㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

domingo, 29 de dezembro de 2024

“Santo Pecado!”



Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, para encerrar o ano (2024), que não foi de todo ruim, pois, o meu BOTAFOGO representa a parte boa deste ano que está acabando, trago para vocês uma conversa que poderia ser a tradicional crônica de dois amigos que sempre apresento, mas, desta vez é um diálogo estranho e até bem humorado, entre um ladrão e um padre.

💬 Pare aí, seu padre!
💬 O que foi que disse, meu filho?
💬 Disse para parar aí!
💬 A missa já terminou, volte amanhã, meu filho!
💬 Não vim assistir uma missa...
💬 Mas você está em uma Igreja.
💬 Eu sei disso, e isso é um assalto, então não tente nada, porque tenho um amigo meu, armado, vigiando a porta da igreja.
💬 Meu Deus... Agora vocês estão roubando as pessoas em plena luz do dia e dentro de igrejas?
💬 Não me venha com sermão seu padre, e me entregue o seu Smartphone!
💬 Entregar o meu, o quê?
💬 O seu celular, sua Santidade.
💬 Sua Santidade é o Papa!
💬 Tanto faz, tanto faz... Vai, depressa, me passe o seu celular!
💬 Eu não tenho um celular.
💬 Em que mundo você vive, padre... No tempo de Jesus? Hoje em dia todo mundo tem um celular.
💬 Não sei como todo mundo tem? Vocês estão sempre roubando os celulares das pessoas.
💬 Deixa de conversa fiada e me passe o celular.
💬 Eu já disse, eu não tenho celular e nem Jesus tinha!
💬 Você está dificultando as coisas, seu padre.
💬 Você conhece o sétimo mandamento das Leis de Deus? É: Não Roubarás!
💬 Padre, eu já gabaritei os dez mandamentos. E hoje só quero levar o seu celular.
💬 Ah, isso é ótimo, você quer que eu vá até a loja para comprar um celular para você me roubar?
💬 Não seria uma má ideia.
💬 É por isso que o diabo faz tanto sucesso hoje em dia, pessoas como você procuram uma maneira de representá-lo na Terra.
💬 Agora só falta você querer que eu confesse os meus pecados, seu padre.
💬 Não seria uma má ideia, agora digo eu. E que Deus te abençoe, porque, afinal de contas, quando Jesus estava na cruz, no Calvário, ele estava ladeado por dois ladrões também.




sábado, 21 de dezembro de 2024

“Ninguém Deveria Passar o Natal Sozinho!”


Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, O Natal está chegando e para muitos é, como diz a canção: uma noite feliz, uma noite de paz, com uma mesa farta de iguarias e com parentes e amigos reunidos; para outros, é apenas mais uma noite de dezembro, sem o tilintar de copos e taças que brindam festivamente, que passam o ano inteiro sendo invisíveis. 

Para mim, infelizmente, o Natal não é tão feliz quanto deveria ser, pois, sempre que esta data chega, meu coração dói e sinto uma tristeza repentina, pelas minhas pessoas queridas que sempre estiveram ao meu lado e que literalmente não estão mais presentes.

À medida que a população envelhece, o “amigo secreto”, ou  “amigo oculto” das festividades de fim de ano se torna cada vez mais oculto e como é triste ser esquecido o ano todo e saber que no Natal não será diferente. Uma pergunta que sempre me incomodou quando eu era criança: a Mamãe Noel passava o Natal sozinha? Desde pequeno eu sempre achei que ninguém deveria passar o Natal sozinho.

Neste mundo onde o etarismo pune a experiência de vida, eu realmente gostaria que esta data fosse um momento para celebrar não o Papai Noel, mas sim, os nossos “bons velhinhos” da vida real... Nossos amados avós, pais e mães que sempre nos incentivaram a escrever uma cartinha para o lúdico Papai Noel, nos Natais da nossa infância.

Querido Papai Noel, fui um bom menino/boa menina este ano. Gostaria de ganhar uma bicicleta de Natal, mas, se isso não for possível, pode me enviar o escudo do “Capitão América”¹ para me proteger da maldade humana, porque, a maldade é mais assustadora que as nossas mães quando estão bravas com um chinelo na mão... E que boa pontaria elas têm, não importa o quanto você corra, o chinelo acerta o alvo. Porém, quando já perdemos nossas mães, até estes golpe do chinelo em nossos bumbuns se torna nostálgico.

Quando meu pai Walter tinha entre 40 e 50 anos, ele se vestia de Papai Noel, criando aquele momento mágico para seus três filhos e principalmente para mim, o caçula. Quando descobri que Papai Noel não existia, como fiquei feliz, porque, era bom ser filho do Papai Noel nos 365 dias do ano e nos 366, dos anos bissextos. Ainda é inacreditável saber que lhe perdi; quantos anos são? Não preciso contar, porque, mesmo que fosse só um dia, doeria sentir a tua falta. Hoje olho o quanto eu me pareço com o senhor e o quanto o senhor se parece comigo, meu querido, meu velho, meu amigo, que foi meu conselheiro, meu coração que batia mineiramente em meu peito carioca. Pai que me apoiou na minha dor quando fiquei viúvo e eu (filho), estive ao teu lado quando minha mãe faleceu e foi a tua vez de perder uma companheira de toda uma vida.

O Natal é época de panetone... E tem muita gente que não gosta de panetone (inclusive eu). É época de clichês, de ouvir aquele tio chato (vestido de Papai Noel), perguntar pela enésima vez se o Pavê (doce): É pavê ou pra comer?” - e aquela prima “cheia de não-me-toques”, passar mais um Natal reclamando das uvas passas do arroz à grega. Ou seja: até a “uva passa”, só o péssimo hábito das pessoas reclamarem de alguma coisa, até na ceia de Natal, não passa. 

Mas, o Natal é também época de renascimento, de querer acreditar em dias melhores, de respirar fundo e desejar coisas boas principalmente para nós mesmo, que também nascemos na manjedourado do “menino Jesus”.

O ano está acabando e eu olho para a mesa de Natal sem todos os presentes... E não estou falando dos pacotes e caixas (pois, presentes ganho e retribuo), falo, das pessoas que eu ainda amo e já não estão literalmente presentes. E como eu disse antes, nem foi difícil crescer e entender que o Papai Noel nunca existiu, o difícil mesmo é entender que o meu Papai Noel já não existe mais. E mesmo que eu não passe o meu Natal sozinho, também é difícil entender que ainda tem gente passando esta “noite feliz, noite de paz”, se olhando no espelho em busca de companhia.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Capitão América” ​​(1940), é um super-herói criado pelos desenhistas de histórias em quadrinhos: Joseph Henry Hymie Simon - Joe Simon (11 de outubro de 1913 - 14 de dezembro de 2011) e Jacob Kurtzberg - Jack Kirby (28 de agosto de 1917 - 6 de fevereiro de 1994), que aparece nas histórias em quadrinhos americanas publicadas pela Marvel Comics, tendo virado filmes: televisivo em (1979) e cinematográfico em (1990/2011 e “Captain America: Brave New World”, programado para ser lançado nos “EUA” em fevereiro de 2025).

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
“Bugs Bunny - Pernalonga” (1940), criação do cartunista americano: “Robert Emerson Clampett - Bob Clampett” (8 de maio de 1913 - 2 de maio de 1984).




Stille Nacht, Heilige Nacht - Noite Feliz” 
(Tac Tacs Marionetes) — [Legendado]
°°°
“Stille Nacht, Heilige Nacht - Noite Feliz” (1818), é uma canção escrita pelo padre católico austríaco “Joseph Mohr” (11 de dezembro de 1792 - 4 de dezembro de 1848) e musicada pelo professor primário austríaco “Franz Xaver Gruber” (25 de novembro de 1787 - 7 de junho de 1863), na cidade de “Oberndorf, Áustria”, tendo sido interpretada pela primeira vez na “Missa do Galo” daquele ano, na paróquia de “São Nicolau”. A canção tem tradução conhecida em 45 idiomas.

sábado, 14 de dezembro de 2024

“Ditados Populares — Parte 12”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, antes das festividades natalinas, chegamos à 12ª parte dos ditados populares, onde destaco mais 20, chegando aos 240 já apresentados.

221- A expressão: “Achar o ninho da égua”, é peculiar, porque, as éguas não se reproduzem em ninhos, nem vivem neles. Os ninhos são construídos em lugares altos, pois, os pássaros voam. E até onde eu sei, cavalos alados existem na mitologia, como “Pégaso”, da mitologia grega, por exemplo, que é o símbolo da imortalidade. Esta expressão está ligada à felicidade, ao ato de demonstrar uma grande alegria, aparentemente injustificável. Agora, o que isso tem a ver com as éguas é um mistério.

222- “Boi de piranha”, é uma expressão popular brasileira, que designa uma situação em que um bem menor e de menor valor é sacrificado, para que em troca outros bens/pessoas mais importantes não sofram danos ou passem por dificuldades. Esta expressão surgiu do fato de os vaqueiros, das antigas comitivas, mandarem um boi velho à frente do rebanho para atravessar o rio, se ele não fosse atacado por piranhas, os outros bovinos seguiriam o mesmo caminho.

223- Continuando citando animais: “Briga de cachorro grande”, é uma expressão popular que significa uma contenda de pessoas poderosas, influentes. Sendo muito comum ouvir em ocasiões neste sentido: — Não se meta nesta confusão, porque, é briga de cachorro grande.

224- “Cair nos braços de Morfeu”, é uma expressão popular baseada na mitologia, já que “Morpheus” é o deus dos sonhos na mitologia grega. Este ditado pode ser interpretado como o desejo de adormecer em um sono profundo e tranquilo.

225- “De cor e salteado”. Não, esta expressão nada tem a ver com algo que as bailarinas sabem fazer muito bem. Ela significa simplesmente o ato de saber algo de cor, sem precisar recorrer ao “Google”, por exemplo, nem aos livros ou outras fontes de informação. “De cor e salteado”, é saber as coisas sem esquecer de nada.

226- Desculpa esfarrapada. O significado da palavra “esfarrapada” é um adjetivo para alguém que está em frangalhos; que foi despedaçado; dilacerado. Mas, em geral, representa estar desprovido de lógica; sem coerência, com um argumento tolo para justificar algo sem justificativa. Também pode ser dizer qualquer coisa para evitar ter que fazer algo.
°°°
Texto da tirinha: 💬 Pois é, não vai dar para eu sair hoje, tô muito ocupado...

227- A expressão metafórica/idiomática: “Falar pelos cotovelos”, nada tem a ver com  a anatômica articulação entre o braço e o antebraço humano e/ou dos primatas. Tal expressão, significa: falar demais e muitas vezes, só falar bobagens. A origem de “falar pelos cotovelos”, tem o primeiro registro de autoria do escritor latino: “Quintus Horatius Flaccus” (8 de dezembro de 65 a.C. - 27 de novembro de 8 a.C.), relatado em uma de suas sátiras.

228- “Fiado só amanhã”. Esta expressão retrata uma resposta ao famoso: “Deus lhe pague!” - quando alguém quer deixar a conta “pendurada”. Existe uma “trovinha” que  diz: “Quem foi que inventou o fiado? Deus inventou o homem, a mulher inventou o pecado. Deus inventou o dinheiro, o Diabo inventou o fiado. Quem tiver pecado, não peça fiado.” - Ou seja: fiado só para quem pagar adiantado.

229- “Ficar para titia”, é uma expressão usada para se referir a uma mulher mais velha, que é pejorativamente chamada de “solteirona” e que ainda não teve um filho. A expressão começou a ser usada para se referir às irmãs mais velhas, quando uma mais nova já tem filho/filhos, e elas acabam se tornando tias antes de se tornarem mães.

230- “Marinheiro de primeira viagem”, é uma expressão que revela alguém que ainda está “verde” na hora de fazer alguma coisa, que faz tudo “aos trancos e barrancos”, de forma desajeitada; que não entende muito bem as regras das coisas e por isso demora muito para aprender.

231- “Mulher bonita não paga... Mas, também não leva!”. Esta expressão é uma máxima das feiras de rua, onde os vendedores (feirantes), tentam chamar a atenção para suas barracas de frutas, verduras, peixes, etc..., usando sempre um tipo de jargão/bordão (aos gritos), para atrair clientes, que são em sua maioria mulheres. Havia até uma “trovinha chula”, repetida pelos feirantes antes do “politicamente correto”:  Oh, viúva boa! Tem banana madura, quer ver dura madame? (“Ovo e uva boa! Tem banana madura, quer verdura madame?”)

232- “Neca de Pitibiribas”, é um termo coloquial, onde “neca” equivale a (“nada”) e vem do latim “nec”, que significa: (“não”). Segundo os dicionários da língua portuguesa, o termo “pitibiriba” ou no plural: “pitibiribas”, é tipicamente brasileiro, significando: “nada ou coisa alguma”. Em outras palavras, “neca de pitibiribas”, é literalmente: “nada de nada” e/ou “nada de coisa alguma”.

233- “O que acontece em Vegas, fica em Vegas!” - esta frase icônica sempre fez parte da identidade da “cidade do pecado, Las Vegas”, localizada no deserto de “Mojave, Nevada - EUA”, famosa por suas ruas iluminadas por gigantescos letreiros de cassinos e grandes hotéis. Uma cidade com uma vida noturna vibrante, como casamentos e seus noivos vestidos a caráter, estilo “cosplay” e muitas outras opções de entretenimento. No entanto, o que este ditado representa é a manutenção da descrição de algo que aconteceu em um determinado lugar e/ou, em uma determinada fase de nossas vidas e que nunca mais deve ser lembrado ou mencionado. Mas, alguém consegue agir assim pelo resto da vida? Façam suas apostas!

234- Sabe aquela samambaia da tua casa (pendurada no xaxim), que seca quando chega um certo tipo de visita? O ditado popular “Olhar de seca-pimenteira”, é exatamente sobre isso. Um ditado simples, que tem origem no Candomblé e se refere ao “olho grande” dos invejosos.

235- “Onde se ganha o pão, não se come a carne”. Este velho ditado é muito verdadeiro, um ensinamento que refere-se ao não conquistar um homem/mulher em um ambiente de trabalho, pois, onde se defende “o pão nosso de cada dia”, não se deve deixar a libido falar mais alto, se valendo apenas dos “prazeres da carne”. Na verdade, hoje em dia, relacionamentos dentro de um ambiente de trabalho (mesmo que não sejam proibidos), podem ser vistos como assédio sexual, então é melhor evitá-los.

236- A expressão: “Ou vai ou racha”, não é apenas um ditado popular, é algo que dizemos quando decidimos fazer algo até o fim, custe o que custar. Quem diz: “ou vai ou racha”, sabe que pode encontrar sucesso ou fracasso no final de uma ação, porque, nada está garantido.

237- É bem verdade que cada um coloca o que quer dentro e fora da cabeça. Mas, o que significa a expressão: “Pedir o boné”?  Este ditado está relacionada ao futebol e ao hábito dos treinadores de usarem bonés para se protegerem do Sol. Assim, quando um “mister” está insatisfeito com o desempenho do time, “pedir o boné” representa dizer adeus, ir embora, deixar o clube, levando consigo apenas as coisas que estão em sua cabeça (sua metodologia de trabalho técnico).

238- “Perder o Fio da Meada”.  Esta expressão não tem nada a ver com “tricô e crochꔹ. Ela está relacionada a perder o rumo da conversa. Quando uma pessoa está falando e “perde o fio da meada”, significa que ela se distraiu, que perdeu o foco ou esqueceu o que estava dizendo.

239- A expressão: “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”, tem um significado figurativo de alguém que só tem uma aparência bonita por fora e sua beleza interior é inexistente. É sobre alguém que parece bem na aparência física, mas, que por dentro é podre, embolorado... Sem alma.

240- A expressão: “Sair à Francesa”, é usada para indicar que alguém saiu discretamente de uma festa, de um recinto, de uma reunião, etc..., silenciosamente, de “fininho”, “pé ante pé”, sem se despedir de ninguém.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* No ditado popular n° 228, aparece: “Garfield” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).

¹ “Tricô” é a versão portuguesa da palavra francesa “tricot”. O mesmo vale para “crochê/crochet”.

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* “Cascão” (1960), é um personagem do cartunista brasileiro: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935).



sábado, 7 de dezembro de 2024

“Katsaridafobia — Medo de Barata”




















Meus amigos e amigas  do ®DOUG BLOG... Aí alguém diz: minha casa é tão “limpinha”, mas, aparecem baratas.

As baratas serem associadas à sujeira é uma meia verdade, porque, estes insetos vivem em esgotos, ralos e lixo, onde se alimentam de resíduos e, mesmo as casas mais limpas têm esgotos, ralos e restos de alimentos em latas de lixo, portanto, temos de combater estes seres asquerosos que contaminam os alimentos e as superfícies das nossas cozinhas, por exemplo. 

As baratas devem ser exterminadas, porque, são insetos ovíparos, o que significa que as fêmeas depositam seus ovos em uma cápsula chamada: ooteca. A fêmea pode depositar a ooteca em locais seguros e discretos, como frestas, atrás de móveis ou dentro de armários. As baratas gostam de ralos, porque, a ooteca deve permanecer úmida para que os ovos se desenvolvam. As baratas são ortópteras, ou seja, têm asas retas, corpo achatado e oval, são onívoras, altamente sexuadas, que liberam feromônios para atrair parceiros e após o acasalamento, a fêmea produz a ooteca com muitos ovos, por isso, mesmo em ambientes limpos, às vezes nos deparamos com a “Dona Baratinha” vagando pela casa livremente.

As baratas são consideradas uma das espécies mais resistentes e adaptáveis ​​aos ambientes em que se reproduzem e são maioria no Mundo. Estima-se que existam em média 500 baratas por habitante. Na época da guerra atômica em “Hiroshima e Nagasaki - Japão” (6 e 9 de agosto de 1945), por exemplo, as baratas resistiram bravamente, enquanto humanos de todas as idades morriam.

O medo e a repulsa por baratas são legítimos, sendo denominados de: “Katsaridafobia”. Esta é uma reação comum e normal para muitas pessoas, sejam mulheres, homens ou crianças. No entanto, este medo raramente se torna uma fobia, permanecendo apenas como uma reação de repulsa momentânea.

Por fazerem parte da cadeia alimentar, as baratas desempenham um papel vital como decompositoras de resíduos orgânicos, pois, comem de tudo. Além disso, fazem parte da dieta de outros animais, como pássaros, aranhas, centopeias, escorpiões e lagartixas, etc..., mas, na “China” as baratas são criadas para o consumo humano há muitos anos. A maior fazenda de baratas do Mundo está na província de “Sichuan”, com uma área equivalente a dois campos de futebol profissional, recheada com 6 bilhões de baratas vivas. Imaginem só que “grande barato” deve ser este asqueroso “fazendão de blattodeas”.¹

Ou seja, as baratas são “bonitinhas” só na canção infantil: A Barata Diz Que Tem”... E mesmo sendo presas fáceis para os “chinelos”, pois, têm visão ruim, sendo quase cegas, o problema é que Deus não deu asas as cobras, mas, as baratas voam.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Blattodea”, é uma ordem de insetos que inclui as baratas. Em áreas urbanas, as espécies de baratas mais comuns são duas: a barata de esgoto: “Periplaneta Americana” e a resistente barata europeia: “Blatella Germanica”.

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
“José Abelardo Barbosa de Medeiros - Chacrinha” (30 de setembro de 1917 - 30 de junho de 1988),  foi um comunicador de rádio e televisão brasileiro, que apresentou programas de auditório de grande sucesso nas décadas de (1950 a 1980). 




“A Baratinha — A Barata Diz Que Tem” 
Galinha Pintadinha 1 [Legendado] (2006)
°°°
* A música: “A Barata Diz Que Tem”, é uma composição infantil de domínio público.

domingo, 1 de dezembro de 2024

“Dai a Sexo o Que é de Sexo!”








































Meus amigos e principalmente amigas do ®DOUG BLOG, trago neste primeiro dia do mês de dezembro mais uma conversa entre amigas, aliás, entre mais que amigas... Entre irmãs.

💬 Não, eu não penso mais em sexo! - Diz Mirtes, para a irmã Adelaide.
💬 E como você faz?
💬 Eu não faço!
💬 Nem vem, todo mundo se não faz, pelo menos pensa em sexo.
💬 Estou lhe dizendo, eu não penso!
💬 Mas como pode ser, você é mais nova que eu?
💬 A gente se acostuma a ficar sem.
💬 Eu não acostumei.
💬 Mas você depois que se divorciou, faz sexo?
💬 Não, mas eu sinto desejo.
💬 Eu nem quero mais sentir esses folguedos.
💬 Você ainda é jovem, minha irmã, está aí toda bonitona.
💬 Mas os homens andam cansativos.
💬 Nem todos.
💬 Homens sim, só pensam em sexo e na hora H, negam fogo.
💬 Mas hoje em dia existem brinquedinhos controlados até por aplicativos de celular.
💬 Se não faço sexo convencional, vou procurar paliativos? Se orienta mulher! (risos)
💬 Só dei uma ideia.
💬 Acho, que sou eu quem deve estar cansativa. (risos)
💬 Você anda cansada e cheia de Botox¹, isso sim. (risos)
💬 Acho que nossa vó Ubaldina é que estava certa.
💬 Certa sobre o quê?
💬 Melhor estar só, do quem estar acompanhada e se sentir só.
💬 Nossa vó teve onze filhos, só ela nunca esteve, nosso avô esteve  presente, muito presente. (risos) 
💬 Repito, então sou eu quem deve estar cansativa. (risos)
💬 Você anda mesmo cansativa Mirtes, te mete no Tinder² e arruma um encontro casual! 
💬 Isso foi um conselho ou uma sugestão do que você anda fazendo, danadinha? (risos)
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹“Botox”, nome popular da toxina botulínica, é uma substância química que age impedindo a contração muscular, sendo muito utilizada para tratar diversas doenças, tornou-se o principal recurso estético para redução de rugas e linhas de expressão, principalmente em mulheres.

² O “Tinder” é uma “rede geossocial” que acolhe qualquer orientação sexual, lançada na Web em (12 de setembro de 2012). Este aplicativo de bate-papo e namoro online é gratuito e é considerado o “app” de relacionamentos virtuais mais popular do Mundo.



sábado, 23 de novembro de 2024

“As 18 Mitologias”



















Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vocês sabiam que até o cristianismo é classificado como mitológico? Sim, porque, mitologia nada mais é do que o estudo dos mitos, das suas origens, evoluções e significado e, os “livros sagrados” são um conjunto de tudo isso.

Antes do princípio não havia nada, nem o Verbo Divino, nem a Terra, nem o Paraíso, nem o Olimpo, nem o Céu, nem as estrelas. Nada explica nossa existência, nem mesmo as mitologias. Talvez todos os dragões que existem na vida lúdica sejam princesas que estão apenas esperando para nos ver agir uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo o que nos assusta exista em sua essência mais profunda, para acariciar algo indefeso que deseja o nosso amor.

Muitos acreditam na fé dos anjos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele...” (João 1:1-18). Por outro lado, muitos são fascinados pelos dragões e Cupidos, mas, o Deus onipotente, onipresente e onisciente e os dragões se opõem, porque, um é Divino e o outro profano e mitológico.

“Mitologia Judaica-cristã
A “Mitologia Judaico-Cristã” na prática tem judeus seguindo “Yahweh - Javé” e cristãos seguindo “Jesus Cristo”, que morreu na cruz, mas, ressuscitou conforme previsto pelos desígnios Divinos. A maior parte da Bíblia Cristã é na verdade o “Tanakh” judaico, embora em uma ordem diferente, sendo usado como um material de ensino moral e espiritual para todos os povos cristãos. Os profetas, patriarcas e heróis das escrituras judaicas também são conhecidos pelo cristianismo, que usa o texto judaico como base para sua compreensão da história judaico-cristã, e figuras como: “Abraão, Elias, Moisés e Maomé”, por exemplo, são interlocutores em várias parábolas destas narrativas, tendo a mais mitológica delas o livro do “Apocalipse, ou Livro da Revelação - também chamado de: Apocalipse de João” (no “Novo Testamento”). Na religião “Islã”, há uma crença do povo muçulmano, de que o “Alcorão” é a palavra literal de Deus revelada ao profeta “Maomé” ao longo de um período de vinte e três anos. O “Alcorão” apareceu na “Península Arábica” no (século VII, entre 610 e 632 d.C.), ou seja, foi escrito depois da Bíblia.

“Mitologia Maia”
Pouca gente sabe (e acredito que nem os criadores do “Batman”¹ conheciam este fato), que o “herói das trevas” nada mais é do que a personificação de “Camazotz”: o deus morcego da “Mitologia Maia”. No entanto, a figura mais importante do “Panteão Maia” é “Itzamná”, o deus criador, senhor do fogo e do coração, ele representa a morte e o renascimento da vida na natureza. “Itzamná” está ligado ao deus Sol, “Kinich Ahau” e à deusa Lua, “Ixchel”, personificada como uma velha mulher demoníaca.

Mas, além dos “Maias”, muitos outros povos narraram suas lendas e mitos. Dentre as mitologias existentes, 18 estão oficialmente catalogadas, as mais conhecidas e tradicionais são a greco-romana.

“Mitologia Grega”
A “Mitologia Grega” é conhecida pelos deuses “Zeus” (o maior deus do “Monte Olimpo - Panteão Grego”), “Poseidon, Hades, Ares, Afrodite, Apolo, etc... Além de personagens como: “Medusa, Hércules, Ciclope, entre muitos outros. A “Mitologia Grega” é a base para muitas obras de ficção, como séries de TV, desenhos animados, filmes, livros e jogos.

“Mitologia Romana”
A “Mitologia Romana” segue as diretrizes da “Mitologia Grega”, onde, por exemplo, a forma romana para o Deus mitológico grego “Zeus” é “Júpiter”. A compreensão mitológica da “Roma Antiga”, em sua concepção, tenta explicar a formação do Mundo, os fenômenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos e a evolução do conhecimento com outras influências.
 
Porém, além destas quatro mitologias já mencionadas: “Maia, Grega, Romana e Judaico-cristã”, citarei mais 14.

“Mitologia Egípcia”
Acredita-se que a “Mitologia Egípcia” emana da antiga civilização que se desenvolveu ao redor do “Rio Nilo”, no antigo “Egito” (perto do “Norte da África”). Ela tem deuses como: “Amon, Hórus, Osíris, Seti, Anúbis, Rá”, etc...

“Mitologia Celta”
A “Mitologia Celta” está relacionada aos antigos bretões, aos gauleses, belgas, escotos, batavos, eburões, gálatas e trinovantes da era medieval. É uma mitologia ligada a “Xamãs, Druidas, Elfos”, etc... Ela é recorrentemente apresentada em obras que incluem os livros/filmes: “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “Harry Potter”, por exemplo.

“Mitologia Nórdica”
A “Mitologia Nórdica” tem deuses como: “Odin, Thor, Loki, Heimdall”, etc..., e mundos como: “Asgard, Jotunheim e Vanaheim”. Também é tradicionalmente usado em obras de ficção, principalmente pela “Marvel Studios”. A “Mitologia Nórdica” apresenta uma relação muito próxima entre “elfos” e humanos.

“Mitologia Chinesa”
“Mitologia Chinesa” está ligada a divindades presentes nas religiões atuais “Taoístas e Budistas”. Ela também traz elementos da fundação do Mundo na compreensão dos antigos chineses, deuses que desenvolvem a moralidade, o sucesso e a prosperidade dos humanos. Há seres mitológicos muito representativos, como o dragão, por exemplo.

“Mitologia Japonesa”
Esta é outra Mitologia Oriental, a Mitologia Japonesa” busca explicar o poder das forças da natureza, suas histórias e a criação do “Japão”, principalmente pelas mãos dos deuses: “Izanagi, Izanami, Amaterasu, Suzano e Tsukuyomi”.

“Mitologia Asteca”
A “Mitologia Asteca” é a “Mitologia das Américas”, localizada hoje no “Centro-Sul do México”, apresenta dois principais deuses: “Tlaloc e Chalchiuhtlicue”. Os “Astecas” acreditavam que antes do presente, havia outros mundos, onde os humanos enfrentavam uma tempestade de vento aterrorizante e, ao se agarrarem às árvores, se transformavam em macacos, dando origem à atual raça humana. Uma explicação mitológica da teoria da evolução das espécies, do naturalista, geólogo e biólogo britânico: “Charles Robert Darwin” (12 de fevereiro de 1809 - 19 de abril de 1882).

“Mitologia Basca”
A “Mitologia Basca” emana do antigo grupo étnico que ainda habita partes do nordeste da Espanha e sudoeste da França. A mitologia deste povo contém personagens como as deusas: “Mari, Tartalo e Aatxe” e outras semi-deusas e semi-deuses.

“Mitologia Eslava”
A “Mitologia Eslava” é uma antiga mitologia europeia, que tem deuses como: “Perunu, Triglav, Zaria e Zorya”, que são os principais. Várias características desta mitologia estão presentes nas diversas religiões indo-europeias.

“Mitologia Hindu”
A “Mitologia Hindu” é uma das mitologias mais antigas do Mundo e valoriza os animais como seres divinos. Ela se originou no que hoje é o “Paquistão - Sul da Ásia” e se espalhou para outros territórios, incluindo grande parte do que hoje é a “Índia”. A “Mitologia Hindu” possui deuses como: “Krishna, Garuda, Daksha, Mitra, Rudra, Brahma, Durga e Kali”, que são os mais representativos. Vale ressaltar que na “Índia” a vaca é mitologicamente chamada de “kamdhenu”, sendo sagrada, símbolo do “Dharma” e seus seguidores acreditam que ela representa valores como a não violência e o altruísmo.

“Mitologia Persa”
A “Mitologia Persa” é semelhante à Mitologia Hindu”, por questões de localização, diferindo apenas em seus deuses, já que para os persas existem apenas dois: “Aura-Masda e Ahriman”.

“Mitologia Iorubá”
A “Mitologia Iorubá”, representa o conhecimento mitológico e cultural dos “Iorubás”, uma etnia da “África Ocidental”, que possui um deus supremo chamado de: “Olorum”. Há também seres divinos como: “Exu, Ogum, Oxóssi”, entre outros. Muitos destes deuses são cultuados por religiões afro-brasileiras, como a “Umbanda e o Candomblé”.

“Mitologia Inuíte”
A “Mitologia Inuit” se refere aos membros da nação indígena Esquimó, que habitam as regiões árticas do Canadá, Alasca e Groenlândia”. As religiões “Inuit” (que misturam suas crenças com mitologia), têm princípios animistas e xamânicos e contêm deuses como: “Sedna, Litorideserto e Akna”, entre outros seres místicos.

“Mitologia Suméria”
Os sumérios tinham uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material. A “Mitologia Suméria” é representada pelos deuses principais: “An, Ichtar, Enki, Antu e Enlil”.

“Mitologia Tupi-Guarani
A “Mitologia Tupi-Guarani” é um conjunto de narrativas sobre os deuses e espíritos dos vários povos indígenas desta tribo, juntamente com cosmogonias (que são as narrativas sobre a criação do universo), antropogonias (que revela a criação da humanidade) e rituais, que são a parte religiosa destes povos tribais. Os “Tupis” acreditam em um deus Sol - Guaraci” e uma deusa Lua - Jaci”. O deus Sol seria o criador de todos os seres vivos, devido ao Sol ser importante nos processos biológicos da natureza; enquanto a deusa Lua, seria a rainha da noite e dos homens. Segundo a lenda, ela teria sido esposa do poderoso deus “Tupã” (que na língua Tupi, significa trovão).
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Batman, o homem-morcego”, foi criado pelos americanos: “Bob  Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974).



® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)
웃 And the 2025 Oscar for Best International Feature Film goes to...

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.