Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vocês sabiam que até o cristianismo é classificado como mitológico? Sim, porque, mitologia nada mais é do que o estudo dos mitos, das suas origens, evoluções e significado e, os “livros sagrados” são um conjunto de tudo isso.
Antes do princípio não havia nada, nem o Verbo Divino, nem a Terra, nem o Paraíso, nem o Olimpo, nem o Céu, nem as estrelas. Nada explica nossa existência, nem mesmo as mitologias. Talvez todos os dragões que existem na vida lúdica sejam princesas que estão apenas esperando para nos ver agir uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo o que nos assusta exista em sua essência mais profunda, para acariciar algo indefeso que deseja o nosso amor.
Muitos acreditam na fé dos anjos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele...” (João 1:1-18). Por outro lado, muitos são fascinados pelos dragões e Cupidos, mas, o Deus onipotente, onipresente e onisciente e os dragões se opõem, porque, um é Divino e o outro profano e mitológico.
“Mitologia Judaica-cristã”
A “Mitologia Judaico-cristã” na prática tem judeus seguindo “Yahweh - Javé” e cristãos seguindo “Jesus Cristo”, que morreu na cruz, mas, que ressuscitou. A maior parte da Bíblia cristã é, na verdade, o “Tanakh” judaico, embora em uma ordem diferente, e é usado como um material de ensino moral e espiritual em todo o mundo cristão. Os profetas, patriarcas e heróis das escrituras judaicas também são conhecidos no cristianismo, que usa o texto judaico como base para sua compreensão da história judaico-cristã, e figuras como “Abraão, Elias e Moisés” são interlocutores em várias parábolas desta narrativa.
“Mitologia Maia”
Pouca gente sabe (e acredito que nem os criadores do “Batman”¹ conheciam este fato), que o “herói das trevas” nada mais é do que a personificação de “Camazotz”: o deus morcego da “Mitologia Maia”. No entanto, a figura mais importante do “Panteão Maia” é “Itzamná”, o deus criador, senhor do fogo e do coração, ele representa a morte e o renascimento da vida na natureza. “Itzamná” está ligado ao deus Sol, “Kinich Ahau”, e à deusa Lua, “Ixchel”, personificada como uma velha mulher demoníaca.
Mas, além dos “Maias”, muitos outros povos narraram suas lendas e mitos. Dentre as mitologias existentes, 18 estão oficialmente catalogadas, as mais conhecidas e tradicionais são a greco-romana.
“Mitologia Grega”
A “Mitologia Grega” é conhecida pelos deuses “Zeus” (o maior deus do “Monte Olimpo - Panteão Grego”), “Poseidon”, “Hades”, “Ares”, “Afrodite”, “Apolo”, etc... Além de personagens como “Medusa”, “Hércules”, “Ciclope”, entre muitos outros. A “Mitologia Grega” é a base para muitas obras de ficção como séries de TV, desenhos animados, filmes, livros e jogos.
“Mitologia Romana”
A “Mitologia Romana” segue as diretrizes da “Mitologia Grega”, onde, por exemplo, a forma romana para o Deus mitológico grego “Zeus” é “Júpiter”. A compreensão mitológica da “Roma Antiga”, em sua concepção, tenta explicar a formação do Mundo, os fenômenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos e a evolução do conhecimento com outras influências.
Porém, além dessas quatro mitologias já mencionadas: “Maia, Grega, Romana e Judaico-cristã”, existem inúmeras outras...
“Mitologia Egípcia”
Acredita-se que a “Mitologia Egípcia” emana da antiga civilização que se desenvolveu ao redor do “Rio Nilo”, no antigo “Egito” (perto do “Norte da África”). Ela tem deuses como: “Amon, Hórus, Osíris, Seti, Anúbis, Rá”, etc...
“Mitologia Celta”
A “Mitologia Celta” está relacionada aos antigos bretões, aos gauleses, belgas, escotos, batavos, eburões, gálatas e trinovantes da era medieval. É uma mitologia ligada a “Xamãs, Druidas, Elfos”, etc... Ela é recorrentemente apresentada em obras que incluem os livros/filmes: “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “Harry Potter”, por exemplo.
“Mitologia Nórdica”
A “Mitologia Nórdica” tem deuses como: “Odin, Thor, Loki, Heimdall”, etc..., e mundos como: “Asgard, Jotunheim e Vanaheim”. Também é tradicionalmente usado em obras de ficção, principalmente pela “Marvel Studios”. A “Mitologia Nórdica” apresenta uma relação muito próxima entre “elfos” e humanos.
“Mitologia Chinesa”
A “Mitologia Chinesa” é uma mitologia ligada a divindades presentes nas religiões atuais “Taoístas e Budistas”. Ela também traz elementos da fundação do Mundo na compreensão dos antigos chineses, deuses que desenvolvem a moralidade, o sucesso e a prosperidade dos humanos. Há seres mitológicos muito representativos, como o dragão, por exemplo.
“Mitologia Japonesa”
Esta é outra Mitologia Oriental, a “Mitologia Japonesa” busca explicar o poder das forças da natureza, suas histórias e a criação do “Japão”, principalmente pelas mãos dos deuses: “Izanagi, Izanami, Amaterasu, Suzano e Tsukuyomi”.
“Mitologia Asteca”
A “Mitologia Asteca” é a “Mitologia das Américas”, localizada hoje no “Centro-Sul do México”, apresenta dois principais deuses: “Tlaloc e Chalchiuhtlicue”. Os “Astecas” acreditavam que antes do presente, havia outros mundos, onde os humanos enfrentavam uma tempestade de vento aterrorizante e, ao se agarrarem às árvores, se transformavam em macacos, dando origem à atual raça humana. Uma continuação mitológica da teoria da evolução das espécies, do naturalista, geólogo e biólogo britânico: “Charles Robert Darwin” (12 de fevereiro de 1809 - 19 de abril de 1882).
“Mitologia Basca”
A “Mitologia Basca” emana do antigo povo basco (um grupo étnico que ainda habita partes do nordeste da “Espanha e sudoeste da França”). A mitologia deste povo contém personagens como as deusas “Mari, Tartalo e Aatxe” e outras semi-deusas.
“Mitologia Eslava”
A “Mitologia Eslava” é uma antiga mitologia europeia, que tem deuses como: “Perunu, Triglav, Zaria e Zorya”, que são os principais. Várias características desta mitologia estão presentes nas várias religiões indo-europeias.
“Mitologia Hindu”
A “Mitologia Hindu” é uma das mitologias mais antigas do mundo. Ela se originou no que hoje é o “Paquistão - Sul da Ásia” e se espalhou para outros territórios, incluindo grande parte do que hoje é a “Índia”. Ela tem deuses como: “Krishna, Garuda, Daksha, Mitra, Rudra, Brahma, Durga e Kali”, que são os mais representativos.
“Mitologia Persa”
A “Mitologia Persa” é semelhante à “Mitologia Hindu”, por questões de localização, diferindo apenas em seus deuses, já que para os persas existem apenas dois: “Aura-Masda e Ahriman”.
“Mitologia Iorubá”
A “Mitologia Iorubá”, representa o conhecimento mitológico e cultural dos “Iorubás”, uma etnia da “África Ocidental”, que possui um Deus supremo chamado de “Olorum”. Há também seres divinos como “Exu, Ogum, Oxóssi”, entre outros. Muitos destes deuses são cultuados por religiões afro-brasileiras, como a “Umbanda” e o “Candomblé”.
“Mitologia Inuíte”
A “Mitologia Inuit” se refere aos membros da nação indígena “Esquimó”, que habitam as regiões árticas do “Canadá, Alasca e Groenlândia”. As religiões “Inuit” (que misturam suas crenças com mitologia), têm princípios animistas e xamânicos e contêm deuses como: “Sedna, Litorideserto e Akna”, entre outros seres místicos.
“Mitologia Suméria”
Os sumérios tinham uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material. A “Mitologia Suméria” é representada pelos deuses principais: “An, Ichtar, Enki, Antu e Enlil”.
“Mitologia Tupi-Guarani”
A “Mitologia Tupi-Guarani” é um conjunto de narrativas sobre os deuses e espíritos dos vários povos indígenas desta tribo, juntamente com “cosmogonias” (que são as narrativas sobre a criação do universo), “antropogonias” (que revela a criação da humanidade) e rituais, que são a parte religiosa destes povos tribais. Os “Tupis” acreditam em um “deus Sol - Guaraci” e uma “deusa Lua - Jaci”. O deus Sol seria o criador de todos os seres vivos, devido ao Sol ser importante nos processos biológicos da natureza; enquanto a deusa Lua, seria a rainha da noite e dos homens. Segundo a lenda, ela teria sido esposa de “Tupã” (que na língua Tupi, significa trovão).
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Batman, o homem-morcego”, foi criado pelos americanos: “Bob Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974).
I really love mythology and you did a great job describing each one of them. You are the best, my friend!
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋