Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, já repararam que é muito comum escutarmos que: “errar é humano, mas, persistir no erro é burrice”. Isso além de ser um clichê, é também dizer: não cometa os mesmos erros, arrume novas maneiras de cometer erros.
Dizer que o Mundo de antes era melhor, mais seguro e menos violento, é uma “verdade requentada”, o que existia era menos gente e informações no Mundo. Hoje em dia, às vezes, algumas pessoas têm “explosões de amor ao próximo”, mas, são atitudes só para “inglês ver”.
Ladrões, estupradores, estripadores e pedófilos, por exemplo, existem desde os tempos bíblicos: “Sodoma e Gomorra”, os dois ladrões na cruz ao lado de “Jesus” e a própria condenação do filho de Deus, com os romanos lavando as mãos e soltando o ladrão e assassino, “Barrabás” (15 de janeiro de 20 a.C. - 7 de abril de 30 d.C.). “Jack, o Estripador - Jack the Ripper”, diferente da personagem ficcional: “Sherlock Holmes”, existiu mesmo e fazia sua série de vítimas (todas prostitutas), na periferia de “Whitechapel, distrito de Londres” e arredores, no longínquo ano de (1888). A Igreja Católica foi inquisitória, queimava mulheres vivas, por serem consideradas bruxas, a pedofilia e homossexualismo se escondiam atrás das bíblias católicas e protestantes.
Mas, hoje a coisa toda é outra, os “mequetrefes punguistas de bondes” de outrora, se modernizaram e migraram para a Web junto com os batedores de carteira, que se repaginaram e hoje roubam “criptomoedas Bitcoin”, assim como os tarados, pedófilos, etc..., criam também seus mecanismos de sedução virtual.
Ouvimos falar tanto na Inteligencia Artificial e nos esquecemos do básico, que é utilizar a inteligencia humana, mas, não para mandar homens a Lua ou a Marte, por exemplo, pois, em (20 de julho de 1969), o homem pisou pela primeira vez em solo lunar e, passados mais de meio século, qual vantagem a humanidade tirou deste fato, além da certeza de terem sido gastos milhões de dólares? - dinheiro que poderia ter sido utilizado para amenizar necessidades básicas das populações menos favorecidas do Mundo.
A tecnologia chegou e mudou tudo, isso é um fato irrevogável. Mas, outro dia uma menina me entregou o celular e pediu para tirar uma selfie dela. Mas, uma selfie não é uma foto que se tira de si mesmo? Ou seja, a tecnologia chegou, ficou, mudou o Mundo e as pessoas continuam as mesmas, com muitas informações e pouco aprendizado.
No aeroporto, no balcão da companhia aérea, fui questionado por um funcionário em frente a um monitor de computador, sobre querer viajar no corredor ou na janela? - como se tal fato importasse numa viagem de avião. O que eu não queria era viajar espremido no assento do meio (entre três lugares), mesmo em uma viagem curta da “Ponte Aérea, entre Rio e São Paulo”. Perguntas desnecessárias tornam-se embaraçosas e pouco inteligentes, e então, a tecnologia é algumas vezes de pouca ajuda, até para algumas pessoas mais esclarecidas.
Existem fatos que não compreendemos pois, nunca aprendemos, não por ignorância e sim, por ninguém conseguir ensinar, por serem da natureza de cada indivíduo. E por não serem possíveis de ensinar e nem de aprender, cada erro é oriundo das falhas pessoais e intransferíveis de cada um.
As coisas simples também raramente se aprendem: amor, perdão, gratidão, inocência, afeto, sorrir e até os dias que nos sentimos mais taciturnos, tudo é fruto de cada ser. Assim sendo, aquilo que não se melhora, denominamos de erros. E acreditem, existem pessoas que treinam seus erros diariamente, desejando encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris, invejando a grama da casa do vizinho, que aparenta ser mais verde do que a da sua casa. Mas, na maioria das vezes, o ouro é bijuteria e a grama artificial.
Eu creio que no fundo, Deus se desespera ao verificar como as suas criaturas conseguem com tamanha facilidade estragar sua criação. E os seres humanos, se valendo do “salvo-conduto” da natureza humana, sejam alguns, sejam “nações unidas”, seja “um eu errando noutros”, transformam o fatídico: não fui eu! - em novas maneiras de cometer erros e, de nada resolve arrancar a folha de papel da máquina de escrever, embolar e jogar fora, pois, faz tempo que nem máquina de escrever usamos mais.
There are many ways to get it wrong, but a good way to get it right is to read and consciously reflect on the things you write in your genius essays.
ResponderExcluirI also liked the song. I didn't know this Brazilian group.
💋 Kisses 💋
Thank you affection of the words friend Theodosia, the reciprocal is true.
ExcluirA good end of the week.
Kisses!!!
Meu sapiente amigo Douglas, nem a solidão é preferível nem a falsidade dos tolos é aceitável. O mundo, como você mesmo relatou, já teve atos inquisitoriais imperdoáveis na sólida Igreja Católica. Esses pastores protestantes pegando as migalhas dos seus fiéis e juntando tudo de todos e ficando ricos, como se fosse a multiplicação dos pães. Enquanto minhas pernas aguentarem, continuarei caminhando por minha própria consciência, acredito que existe possibilidade de inteligência fora da inteligência artificial, mas sempre caminharei olhando para trás, pois foi lá que escrevi minha narrativa de vida . Você é um sábio e suas palavras dispensam apêndices, concordo com tudo que li aqui, pois sei da batalha diária que você trava para colocar a educação em seu devido lugar. Assim como não acredito em milagres, acho que ninguém precisa se ajoelhar diante da falsa crença de que a grama da casa do vizinho é mais verde, porque, sua explicação foi perfeita, quem garante que é grama de verdade? Quem nos garante que a vida dos outros é perfeita? As pessoas precisam parar de se vitimizar, erguer a cabeça e manter-se confiantes em seus valores e defeitos e viver em harmonia com isso. Se há amarguras no viver, também há alegrias. Portanto, devemos saber brindar os bons momentos da vida e com as pessoas que amamos, nos valendo do respeito mútuo e sinceridade nos atos, sem precisar desejar forças para os fracos e ternura para os duros, porque cada um decide o que pretende ser. As artes estão muito boas e o texto, como disse, está perfeito. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu amigo Ruy Barbosa,
ExcluirA solidão é uma má companhia e nosso país tem uma população envelhecida e consequentemente muitos estão ficando solitários.
Mas, a solidão é um reflexo dos erros primários dos jovens que esquecem que a idade chega inevitavelmente para todos.
A falsidade, por outro lado, é manipuladora, pois quem quer que dela faça uso, só poderemos verificar os danos da falsidade depois que o falsário já nos “atropelou” .
O mundo continua inquisitorial, meu nobre professor, apenas os inquisidores mudaram.
Agradeço mais uma vez por este riquíssimo comentário e suas palavras jamais serão apêndices, pois, sempre agregam muito ao texto publicado.
Retribuo o abraço fraterno e boa semana!!!
Uma selfie de outrem??
ResponderExcluirO auto retrato pintado por terceiro???
Nunca tirei uma selfie.
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirE assim caminha a humanidade... Pessoas falando coisas por rumo.
Agora uma verdade seja dita: por que tirar fotos e selfies pelo celular, se ninguém vai revelar? Dizem que guardam as fotos "nas nuvens", mas quem sabe onde estão "essas nuvens???"
Retribuo o abraço e desejo uma boa semana!!!
Muy interesante te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirSiempre es bueno darle la bienvenida aquí en el ®DOUG BLOG.
Un beso y buena semana.
Hola amigo mío, una entrada muy interesante. La he leído despacio porque el traductor me ha fallado, pero la verdad es que se entiende bastante bien. Besos :D
ResponderExcluirHola amiga Margarita,
ExcluirFíjate que la inteligencia humana supera a la inteligencia artificial, porque aunque falle el traductor, logramos comunicarnos a la perfección.
Vuelve siempre al ®DOUG BLOG, me gusta tenerte aquí.
Besos y buena semana.
A sua maneira de expor as coisas torna os seus textos muito agradáveis de ler. É verdade que o mundo sempre teve gente ruim e se agora nos parece pior é porque é mais informação. No entanto eu creio que não melhorou nada...
ResponderExcluirTudo de bom.
Uma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirA humanidade, do jeito que anda descontrolada, só pensando em guerras e atrocidades, tende a sofrer fases piores que à da “Covid”.
Por falar nesta pandemia, onde está a investigação que seria feita pela “OMS” para descobrir a origem do vírus? Foi só blá, blá, blá. Todos sabemos onde e como surgiu o vírus, mas, quem tem coragem de “peitar” a China?
E assim, "eles" vão encontrando novas maneiras de cometer erros.
Retribuo o beijo, o desejo de tudo de bom... E uma boa semana também para ti!!!
Bom Dia Douglas! Muito obrigada por compartilhar conosco uma reflexão tão interessante, infelizmente, às vezes sinto que o mundo está andando para trás, por mais que a tecnologia avance, estamos cada vez pior. Mas sempre há uma luz no fim do caminho, então não percamos a esperança de que as coisas vão mudar para melhor. Agora sou seu nova seguidora. Um abraço forte!
ResponderExcluirMarita,
ExcluirBem-vinda ao ®DOUG BLOG! Será um prazer interagir contigo em nossos “blogs”.
Eu vejo o Mundo caminhando nos passos de “Moonwalk,
criado por Michael Jackson”. E como aforista que sou, cito duas de minhas frases:
“Cada dia acredito mais, que se tiver luz no fim do túnel, é Pirilampo!”
“Eu sou um otimista injuriado com o Mundo, mesmo assim, ainda sou um otimista!”
Assim sendo, vamos seguindo firmes e fortes, na esperança de dias melhores.
Retribuo o carinho das palavras e o abraço!!!
Por algo dicen que el hombre es el único animal que tropieza dos veces en la misma piedra. Creo que cuando aprendemos a no tropezar buscamos una nueva.
ResponderExcluirLa canción me ha gustado, muy propia de esa época.
Saludos.
Tomás,
ExcluirComo dije en el texto, las personas entrenan diariamente para encontrar nuevas formas de cometer errores.
En cuanto a la tecnología, ayuda a quienes la hacen aliada, en manos de los tontos es solo un grifo sin agua.
Un abrazo y buena semana.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirMuito boa a sua crônica.
Bem verdadeira.
Gostei bastante.
Boa tarde e boa semana.
Beijo.
Amiga Lúcia,
ExcluirFico feliz que goste das minhas crônicas e também das publicações mais votadas ao humor.
Retribuo o carinho das tuas palavras, o beijo e que tua semana seja suave!!!
Es muy interesante lo que publicas, reflexiones sobre la vida, muchas verdades... La que más me impacta es lo de la inteligencia artificial, mejor busquemos como bien dices la humana ,y dejemos de querer ir a explorar a tantos lugares cuando apenas conocemos nuestro hermosísimo planeta Tierra. Sería bueno que empezemos a conocernos a nosotros mismos y a todo lo que nos rodea, y a ser posible enseñar a los que vienen detrás lo ético, la moral el amor.
ResponderExcluirGracias, por hacer hincapié en estos temas tan interesantes para los momentos en los que vivimos.
Saludos, y feliz semana.
Mila,
ExcluirEstoy feliz con su visita al ®DOUG BLOG y espero que regrese a menudo. Si quieres dejar tu foto como amigo de mi blog, será un placer.
En cuanto a la inteligencia artificial, hay mucho daño asociado con la "IA". Entre los más específicos menciono el poder que tendrán en sus manos las grandes empresas, provocando el desempleo masivo. La automatización de actividades, la propagación descontrolada de ciberataques y el desarrollo de armas son motivos más de nuestra preocupación por la presencia de estas nuevas tecnologías entre nosotros
Todavía está lejos de todo lo que debería hacer la tecnología, que es mejorar audífonos, piernas y brazos mecánicos, por ejemplo, para que las personas con discapacidad tengan una mejor calidad de vida.
Lo cierto es que los tiempos que vivimos son distópicos.
Gracias por apreciar mi texto.
Un abrazo para ti y buena semana.
Querido amigo Douglas, nossa, como concordo plenamente com tudo o que li aqui, pois bem sabes que leio muito, penso muito e sinto também que as pessoas demoram milênios para alcançarem algum progresso, muitos até se atrevem em dizer que há progresso, mas tudo o que se vê hoje com mais ênfase é mesmo por causa da rapidez de propagação!
ResponderExcluirEstou relendo um livro de Jorge Amado, que tenho, amo ler livros com cheiro de antigo, "Seara Vermelha" e me parece tão atual, bem assim como esse magnífico texto que li aqui e olhe que você tem idade do meu filho!
A letra da música escolhida faz todo sentido,me levou a sentir a vida como ela sempre foi, cada um tem um sentir, um perceber, um viver, independente da idade cronológica!
Parabéns, nem preciso dizer que amei ler aqui!
Abraços apertados querido Douglas!
Amada amiga Ivone,
ExcluirA inteligência artificial pode ser usada, mas, assim como muito sal estraga a comida, muita ciência da computação prejudica os relacionamentos pessoais.
Ontem uma colega do trabalho, estando no mesmo local que eu, mandou-me um áudio via “WhatsApp”, pedindo uma opinião, não respondi e minutos depois, ela foi até minha sala reclamando que não houve resposta. Eu disse: Bem, já que você está aqui, sente-se, vamos conversar...
A tecnologia está fazendo as pessoas perderem o jeito de lidar com outras pessoas. Com isso, amiga Ivone, a inteligência artificial consegue identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria na experiência de vida... Mas, na vida de gente preguiçosa e cada vez menos instruída, porque, hoje em dia, qualquer um “baixa um aplicativo de IA” no celular e sugere, por exemplo: ESCREVA UMA TESE DE DOUTORADO... E a máquina (nada inteligente), como se fosse uma xerox virtual, busca informações em todos os lugares (acredite, até mesmo em nossos “blogs”) e num “insight”, gera o que se desejava, mas, que nada mais é, que o resultado de um amontoado de cópias tecnológicas.
É triste observar que só falta tempo para certas pessoas, quando se trata da cultura.
Vivemos neste mundo torto, cheio de gente torta, como estes milionários que gastaram milhões de dólares, para morrerem sem ar, dentro de uma cápsula submarina controlada por um “Joystick” (como é o caso do submarino “Titan”, da empresa “OceanGate”), tudo para ver um transatlântico afundado e totalmente destruído, justamente pela ingerência dos criadores do “Titanic”, que se preocuparam com tudo, na época, menos com a segurança dos passageiros.
Certo esteve “Jorge”, que de tanto gostar de ler e escrever, passou a ser AMADO até em seu sobrenome.
Agradeço o carinho das tuas palavras e, tu és sabedora que não tenho só a idade do teu filho, tenho por ti o respeito que um filho deve nutrir por sua mãe.
Abraços... Muitos e bem apertados!!!
Interagir com pessoas pessoalmente, mas por nosso meio também é enriquecedor!
ExcluirEnergias boas e positivas, aqui sempre sinto que, embora seja útil a IA, mas em se tratando de sentir a vida, não há outra inteligência que não seja a humana!
Pois é meu amigo, ninguém consegue entender essa loucura de ir afundar no oceano, estão quase no limite do tempo de oxigênio disponivel, se é que estejam ainda vivos, triste isso!
Boa noite amado amigo, também te tenho imenso carinho de mãe pra filho!
Abraços sempre apertados!
Gratidão pelo amor explícito das tuas palavras.
ExcluirAssim sendo, cito “Martha Medeiros”:
“Gratidão por estarmos aqui e por termos uma alma capaz de detectar o sublime no essencial!”
Mais abraços apertados!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirReflexão profunda, o mundo precisa de uma revolução de amor. Que Deus tenha misericórdia das nossas vidas, precisamos aprender tantas coisas que não tem preço, um forte abraço.
É vero amiga Lucinalva,
ExcluirUma revolução de amor, esta é uma ótima definição para que as coisas mudem e melhorem no Mundo.
Aprendi que na vida existem coisas que possuem preço e outras possuem valor... E sim, as coisas corretas, aquelas que realmente agregam, estas não possuem preço.
Retribuo o forte abraço e que Deus nos abençoe!!!
Olá, caro colega jornalista, tudo bem, Douglas? Prazer! Passei para conhecer seu cantinho, curti e voltarei mais vezes. Adorei sua crônica e dei risada com sua análise tão perspicaz. Excelente para a gente refletir e mudar muitas coisas. Abraços!
ResponderExcluirOlá, Sheila, seja bem-vinda ao ®DOUG BLOG.
ExcluirFico feliz em encontrar mais uma colega de profissão aqui do Rio de Janeiro interessada em ler “blogs”, considerando as diversas redes sociais existentes.
Que bom que gostou da minha crônica, inclusive com direito aos sorrisos, isso é ótimo!
Aguardarei o teu retorno e se quiser seguir o ®DOUG BLOG, será um prazer.
Retribuo o carinho das palavras e os abraços!!!
Confesso que andei afastada daqui, fui bastante assídua de 2008 a 2015, com o blog antigo, Cantinho She, fazendo muitos amigos, mas aí outras redes sociais foram surgindo e acabei abandonando a blogosfera, mas voltei. Virei mais vezes, curti demais a sua forma de escrever. Tudo de bom!
ExcluirVolte sempre que desejar, será sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
ExcluirTudo de bom também para ti.
Beijos!!!
Estimado amigo Douglas, perfecta y armoniosa conjunción la tuya. Si realmente la vida conforme la entendemos y vivimos actualmente, ya que los que estamos entrados en años, te puedo asegurar que probablemente una inmensa mayoría prefieran la vida que conocimos años atrás. Faltaba para estropearlo más la IA, este, como todos los adelantos que son buenos para la humanidad, terminan suplantando al ser humano en muchos aspectos de la vida y creo que la IA será uno de los mayores errores cometidos por el ser humano. Pienso que dada mi avanzada edad puede que no viva muchos de esos acontecimientos, pero considero que no se vislumbra un futuro muy esperanzador. La humanidad debe cambiar y sobre todo hacerse mucho más humana de lo que hoy es y representa.
ResponderExcluirUn gran abrazo amigo mío y feliz resto de semana.
Amigo Juan,
Excluir¿Cómo una humanidad cada vez más inhumana puede hacer uso de la "IA" si no puede poner fin a sus actividades más trágicas, como el prejuicio y la violencia generalizada?
La gente hoy en día considera un lujo dejar que las máquinas piensen y decidan por ellos.
Los grandes inventores del pasado pensaron mucho cuando creaban sus inventos, hoy ¿qué se está creando además de virus de laboratorio?
Estamos viviendo tiempos distópicos y estoy de acuerdo contigo, no veo con buenos ojos el futuro de la humanidad, que si se mueve será a Marte, porque nuestro planeta Tierra está al borde de una guerra nuclear.
Un fuerte abrazo para ti también, mi buen amigo, y que la semana vaya bien hasta el final.
Hola! me pareció un post muy interesante. Um gusto leerte. Saludos
ResponderExcluirAhyde,
ExcluirMe alegro de que hayas disfrutado de esta publicación de ®DOUG BLOG.
Un abrazo y buen fin de semana.
Desde un lluvioso Santiago de Chile te escribo Douglas. Junto a una deliciosa taza de té con un pan con palta he leído tranquilamente tu crónica. Creo estar en muchos aspectos muy de acuerdo contigo. Si bien es cierto aquello de que en toda época el hombre ha experimentado su lado oscuro y mucho se había ocultado debajo de la alfombra. En la actualidad se ha exacerbado por un detalle que no aparece: el uso y abuso de drogas y sustancias afines. Este gran elemento ha provocado y está minando la sociedad y vemos como el ser humano es capaz de llegar a un grado de enajenación y maldad que pensamos habíamos superado, porque se supone que habíamos evolucionado.
ResponderExcluirAhora, dices que la llegada del hombre a la luna tuvo poco de importancia y, no lo creo tan así. De hecho el tan necesario GPS nació de allí, así como computadores más pequeños y livianos al alcance de todos, alimentos congelados, avances en medicina, incluso herramientas inalámbricas que usamos todos y, otros avances que no recuerdo.
Sí estoy de acuerdo contigo que la tecnología nunca podrá competir con cosas tan simples y maravillosas como el amor y los valores que aprendimos de nuestros padres.
Me ha entretenido muchísimo leerte Douglas.
Un gran abrazo
Tatiana,
ExcluirPrimero, bienvenido al ®DOUG BLOG.
Dicho esto, vayamos a tu punto de vista y gracias por estar en desacuerdo con algo que lees, porque las conversaciones entre personas inteligentes se basan en la opinión, de acuerdo o en desacuerdo.
Cito para ilustrar nuestro diálogo, mi escrito favorito, "Oscar Wilde", quien sabiamente dijo la siguiente frase:
“Oh, no me digas que estás de acuerdo conmigo. Cuando la gente está de acuerdo conmigo, ¡siempre tengo la impresión de que estoy equivocado!
Hablando de frases, siendo aforista, os dejo el enlace a mi página de frases personales y de otros escritores. Este es un espacio de solo lectura, no está abierto a comentarios, pero creo que te gustará.
https://frases-dougblog.blogspot.com
Un abrazo y vuelve más a menudo.
Vaya... no consigo que se traduzca la página.. Ya lo siento.
ResponderExcluirGalilea,
ExcluirLo interesante es que el texto habla de errores y hay un error de traducción.
Pero hay un convertidor de texto activo en el ®DOUG BLOG.
Vuelve a intentarlo más tarde, es un placer tenerte aquí.
Un abrazo y un buen fin de semana.