Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vivemos em um mundo “Prêt-à-porter”, onde nada é exclusivo, mas, nada também é igual ao que costumava ser. Alimentos orgânicos vindos direto da horta da vovó, agora são raros e muito caros nos supermercados.
Quem nunca se deparou com os inúmeros aditivos químicos alimentares que vêm nas embalagens dos produtos que compramos? Acho que todo mundo já leu: Este produto contém: acidificantes 2.0, acidulantes, intensificadores de sabor, adoçantes artificiais, antioxidantes, conservantes, corantes, nitrato e benzoato de sódio, Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno (BHA e BHT), glutamato monossódico, gordura trans, glúten, etc..., é tanta química, que acho mais prudente jogar o alimento fora e ingerir a embalagem.
E para adoçar a vida, como está complicado! O aspartame (ou aspartamo), é um adoçante em pó artificial (químico) criado em (1965), pela empresa americana “G.D. Searle & Company”, para ser um aditivo alimentar utilizado em substituição ao açúcar comum (refinado e cristal), sendo amplamente utilizado em diversos alimentos e bebidas “diet e light”, desde a década de (1980). No entanto, a “Organização Mundial da Saúde - OMS”, classificou o aspartame (considerado até então, um adoçante artificial de baixa caloria e 200 vezes mais doce que o açúcar), como cancerígeno. Existe também a sucralose, um adoçante líquido (capaz de adoçar até 600 vezes mais que o açúcar comum), que aparentemente não faz mal à saúde, mas, a “OMS” também alerta que a absorção deste componente químico no corpo humano, devido ao uso de maneira contínua, inibe as substâncias nutritivas da glicose e altera o funcionamento da insulina, o que pode levar ao diabetes.
No final das contas, tem bromato de potássio no “pãozinho francês nosso de todos os dias”, peróxido de hidrogênio no leite, serragem misturada no café, balas e gomas de mascar com xarope de milho com alta frutose, picolés com corantes e conservantes, vinho com acidificantes e as videiras recebem muitos pesticidas. Então: “chupa, que é de uva!” - e tente se manter vivo.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Snow White and the Seven Dwarfs - Branca de Neve e os Sete Anões” (Estúdios Disney - 1937).
* “Mafalda” (1964) - Personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020).