㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! | © 2026 | Jornalista Douglas Melo | ® ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 17 de janeiro de 2026

“Ditados Populares — Parte 17”

Respeitável público do ®DOUG BLOG... “Ladies and gentlemen”...vamos para a primeira rodada de 20 ditados populares em (2026), elevando o total agora para 340 já apresentados aqui na minha página da blogosfera.

321- A expressão “A fé move montanhas”, significa que para quem tem fé genuína em Deus, nada é impossível. Na Bíblia, “Jesus”, prometeu que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda, seremos capazes de mover montanhas. O grão de mostarda representa uma fé pequena, mas, que cresce até se tornar uma grande árvore. A expressão “mover montanhas” pode significar: investir no bem para vencer o mal; ter a firmeza dos mártires; denunciar injustiças; ser capaz de fazer muito com pouco; promover o diálogo e a reconciliação; acreditar no amor. A palavra “montanha” vem do latim “montanea” e é um lugar onde o sagrado e o profano se manifestam. Dizer que “a fé move montanhas”, significa que nada é impossível para aqueles cuja confiança está verdadeiramente estabelecida. Porém, esta expressão como mencionei é baseada naqueles que têm fé genuína em um Deus onipotente, onipresente e onisciente, sendo também o lar dos deuses mitológicos, pois, “a fé move montanhas”, nos remete ao mitológico “Monte Olimpo, o Panteão Grego”. No entanto, o “Partenon” e outras construções da “Acrópole Grega” existem e são um dos sítios arqueológicos mais visitados da “Grécia”. Em outras palavras, o “Monte Olimpo” se tornou realidade, tendo a montanha sido movida da mitologia.

322- Em tempos de escassez de dinheiro, toda vez que encontramos um produto “A preço de banana”, temos a certeza de que pagaremos pouco por aquele bem que tanto desejamos. Por isso a expressão: “a preço de banana”, é usada quando você quer dizer que algo está “barato”, que você poderá comprar sem gastar muito, pois, a banana é um fruto que cresce facilmente em vários tipos de solo e se adapta a vários climas, porque, é de origem tropical. E a banana cresce em pencas com grandes quantidades de frutos.

323- “Abraço de tamanduá”. A palavra tamanduá vem da língua Tupi (tá-monduá) e é o nome de um caçador de formigas. Um pequeno mamífero sem dentes, que não parece representar muito perigo para ninguém. Ledo engano. Não é à toa que o “abraço de tamanduá” passou a significar um abraço de um falso amigo. Quando o animal vê um inimigo, ele se levanta sobre as patas traseiras e abre as patas dianteiras para este suposto abraço. Assim, diante de uma recepção tão calorosa, o inimigo se aproxima, é então que o tamanduá se revela: ele abraça a vítima e crava suas garras em suas costas até a morte.

324- O termo “Amizade-colorida” e/ou “Amigos com benefícios”, se refere a pessoas que têm relacionamentos românticos e sexuais com outras pessoas, geralmente temporários, sem qualquer compromisso de estabilidade ou fidelidade. Estas pessoas podem até ser casadas. Em outras palavras, a “amizade-colorida”, diferentemente da amizade tradicional, é uma relação aberta que envolve contato físico, troca de carícias e sexo, havendo uma certa cumplicidade entre os envolvidos que gostam de ter e dar prazer, mas, que não gostam de viver juntos.

325- “Arranca-rabo”, é uma expressão que se refere a uma grande discussão ou briga envolvendo muitas pessoas. É uma situação conflituosa entre indivíduos; uma forte desavença. A origem da expressão remonta às batalhas de outrora, quando cortar o rabo do cavalo de um inimigo era visto como um feito digno dos maiores guerreiros. Esta estranha mania chegou a “Portugal e ao Brasil”. Aqui, os cangaceiros aderiram à prática e começaram a cortar o rabo do gado nas fazendas, como forma de humilhar os donos. Esta prática, no entanto, teve origem com os indígenas, que escalpelavam seus opositores, prisioneiros e mortos, nas batalhas.

326- “Casca de bala”, não chega a ser um ditado popular; está mais para uma gíria que se popularizou para definir um amigo próximo, um parceiro, alguém leal. Não tem nada a ver com a bala que sai da arma de fogo, sendo a casca, a cápsula, mas sim, está associada com a embalagem que envolve uma pequena goma doce e colorida de vários sabores artificiais, tão apreciado por todos.

327- A expressão “Dar o próprio sangue”é usada ambiente de trabalho, para representar o comprometimento, a dedicação e o esforço de alguém em prol de um objetivo comum. É um importante símbolo de pertencimento para o funcionário. A expressão também pode significar o generoso ato de doar sangue, um gesto de solidariedade e altruísmo que pode salvar vidas.

328- “Escracho”, é um substantivo masculino de dois gêneros: 1. Ato ou efeito de escrachar. - 2. Retrato tirado pela polícia. Informalmente, ser alguém “escrachado”, é ser uma pessoa depravada, muito desleixada, ou desarrumada. Ou seja, é uma palavra com vários significados dependendo de como é colocada na boca do povo.

329- “Espírito de porco”Esta expressão designa uma pessoa inconveniente, atrapalhada, chata, incômoda. No “Brasil Colônia”, os escravos faziam todo tipo de trabalho, mas, tinham verdadeiro pavor de abater porcos. A crença popular dizia que os espíritos suínos atormentavam seus algozes durante à noite, porque, os porcos, ao serem abatidos, emitem guinchos e grunhidos muito altos e, este som permanecia na mente dos escravos como se fossem lamúrios. 

330- O ditado popular: “Há males que vêm para o bem” ou “Tem males que vêm para o bem”, possui um significado direto e simples, relacionando-se a um evento aparentemente ruim que pode representar algo bom no futuro. É também uma expressão de otimismo e encorajamento, nos incentivando a encontrar o lado bom nos eventos negativos, mantendo sempre a esperança, pois, o que parece desfavorável hoje, pode abrir caminho para algo melhor, ou nos tornar mais fortes e resilientes no futuro. Quem repete esta expressão certamente encara a vida com otimismo. A ideia por trás deste ditado popular, é que toda situação, mesmo uma muito ruim, pode ter uma consequência positiva, como aquele profissional que foi demitido e, logo depois, encontrou o emprego dos sonhos; ou uma mulher que terminou com um namorado muito ciumento e finalmente encontrou “sua metade da maçã”... Embora, como eu sempre digo, em um relacionamento, o melhor é poder encontrar uma “maçã inteira”. 

331- Quem nunca ouviu dizer que o Fulano faleceu e “foi para a cucuia”. Esta expressão teve origem no “Rio de Janeiro”, no bairro da “Ilha do Governador - Cacuia”. Quando um morador da região morria, familiares e conhecidos diziam que a pessoa ia para o “Cemitério da Cacuia”. A tradição oral, sabe-se lá por quê? - transformou “Cacuia” em “cucuia”, passando o morto “ir para a Cucuia”

332-  A expressão “Lusco-fusco”, representa o momento de transição entre o dia e a noite; o crepúsculo da tarde; o anoitecer; o crepúsculo da manhã e o alvorecer. Alguns estudiosos, “filólogos latinistas”, dizem que “lusco-fusco” vem do latim, mas, no latim “lux quæ fugit” significa: “luz que foge”, portanto, não se aplica ao nascer do Sol. De forma pejorativa, “lusco-fusco” refere-se a algo um tanto opaco e desbotado.

333- A expressão “Não cozinha na primeira água”, é um regionalismo do “Nordeste” brasileiro (usado principalmente no “Ceará”), que se refere a alguém que já não é mais jovem, semelhante a certos alimentos que precisam ficar de molho por algumas horas antes de serem cozidos, caso contrário, ficam duros.

334- A expressão “Não fazer mal a uma mosca”, é bastante popular e refere-se a alguém bondoso, que se preocupa com as pessoas, com os animais, com a natureza. Alguém que é incapaz de fazer mal a quem quer que seja.

335- O dito popular: “O circo só pega fogo quando damos confiança ao palhaço” ou “O circo só pega fogo quando a gente confia no palhaço”, significa que o espetáculo só acontece quando o público gosta do humor do palhaço, já que o palhaço é um artista essencial para o circo, pois, ele cria um ambiente de diversão e alegria, ajudando a entreter o público. Os palhaços usam técnicas de comédia, como mímica, improvisação, música e atuação junto a plateia. A figura do palhaço representa a mistura de ingenuidade e esperteza, que simboliza a incapacidade humana de acertar, mesmo quando tenta fazer o que considera ser o correto. O problema é que algumas pessoas sofrem de “Coulrofobia”¹ e têm pavor de palhaços.

336- A expressão: “O roto falando do esfarrapado” ou a similar: “O sujo falando do mal lavado”refere-se a alguém que, intencionalmente ou não, incita os outros a reagirem ignorando as regras (fazendo o mesmo) e depois os acusa de incivilidade. Esta expressão também pode ser usada para descrever alguém que acusa os outros de conduta maliciosa e “mente para si mesmo”, porque, é ele/ela, que está agindo de tal maneira.
°°°
* Texto do cartaz: SER POBRE DEVE SER UMA 💩

337-  “Pôr fogo na canjica”, é uma expressão informal do “Brasil” que significa: apressar as coisas, ficar animado, entusiasmado, agitado, causando grande confusão. Indica que algo deve ser feito rapidamente ou sem hesitação.

338- Embora os pernilongos adorem chupar o sangue humano e os morcegos o sangue dos animais, a expressão “Sangue do meu sangue”, nada tem a ver com isso, é um ditado simples, que refere-se a pessoas da mesma família. Pode estar também associada ao senso comum, onde o sangue representa à vida e à morte. 

339- “Sem eira, nem beira”, é uma expressão que se refere a uma pessoa sem dinheiro e sem juízo. Em outros tempos, “eira” era um espaço de terra batida ou cimento, perto das casas, onde frutas e cereais eram limpos e secos. Possuir uma “eira” significava ser proprietário e produtor, ou seja, possuir riquezas. “Beira” é o nome dado à parte saliente do telhado que sobressai da parede e serve de proteção contra a chuva. Quem tinha “eira e beira” eram pessoas com posses, dinheiro e cultura. Quem ficava “sem eira nem beira”, eram os menos abastados e cultos.

340- A expressão “Ser dono do seu próprio nariz”, significa tanto sentir-se auto-suficiente para tomar as suas decisões, como também pode significar não querer ouvir os conselhos dos outros. Ou seja, “ser dono do próprio nariz”, é uma “faca de dois gumes”, pois, a autossuficiência pode ser considerada por muitos como arrogância. “Ser dono do seu próprio nariz”, pode tornar alguém prisioneiro do que diz e pensa, e isso pode ser prejudicial porque, se fechar para as opiniões alheias, viver apenas de acordo com os próprios pensamentos, pode tornar a pessoa insuportável e antipática.
°°°
* 💬 Seja dono do próprio nariz!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
No ditado popular n° 221, aparece a arte ®DOUG BLOG: “Jesus” [em hebraico: ישוע] (7–2 a.C. – 33 d.C.).

¹ Há pessoas que têm medo de tudo: baratas, dentistas, aviões, criminosos, elevadores e até de palhaços. Cada uma dessas fobias tem um nome específico: “Coulrofobia é um destes nomes, termo usado para descrever o medo de palhaços. Quem sofre de “Coulrofobia pode sentir grande desconforto ao ver um palhaço no palco. Aliás, algumas pessoas chegam a apresentar ansiedade, sudorese excessiva e até palpitações na presença de um palhaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG | ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG | ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960) e “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foram criadas em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.