“Pop Art ou Arte Pop”, foi um movimento artístico surgido no “Reino Unido”, nos anos (1950). Este movimento de arte popular, logo alcançou maturidade, se firmando também nos “EUA”, dez anos após, em (1960).
O nome desta escola estético-artística, coube ao crítico britânico “Lawrence Reginald Alloway” (17 de setembro de 1926 - 2 de janeiro de 1990), sendo uma das primeiras e mais famosas personalidades relacionadas ao estilo, tornando-se em paradigma deste novo modelo artístico. No “Reino Unido”, o “Independent Group - IG, fundado em Londres” em (1952), é reconhecido como o precursor do movimento da “Pop Art”.
Muitos acreditam que a “Pop Art” é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental, sendo um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (“american way of life”), termo em inglês que significa: “arte popular” e, mesmo tendo sido criado na “Inglaterra”, teve nas criações principalmente do pintor “Andrew Warhola - Andy Warhol” (6 de agosto de 1928 - 22 de fevereiro de 1987) e nas colagens do artista “Richard Hamilton” (24 de fevereiro de 1922 - 13 de setembro de 2011), uma grande contribuição para difundir este novo movimento artístico, que pretendia demonstrar com suas obras, a massificação da cultura popular capitalista, onde a estética das massas definiam o que seria a cultura das pessoas comuns, aproximando-se do que costuma chamar de “Kitsch”¹.
“Andy Warhol” foi uma das figuras centrais da “Pop Art - nos EUA”, juntamente com muitos outros artistas deste estilo. “Warhol” criou obras em cima de mitos, ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como: “Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Brigitte Bardot, Marlon Brando, Liza Minnelli e, sua favorita, Marilyn Monroe”². O artista mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizava a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de “Coca-Cola” e as latas de sopa “Campbell”.
É possível observar nas obras populares britânicas, um certo deslumbramento pelo “american way of life”, através da mitificação da cultura americana. É preciso levar em consideração que o “Reino Unido” passava por um período pós-guerra, se reerguendo e vislumbrando a prosperidade econômica norte-americana. Desta forma, todas as obras dos artistas populares britânicos, aceitaram a cultura industrial e assimilaram aspectos dela em sua arte de forma eclética e universal. A nova atenção concedida aos objetos comuns e à vida cotidiana encontra seus precursores na antiarte dos dadaístas.³
Nos “Estados Unidos”, ao contrário do que sucedeu no “Reino Unido”, os artistas trabalhavam isoladamente até (1963), quando aconteceu duas grandes exposições que reuniram obras que se beneficiavam do material publicitário e da mídia.
A estética do popular traduz uma atitude artística adversa ao hermetismo da arte moderna. Este movimento se coloca metaforicamente na cena artística, como uma das mãos que não se move, sendo objetivo das críticas da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, operando com estéticas de cores inusitadas, massificadas pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores cítricas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, comparados aos objetos de uma escala de tamanho normal e de grande valor monetário.
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[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Kitsch” é uma palavra de origem alemã derivada de “Verkitschen”, que pela tradução literal significa: sentimentalizar. É empregada por aqueles que desejam se referir a uma apreciação artística inferior ou a objetos notadamente abaixo da qualidade, vulgares, baratos, sentimentais que copiam referências da sociedade. O “Kitsch” é uma resposta ao tédio, ao que é considerado esteticamente feio, que descreve uma coisa de mau gosto. É um conteúdo criado para apelar ao gosto popular.
² “Michael Jackson” (29 de agosto de 1958 - 25 de junho de 2009); “Elvis Presley” (8 de janeiro de 1935 - 16 de agosto de 1977); “Elizabeth Taylor” (27 de fevereiro de 1932 - 23 de março de 2011); “Brigitte Bardot” (28 de setembro de 1934); “Marlon Brando” (3 de abril de 1924 - 1° de julho de 2004); “Liza Minnelli” (12 de março de 1946) e “Marilyn Monroe” (1° de junho de 1926 - 4 de agosto de 1962).
³ O “Dadaísmo ou Movimento Dadá”, foi iniciado em “Zurique - Suíça”, em (1916), durante a “Primeira Guerra Mundial”, no chamado: “Cabaret Voltaire”. É um movimento pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: “A destruição também é criação!” - tendo sido considerado o estilo propulsor das ideias surrealistas, possuía um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto aos apelos populares.
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웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
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