Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vivemos em um mundo “Prêt-à-porter”, onde nada é exclusivo, mas, nada também é igual ao que costumava ser. Alimentos orgânicos vindos direto da horta da vovó, agora são raros e muito caros nos supermercados.
Quem nunca se deparou com os inúmeros aditivos químicos alimentares que vêm nas embalagens dos produtos que compramos? Acho que todo mundo já leu: Este produto contém: acidificantes 2.0, acidulantes, intensificadores de sabor, adoçantes artificiais, antioxidantes, conservantes, corantes, nitrato e benzoato de sódio, Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno (BHA e BHT), glutamato monossódico, gordura trans, glúten, etc..., é tanta química, que acho mais prudente jogar o alimento fora e ingerir a embalagem.
E para adoçar a vida, como está complicado! O aspartame (ou aspartamo), é um adoçante em pó artificial (químico) criado em (1965), pela empresa americana “G.D. Searle & Company”, para ser um aditivo alimentar utilizado em substituição ao açúcar comum (refinado e cristal), sendo amplamente utilizado em diversos alimentos e bebidas “diet e light”, desde a década de (1980). No entanto, a “Organização Mundial da Saúde - OMS”, classificou o aspartame (considerado até então, um adoçante artificial de baixa caloria e 200 vezes mais doce que o açúcar), como cancerígeno. Existe também a sucralose, um adoçante líquido (capaz de adoçar até 600 vezes mais que o açúcar comum), que aparentemente não faz mal à saúde, mas, a “OMS” também alerta que a absorção deste componente químico no corpo humano, devido ao uso de maneira contínua, inibe as substâncias nutritivas da glicose e altera o funcionamento da insulina, o que pode levar ao diabetes.
No final das contas, tem bromato de potássio no “pãozinho francês nosso de todos os dias”, peróxido de hidrogênio no leite, serragem misturada no café, balas e gomas de mascar com xarope de milho com alta frutose, picolés com corantes e conservantes, vinho com acidificantes e as videiras recebem muitos pesticidas. Então: “chupa, que é de uva!” - e tente se manter vivo.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Snow White and the Seven Dwarfs - Branca de Neve e os Sete Anões” (Estúdios Disney - 1937).
* “Mafalda” (1964) - Personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020).
Meu caro amigo jornalista Doug, gosto diste tipo de advertenças para estarmos atentos a tudo tipo de ameaças á nossa saúde. Tudas são poucas e não ha muita margem de escapar das cousas nocivas por mais que leamos a letra pequena de tudo o que consumimos. Nada melhor que o que procede da nossa propia colheita, se for possible!
ResponderExcluirAgradeço as súas alertas encol dos temas que se refirem a nossa saude física e mental.
Cos meus desejos dum Novembro ótimo.
Abraço
Minha amiga Beatriz,
ExcluirPara se manter saudável hoje em dia, não basta acreditar que você está se alimentando bem, pois há muitos truques nas letras miúdas dos alimentos que comemos.
Se você tem uma horta para plantar, ótimo, porque hoje em dia as prateleiras dos supermercados nos vendem produtos sem nenhum interesse além do lucro. Se o consumidor adoece, tem que tomar remédios... Ou seja, mais produtos químicos.
É difícil encontrar a quem recorrer. Os tempos eram bons e saudáveis na minha infância, quando eu ia de férias para a fazenda da minha avó Lourdes.
Desejo a você também um ótimo novembro.
Abraços!!!
We urgently need to review the Bible, because the evil that comes out of the mouths of the wicked now enters the mouths of any child of God, due to the countless chemicals added to food.
ResponderExcluirYou know how to be serious without leaving humor aside, this thing about saying that it is better to eat the packaging than certain foods was a masterstroke.
Your drawings are brilliant as always!
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
You said it very well, my dear friend Theodosia: "...the evil that comes out of the mouths of the wicked now enters the mouths of any child of God."
ExcluirWe are living in chaotic times in every sense. But what can we expect from humanity that wages war and pollutes the water it uses for hygiene and food?
Thank you for your kind and active presence on the ®DOUG BLOG.
Kisses and have a great November!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirÉ não está fácil. Estamos sobrevivendo.
Fazer a sua horta particular é interessante nos dias de hoje, e digo que nada melhor que tirar seu sustento direto do pé.
Precisa tempo e paciência, mas a saúde não tem tempo.
Boa tarde e suave semana.
Beijo!
Minha querida amiga Lúcia,
ExcluirSe respirar não anda nada fácil, imagine entender se o que compramos acreditando ser alimento é saudável?
Os antigos diziam que se houvesse um pé de limão no quintal, as doenças não entrariam em casa. E a capacidade humana de compreender e resolver novos problemas, cria mais problemas, derrubando árvores para fazer palitos de fósforos, que servirão para atear fogo em florestas.
Mas enfim... Vamos separar o joio do trigo e continuar vivendo nossas vidas da melhor forma possível, porque, hoje há pouca diferença entre uma peça de roupa da "C&A" e um produto alimentício vendido no "Carrefour".
Tenha uma semana suave.
Beijos!!!
No se como con tanto veneno en los alimentos y en el aire nos morimos cada vez mas tarde. Un abrazo
ResponderExcluirEster,
Excluir¿No sé si vivir más soluciona algo? Envejecer en un mundo donde las personas dependen de medicación continua y descuidan a los ancianos para llevar una vida solitaria es complicado.
Creo que vivimos más porque la población mundial ha aumentado y estas son estadísticas y no calidad de vida.
Un abrazo y que tengas una buena semana.
Non sono cibi sani,sarebbe meglio avere un orto e qualche gallina.Buona notte Doug.
ResponderExcluirAmica Olga,
ExcluirTutto ciò che è industrializzato tende a nuocere alla nostra salute e questo può estendersi anche al settore cosmetico.
Sarebbe bello se potessimo mangiare cibo di migliore qualità, questo eviterebbe di assumere tanti medicinali e vitamine.
Un abbraccio e buona settimana!!!
Me hiciste reír y pensar casi todo lo que comemos elaborado es nocivo. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirGalletas rellenas, refrescos, McDonald's, dulces y golosinas, embutidos, conservas, pan con mantequilla, quesos y mermeladas, si eliminamos todo, sólo beberemos agua… ¿Pero el agua está limpia para el consumo humano? 😂😂😂
Un beso.
Querido amigo Douglas,
ResponderExcluir😄😅 faz tanto tempo que não escuto mais o nome "Prêt-à-porter". Lembro que a gente enchia a boca, toda orgulhosa, era o começo da moda prática... e a diminuição dos costureiros e alfaiates. Assim a moda ficou muito mais prática, era muito cansativo fazer várias provas etc. e tal. Cruzes.
Hoje cada um faz sua modinha, junta aquilo com isso e fica tudo maravilhoso. E vai com a personalidade de cada um. Com exceções, é logico. Claro, tem momentos para vestir um Chanel, Christian Dior, Armani, Valentino...o que não é o meu caso. Gosto do bonito, mas simples. Fiz muito esporte (hipismo), então certas coisas não vão com meu estilo.
Quanto aos aditivos químicos...bem, aí a coisa é mais séria! Sim, enlatados, comidas feitas e embaladas, embutidos, toda essa química que você fala é triste, o pessoal entra a mil! É verdade, talvez seja melhor comer a embalagem! Toda a vida. 😄😂
Pois é, açúcar refinado ou adoçantes artificiais? O problema são os dois, cada um tem suas peculiaridades e que nenhum é legal. O melhorzinho é o açúcar mascavo, segundo os médicos e nutricionistas. Hum...você tá sabendo, hein amigo? É, aquele pãozinho legal... também está na mira...o bromato. Há coisa mais gostosa do que sorvete? Pois é...pensa aí, no calor do Rio.
Esse seu tema me fez pensar um pouco nos adoçantes artificiais... faço meio a meio. Darei uma revisada nisso. Amigo, tema excelente, aplaudo daqui!!
Uma feliz semana e paro por aqui, o assunto é muito bom.
Beijos, paz e saúde!! 😊😄🥂
Querida amiga Taís,
ExcluirQuando ouvi "Prêt-à-porter" pela primeira vez, vi mulheres ansiosas esperando algo chique... Aí o estilista brasileiro "Dener Pamplona de Abreu", jogou um balde de água fria nas "cocotas", mostrando um monte de "tailleurs" de cores diferentes e cortes iguais. Um "tailler", como a amiga bem sabe, é um conjunto de duas peças, geralmente um casaco e uma saia. O "Dener" descobriu o "ovo de Colombo" da moda popular.
Agora, pessoalmente, eu acho a roupa de hipismo elegante.
Quanto aos aditivos químicos e adoçantes e, estar bem informado sobre eles... Tu acredita que o "Google" me enviou um aviso informando que o ®DOUG BLOG faz parte do coletor de informações do "Gemini", a "Inteligência Artificial do Google". Agora eu não posso nem "marretar" mais a danada da "Inteligência Artificial", eles me colocaram no meio dela. 😄😂😄
E olhe que absurdo, não bastasse quase todos os alimentos serem artificiais... Até a inteligência é artificial. 😄😂😄
Uma feliz semana pra ti também... E eu aqui fico pensando: esse Pedro é cara de sorte e talento, casou-se com uma amazona elegante. 😉
Beijos, paz e saúde ao casal!!!
Que tal, amigo!
ResponderExcluirque barbaridad, se eu ler os rotulos minha vontade de comer vai embora, nada escapa de ter produtos quimicos. No entanto, o pret a porter pareceme bem, assim como as suas ilustracoes engenhosas, originais e divertidas.
Beijo na bochecha, feliz início de semana.