratos, sentimentais que copiam referências da sociedade. O “Kitsch” é uma resposta ao tédio, ao que é considerado esteticamente feio, que descreve uma coisa de mau gosto. É um conteúdo criado para apelar ao gosto popular. 
°°°
² “Michael Jackson” (29 de agosto de 1958 - 25 de junho de 2009); “Elvis Presley” (8 de janeiro de 1935 - 16 de agosto de 1977); “Elizabeth Taylor” (27 de fevereiro de 1932 - 23 de março de 2011); “Brigitte Bardot” (28 de setembro de 1934); “Marlon Brando” (3 de abril de 1924 - 1° de julho de 2004); “Liza Minnelli” (12 de março de 1946) e “Marilyn Monroe” (1° de junho de 1926 - 4 de agosto de 1962).
°°°
³ O “Dadaísmo ou Movimento Dadá”, foi iniciado em “Zurique - Suíça”, em (1916), durante a “Primeira Guerra Mundial”, no chamado: “Cabaret Voltaire”. É um movimento pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: “A destruição também é criação!” - tendo sido considerado o estilo propulsor das ideias surrealistas, possuia um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto aos apelos populares.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).