㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 15 de outubro de 2023

“Uma Andorinha Só Não Faz Verão e a Inteligência Artificial”

Os robôs nunca irão tirar o lugar dos humanos no Mundo. A inteligência, se for artificial, é apenas uma colcha de retalhos, são fragmentos retirados da inteligência falha e limitada dos seres humanos. Em suma, se os robôs não são brinquedos, nada mais são do que uma distração resultante da ansiedade criativa de todos nós, em tentarmos viver felizes sozinhos (ao lado de “engenhocas”) e longe de outras pessoas.

A inteligência artificial que codifica tudo, está deixando as pessoas muito sozinhas com tudo e com todos. Os aplicativos aliados à Web nos deixam conectados com o Mundo e com o nada e assim, entendemos da pior maneira, que até a ausência se transforma em outra forma de solidão e, este talvez seja o motivo maior do abandono.

Especialistas da área de saúde mental, afirmam que a pandemia isolou ainda mais as pessoas. Mas, ao meu ver, a solidão já existia bem antes da “COVID” chegar e assolar o Mundo e, em grande parte, a culpa do isolamento das pessoas, parte dos próprios solitários, que buscam uma perfeição que não poderão encontrar nem diante do espelho. A solidão é e sempre será, uma “embarcação à deriva” que existe em todas as partes do Mundo.

Dizem que para ter amigos basta ter dinheiro no bolso. Eu sou da época que para ter amizades não precisava de muita coisa. O dinheiro atrai pessoas com interesses próprios e não amigos de verdade. Quem cultiva amizades como estas, possui pouca sabedoria.

A dor que a pessoa solitária sente pode nunca deixá-la. A pessoa solitária não tem esperança de nada, ela só quer que a vida seja de outro jeito. Mas, se fosse diferente seria melhor? - não existe uma certeza nisso, pois, mesmo que as coisas mudem, o solitário continua sendo ele mesmo.

A pessoa solitária sente aquele aperto imenso na garganta e no peito, tem vontade de gritar. Às vezes está tudo bem e de repente o Mundo desaba sobre nossas cabeças, mas, o ser taciturno pensa que as coisas ruins da vida só acontecem com ele. E quebrar coisas para aliviar a tristeza, só causará prejuízos materiais e poderá machucar a pessoa solitária.

Porém, o que pode ser feito para resolver alguns dos problemas da solidão e do abandono? Uma pessoas solitária só quer ser mais feliz, ter mais amigos, ter um pouco mais de tudo... Em suma, quer sentir-se notada e, se possível for, ser amada e assim, deixar de provar o amargo sabor do abandono. 

O problema, é que hoje até os jovens estão abandonados (os idosos então, são completamente anulados, quase descartados). O abandono é um crime contra a dignidade humana. O pior, é que às vezes a pessoa solitária não deixa de ter tudo na sua vida... Ela não tem nada e nem ninguém mesmo. Portanto, não é exagero não conseguir ver o que há de bom ao seu redor, pois, não há felicidade e sem se sentir feliz, nada parece funcionar bem.

A pessoa solitária não precisa de remédio, de religião, não precisa de ajuda financeira. O solitário precisa de atenção. Mas, a quem recorrer? - se todo mundo a quem conta suas tristezas, não quer saber e não respeita o tamanho do vazio que ele (solitário), sente.

Sentir-se melancólico é o “mal do século”¹, porque, os solitários só têm realmente a si mesmos. Perdidos, isolados, esquecidos, maltratados, mudos no que dizem, residem dentro de si mesmos e dessa maneira, os solitários perdem suas forças.

Encontrar uma maneira de desabafar é útil, pois, não é necessário tanto sofrimento. Mas, o solitário faz monólogo, fala sozinho, murmura, xinga e nada o alivia.

O solitário não quer presenças oportunistas, “visita de médico”, ele espera que apareça milagrosamente alguém constante, algum afago, mas, infelizmente, isso quase nunca (ou nunca), acontece e a cura da melancolia do solitário não existe.

O pior de tudo, é que quem está do lado de fora do abandono e da solidão, acredita que o solitário se vitimiza, que se faz de coitadinho e, atitudes assim, só tornam o solitário ainda mais isolado socialmente.

Mas, um ser solitário não tem família? Sim, todos temos família, porém, as pessoas solitárias já perderam até suas referências familiares, seus laços mais íntimos.

Com o passar do tempo, as pessoas solitárias chegam a aceitar sua angústia, como se fosse um “coleção de vazios” que acontecem todos os dias. O problema é que o abandono virou “figurinha repetida” e “figurinha repetida” não completa álbum, porque, uma pessoa sozinha não tem poder de influência suficiente para promover uma nova definição em uma situação de abstração, pois, como dizem: Uma andorinha só não faz verão.
°°°
* Arte inicial animada da postagem ®DOUG BLOG: “The Simpsons” - autor: “Matt Groening” (15 de fevereiro de 1954).
°°°
¹ Mal do século - Mal du siècle”, é uma expressão, originária de Chateaubriand - França, utilizada como um tópico literário, referente à crise de crenças de valores pessoais e sociais, na Europa no século XIX.




“Abandono” (1979)
“Roberto Carlos Braga” (19 de abril de 1943)

♫Se voltar não faça espanto, 
Cuide apenas de você
Dê um jeito nessa casa, 
Ela é nada sem você
Regue as plantas na varanda, 
Elas devem lhe dizer
Que eu morri todos os anos, 
Quando esperei você.

Se voltar não me censure, 
Eu não pude suportar
Nada entendo de abandono, 
Só de amor e de esperar
Olhe bem pelas vidraças, 
Elas devem lhe mostrar
Os caminhos do horizonte
Onde eu fui lhe procurar.

Não repare na desordem, 
Dessa casa quando entrar
Ela diz tudo que eu sinto, 
De tanto lhe esperar.♫
°°°
* “Abandono” é uma canção do final dos anos (1970), de autoria do cantor e compositor brasileiro: “Ivor Lancellotti” (30 de março de 1945). 

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).