㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! | © 2026 | Jornalista Douglas Melo | ® ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 25 de janeiro de 2026

“O Crush Esquecido”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, a Internet está se tornando profissão de gente desocupada. Existem mais “influencers, nas Redes que professoras/professores em sala de aula. É uma luta injusta entre docentes, discentes e “indecentes”.

Com todo o respeito aos nossos influenciadores digitais, que se dedicam a nos mostrar diariamente suas vidas perfeitas, seus cafés da manhã gourmet, seus pratos de comida em restaurantes da moda, seus treinos em academias de luxo e seus passeios dirigindo carros importados (sendo que dirigir e usar o celular é uma infração de trânsito gravíssima)... Tudo isso justifica meu post irônico sobre estas pessoas que sofrem da síndrome do “milhão de seguidores e memória zero”.

A cena se repete: alguém está no shopping, no supermercado, na fila da pipoca do cinema, no restaurante ou até mesmo na rua e, encontra aquela velha conhecida, aquela pessoa que, por algum motivo, foi “seu crush”¹ e agora domina a Internet e tem mais seguidores que a população de Pouso Alegre, cidade do interior de Minas Gerais”, terra natal da minha querida amiga Larissa².

A expectativa é de um reencontro caloroso. Você já prepara um sorriso e diz: “Olá, quanto tempo, né?” — mas, antes que a palavra “tempo” saia da sua boca, ela te olha com uma expressão vazia, seus olhos (com lentes de contato azuladamente artificiais), percorrem seu rosto como se examinassem um par de “Scarpin” de R$ 3.000,00, na prateleira de uma sapataria de grife... E o pior, a busca pelo teu nome, que está guardado em alguma gaveta repleta de purpurina, dentro da memória (desmemoriada), dela. É inútil, seu “Crush” não lembra mesmo de ti. E, no fim das contas, ela desiste de tentar lembrar e meio sem graça diz: “Oi, querido, como vai?” — e depois segue em frente com a cara enfiada na tela luminosa de um “Smartphone” cheio de parangolés³.

Sabemos que viver e conviver com esta gente das mídias digitais (pessoas tão ocupadas), com milhares de comentários para (NÃO) responder, cenas para capturar e fotos e vídeos para editar e lives para se dedicar, torna uma amizade presencial quase impossível. O algoritmo é implacável e a popularidade é um trabalho em tempo integral. Talvez suas mentes estejam tão ocupadas processando a próxima “dancinha do TikTok”, que não haja espaço para trivialidades como o nome do antigo colega de escola, pois, “influenciadores digitais” precisam monetizar.

A solução? - da próxima vez que encontrar um destes mestres da Web, apresente-se novamente, mas, de forma criativa. Em vez de dizer: “Oi, eu sou o Fulano de Tal, lembra? Nós namoramos no ensino médio”; diga: “Oi, eu sou o Fulano de Tal, sou seu seguidor número: 1.234.56789”. Afinal, a memória desta gente parece ser formatada para números, não para nomes. E para fotos, é claro... Para muitas fotos inúteis que nunca serão impressas e vivem nas nuvens”, seja lá, onde está tal nuvem online esteja?!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
A principal diferença de um LOGARITMO para um ALGORITMO, é que um logaritmo é uma operação matemática que representa um expoente, enquanto um algoritmo é um conjunto de instruções ou passos finitos para resolver um problema ou executar uma tarefa, seja computacional ou não. Em resumo: logaritmo é um cálculo, e algoritmo é uma receita ou processo passo a passo. 

¹ “Crush” é uma palavra de origem inglesa que, em contextos populares, significa ter paixão, atração ou interesse por alguém, geralmente intenso, mas, não necessariamente recíproco ou formalizado. Pode se referir a flertes, amor platônico ou até mesmo admiração por uma celebridade. Também pode ser aplicada a amizades como “friendship crush”. Porém, eu sou do tempo em que “Crush” era apenas um refrigerante ruim com sabor artificial de laranja.

² Segundo o Censo do “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE”, a estimativa é que o número de habitantes de “Pouso Alegre - MG” em (2025), seja de cerca de 162.133 habitantes e a “Larissa Pereira dos Santos” (11 de Junho de 1990), do blog: Minha Literaturinha” está entre eles.

³ O termo “parangolé”, era uma antiga gíria carioca da década de (1950), referindo-se a conversas sem sentido, malandragens, trapaças ou espertezas. O pintor, escultor, artista visual e artista performático brasileiro “Hélio Oiticica” (6 de julho de 1937 - 22 de março de 1980), após visitar o “Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro”, aprofundou-se nas experiências estéticas populares e adotou a palavra  “parangolé”, para nomear suas obras, que surgiram a partir de (1964), repletas de tiras e bugigangas dependuradas na composição de suas artes.

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* Vanessa Sigiane da Mata Ferreira (10 de fevereiro de 1976), cantora e compositora brasileira.


sábado, 17 de janeiro de 2026

“Ditados Populares — Parte 17”

Respeitável público do ®DOUG BLOG... “Ladies and gentlemen”...vamos para a primeira rodada de 20 ditados populares em (2026), elevando o total agora para 340 já apresentados aqui na minha página da blogosfera.

321- A expressão “A fé move montanhas”, significa que para quem tem fé genuína em Deus, nada é impossível. Na Bíblia, “Jesus”, prometeu que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda, seremos capazes de mover montanhas. O grão de mostarda representa uma fé pequena, mas, que cresce até se tornar uma grande árvore. A expressão “mover montanhas” pode significar: investir no bem para vencer o mal; ter a firmeza dos mártires; denunciar injustiças; ser capaz de fazer muito com pouco; promover o diálogo e a reconciliação; acreditar no amor. A palavra “montanha” vem do latim “montanea” e é um lugar onde o sagrado e o profano se manifestam. Dizer que “a fé move montanhas”, significa que nada é impossível para aqueles cuja confiança está verdadeiramente estabelecida. Porém, esta expressão como mencionei é baseada naqueles que têm fé genuína em um Deus onipotente, onipresente e onisciente, sendo também o lar dos deuses mitológicos, pois, “a fé move montanhas”, nos remete ao mitológico “Monte Olimpo, o Panteão Grego”. No entanto, o “Partenon” e outras construções da “Acrópole Grega” existem e são um dos sítios arqueológicos mais visitados da “Grécia”. Em outras palavras, o “Monte Olimpo” se tornou realidade, tendo a montanha sido movida da mitologia.

322- Em tempos de escassez de dinheiro, toda vez que encontramos um produto “A preço de banana”, temos a certeza de que pagaremos pouco por aquele bem que tanto desejamos. Por isso a expressão: “a preço de banana”, é usada quando você quer dizer que algo está “barato”, que você poderá comprar sem gastar muito, pois, a banana é um fruto que cresce facilmente em vários tipos de solo e se adapta a vários climas, porque, é de origem tropical. E a banana cresce em pencas com grandes quantidades de frutos.

323- “Abraço de tamanduá”. A palavra tamanduá vem da língua Tupi (tá-monduá) e é o nome de um caçador de formigas. Um pequeno mamífero sem dentes, que não parece representar muito perigo para ninguém. Ledo engano. Não é à toa que o “abraço de tamanduá” passou a significar um abraço de um falso amigo. Quando o animal vê um inimigo, ele se levanta sobre as patas traseiras e abre as patas dianteiras para este suposto abraço. Assim, diante de uma recepção tão calorosa, conforme o inimigo se aproxima, o tamanduá se revela: ele abraça sua vítima e crava as garras em suas costas até a morte.

324- O termo “Amizade-colorida” e/ou “Amigos com benefícios”, se refere a pessoas que têm relacionamentos românticos e sexuais com outras pessoas, geralmente temporários, sem qualquer compromisso de estabilidade ou fidelidade. Estas pessoas podem até ser casadas. Em outras palavras, a “amizade-colorida”, diferentemente da amizade tradicional, é uma relação aberta que envolve contato físico, troca de carícias e sexo, havendo uma certa cumplicidade entre os envolvidos que gostam de ter e dar prazer, mas, que não gostam de viver juntos.

325- “Arranca-rabo”, é uma expressão que se refere a uma grande discussão ou briga envolvendo muitas pessoas. É uma situação conflituosa entre indivíduos; uma forte desavença. A origem da expressão remonta às batalhas de outrora, quando cortar o rabo do cavalo de um inimigo era visto como um feito digno dos maiores guerreiros. Esta estranha mania chegou a “Portugal e ao Brasil”. Aqui, os cangaceiros aderiram à prática e começaram a cortar o rabo do gado nas fazendas, como forma de humilhar os donos. Esta prática, no entanto, teve origem com os indígenas, que escalpelavam seus opositores, prisioneiros e mortos, nas batalhas.

326- “Casca de bala”, não chega a ser um ditado popular; está mais para uma gíria que se popularizou para definir um amigo próximo, um parceiro, alguém leal. Não tem nada a ver com a bala que sai da arma de fogo, sendo a casca, a cápsula, mas sim, está associada com a embalagem que envolve uma pequena goma doce e colorida de vários sabores artificiais, tão apreciado por todos.

327- A expressão “Dar o próprio sangue”é usada ambiente de trabalho, para representar o comprometimento, a dedicação e o esforço de alguém em prol de um objetivo comum. É um importante símbolo de pertencimento para o funcionário. A expressão também pode significar o generoso ato de doar sangue, um gesto de solidariedade e altruísmo que pode salvar vidas.

328- “Escracho”, é um substantivo masculino de dois gêneros: 1. Ato ou efeito de escrachar. - 2. Retrato tirado pela polícia. Informalmente, ser alguém “escrachado”, é ser uma pessoa depravada, muito desleixada, ou desarrumada. Ou seja, é uma palavra com vários significados dependendo de como é colocada na boca do povo.

329- “Espírito de porco”Esta expressão designa uma pessoa inconveniente, atrapalhada, chata, incômoda. No “Brasil Colônia”, os escravos faziam todo tipo de trabalho, mas, tinham verdadeiro pavor de abater porcos. A crença popular dizia que os espíritos suínos atormentavam seus algozes durante à noite, porque, os porcos, ao serem abatidos, emitem guinchos e grunhidos muito altos e, este som permanecia na mente dos escravos como se fossem lamúrios. 

330- O ditado popular: “Há males que vêm para o bem” ou “Tem males que vêm para o bem”, possui um significado direto e simples, relacionando-se a um evento aparentemente ruim que pode representar algo bom no futuro. É também uma expressão de otimismo e encorajamento, nos incentivando a encontrar o lado bom nos eventos negativos, mantendo sempre a esperança, pois, o que parece desfavorável hoje, pode abrir caminho para algo melhor, ou nos tornar mais fortes e resilientes no futuro. Quem repete esta expressão certamente encara a vida com otimismo. A ideia por trás deste ditado popular, é que toda situação, mesmo uma muito ruim, pode ter uma consequência positiva, como aquele profissional que foi demitido e, logo depois, encontrou o emprego dos sonhos; ou uma mulher que terminou com um namorado muito ciumento e finalmente encontrou “sua metade da maçã”... Embora, como eu sempre digo, em um relacionamento, o melhor é poder encontrar uma “maçã inteira”. 

331- Quem nunca ouviu dizer que o Fulano faleceu e “foi para a cucuia”. Esta expressão teve origem no “Rio de Janeiro”, no bairro da “Ilha do Governador - Cacuia”. Quando um morador da região morria, familiares e conhecidos diziam que a pessoa ia para o “Cemitério da Cacuia”. A tradição oral, sabe-se lá por quê? - transformou “Cacuia” em “cucuia”, passando o morto “ir para a cucuia”

332-  A expressão “Lusco-fusco”, representa o momento de transição entre o dia e a noite; o crepúsculo da tarde; o anoitecer; o crepúsculo da manhã e o alvorecer. Alguns estudiosos, “filólogos latinistas”, dizem que “lusco-fusco” vem do latim, mas, no latim “lux quæ fugit” significa: “luz que foge”, portanto, não se aplica ao nascer do Sol. De forma pejorativa, “lusco-fusco” refere-se a algo um tanto opaco e desbotado.

333- A expressão “Não cozinha na primeira água”, é um regionalismo do “Nordeste” brasileiro (usado principalmente no “Ceará”), que se refere a alguém que já não é mais jovem, semelhante a certos alimentos que precisam ficar de molho por algumas horas antes de serem cozidos, caso contrário, ficam duros.

334- A expressão “Não faz mal a uma mosca”, é uma expressão idiomática que descreve alguém extremamente pacífico, gentil e incapaz de ferir ou prejudicar qualquer pessoa ou criatura, mesmo a menor (como uma mosca); é sinônimo de uma pessoa bondosa, sem violência ou malícia, embora, por outro lado, as moscas frequentemente transmitam doenças e prejudiquem as pessoas.

335- O dito popular: “O circo só pega fogo quando damos confiança ao palhaço” ou “O circo só pega fogo quando a gente confia no palhaço”, significa que o espetáculo só acontece quando o público gosta do humor do palhaço, já que o palhaço é um artista essencial para o circo, pois, ele cria um ambiente de diversão e alegria, ajudando a entreter o público. Os palhaços usam técnicas de comédia, como mímica, improvisação, música e atuação junto a plateia. A figura do palhaço representa a mistura de ingenuidade e esperteza, que simboliza a incapacidade humana de acertar, mesmo quando tenta fazer o que considera ser o correto. O problema é que algumas pessoas sofrem de “Coulrofobia”¹ e têm pavor de palhaços.

336- A expressão: “O roto falando do esfarrapado” ou a similar: “O sujo falando do mal lavado”refere-se a alguém que, intencionalmente ou não, incita os outros a reagirem ignorando as regras (fazendo o mesmo) e depois os acusa de incivilidade. Esta expressão também pode ser usada para descrever alguém que acusa os outros de conduta maliciosa e “mente para si mesmo”, porque, é ele/ela, que está agindo de tal maneira.
°°°
* Texto do cartaz: SER POBRE DEVE SER UMA 💩

337-  “Pôr fogo na canjica”, é uma expressão informal do “Brasil” que significa: apressar as coisas, ficar animado, entusiasmado, agitado, causando grande confusão. Indica que algo deve ser feito rapidamente ou sem hesitação.

338- Embora os pernilongos adorem chupar o sangue humano e os morcegos o sangue dos animais, a expressão “Sangue do meu sangue”, nada tem a ver com isso, é um ditado simples, que refere-se a pessoas da mesma família. Pode estar também associada ao senso comum, onde o sangue representa à vida e à morte. 

339- “Sem eira, nem beira”, é uma expressão que se refere a uma pessoa sem dinheiro e sem juízo. Em outros tempos, “eira” era um espaço de terra batida ou cimento, perto das casas, onde frutas e cereais eram limpos e secos. Possuir uma “eira” significava ser proprietário e produtor, ou seja, possuir riquezas. “Beira” é o nome dado à parte saliente do telhado que sobressai da parede e serve de proteção contra a chuva. Quem tinha “eira e beira” eram pessoas com posses, dinheiro e cultura. Quem ficava “sem eira nem beira”, eram os menos abastados e cultos.

340- A expressão “Ser dono do seu próprio nariz”, significa tanto sentir-se auto-suficiente para tomar as suas decisões, como também pode significar não querer ouvir os conselhos dos outros. Ou seja, “ser dono do próprio nariz”, é uma “faca de dois gumes”, pois, a autossuficiência pode ser considerada por muitos como arrogância. “Ser dono do seu próprio nariz”, pode tornar alguém prisioneiro do que diz e pensa, e isso pode ser prejudicial porque, se fechar para as opiniões alheias, viver apenas de acordo com os próprios pensamentos, pode tornar a pessoa insuportável e antipática.
°°°
* 💬 Seja dono do próprio nariz!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
No ditado popular n° 221, aparece a arte ®DOUG BLOG: “Jesus” [em hebraico: ישוע] (7–2 a.C. – 33 d.C.).

¹ Há pessoas que têm medo de tudo: baratas, dentistas, aviões, criminosos, elevadores e até de palhaços. Cada uma dessas fobias tem um nome específico: “Coulrofobia é um destes nomes, termo usado para descrever o medo de palhaços. Quem sofre de “Coulrofobia pode sentir grande desconforto ao ver um palhaço no palco. Aliás, algumas pessoas chegam a apresentar ansiedade, sudorese excessiva e até palpitações na presença de um palhaço.


sábado, 10 de janeiro de 2026

“A Geleia de Morango da Loca, Loca, Loca Shakira!”














































Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, fazendo uma retrospectiva das polêmicas das celebridades em (2025), a que mais mobilizou os fãs nas “Redes Sociais” foi a da cantora Pop “Shakira”, relacionada a mais uma infidelidade conjugal. A “prova do crime” foi um pote de geleia de morango, a favorita da cantora. Segundo a própria “Shakira”, ela descobriu por acaso, quando o ex-jogador de futebol e agora também seu ex-marido, “Gerard Piqué Bernabéu” (2 de fevereiro de 1987), estava literalmente “comendo” a geleia em casa, pois, ela percebeu que o pote de geleia de morango na geladeira havia sido bastante consumido, enquanto ela esteve viajando. No entanto, a maior evidência da traição, é que nem “Piqué” e muito menos os seus dois filhos, “Milan Piqué Mebarak” (22 de janeiro de 2013) e “Sasha Piqué Mebarak” (29 de janeiro de 2015), gostam da tal geleia. Então, quem a comeu?

Apesar de parecer uma história cinematográfica hollywoodiana, ela é real e revela ser verdadeira a frase: “Quando sua mulher lhe disser: DIGA A VERDADE, corre, pois, ela já descobriu tudo de errado que você fez!”

Como podemos ver, a vida amorosa de “Shakira” está longe de ser “saborosa”, segundo a revista espanhola “Cotilleo”, que confirmou a separação definitiva de “Shakira e Gerard Piqué”, após “Piqué” admitir ter um relacionamento com a modelo “Clara Chía Marti” (7 de fevereiro de 1999), a “devoradora” da geleia e do marido da “Loca, Loca, Loca, Shakira”. Para piorar a situação, após sofrer ataques dos fãs de “Shakira” nas “Redes Sociais” e convencionais, “Clara” acabou hospitalizada com uma crise de ansiedade no “Hospital Quirónsalud, em Barcelona, ​​Espanha”.

Assim, com quase 8 anos de casamento (com dois filhos ainda pequenos), o conto de fadas da cantora Pop e do jogador de futebol espanhol, chegou ao fim. Embora no final do ano (2025), “Piqué” tenha postado na Web, uma foto da cantora com os filhos para mostrar que tudo estava bem, “Shakira” alertou seus fãs nas Redes Sociais” que as fotos eram antigas. Porém, a parte mais ridícula da separação foi que “Shakira” levou de mudança, para “Miami, EUA”, junto com seus pertences pessoais, uma árvore (“Cedro do Líbano”), que ela havia trazido uma muda, do “Líbano” (terra natal de sua avó) “Isabel Chadid Baizer” (10 de abril de 1897 - 25 de junho de 1965), mãe de seu pai, “William Mebarak” (6 de setembro de 1931) e que tem grande valor sentimental para a cantora. “Shakira” mandou removeu a árvore com um guindaste.

Atualmente, não há nenhum “namorado” oficial confirmado para “Shakira”, mas, especula-se que o ator britânico “Lucien Leon Laviscount” (9 de junho de 1992) e o produtor argentino “Rafael Arcaute - Rafa Arcaute” (2 de fevereiro de 1979), nascido no mesmo dia que seu ex-marido “Gerard Piqué”, sejam possíveis “affairs”¹ da cantora após a separação. No entanto, em (dezembro de 2025), ela e “Piqué” retomaram a comunicação sem intermediários, focando-se nos filhos e nos negócios, mas, sem postar novas fotos juntos em “Redes Sociais”.

Ou seja, Shakira divide até o marido, mas, sua geleia de morango e sua árvore, jamais!
°°°
[NOTAS FINAIS ®BLOG DOUG]
¹ “Affair” (do francês “affaire”), refere-se principalmente a um caso amoroso extraconjugal passageiro e sem compromisso. 




“Loca — Shakira”

♫ Loca
Loca
Loca
Dance or die
Loca
Loca
She’s playin’ dumb all the time, just to keep it fun
To get you on like, ah, be careful, amigo
She’s talking and walking just to work you up
She’d die for your love, but your love’s only mine, boy
Yo sigo tranquila, like I’m on a beach in Anguilla
Sippin’ my Corona like it’s nothing’ goin’ on
I ain’t leavin’ you alone, what is meant for me
No other girl is gonna take it, so give him up.

And I’m crazy, but you like it (loca, loca, loca)
You like that it ain’t easy (loca, loca, loca)
I’m crazy but you like it (loca, loca, loca)

Crazy but you like it
That girl is a nutter
Hot girl, I heat up when I touch her
Chica caliente
Got me rapping to merengue
I feel so el presidente
I’m runnin’ shit and I’m lovin’ it
She’s got a mean lil bopper
You should see what she does with it
She keeps it down low (down low, down low)
I can never get enough (oh no, oh no)
She gives me the runaround
But I stay chasin’
But I need help, I’m in love with a crazy girl
But it’s all good and it’s fine by me
Just as long as I hear her say, ay, papi.

And I’m crazy, but you like it (loca, loca, loca)
You like that it ain’t easy (loca, loca, loca)
I’m crazy but you like it (loca, loca, loca)
And I’m crazy but you like it (loca, loca, loca)

You’re the one for me
And for her no more
Though you think she’s got it all
I got my kiki
You’re the one for me
And for her no more
Though you think she’s got it all
I got my kiki
I guess she doesn’t know the things that I’d do to please you
I take you to the malecón por el caminito
They saw your girlfriend looking for me with a rifle
‘Cause, we’re dancing’ Mambo, oh, what she don’t allow it?
I really can’t help it if I make the lady loca
I don’t want no trouble, I just wanna hit the ooh
And I’m crazy, but you like it
‘Cause the kinda girl like me, they’re running out of in the market
(Shh)

And I’m crazy, but you like it
Loca, loca, loca
You like that it ain’t easy
Loca, loca, loca
I’m crazy but you like it
Loca, loca, loca
And I’m crazy but you like it
¡Dios mío!
That girl is a (loca)
That girl is a (loca)
That girl is a (loca) it’s a madness
Pure madness
Loca
That girl is a (loca)
That girl is a (loca)
You’re the one for me
And for her no more
Though you think she got it all
I got my kiki
And I’m crazy, but you like it
Loca, loca, loca
You like that it ain’t easy
Loca, loca, loca (loca-ca, loca-ca, loca)
Loca (Loca)
Loca (Loca).♫ 
°°°
* “Loca” (2010), é uma composição da cantora e compositora colombiana: “Shakira Isabel Mebarak Ripoll” (2 de fevereiro de 1977); “Armando Christian Pérez - Pitbull” (15 de janeiro de 1981) [americano de ascendência cubana]; “Carlos Daniel Crespo-Planas - Ñejo” (20 de junho de 1975) [porto-riquenho]; “Dylan Kwabena Mills - Dizzee Rascal” (18 de setembro de 1984) [britânico descendente de nigerianos e ganeses] e “Edward E. Bello Pou - El Cata” (27 de fevereiro de 1972) [dominicano].

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

“Réveillon”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, mais um ano está começando e, vocês estão satisfeitos com o que viveram no ano passado? Acredito que a maioria dos seus objetivos ainda estejam no topo das listas de tarefas inacabadas de (2025) e o novo ano chega, sem que vocês tenham seguido a dieta desejada; que a visita da vovó tenha acontecido; que a tão desejada promoção no emprego tenha sido dada; e até a pintura do apartamento/casa, acabou ficando para outro momento; etc... - pois, somos mestres na arte de adiar e depois reclamar.

Réveillon é um nome sofisticado para um dia que nos enche de expectativas e objetivos, onde dizemos, otimistas: Este ano será diferente; Vou fazer exercício todos os dias e emagrecer; Vou comer de maneira saudável; Vou aprender a tocar violino... E, é claro, todas estas promessas serão esquecidas e diluídas na primeira xícara de café da manhã do dia (2 de janeiro), obviamente, se conseguirmos acordar (sem ressaca), na manhã do segundo dia do ano.

No ano passado (ontem), nós deixamos a vida escolher a maioria dos acontecimentos por nós, foi um reflexo dos vícios de tantos outros anos em que mantivemos as nossas expectativas muito elevadas e, no fim, constatamos que pouca coisa mudou, além do dia (31 de dezembro), perder o número 3 e virar dia (1° de janeiro), no calendário.

A véspera de Ano Novo é o único dia do ano em que você pode usar branco sem parecer um médico, dentista, enfermeira ou líder espiritual; é o dia de comer um cacho de uvas às pressas, minutos antes da meia-noite, guardando as sementes na carteira embrulhadas em uma nota de 10 Reais, porque, segundo a simpatia (superstição), isso atrai boa sorte. Uma coisa é certa: se você não ficar rico, pelo menos sempre terá 10 Reais na carteira. Pode não ser muito, mas, é o suficiente para investir em um cacho de uvas para a véspera de Ano Novo de (2026/2027).

No início deste ano (há uma hora atrás), vi pessoas que foram à praia para assistir aos fogos de artifício, que se embriagaram, beijaram e abraçaram estranhos e, depois da meia-noite, resolveram pular sete ondas... E tropeçaram, caíram, levantaram-se encharcados de água salgada e gritaram, completamente destemperados: HAPPY NEW YEAR! - (acompanhado de um “palavrão bem cabeludo”).

No “Brasil”, (2026), terá um total de 10 feriados nacionais, 9 dos quais cairão em dias úteis. Este é um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar longos períodos de folga. É também ano da “Copa do Mundo” (de 11 de junho a 19 de julho) e das eleições em dois turnos, que elegerão o “Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados”. O primeiro turno será realizado em (4 de outubro) e o segundo turno em (25 de outubro). Em outras palavras, este será mais um ano com a sensação de que os dias passarão voando.

Mas, no fim das contas, o que importa é aproveitar o momento, seja com fogos de artifício na praia ou assistindo a tudo na TV, no conforto do sofá da sala, o desejo será sempre o mesmo: que o novo ano traga mais saúde, menos dietas, muitas conquistas pessoais e financeiras e menos “boletos” para pagar.

Agora, com licença, porque, os “Garis e Margaridas”¹ precisam limpar as praias.
°°°
[NOTAS FINAIS ®BLOG DOUG]
¹ “Garis e Margaridas”, refere-se aos profissionais brasileiros de limpeza urbana, sendo “Gari” o termo masculino e “Margarida” o feminino (um apelido carinhoso que surgiu com a inclusão das mulheres na profissão e simboliza a dedicação à limpeza das cidades). O “Dia Nacional do Limpador Urbano”, é comemorado em (16 de maio), data de nascimento de “Pedro Aleixo Gary” (16 de maio de 1840 - 11 de outubro de 1920), empresário francês que viveu no “Brasil”. A empresa “Aleixo Gary & Cia”, criada por ele, foi a principal responsável pela limpeza das ruas do “Rio de Janeiro e Guanabara”, entre (1876 e 1975).



FELIZ ANO NOVO — Lá vamos nós de novo!

“Paula Toller” | “Oito Anos” 
“Altas Horas — Rede Globo” (2007)

♫Por que você é Flamengo
E o meu pai Botafogo?
O que significa
Impávido colosso?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que os dentes caem?
Por onde os filhos saem?

Por que os dedos murcham
Quando estou no banho?
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo?
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito?
Quem é Jesus Cristo?
Onde estão meus primos?
Well, well, well
Gabriel
Well, well, well, well.

Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?

Por que que a gente espirra?
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre?
Por que que a gente morre?
Do que é feita a nuvem?
Do que é feita a neve?
Como é que se escreve...
Réveillon?

Well, well, well
Gabriel
Well, well, well
Gabriel
Well, well, well
Gabriel
Well, well, well
Gabriel...
Réveillon.
°°°
♪ “Oito Anos”, é uma composição da cantora e compositora brasileira: “Paula Toller Amora” (23 de agosto de 1962), qual fez para homenagear seu filho: “Gabriel Amora de Farias” (11 de dezembro de 1989), em (1997), quando o menino completou seu oitavo aniversário. E igual ao seu pai, o cineasta “Lui Farias” (9 de setembro de 1958), “Gabriel” (hoje com 37 anos), também é botafoguense e também já é pai de uma menina chamada “Maya Toller Moreira de Farias” (1º de janeiro de 2025), que completará seu primeiro ano de vida, daqui a três dias.

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG | ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960) e “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foram criadas em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.