Nascido: “Renato Manfredini Júnior”, no dia (27 de março de 1960). Falecido: “Renato Russo” no dia (11 de outubro de 1996). Este célebre cantor, poeta e compositor brasileiro, não tinha compromisso com nada, nem mesmo com a sua arte, que “abandonou” aos 36 anos, numa espécie de “aborto elétrico”¹, pois, desperdiçou boa parte da sua vida, por um idealismo próprio, guiado por uma “Legião Urbana”² de jovens da sua época.
Mas, esta postagem do ®DOUG BLOG, não é uma biografia da vida de “Renato Russo”. Não vou entrar no mérito se ele era “heterossexual, bissexual, pansexual” (como ele dizia ser). Nem quero saber se ele era um bêbado e drogado louco, se era um gênio ou um “babaquinha de classe média alta, de Brasília”, que fez sucesso com a música.
O que sei, é que alguns amam e outros tantos odeiam “Renato Russo”, pois, cada um possui (a sua maneira), uma visão quase sempre distorcida sobre os outros.
Agora, uma coisa é certa, “Renato Russo” foi um grande poeta das relações humanas, um compositor excepcional, que narrou em suas letras, as misérias políticas e sociais. E tudo que disse sobre “Brasília”, sobre a política do “Brasil”, anos atrás, continua do mesmo jeito hoje, ou até pior do que era antes.
Renato não era fluente em outros idiomas, mas, aplicado em escutar e conseguir reproduzir melodias, bebeu até na fonte das canções em inglês e italiano.
Porém, quando “Renato” concedia entrevistas, ele só não descia do “Scarpin”, pois, nunca usou sapatos femininos de salto alto. Mas, algumas frases ditas aqui e em outras entrevistas, vamos combinar, faziam parecer que “Renato Russo”, tinha um “sapato na boca”, soltando chutes contra tudo e contra todos, pois se “Renato” não suportava hipocrisia, “polimento” também não era o seu forte.
[ENTREVISTA]
Sobre Qualidade Musical:
💬 “Censura, não. Nunca! Tudo bem, as pessoas têm o direito de se expressar... Mas, ‘mulher é tudo vaca’ é o cúmulo!” — Esta resposta, “Renato Russo” deu, com relação a música/paródia: “Mãe é Mãe” (1997), do grupo de humor brasileiro dos anos (1990), “Casseta & Planeta”.
💬 “Queria ter gravado uns chorinhos em inglês, falando mal de todo mundo!”
Sobre as Pessoas:
💬 “Broxante, para mim, é a estupidez, é a pretensão!”
💬 “Ora bolas, nós estamos numa sociedade que tem 60% de analfabetos. Eu prefiro falar numa linguagem simples, mas, dizendo coisas que realmente me são caras, preciosas, tipo: ‘Disseste que se tua voz fosse igual à imensa dor que sentes, teu grito acordaria não só a tua casa, mas, a vizinhança inteira’. Isso poderia ter sido escrito há dois mil anos, como pode ter sido escrito agora. Daqui a dois mil anos, ainda vai existir vizinhança!”
💬 “O que a gente precisa é de decência, sabedoria, comida e trabalho para as pessoas. E foda-se o resto. Eu não falo isso demagogicamente. Eu não preciso mentir, eu nunca menti. Quer dizer, eu já menti aqui e ali, mas, não é aquela coisa: ‘Oh, ele é falso... Ele atira em sua própria gente, para provar que não é um deles’. Isso tudo está voltando, a gente está no fim dos tempos!”
Sobre Brasília e Política:
💬 “Eu conheço a capital das drogas... Das drogas, dos suicídios e dos político corruptos... Mas, tudo bem, não vamos falar mal de Brasília!”
💬 “Olha, a ignorância é vizinha da maldade. Isso é batata. Mas, o que está acontecendo no Brasil, eu acho que talvez seja o último estágio. Isso vem desde o descobrimento do Brasil. Para cá vieram ladrões, loucos, presos políticos, entendeu? Essa corja está aí até hoje. O povo, mesmo, está todo mundo ciente disso!”
💬 “Nós já cantamos o caos, a situação desesperadora do país. E, agora, o que resta? O caos continua aí!”
💬 “Eu estava lendo Brecht³, depois de anos. Gente, aquilo lá parece que foi um garoto da (UnB - Universidade de Brasília), que escreveu. Mas, batata, está tudo lá! Tem uma frase que diz: ‘Quando os governos começam a dizer que não vai ter guerra, é porque a guerra já está acontecendo!’”
💬 “A maior agressão para um jovem é morar em Brasilia, você vê todas aquelas coisas acontecendo no Planalto, no Congresso e não pode fazer nada!”
Sobre Homossexualismo e Sexo:
💬 “O pessoal da autoajuda é uma coisa fabulosa. Lembro que frequentei reuniões do Grupo Arco-Íris, formado por gays e era muito bom ver que as pessoas se reúnem porque têm um problemas em comum e a vontade de vencê-los!”
💬 “Você sabe, não é legal falar isto, mas, quem é realmente saudável tem menos possibilidade de contrair AIDS. Não faço mais as loucuras que fazia antigamente. E têm certas coisas que caem na área da dúvida, como sexo oral, por exemplo!”
💬 “No Brasil, não dá mesmo pra separar homossexual de heterossexual, porque todo mundo sabe que brasileiro adora uma bunda e sexo anal!”
💬 “O ato sexual não tem nada a ver com sua opção. Tanto é que eu tive um filho e namorei mulheres!”
💬 “Não acredito que uma pessoa tenha definição de sua vida sexual até os 25 anos. A pessoa não está formada. Para mim, é absolutamente normal!”
💬 “Eu estou evitando remédio. O melhor remédio hoje em dia, para mim, é sexo, amor e saúde!”
💬 “O modelo hétero oprime as pessoas. Está na hora de se respeitar os direitos dos que têm sensibilidade diferente!”
💬 “Eu sempre gostei de meninos, eu gosto de meninas também, mas, eu gosto de meninos. Então, como é que não é natural?”
Sobre Filhos, Jovens e Drogas:
💬 “Giuliano (filho de ‘Renato Russo’), precisa de uma boa base, porque na nossa sociedade não existe espaço para uma criança filha de um roqueiro gay. Nós não temos um padrão de comportamento de pai e filho, mas, temos uma dose de disciplina e respeito muito grande!”
💬 “O jovem é jovem desde que o mundo é mundo. O que eu acho um crime é a falta de perspectivas para o jovem no Brasil, pois, nem companhia legal para fumar maconha o jovem encontra!”
💬 “Assumo que bebo: se eu não tiver uma ou duas doses, não saio de casa, nem subo num palco!”
💬 “Evite a primeira dose. Eu sempre fui alcoólatra. Eu tenho amigos alcoólatras e vejo o processo dessas pessoas!”
💬 “Cigarro é foda! Eu estou tentando parar, mas, não consigo: eu adoro. Além de ser um viciado, eu gosto!”
Sobre Ele Mesmo e o Futuro:
💬 “Vou escrever um livro quando chegar aos 50 anos. No fundo, quero ser imortal!” — “Renato Russo” não chegou aos 50 anos - morreu com 36 anos - e nunca chegou a escrever este livro.
💬 “Eu sou um monstro, não é? Eu sou arrogante, egoísta, ambicioso, pedante... Ah, eu me acho o máximo! Afinal, ‘amar o próximo é tão demodè...’”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Aborto Elétrico” foi o nome da primeira banda “Punk” de “Renato Russo”.
² “Legião Urbana” foi a banda de “Rock” que fez “Renato Russo” ficar famoso no “Brasil” e no Mundo.
³ “Bertold Brecht” (10 de fevereiro de 1898 - 14 de agosto de 1956), dramaturgo e poeta alemão.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).