%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Confeitaria%20Colombo.gif)
Das saudades da vida, trago comigo nas lembranças, as minhas idas a “Confeitaria Colombo” (qual minha saudosa mãe tanto gostava). A “Colombo é uma tradicional confeitaria localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro”, sendo um dos principais pontos turísticos (gastronômicos), da cidade.
Mas, porque considerar uma confeitaria sendo um ponto turístico? A “Confeitaria Colombo” além de ter mais de 120 anos, foi eleita por especialistas, um dos 10 mais belos cafés do Mundo, tendo um extenso rol de célebres clientes, que incluem nomes da literatura, música, artes, política e sociedade abastada brasileira, desde sua fundação em (1894), quando dois imigrantes (que mesmo sendo portugueses), colocaram o nome do navegador italiano “Cristóvão Colombo” (22 de agosto 1451 - 20 de maio de 1506), no estabelecimento, pois, ambos admiravam as aventuras, conquistas e descobertas deste capitão de embarcações da História mundial.
A arquitetura do ambiente permite ter uma ideia de como teria sido a “Belle Époque”¹, na então capital da República. Entre (1912 e 1918), os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque “Art Nouveau”², com suntuosos espelhos de cristal trazidos de “Antuérpia - Bélgica”, emoldurados por frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis/mesas e cadeiras (todos também de madeira), foram esculpidos na mesma época, pelo artesão “Antônio Borsoi” (25 de julho de 1880 - 14 de janeiro de 1953).
Em (1922), foram ampliadas suas instalações, com a construção de um segundo andar (mezanino). Este novo salão de chá possui uma abertura desde o pavimento térreo, que permite ambos andares verem a claraboia do decorada com belos vitrais.Em (2002), a confeitaria criou o “Espaço Memória”, onde mantém, em exposição, louças, baixelas, fotos de fregueses ilustres, cardápios e embalagens de produtos que foram utilizados ao longo da história da confeitaria.
Atualmente, o mezanino é ocupado pelo restaurante “Cristóvão”, nome que, assim como o da confeitaria, homenageia o navegador “Cristóvão Colombo”.
Em (1944), a tradicional casa abriu uma filial em “Copacabana”, na esquina da “Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Barão de Ipanema”, que funcionou até (2003), quando se mudou para o “Forte de Copacabana”. O antigo endereço da filial de “Copacabana” é, atualmente, ocupado por uma agência do “Banco do Brasil”, nomeada “Agência Colombo”, em homenagem a confeitaria.
A “Confeitaria Colombo” também possuía uma segunda filial no bairro que resido (“Barra da Tijuca”), no “Barra Shopping”, que ficava localizada na “Praça de alimentação Rio Antigo”. Inaugurada em (1992), a loja possuía vitrais projetados por “Roberto Burle Marx” (4 de agosto de 1909 - 4 de junho de 1994). Mas, esta filial também foi fechada ainda nos ano (90).
Além da tradicional “Confeitaria Colombo” (do centro da cidade do “Rio de Janeiro”), existe um espaço reservado aos passageiros do “RIO-Galeão”, onde eles podem aproveitar o belíssimo ambiente da confeitaria, antes do embarque em voos internacionais do aeroporto.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ A “Belle Époque”, foi um período de cultura cosmopolita na história da “Europa”, que começou no fim do século XIX, com o final da “Guerra Franco-Prussiana”, em (1871), e durou até a eclosão da “Primeira Guerra Mundial”, em (1914). A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão.
² “Art Nouveau”, representa uma reformulação da arte. Literalmente significa: “Arte Nova”, que foi um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas(especialmente o início da arte aplicada à indústria), que foi muito apreciado de (1890 até os anos 1920).
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).