Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vocês sabiam que até o cristianismo é classificado como mitológico? Sim, porque, mitologia nada mais é do que o estudo dos mitos, das suas origens, evoluções e significado e, os “livros sagrados” são um conjunto de tudo isso.
Antes do princípio não havia nada, nem o Verbo Divino, nem a Terra, nem o Paraíso, nem o Olimpo, nem o Céu, nem as estrelas. Nada explica nossa existência, nem mesmo as mitologias. Talvez todos os dragões que existem na vida lúdica sejam princesas que estão apenas esperando para nos ver agir uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo o que nos assusta exista em sua essência mais profunda, para acariciar algo indefeso que deseja o nosso amor.
Muitos acreditam na fé dos anjos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele...” (“João” 1:1-18). Por outro lado, muitos são fascinados pelos dragões e Cupidos, mas, o Deus onipotente, onipresente e onisciente e os dragões se opõem, porque, um é Divino e o outro profano e mitológico.
“Mitologia Judaica-cristã”
A “Mitologia Judaico-Cristã” na prática tem judeus seguindo “Yahweh - Javé” e cristãos seguindo “Jesus Cristo”, que morreu na cruz, mas, ressuscitou conforme previsto pelos desígnios Divinos. A maior parte da Bíblia Cristã é na verdade o “Tanakh” judaico, embora em uma ordem diferente, sendo usado como um material de ensino moral e espiritual para todos os povos cristãos. Os profetas, patriarcas e heróis das escrituras judaicas também são conhecidos pelo cristianismo, que usa o texto judaico como base para sua compreensão da história judaico-cristã, e figuras como: “Abraão, Elias, Moisés e Maomé”, por exemplo, são interlocutores em várias parábolas destas narrativas, tendo a mais mitológica delas o livro do “Apocalipse, ou Livro da Revelação - também chamado de: Apocalipse de João” (no “Novo Testamento”). Na religião “Islã”, há uma crença do povo muçulmano, de que o “Alcorão” é a palavra literal de Deus revelada ao profeta “Maomé” ao longo de um período de vinte e três anos. O “Alcorão” apareceu na “Península Arábica” no (século VII, entre 610 e 632 d.C.), ou seja, foi escrito depois da Bíblia.
“Mitologia Maia”
Pouca gente sabe (e acredito que nem os criadores do “Batman”¹ conheciam este fato), que o “herói das trevas” nada mais é do que a personificação de “Camazotz”: o deus morcego da “Mitologia Maia”. No entanto, a figura mais importante do “Panteão Maia” é “Itzamná”, o deus criador, senhor do fogo e do coração, ele representa a morte e o renascimento da vida na natureza. “Itzamná” está ligado ao deus Sol, “Kinich Ahau” e à deusa Lua, “Ixchel”, personificada como uma velha mulher demoníaca.
Mas, além dos “Maias”, muitos outros povos narraram suas lendas e mitos. Dentre as mitologias existentes, 18 estão oficialmente catalogadas, as mais conhecidas e tradicionais são a greco-romana.
“Mitologia Grega”
A “Mitologia Grega” é conhecida pelos deuses “Zeus” (o maior deus do “Monte Olimpo - Panteão Grego”), “Poseidon, Hades, Ares, Afrodite, Apolo”, etc... Além de personagens como: “Medusa, Hércules, Ciclope”, entre muitos outros. A “Mitologia Grega” é a base para muitas obras de ficção, como séries de TV, desenhos animados, filmes, livros e jogos.
“Mitologia Romana”
A “Mitologia Romana” segue as diretrizes da “Mitologia Grega”, onde, por exemplo, a forma romana para o Deus mitológico grego “Zeus” é “Júpiter”. A compreensão mitológica da “Roma Antiga”, em sua concepção, tenta explicar a formação do Mundo, os fenômenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos e a evolução do conhecimento com outras influências.
Porém, além destas quatro mitologias já mencionadas: “Maia, Grega, Romana e Judaico-cristã”, citarei mais 14.
“Mitologia Egípcia”
Acredita-se que a “Mitologia Egípcia” emana da antiga civilização que se desenvolveu ao redor do “Rio Nilo”, no antigo “Egito” (perto do “Norte da África”). Ela tem deuses como: “Amon, Hórus, Osíris, Seti, Anúbis, Rá”, etc...
“Mitologia Celta”
A “Mitologia Celta” está relacionada aos antigos bretões, aos gauleses, belgas, escotos, batavos, eburões, gálatas e trinovantes da era medieval. É uma mitologia ligada a “Xamãs, Druidas, Elfos”, etc... Ela é recorrentemente apresentada em obras que incluem os livros/filmes: “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “Harry Potter”, por exemplo.
“Mitologia Nórdica”
A “Mitologia Nórdica” tem deuses como: “Odin, Thor, Loki, Heimdall”, etc..., e mundos como: “Asgard, Jotunheim e Vanaheim”. Também é tradicionalmente usado em obras de ficção, principalmente pela “Marvel Studios”. A “Mitologia Nórdica” apresenta uma relação muito próxima entre “elfos” e humanos.
“Mitologia Chinesa”
A “Mitologia Chinesa” está ligada a divindades presentes nas religiões atuais “Taoístas e Budistas”. Ela também traz elementos da fundação do Mundo na compreensão dos antigos chineses, deuses que desenvolvem a moralidade, o sucesso e a prosperidade dos humanos. Há seres mitológicos muito representativos, como o dragão, por exemplo.
“Mitologia Japonesa”
Esta é outra Mitologia Oriental, a “Mitologia Japonesa” busca explicar o poder das forças da natureza, suas histórias e a criação do “Japão”, principalmente pelas mãos dos deuses: “Izanagi, Izanami, Amaterasu, Suzano e Tsukuyomi”.
“Mitologia Asteca”
A “Mitologia Asteca” é a “Mitologia das Américas”, localizada hoje no “Centro-Sul do México”, apresenta dois principais deuses: “Tlaloc e Chalchiuhtlicue”. Os “Astecas” acreditavam que antes do presente, havia outros mundos, onde os humanos enfrentavam uma tempestade de vento aterrorizante e, ao se agarrarem às árvores, se transformavam em macacos, dando origem à atual raça humana. Uma explicação mitológica da teoria da evolução das espécies, do naturalista, geólogo e biólogo britânico: “Charles Robert Darwin” (12 de fevereiro de 1809 - 19 de abril de 1882).
“Mitologia Basca”
A “Mitologia Basca” emana do antigo grupo étnico que ainda habita partes do nordeste da “Espanha e sudoeste da França”. A mitologia deste povo contém personagens como as deusas: “Mari, Tartalo e Aatxe” e outras semi-deusas e semi-deuses.
“Mitologia Eslava”
A “Mitologia Eslava” é uma antiga mitologia europeia, que tem deuses como: “Perunu, Triglav, Zaria e Zorya”, que são os principais. Várias características desta mitologia estão presentes nas diversas religiões indo-europeias.
“Mitologia Hindu”
A “Mitologia Hindu” é uma das mitologias mais antigas do Mundo e valoriza os animais como seres divinos. Ela se originou no que hoje é o “Paquistão - Sul da Ásia” e se espalhou para outros territórios, incluindo grande parte do que hoje é a “Índia”. A “Mitologia Hindu” possui deuses como: “Krishna, Garuda, Daksha, Mitra, Rudra, Brahma, Durga e Kali”, que são os mais representativos. Vale ressaltar que na “Índia” a vaca é mitologicamente chamada de “kamdhenu”, sendo sagrada, símbolo do “Dharma” e seus seguidores acreditam que ela representa valores como a não violência e o altruísmo.
“Mitologia Persa”
A “Mitologia Persa” é semelhante à “Mitologia Hindu”, por questões de localização, diferindo apenas em seus deuses, já que para os persas existem apenas dois: “Aura-Masda e Ahriman”.
“Mitologia Iorubá”
A “Mitologia Iorubá”, representa o conhecimento mitológico e cultural dos “Iorubás”, uma etnia da “África Ocidental”, que possui um deus supremo chamado de: “Olorum”. Há também seres divinos como: “Exu, Ogum, Oxóssi”, entre outros. Muitos destes deuses são cultuados por religiões afro-brasileiras, como a “Umbanda” e o “Candomblé”.
“Mitologia Inuíte”
A “Mitologia Inuit” se refere aos membros da nação indígena “Esquimó”, que habitam as regiões árticas do “Canadá, Alasca e Groenlândia”. As religiões “Inuit” (que misturam suas crenças com mitologia), têm princípios animistas e xamânicos e contêm deuses como: “Sedna, Litorideserto e Akna”, entre outros seres místicos.
“Mitologia Suméria”
Os sumérios tinham uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material. A “Mitologia Suméria” é representada pelos deuses principais: “An, Ichtar, Enki, Antu e Enlil”.
“Mitologia Tupi-Guarani”
A “Mitologia Tupi-Guarani” é um conjunto de narrativas sobre os deuses e espíritos dos vários povos indígenas desta tribo, juntamente com “cosmogonias” (que são as narrativas sobre a criação do universo), “antropogonias” (que revela a criação da humanidade) e rituais, que são a parte religiosa destes povos tribais. Os “Tupis” acreditam em um “deus Sol - Guaraci” e uma “deusa Lua - Jaci”. O deus Sol seria o criador de todos os seres vivos, devido ao Sol ser importante nos processos biológicos da natureza; enquanto a deusa Lua, seria a rainha da noite e dos homens. Segundo a lenda, ela teria sido esposa do poderoso deus “Tupã” (que na língua Tupi, significa trovão).
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Batman, o homem-morcego”, foi criado pelos americanos: “Bob Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974).
I really love mythology and you did a great job describing each one of them. You are the best, my friend!
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My dear friend Theodosia,
ExcluirIt is a pleasure to receive your detailed reading and your comments, always with kind words here at ®DOUG BLOG.
Kisses and have a happy week!!!
Muito curiosa e interessante a abordagem de hoje! O tema é pertinente e o saber não ocupa lugar! 😘
ResponderExcluirMuito curiosa e interessante a abordagem de hoje! O tema é pertinente e o saber não ocupa lugar! 😘
ResponderExcluirMinha querida amiga Gracinha,
ExcluirFico grato que você tenha gostado deste "post mitológico" do ®DOUG BLOG.
Eu concordo contigo, a sabedoria nunca ocupa espaço, todos nós vivemos para "plantar e para colher" conhecimentos de diversas origens.
Um beijo e boa semana!!!
Bom dia de domingo querido e amado amigo Douglas!
ResponderExcluirAmei ler por aqui, sempre gostei de Mitologia, a grega foi a que mais me dediquei e gostei de escrever poemas sobre!
Sempre aprendemos muito e nos dá a capacidade de desenvolver nossa mentalidade!
Você, como um ótimo professor que é, fez aqui uma postagem magnífica, com certeza amei ler e aprender, sempre se aprende e viver é isso, ler, aprender, sentir a Vida!
Abraços sempre apertados querido amigo!
Amada amiga Ivone,
ExcluirEntendemos as mitologias como um ponto de apoio para explicar o imponderável. Tudo é absurdo nesta vida, desde o nascimento, com à dependência total de outra pessoa para nos gerar (onde vivemos literalmente dentro de uma MÁTRIA - mãe/mulher). Somos seres míticos por natureza e nos acostumamos com a nossa mortalidade humana... Que pena!
Obrigada pela deferência por eu ser um ótimo professor. E que continuemos sempre aprendendo uns com os outros, principalmente na direção da paz humana (deixemos as grandes batalhas para as mitologias).
Abraços sempre apertados, minha querida amiga!!!
Excelente post, amigo Doug!!!
ResponderExcluirEste repaso a la mitología supone un trabajo de 10.
Te felicito amigo.
Te deseo un estupendo domingo.
Un abrazo.
Querida amiga Carmen,
ExcluirEl tiempo no existe cuando hacemos las cosas de forma agradable, especialmente cuando está relacionado con la cultura.
Gracias por tu atenta lectura y tu amable comentario.
Les deseo una gran semana.
Un abrazo.
Um ótimo apanhado sobre as várias mitologias que a humanidade criou na tentativa de explicar fenômenos naturais por eles desconhecidos. No caso do cristianismo eu não diria ser ele uma mitologia, apesar de haver mitologia em sua composição, já que o cristianismo está baseado não em uma força, um espírito, um deus mas em um homem - Jesus de Nazaré.
ResponderExcluirCaro Eduardo,
ExcluirFico grato que você tenha gostado desta publicação do ®DOUG BLOG.
Quanto ao cristianismo, ele começa no “Novo Testamento”. A palavra testamento significa “aliança” (em hebraico).
Os 39 livros do “Velho Testamento” revelam esta aliança feita por Deus com a humanidade e ditam a promessa da vinda de um Messias (“Jesus”), com o objetivo de salvar-nos do pecado. Portanto, o “Testamento”, desde o princípio de tudo, não deixa nada a desejar as grandes narrativas mitológicas.
Um abraço e boa semana!!!
O Messias predito pelos profetas de Israel não eram bem como Jesus foi (segundo narra o NT), por isso mesmo a maioria do seu povo não o reconheceu como tal. O cristianismo depois, sim, criou toda uma teologia mitológica a partir do personagem histórico Jesus para criar a sua figura salvívica como sendo a realização profética de Israel.
ExcluirE assim meu bom amigo Eduardo, damos a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
ExcluirA triste e real passagem bíblica está na crucificação de "Jesus"... E até hoje a humanidade continua optando pela libertação de "Barrabás", que por mais irônico que seja, este nome em aramaico ("Bar Abbas") significa filho do pai celestial.
Outro abraço!!!
I love this post!!! I like mythologies, their interpenetration, the similarities of different gods. Slavic mythology is also interesting, where the main god - is like the Greek Zeus, the thundering god.
ResponderExcluirCreation of the world - we have many concepts similar to each other, we also have many myths about the flood and the birth of the messiah.
When I was a little girl I read a book called When the sun was a god and since then myths have fascinated me.
Greetings, my friend, have a good week.
My dear friend Joanna,
ExcluirI also really like mythologies, and I even defended a thesis on the subject.
Mythologies are exemplary and help to build lucidity within duplicity, because obviously, nothing can be taken literally, because as the name suggests, they are "mythical" stories. However, religions, when taken only by what is written, become mythological, because many passages are parables full of symbolism, just look at the "Apocalypse".
Your avid reading and kind comment made me happy.
A kiss and have a good week!!!
Meu sapiente amigo Douglas, que aula magnífica! Quanta pesquisa e leitura são necessárias para conseguir resumir tão bem essas 18 mitologias. Fico impressionado com seu cuidado em montar todo esse trabalho didático/mitológico. A qualidade, o respeito e a responsabilidade no que você estuda, escreve e publica é algo de grande valor cultural e serve de pesquisa para os interessados nos diversos assuntos que você aborda com maestria. Textos e desenhos sempre impecáveis. Aliás, falando em desenhos, você conseguiu trazer até o Batman para a mitologia, Parabéns! Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirO senhor viu, eu consegui descobrir o Batman dentro das mitologias. 😂😂😂
Brincadeiras à parte, estou sempre pesquisando sobre este assunto (mitologia), que é fascinante e tem uma fonte inesgotável de novas descobertas, pois, a cada nova leitura, encontra-se outras perspectivas do que havia sido lido anteriormente.
Agradeço o teu gentil comentário e tua leitura sempre atenta aos meus textos e crônicas.
Um abraço fraterno!!!
Thanks so much for the insightful post. All the best to your creativity!
ResponderExcluirEllie,
ExcluirThe ®DOUG BLOG is always informing and educating, and always informing while educating.
Kisses and have a good week!!!
Oh, lots of information in this post! Thanks so much!
ResponderExcluirWe are all characters and writers of our stories.
ExcluirMythological kisses!!!
Las tres grandes religiones monoteístas tienen como principal nexo de unión a Abrahán padre de Ismael e Isaac, descendiente de este ultimo fue Jesús quien fundo el cristianismo y seguro que todas ellas siguieron postulados de las que existieron en su zona de influencia.
ResponderExcluirSobre lo que nos dices de la mitología Vasca para los que "Mari" era la diosa madre o la madre tierra para otras culturas, decirte que hoy día al nombre de cualquier virgen la colocan delante "Andra Mari".
Saludos.
Tomás,
ExcluirGracias por tu comentario tan pertinente.
Los estudios siempre contienen información que se completa entre sí, convirtiéndose así en un referente de estudio.
Como siempre les digo a mis alumnos: recopilen la información que sea relevante y descarten la que sea dudosa.
Un abrazo.
Muy interesante y buen explicado. Siempre me ha gustado la mitología. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirLas mitologías añaden mucho conocimiento. Hay mucha calidad cultural en las narrativas mitológicas.
Un beso.
Olá, querido amigo, se há coisa que aprendi hoje foi sobre as diversas mitologias.
ResponderExcluirMuito interessantes, porém não será só com uma leitura que gravarei essa excelente aula, muito completa. É um pouco complicado guardar tantos nomes, etc. etc., de uma só vez.
Voltarei para completar meus estudos sobre essas várias mitologias, as quais, a maioria conhecia pouco.
Aplausos, Douglas, e agradeço a trabalhosa e maravilhosa partilha! O Doug Blog está excelente! Parabéns.
Uma excelente semana.
Beijo. 🙏🌹🙏
Minha querida amiga Taís,
ExcluirOs nossos "blogs" sempre "maturam" as publicações, pois, publicamos mais espaçadamente. Por isso, esta tua primeira leitura, dada a quantidade de informação, lhe deixou um "efeito de labirintite" 😂😂😂, então, volte depois para uma nova leitura em ritmo mais tranquilo.
Estou escrevendo este "post" há muito tempo e quanto mais eu pesquisava, mais informações acumulavam. Resumir mitologias no texto de um "blog" é como enxugar gelo, mas, tentei simplificar para não deixar a leitura cansativa.
Obrigada pelas tuas palavras simpáticas neste teu comentário.
Tenha uma ótima semana.
Beijos!!!
A disciplina favorita do meu pai nos seus estudos.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
As mitologias são uma grande fonte de aprendizado.
ExcluirForça para lidar com a tua saudade paterna, meu bom amigo Pedro.
Um abraço e boa semana!!!
Magnífica postagem. Gosto das mitologias e gostei que as explicasse aqui. Obrigada.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirAgradeço a deferência à minha pesquisa e publicação mitológica.
Boa semana.
Beijos!!!
UAU! Postagem muito interessante. Estou impressionado com a quantidade de informações que há aqui. Isto é muito interessante.
ResponderExcluirSaudações e convido você a ver minha nova pintura :)
Jenovia,
ExcluirFico feliz que você tenha gostado deste post do ®DOUG BLOG.
Se quiser se juntar aos amigos do "blog", fique à vontade.
Um abraço e boa semana!!!
Post interessante. Io penso che tutte le religioni nascano dalla paura della morte e allora abbiamo inventato la possibilità che anche dopo la morte ci sia qualche cosa che ci gratifichi del nostro comportamento terreno... e così nascono le leggende.
ResponderExcluirCiao felice giornata, un abbraccio
enrico
Mio buon amico Enrico,
ExcluirLe battaglie epiche che esistono nelle narrazioni mitologiche e bibliche sono in linea con il tuo commento.
Le leggende vengono tramandate di generazione in generazione e creano così una forma di verità per molti popoli.
Un abbraccio e buona settimana!!!
Como sou umbandista resolvi escolher esta para comentar, sem deixar de apreciar as demais que tu escreveu maravilhosamente, com breve resumo.
ResponderExcluir*******
A mitologia iorubá é uma das mais ricas e fascinantes do mundo, com uma profunda conexão com a espiritualidade, a natureza e as forças cósmicas. Originária do povo iorubá, principalmente das regiões atuais da Nigéria, Benin e Togo, essa mitologia é composta por uma vasta gama de deuses e entidades espirituais conhecidos como **Orixás**, que representam aspectos da vida humana e da natureza, desde o amor e a fertilidade até a guerra e a justiça.
Cada Orixá tem sua própria história, características, cores, símbolos e maneiras de se manifestar no mundo físico. Entre os mais conhecidos estão **Exu**, o mensageiro entre os deuses e os seres humanos; **Ogum**, o deus da guerra e do ferro; **Iemanjá**, a mãe das águas e protetora dos pescadores; **Oxum**, a deusa do amor, da beleza e da fertilidade; e **Xangô**, o deus do trovão e da justiça. Os Orixás são, muitas vezes, representações da dualidade humana, com qualidades que podem ser tanto luminosas quanto desafiadoras.
Além disso, a mitologia iorubá não se limita a apenas contar histórias sobre os Orixás. Ela também envolve os mitos de **ancestrais**, **anjos espirituais** e **orixás menores**, que interagem com o mundo humano, influenciando a vida cotidiana, as relações sociais e até mesmo a compreensão do destino.
O conceito de **destino**, ou **"Ayanmo"**, é essencial para entender o funcionamento da mitologia iorubá, pois acredita-se que todos nós nascemos com um caminho pré-determinado que pode ser alterado por nossas escolhas, mas sempre em interação com os Orixás. A espiritualidade e a religiosidade iorubá, portanto, buscam uma harmonia entre o ser humano e o divino, onde o respeito pelas forças naturais e espirituais é fundamental.
É uma mitologia cheia de simbologia e de poesia, onde cada mito e história nos ensina algo profundo sobre o equilíbrio da vida, os desafios humanos e a busca por entendimento do universo.
Abraços amigo.
Querida amiga Cléia,
ExcluirSeu comentário trouxe um belo seguimento ao texto, destacando o simbolismo da tua fé. Cada um de nós percebe a vida e cada qual, encontra sua harmonia onde seus pés criam raízes... Eu sou Católico, casei-me com uma Anglicana e tu és Umbandista. Somos seres multifacetados até em nossas expressões de fé.
Como diz um dos meus aforismos:
“Para quem é de Amém; Amém! Para quem é de Saravá; Saravá! Para quem é de Shalom; Shalom! Para quem é de Aleluia; Aleluia! Para quem é de Namastê; Namastê!”
Grato pela deferência ao meu texto mitológico.
Epa Babá.
Beijos e boa semana!!!
Me fascina este tema e sua explicacao e magnífica, claramente detalhada . Cada povo tem a sua mitologia, mas os gregos desenvolveram uma criatividade maior, segun creo yo.
ResponderExcluirAdoro a magia, a beleza e a profundidade das mitologias em geral.
Um grande abraço, estimado Doug! Feliz inicio de semana.
Hola Carolina, mi Perséfone griega...
ExcluirEntre los griegos, romanos, mayas y aztecas, etc…, cada uno contaba sus historias y leyendas que eran construidas principalmente de forma oral, transmitidas de padres a hijos.
Besos en la mejilla.
Obrigadisima, querido amigo, adorei! si, si adorei. Beijo na bochecha
ResponderExcluirQuerida Carolina,
ExcluirMe gustó ver tu foto de perfil usando mi cita de la bella y mitológica Perséfone. 😉
Besos en la mejilla.
Nos dejas una información excelente y con un gran interés.
ResponderExcluirUn placer aprender leyéndote.
Feliz semana.
Un abrazo.
Mi querida amiga Amalia,
ExcluirSiempre estoy estudiando y la mejor manera de compartir lo que aprendo es compartiéndolo, ya sea con estudiantes, lectores de mis libros o con ustedes amigos de ®DOUG BLOG.
Siempre interactuamos en nuestros "blogs" y aprendemos unos de otros.
Un abrazo y que tengas una buena semana.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirGostei da aula.
A gente aprende.
"Entre o ser e o não ser
A razão e o mito se encontram
Na eterna busca pela verdade."
Boa tarde e suave semana pra você.
Minha gratidão por sua visita.
Beijo!
Minha querida amiga Lúcia,
ExcluirSomos Mestres e alunos nesta vida. Ninguém é dono da verdade, embora eu acredite que não se deva ser modesto no que somos bons, porque, as nossas qualificações não caem do céu, elas são o resultado do esforço pessoal e estudo de anos.
Sobre "visitar seu cantinho", estou sempre lá e lá sempre estarei, sem "passar para ver as novidades" esperando um retorno.
Tu és bem-vinda aqui no ®DOUG BLOG, pois, é um prazer interagir contigo!
Beijos e que a tua semana siga suave!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirO cristianismo é uma religião monoteísta que acredita em um Deus trino. Em João 14:6 diz: Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Acredito em Jesus como o único caminho para a vida eterna, um forte abraço.
Minha querida amiga Lucinalva,
ExcluirEu também acredito em Deus e no sacrifício de Jesus para salvar a humanidade. Somos irmãos na fé, mesmo professando religiões diferentes.
O estudo contido nesta publicação do ®DOUG BLOG, mostra o lado mitológico das escrituras, onde alguns estudiosos (até mesmo alguns religiosos), consideram diversas passagens bíblicas sendo metafóricas. No entanto, a abordagem foi ampla e não fala especificamente sobre nenhuma religião, mas sim, sobre mitologias e crenças étnicas.
É sempre um prazer interagir contigo.
Tenha uma boa continuidade de semana.
Um abraço!!!
Querido Douglas, maravilloso post, contigo aprendo cada dia algo nuevo o completo mi conocimiento.
ResponderExcluirUn placer visitarte.
Abrazos y te dejo un beso, que tengas un feliz día amigo mio.
Mi amiga Liz,
ExcluirMe alegra que siempre disfrutes de las publicaciones del ®DOUG BLOG.
Es un placer interactuar contigo mi bella amiga.
Un beso para ti y que tengas felices días.
Querido amigo Douglas, é sempre um prazer parar aqui, ler e aprender contigo.
ResponderExcluirA forma breve e precisa e interessante como escreves sobre mitologias passadas e actuais, cativa e instiga à releitura e à procura de mais informação. És professor, está tudo dito!
Obrigada pelo tempo de pesquisa e partilha de conhecimento.
(Encanta-me a mitologia chinesa. Não fosse eu Dragão no zodíaco chinês.)
Beijo. Até à próxima aula.
Minha querida "jardineira",
ExcluirAs mitologias sempre me seduziram. Gosto de entender o que acontece na ludicidade dos mitos.
A vida precisa de mitos para explicar a força que encontramos em nossos momentos mais agudos de tristeza, decepção e dor.
A expressão: "A fé move montanhas", por exemplo, significa que, para quem tem fé genuína em Deus, nada é impossível. Mas, este Deus da fé religiosa, também existe nos deuses mitológicos, porque, esta expressão, que pode ser bíblica, também nos remete ao "Monte Olimpo, o Panteão grego" mitológico. Porém, o "Partenon" e outros edifícios da acrópole grega existem e, são um dos mais visitados sítios arqueológicos da "Grécia". Ou seja, o mitológico "Olimpo" tornou-se realidade.
Um beijo e tenha um seguimento de semana suave!!! 🌹
Olà amigo Douglas, gostei muito do que aquí expõe. É tão sorpreemdente como a humanidade precisóu e precisa de acreditar em algo que lhe dea sentido a vida e, sobre tudo, em aquelo que explique ou dé algo de luz ao misterio da vida e da morte.
ResponderExcluirEu estou lendo um livro sobre o Cristianismo e Jesus de Nazared que também me reforça no que eu ja intuía.
Se podo, deijarei que o autor, amigo meu, pegue uma olhada nesta sua postagem.
Abraço
Querida Beatriz,
ExcluirFico muito feliz que a amiga sempre aprecie minhas postagens aqui no ®DOUG BLOG.
Quanto ao mistério da vida e da morte, tudo parece simples: nascemos sem entender nada e morreremos sem saber nada, embora na caminhada da vida aprendamos muitas coisas, mas, nada que nos dê uma resposta concreta da questão da finitude humana.
Gostaria de lhe agradecer por recomendar a amigos teus a leitura deste meu post mitológico.
Um abraço e bom final de semana.
Olá, amigo Douglas, o DOUGBLOG está em festa com essa magnífica postagem sobre mitologias. Sem dúvida um trabalho de fôlego que vem ao encontro das pessoas que gostam de mitologias. Cada uma dessas mitologias desperta a curiosidade dos leitores, mesmo os que não estão muito afeitos a essa cultura.
ResponderExcluirAmigo Douglas, gostei muito de todos, mas para não perder a mania vou eleger uma delas, qual seja A Mitologia Grega.
Meus parabéns!
Um bom final de semana.
Grande abraço.
Caro Pedro,
ExcluirA tua escolha é perfeita, pois, mesmo que consideremos a “Mitologia Judaico-Cristã” mais mitológica do que religiosa, a mitologia grega é a “mãe de todas as mitologias”.
As narrativas que antes eram passadas oralmente para se tornarem conhecidas (isso anteriormente da era digital), hoje a tecnologia nos permite estudar o que era passado de pais para filhos.
Agradeço a tua leitura e comentário.
Um abraço e bom final de semana!!!
Cá em casa, o que gostamos mais é da Grega.
ResponderExcluirGostei muito desta sua publicação muito bem detalhada.
É um tema, interessante e cheio de conteúdo , pois a mitologia, tem pano para muitas mangas :)
Abraço e brisas doces ****
Minha amiga Maria,
ExcluirAs mitologias disseminam cultura. Elas são passadas oralmente de geração para geração.
Quanto à mitologia grega, ela é a mãe de todas as mitologias.
Um grande abraço e boa semana!!!
Una entrada muy curiosa e interesante. Gracias por compartir.
ResponderExcluir👏🏼👏🏼
Amiga Galilea,
ExcluirMe alegra que tú también aprecies la mitología y me alegra más tu presencia y comentario en el ®DOUG BLOG.
Un beso y feliz comienzo de diciembre.