Respeitável público do ®DOUG BLOG... “Ladies and gentlemen”..., vamos para a primeira rodada de 20 ditados populares em (2026), elevando o total agora para 340 já apresentados aqui na minha página da blogosfera.
321- A expressão “A fé move montanhas”, significa que para quem tem fé genuína em Deus, nada é impossível. Na Bíblia, “Jesus”, prometeu que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda, seremos capazes de mover montanhas. O grão de mostarda representa uma fé pequena, mas, que cresce até se tornar uma grande árvore. A expressão “mover montanhas” pode significar: investir no bem para vencer o mal; ter a firmeza dos mártires; denunciar injustiças; ser capaz de fazer muito com pouco; promover o diálogo e a reconciliação; acreditar no amor. A palavra “montanha” vem do latim “montanea” e é um lugar onde o sagrado e o profano se manifestam. Dizer que “a fé move montanhas”, significa que nada é impossível para aqueles cuja confiança está verdadeiramente estabelecida. Porém, esta expressão como mencionei é baseada naqueles que têm fé genuína em um Deus onipotente, onipresente e onisciente, sendo também o lar dos deuses mitológicos, pois, “a fé move montanhas”, nos remete ao mitológico “Monte Olimpo, o Panteão Grego”. No entanto, o “Partenon” e outras construções da “Acrópole Grega” existem e são um dos sítios arqueológicos mais visitados da “Grécia”. Em outras palavras, o “Monte Olimpo” se tornou realidade, tendo a montanha sido movida da mitologia.
322- Em tempos de escassez de dinheiro, toda vez que encontramos um produto “A preço de banana”, temos a certeza de que pagaremos pouco por aquele bem que tanto desejamos. Por isso a expressão: “a preço de banana”, é usada quando você quer dizer que algo está “barato”, que você poderá comprar sem gastar muito, pois, a banana é um fruto que cresce facilmente em vários tipos de solo e se adapta a vários climas, porque, é de origem tropical. E a banana cresce em pencas com grandes quantidades de frutos.
323- “Abraço de tamanduá”. A palavra tamanduá vem da língua Tupi (tá-monduá) e é o nome de um caçador de formigas. Um pequeno mamífero sem dentes, que não parece representar muito perigo para ninguém. Ledo engano. Não é à toa que o “abraço de tamanduá” passou a significar um abraço de um falso amigo. Quando o animal vê um inimigo, ele se levanta sobre as patas traseiras e abre as patas dianteiras para este suposto abraço. Assim, diante de uma recepção tão calorosa, o inimigo se aproxima, é então que o tamanduá se revela: ele abraça a vítima e crava suas garras em suas costas até a morte.
324- O termo “Amizade-colorida” e/ou “Amigos com benefícios”, se refere a pessoas que têm relacionamentos românticos e sexuais com outras pessoas, geralmente temporários, sem qualquer compromisso de estabilidade ou fidelidade. Estas pessoas podem até ser casadas. Em outras palavras, a “amizade-colorida”, diferentemente da amizade tradicional, é uma relação aberta que envolve contato físico, troca de carícias e sexo, havendo uma certa cumplicidade entre os envolvidos que gostam de ter e dar prazer, mas, que não gostam de viver juntos.
325- “Arranca-rabo”, é uma expressão que se refere a uma grande discussão ou briga envolvendo muitas pessoas. É uma situação conflituosa entre indivíduos; uma forte desavença. A origem da expressão remonta às batalhas de outrora, quando cortar o rabo do cavalo de um inimigo era visto como um feito digno dos maiores guerreiros. Esta estranha mania chegou a “Portugal e ao Brasil”. Aqui, os cangaceiros aderiram à prática e começaram a cortar o rabo do gado nas fazendas, como forma de humilhar os donos. Esta prática, no entanto, teve origem com os indígenas, que escalpelavam seus opositores, prisioneiros e mortos, nas batalhas.
326- “Casca de bala”, não chega a ser um ditado popular; está mais para uma gíria que se popularizou para definir um amigo próximo, um parceiro, alguém leal. Não tem nada a ver com a bala que sai da arma de fogo, sendo a casca, a cápsula, mas sim, está associada com a embalagem que envolve uma pequena goma doce e colorida de vários sabores artificiais, tão apreciado por todos.
327- A expressão “Dar o próprio sangue”, é usada ambiente de trabalho, para representar o comprometimento, a dedicação e o esforço de alguém em prol de um objetivo comum. É um importante símbolo de pertencimento para o funcionário. A expressão também pode significar o generoso ato de doar sangue, um gesto de solidariedade e altruísmo que pode salvar vidas.
328- “Escracho”, é um substantivo masculino de dois gêneros: 1. Ato ou efeito de escrachar. - 2. Retrato tirado pela polícia. Informalmente, ser alguém “escrachado”, é ser uma pessoa depravada, muito desleixada, ou desarrumada. Ou seja, é uma palavra com vários significados dependendo de como é colocada na boca do povo.
329- “Espírito de porco”. Esta expressão designa uma pessoa inconveniente, atrapalhada, chata, incômoda. No “Brasil Colônia”, os escravos faziam todo tipo de trabalho, mas, tinham verdadeiro pavor de abater porcos. A crença popular dizia que os espíritos suínos atormentavam seus algozes durante à noite, porque, os porcos, ao serem abatidos, emitem guinchos e grunhidos muito altos e, este som permanecia na mente dos escravos como se fossem lamúrios.
330- O ditado popular: “Há males que vêm para o bem” ou “Tem males que vêm para o bem”, possui um significado direto e simples, relacionando-se a um evento aparentemente ruim que pode representar algo bom no futuro. É também uma expressão de otimismo e encorajamento, nos incentivando a encontrar o lado bom nos eventos negativos, mantendo sempre a esperança, pois, o que parece desfavorável hoje, pode abrir caminho para algo melhor, ou nos tornar mais fortes e resilientes no futuro. Quem repete esta expressão certamente encara a vida com otimismo. A ideia por trás deste ditado popular, é que toda situação, mesmo uma muito ruim, pode ter uma consequência positiva, como aquele profissional que foi demitido e, logo depois, encontrou o emprego dos sonhos; ou uma mulher que terminou com um namorado muito ciumento e finalmente encontrou “sua metade da maçã”... Embora, como eu sempre digo, em um relacionamento, o melhor é poder encontrar uma “maçã inteira”.
331- Quem nunca ouviu dizer que o “Fulano” faleceu e “foi para a cucuia”. Esta expressão teve origem no “Rio de Janeiro”, no bairro da “Ilha do Governador - Cacuia”. Quando um morador da região morria, familiares e conhecidos diziam que a pessoa ia para o “Cemitério da Cacuia”. A tradição oral, sabe-se lá por quê? - transformou “Cacuia” em “cucuia”, passando o morto “ir para a Cucuia”.
332- A expressão “Lusco-fusco”, representa o momento de transição entre o dia e a noite; o crepúsculo da tarde; o anoitecer; o crepúsculo da manhã e o alvorecer. Alguns estudiosos, “filólogos latinistas”, dizem que “lusco-fusco” vem do latim, mas, no latim “lux quæ fugit” significa: “luz que foge”, portanto, não se aplica ao nascer do Sol. De forma pejorativa, “lusco-fusco” refere-se a algo um tanto opaco e desbotado.
333- A expressão “Não cozinha na primeira água”, é um regionalismo do “Nordeste” brasileiro (usado principalmente no “Ceará”), que se refere a alguém que já não é mais jovem, semelhante a certos alimentos que precisam ficar de molho por algumas horas antes de serem cozidos, caso contrário, ficam duros.
334- A expressão “Não fazer mal a uma mosca”, é bastante popular e refere-se a alguém bondoso, que se preocupa com as pessoas, com os animais, com a natureza. Alguém que é incapaz de fazer mal a quem quer que seja.
335- O dito popular: “O circo só pega fogo quando damos confiança ao palhaço” ou “O circo só pega fogo quando a gente confia no palhaço”, significa que o espetáculo só acontece quando o público gosta do humor do palhaço, já que o palhaço é um artista essencial para o circo, pois, ele cria um ambiente de diversão e alegria, ajudando a entreter o público. Os palhaços usam técnicas de comédia, como mímica, improvisação, música e atuação junto a plateia. A figura do palhaço representa a mistura de ingenuidade e esperteza, que simboliza a incapacidade humana de acertar, mesmo quando tenta fazer o que considera ser o correto. O problema é que algumas pessoas sofrem de “Coulrofobia”¹ e têm pavor de palhaços.
336- A expressão: “O roto falando do esfarrapado” ou a similar: “O sujo falando do mal lavado”, refere-se a alguém que, intencionalmente ou não, incita os outros a reagirem ignorando as regras (fazendo o mesmo) e depois os acusa de incivilidade. Esta expressão também pode ser usada para descrever alguém que acusa os outros de conduta maliciosa e “mente para si mesmo”, porque, é ele/ela, que está agindo de tal maneira.
°°°
* Texto do cartaz: SER POBRE DEVE SER UMA 💩
337- “Pôr fogo na canjica”, é uma expressão informal do “Brasil” que significa: apressar as coisas, ficar animado, entusiasmado, agitado, causando grande confusão. Indica que algo deve ser feito rapidamente ou sem hesitação.
338- Embora os pernilongos adorem chupar o sangue humano e os morcegos o sangue dos animais, a expressão “Sangue do meu sangue”, nada tem a ver com isso, é um ditado simples, que refere-se a pessoas da mesma família. Pode estar também associada ao senso comum, onde o sangue representa à vida e à morte.
339- “Sem eira, nem beira”, é uma expressão que se refere a uma pessoa sem dinheiro e sem juízo. Em outros tempos, “eira” era um espaço de terra batida ou cimento, perto das casas, onde frutas e cereais eram limpos e secos. Possuir uma “eira” significava ser proprietário e produtor, ou seja, possuir riquezas. “Beira” é o nome dado à parte saliente do telhado que sobressai da parede e serve de proteção contra a chuva. Quem tinha “eira e beira” eram pessoas com posses, dinheiro e cultura. Quem ficava “sem eira nem beira”, eram os menos abastados e cultos.
340- A expressão “Ser dono do seu próprio nariz”, significa tanto sentir-se auto-suficiente para tomar as suas decisões, como também pode significar não querer ouvir os conselhos dos outros. Ou seja, “ser dono do próprio nariz”, é uma “faca de dois gumes”, pois, a autossuficiência pode ser considerada por muitos como arrogância. “Ser dono do seu próprio nariz”, pode tornar alguém prisioneiro do que diz e pensa, e isso pode ser prejudicial porque, se fechar para as opiniões alheias, viver apenas de acordo com os próprios pensamentos, pode tornar a pessoa insuportável e antipática.
°°°
* 💬 Seja dono do próprio nariz!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* No ditado popular n° 221, aparece a arte ®DOUG BLOG: “Jesus” [em hebraico: ישוע] (7–2 a.C. – 33 d.C.).
¹ Há pessoas que têm medo de tudo: baratas, dentistas, aviões, criminosos, elevadores e até de palhaços. Cada uma dessas fobias tem um nome específico: “Coulrofobia” é um destes nomes, termo usado para descrever o medo de palhaços. Quem sofre de “Coulrofobia” pode sentir grande desconforto ao ver um palhaço no palco. Aliás, algumas pessoas chegam a apresentar ansiedade, sudorese excessiva e até palpitações na presença de um palhaço.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Gran%20Circus%20Brasil).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20A%20F%C3%A9%20Move%20Montanhas).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20A%20Pre%C3%A7o%20de%20Banana).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Abra%C3%A7o%20de%20Tamandu%C3%A1).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Amizade-Colorida).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Arranca-rabo).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Casca%20de%20Bala).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Dar%20o%20Pr%C3%B3prio%20Sangue).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Escracho).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Esp%C3%ADrito%20de%20Porco).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20H%C3%A1%20Males%20Que%20V%C3%AAm%20Para%20o%20Bem).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Ir%20Para%20a%20Cucuia).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Lusco-fusco).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20N%C3%A3o%20Cozinha%20na%20Primeira%20%C3%81gua).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20N%C3%A3o%20Fazer%20Mal%20a%20Uma%20Mosca).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20O%20Circo%20S%C3%B3%20Pega%20Fogo%20-%20Palha%C3%A7o).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20O%20Roto%20Falando%20do%20Esfarrapado).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20P%C3%B4r%20Fogo%20na%20Canjica).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Sangue%20do%20Meu%20Sangue).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Sem%20Eira%20Nem%20Beira).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ditados%20Populares%20-%20Dono%20do%20Pr%C3%B3prio%20Nariz).png)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Doa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Sangue).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Extra!%20Extra!).png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!