㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sábado, 23 de novembro de 2024

“As 18 Mitologias”



















Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vocês sabiam que até o cristianismo é classificado como mitológico? Sim, porque, mitologia nada mais é do que o estudo dos mitos, das suas origens, evoluções e significado e, os “livros sagrados” são um conjunto de tudo isso.

Antes do princípio não havia nada, nem o Verbo Divino, nem a Terra, nem o Paraíso, nem o Olimpo, nem o Céu, nem as estrelas. Nada explica nossa existência, nem mesmo as mitologias. Talvez todos os dragões que existem na vida lúdica sejam princesas que estão apenas esperando para nos ver agir uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo o que nos assusta exista em sua essência mais profunda, para acariciar algo indefeso que deseja o nosso amor.

Muitos acreditam na fé dos anjos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele...” (João 1:1-18). Por outro lado, muitos são fascinados pelos dragões e Cupidos, mas, o Deus onipotente, onipresente e onisciente e os dragões se opõem, porque, um é Divino e o outro profano e mitológico.

“Mitologia Judaica-cristã
A “Mitologia Judaico-Cristã” na prática tem judeus seguindo “Yahweh - Javé” e cristãos seguindo “Jesus Cristo”, que morreu na cruz, mas, ressuscitou conforme previsto pelos desígnios Divinos. A maior parte da Bíblia Cristã é na verdade o “Tanakh” judaico, embora em uma ordem diferente, sendo usado como um material de ensino moral e espiritual para todos os povos cristãos. Os profetas, patriarcas e heróis das escrituras judaicas também são conhecidos pelo cristianismo, que usa o texto judaico como base para sua compreensão da história judaico-cristã, e figuras como: “Abraão, Elias, Moisés e Maomé”, por exemplo, são interlocutores em várias parábolas destas narrativas, tendo a mais mitológica delas o livro do “Apocalipse, ou Livro da Revelação - também chamado de: Apocalipse de João” (no “Novo Testamento”). Na religião “Islã”, há uma crença do povo muçulmano, de que o “Alcorão” é a palavra literal de Deus revelada ao profeta “Maomé” ao longo de um período de vinte e três anos. O “Alcorão” apareceu na “Península Arábica” no (século VII, entre 610 e 632 d.C.), ou seja, foi escrito depois da Bíblia.

“Mitologia Maia”
Pouca gente sabe (e acredito que nem os criadores do “Batman”¹ conheciam este fato), que o “herói das trevas” nada mais é do que a personificação de “Camazotz”: o deus morcego da “Mitologia Maia”. No entanto, a figura mais importante do “Panteão Maia” é “Itzamná”, o deus criador, senhor do fogo e do coração, ele representa a morte e o renascimento da vida na natureza. “Itzamná” está ligado ao deus Sol, “Kinich Ahau” e à deusa Lua, “Ixchel”, personificada como uma velha mulher demoníaca.

Mas, além dos “Maias”, muitos outros povos narraram suas lendas e mitos. Dentre as mitologias existentes, 18 estão oficialmente catalogadas, as mais conhecidas e tradicionais são a greco-romana.

“Mitologia Grega”
A “Mitologia Grega” é conhecida pelos deuses “Zeus” (o maior deus do “Monte Olimpo - Panteão Grego”), “Poseidon, Hades, Ares, Afrodite, Apolo, etc... Além de personagens como: “Medusa, Hércules, Ciclope, entre muitos outros. A “Mitologia Grega” é a base para muitas obras de ficção, como séries de TV, desenhos animados, filmes, livros e jogos.

“Mitologia Romana”
A “Mitologia Romana” segue as diretrizes da “Mitologia Grega”, onde, por exemplo, a forma romana para o Deus mitológico grego “Zeus” é “Júpiter”. A compreensão mitológica da “Roma Antiga”, em sua concepção, tenta explicar a formação do Mundo, os fenômenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos e a evolução do conhecimento com outras influências.
 
Porém, além destas quatro mitologias já mencionadas: “Maia, Grega, Romana e Judaico-cristã”, citarei mais 14.

“Mitologia Egípcia”
Acredita-se que a “Mitologia Egípcia” emana da antiga civilização que se desenvolveu ao redor do “Rio Nilo”, no antigo “Egito” (perto do “Norte da África”). Ela tem deuses como: “Amon, Hórus, Osíris, Seti, Anúbis, Rá”, etc...

“Mitologia Celta”
A “Mitologia Celta” está relacionada aos antigos bretões, aos gauleses, belgas, escotos, batavos, eburões, gálatas e trinovantes da era medieval. É uma mitologia ligada a “Xamãs, Druidas, Elfos”, etc... Ela é recorrentemente apresentada em obras que incluem os livros/filmes: “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “Harry Potter”, por exemplo.

“Mitologia Nórdica”
A “Mitologia Nórdica” tem deuses como: “Odin, Thor, Loki, Heimdall”, etc..., e mundos como: “Asgard, Jotunheim e Vanaheim”. Também é tradicionalmente usado em obras de ficção, principalmente pela “Marvel Studios”. A “Mitologia Nórdica” apresenta uma relação muito próxima entre “elfos” e humanos.

“Mitologia Chinesa”
“Mitologia Chinesa” está ligada a divindades presentes nas religiões atuais “Taoístas e Budistas”. Ela também traz elementos da fundação do Mundo na compreensão dos antigos chineses, deuses que desenvolvem a moralidade, o sucesso e a prosperidade dos humanos. Há seres mitológicos muito representativos, como o dragão, por exemplo.

“Mitologia Japonesa”
Esta é outra Mitologia Oriental, a Mitologia Japonesa” busca explicar o poder das forças da natureza, suas histórias e a criação do “Japão”, principalmente pelas mãos dos deuses: “Izanagi, Izanami, Amaterasu, Suzano e Tsukuyomi”.

“Mitologia Asteca”
A “Mitologia Asteca” é a “Mitologia das Américas”, localizada hoje no “Centro-Sul do México”, apresenta dois principais deuses: “Tlaloc e Chalchiuhtlicue”. Os “Astecas” acreditavam que antes do presente, havia outros mundos, onde os humanos enfrentavam uma tempestade de vento aterrorizante e, ao se agarrarem às árvores, se transformavam em macacos, dando origem à atual raça humana. Uma explicação mitológica da teoria da evolução das espécies, do naturalista, geólogo e biólogo britânico: “Charles Robert Darwin” (12 de fevereiro de 1809 - 19 de abril de 1882).

“Mitologia Basca”
A “Mitologia Basca” emana do antigo grupo étnico que ainda habita partes do nordeste da Espanha e sudoeste da França. A mitologia deste povo contém personagens como as deusas: “Mari, Tartalo e Aatxe” e outras semi-deusas e semi-deuses.

“Mitologia Eslava”
A “Mitologia Eslava” é uma antiga mitologia europeia, que tem deuses como: “Perunu, Triglav, Zaria e Zorya”, que são os principais. Várias características desta mitologia estão presentes nas diversas religiões indo-europeias.

“Mitologia Hindu”
A “Mitologia Hindu” é uma das mitologias mais antigas do Mundo e valoriza os animais como seres divinos. Ela se originou no que hoje é o “Paquistão - Sul da Ásia” e se espalhou para outros territórios, incluindo grande parte do que hoje é a “Índia”. A “Mitologia Hindu” possui deuses como: “Krishna, Garuda, Daksha, Mitra, Rudra, Brahma, Durga e Kali”, que são os mais representativos. Vale ressaltar que na “Índia” a vaca é mitologicamente chamada de “kamdhenu”, sendo sagrada, símbolo do “Dharma” e seus seguidores acreditam que ela representa valores como a não violência e o altruísmo.

“Mitologia Persa”
A “Mitologia Persa” é semelhante à Mitologia Hindu”, por questões de localização, diferindo apenas em seus deuses, já que para os persas existem apenas dois: “Aura-Masda e Ahriman”.

“Mitologia Iorubá”
A “Mitologia Iorubá”, representa o conhecimento mitológico e cultural dos “Iorubás”, uma etnia da “África Ocidental”, que possui um deus supremo chamado de: “Olorum”. Há também seres divinos como: “Exu, Ogum, Oxóssi”, entre outros. Muitos destes deuses são cultuados por religiões afro-brasileiras, como a “Umbanda e o Candomblé”.

“Mitologia Inuíte”
A “Mitologia Inuit” se refere aos membros da nação indígena Esquimó, que habitam as regiões árticas do Canadá, Alasca e Groenlândia”. As religiões “Inuit” (que misturam suas crenças com mitologia), têm princípios animistas e xamânicos e contêm deuses como: “Sedna, Litorideserto e Akna”, entre outros seres místicos.

“Mitologia Suméria”
Os sumérios tinham uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material. A “Mitologia Suméria” é representada pelos deuses principais: “An, Ichtar, Enki, Antu e Enlil”.

“Mitologia Tupi-Guarani
A “Mitologia Tupi-Guarani” é um conjunto de narrativas sobre os deuses e espíritos dos vários povos indígenas desta tribo, juntamente com cosmogonias (que são as narrativas sobre a criação do universo), antropogonias (que revela a criação da humanidade) e rituais, que são a parte religiosa destes povos tribais. Os “Tupis” acreditam em um deus Sol - Guaraci” e uma deusa Lua - Jaci”. O deus Sol seria o criador de todos os seres vivos, devido ao Sol ser importante nos processos biológicos da natureza; enquanto a deusa Lua, seria a rainha da noite e dos homens. Segundo a lenda, ela teria sido esposa do poderoso deus “Tupã” (que na língua Tupi, significa trovão).
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Batman, o homem-morcego”, foi criado pelos americanos: “Bob  Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974).



sexta-feira, 15 de novembro de 2024

“Aforismo”


Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, eu sou um aforista. Mas, o que é um aforismo?

Aforismo vem da filosofia grega e significa: “definição”. Aforismo (do grego αφορισμός), é um gênero textual ou uma obra deste gênero caracterizada por frases curtas que contêm uma resolução taxativa de um pensamento. Foi o médico grego “Hipócrates de Cós” [em grego: Ἱπποκράτης] (460 a.C. - 377 a.C.), que utilizou este termo pela primeira vez, por volta de 400 anos a.C.

O aforismo é um gênero textual muito utilizado por nós filósofos, para expressar um pensamento de forma concisa, profunda e didática, e que costuma causar grande impacto, principalmente em questões morais. Os aforismos podem ser usados para verbalizar pensamentos e sentimentos quando não há palavras para definir algo que parece indefinível ou inominável.

A principal diferença entre um aforismo e um provérbio é que um aforismo é criado no contexto de reflexão filosófica e é autoral, enquanto um provérbio tem uma origem popular e quase sempre é “pinçado” de textos.

Um aforismo pode ser: uma máxima que expressa uma regra de conduta ou um preceito moral; uma frase concisa que resume um princípio de alguma ciência ou arte; e também, pode representar uma declaração curta, geralmente de natureza peremptória e densa que traga um significado pessoal e/ou social.

Existe também na literatura, a epígrafe, que é uma frase ou citação curta que se encontra no início de uma obra, introduzindo ou resumindo o tema. A epígrafe pode ser escrita em prosa ou verso, mas, nada tem a ver com aforismo.

 Link da minha página de AFORISMOS autorias e de notórios - FRASES ®DOUG BLOGhttps://frases-dougblog.blogspot.com.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Abbey Road” é uma rua de “Londres, Inglaterra, eternizada no disco homônimo de (1969), dos “Beatles”. A via aparece na capa do último álbum de estúdio dos “Garotos de Liverpool”, retratada pelo fotógrafo escocês: “Iain Stewart Macmillan” (20 de outubro de 1938 - 8 de maio de 2006) e traz: “Sir. Richard Starkey - Ringo Starr” (7 de julho de 1940); “Sir. James Paul McCartney” (18 de junho de 1942); “George Harrison” (25 de fevereiro de 1943 - 29 de novembro de 2001) e “John Winston Ono Lennon” (9 de outubro de 1940 - 8 de dezembro de 1980), atravessando a faixa de pedestres em frente ao “Abbey Road Studios”. * Na arte ®DOUG BLOG aparecem representando os integrantes dos “Beatles”: “Cascão, Cebolinha, Magali e Mônica”, personagens criados pelo cartunista brasileiro: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935).




“The Beatles - Get Back” (1970)

sábado, 9 de novembro de 2024

“Somos Feitos de Metades — Amor Platônico”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, queremos sempre compreender que somos “donos do nosso próprio nariz”, mas, na realidade, somos feitos de metades.

Primeiro, para que a vida possa existir, são necessários o espermatozoide do homem e o óvulo da mulher, para que estas duas metades unidas, possam fazer acontecer o milagre da vida.

Nascemos atados ao cordão umbilical e mesmo quando somos desligados dele, dependemos da nossa metade, do corpo da nossa mãe, que ainda nos nutrirá depois de nos dar a vida.

A natureza também precisa das suas metades para fazer germinar as sementes, que sem um solo fértil, sol e chuva, são apenas grãos inúteis.

Creio que cada um de nós, embora distantes uns dos outros, estamos sempre à procura da outra metade, pois, faz parte da natureza humana teimar em querer encontrar nossa “alma gêmea, mas, o amor não é encontrar nossa cara-metade e sim, é tentar, insistir e no final, até  mesmo falhar nesta busca.

Segundo “Platão”¹, originalmente o ser humano tinha duas faces, quatro braços, quatro pernas e era assim feliz, completo. No entanto, desafiaram os deuses, que os castigaram dividindo-os em dois. Separaram os humanos das suas metades, que de andróginos passaram a ser unos. 

Quando duas metades se encontram, elas se perdem em uma explosão de amizade, amor, paixão e intimidade. Sensações tão extraordinárias que não querem mais se separar. As pessoas sentem um desejo incontrolável de se fundir em uma só carne, porque, é isso que se quer quando se encontra a “alma gêmea”. Antes, éramos completos sozinhos, até encontrar o melhor de nós mesmos em outra pessoa... Pelo menos é nisso que acreditamos, até nos desiludirmos.

O filósofo grego “Platão” alerta-nos que só amamos o que não temos. O objeto do amor está sempre em demanda, mas, sempre ausente. Quando pensamos que o temos, escapa-nos por entre os dedos igual água. 

A nossa preocupação com a origem daquilo que procuramos: o amor, nos joga na cara que a perfeição não existe nem mesmo no amor correspondido. A nossa cara-metade, a nossa “alma gêmea é utópica, ainda que desejemos o que nos falta, pois, adoramos o sofrimento oriundo do “amor platônico”, sempre relatado em canções e poemas: Quem deseja, deseja o que lhe falta, mas, se nada lhe falta, não deseja nada.”²

“Platão” acreditava que o amor é o desejo do belo e do bom e que o sentimento que conduz a alma na direção da verdade é o que aproxima o homem das essências divinas. Para “Platão”, o ato de procriar através do corpo, permite ao homem gerar novas vidas mortais, mas, quando dois espíritos se unem no “amor platônico”, vivenciam uma relação afetiva que transcende o desejo sexual. É um tipo de amor que pode ser intenso, mas, inatingível e que ultrapassa a sua condição mortal.

O certo é que quando nos sentimos inteiros, observamos que só somos completos quando somos feitos de metades.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹-² “Platão” [em grego: Πλάτων] (228/427 a.C. - 348/247 a.C.), foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da “Academia em Atenas”, a primeira instituição de educação superior do mundo.

* “Gatão de Meia-idade” (1986), criação do cartunista brasileiro: “Miguel Paiva” (19 de janeiro de 1950). * Arte inicial animada da postagem ®DOUG BLOG.




“Fábio Jr. — Alma Gêmea” 
(1994)[Ao Vivo]

♫Por você eu tenho feito e faço tudo que puder
Pra que a vida seja mais alegre do que era antes
Tem algumas coisas que acontecem
Que é você quem tem que resolver
Acho graça quando às vezes, louca
Você perde a pose e diz: Foi sem querer.

Quantas vezes no seu canto, em silêncio
Você busca o meu olhar
E me fala, sem palavras, que me ama
Tudo bem, tá tudo certo.

Mas de repente você põe a mão por dentro
E arranca o mal pela raiz
Você sabe como me fazer feliz.

Carne e unha, alma gêmea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade de você.

Carne e unha, alma gêmea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade de “vocês.

Quantas vezes no seu canto, em silêncio
Você busca o meu olhar
E me fala, sem palavras, que me ama
Tudo bem, tá tudo mais ou menos certo.

E de repente você põe a mão por dentro
E arranca o mal pela raiz
Você sabe como me fazer feliz.

Carne e unha, alma gêmea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade de você.

Carne e unha, alma gêmea
Bate coração
As metades da laranja
(caramba que  bonito)
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade de você.

Carne e unha, alma gêmea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade de você.♫
°°°
“Fábio Corrêa Ayrosa Galvão - Fábio Júnior” (21 de novembro de 1953), cantor, compositor e ator brasileiro, que atuou em diversas telenovelas da “Rede Globo”.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

“Mundo Prêt-à-porter”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vivemos em um mundo “Prêt-à-porter”, onde nada é exclusivo, mas, nada também é igual ao que costumava ser. Alimentos orgânicos vindos direto da horta da vovó, agora são raros e muito caros nos supermercados.

Quem nunca se deparou com os inúmeros aditivos químicos alimentares que vêm nas embalagens dos produtos que compramos? Acho que todo mundo já leu: Este produto contém: acidificantes 2.0, acidulantes, intensificadores de sabor, adoçantes artificiais, antioxidantes, conservantes, corantes, nitrato e benzoato de sódio, Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno (BHA e BHT), glutamato monossódico, gordura trans, glútenetc..., é tanta química, que acho mais prudente jogar o alimento fora e ingerir a embalagem.

E para adoçar a vida, como está complicado! O aspartame (ou aspartamo), é um adoçante em pó artificial (químico) criado em (1965), pela empresa americana “G.D. Searle & Company”, para ser um aditivo alimentar utilizado em substituição ao açúcar comum (refinado e cristal), sendo amplamente utilizado em diversos alimentos e bebidas “diet e light”, desde a década de (1980). No entanto, a “Organização Mundial da Saúde - OMS”, classificou o aspartame (considerado até então, um adoçante artificial de baixa caloria e 200 vezes mais doce que o açúcar), como cancerígeno. Existe também a sucralose, um adoçante líquido (capaz de adoçar até 600 vezes mais que o açúcar comum), que aparentemente não faz mal à saúde, mas, a “OMS” também alerta que a absorção deste componente químico no corpo humano, devido ao uso de maneira contínua, inibe as substâncias nutritivas da glicose e altera o funcionamento da insulina, o que pode levar ao diabetes.

No final das contas, tem bromato de potássio no pãozinho francês nosso de todos os dias, peróxido de hidrogênio no leite, serragem misturada no café, balas e gomas de mascar com xarope de milho com alta frutose, picolés com corantes e conservantes, vinho com acidificantes e as videiras recebem muitos pesticidas. Então: “chupa, que é de uva!” - e tente se manter vivo.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
“Snow White and the Seven Dwarfs - Branca de Neve e os Sete Anões” (Estúdios Disney - 1937).

“Mafalda” (1964) - Personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020).



💬 chupa, que é de uva!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)
웃 And the 2025 Oscar for Best International Feature Film goes to...

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.