Não é incomum escutarmos quando alguém está aconselhando outra pessoa, quando está explanando, tecendo observações, que este alguém está filosofando. Mas, filosofar é bom, só nos faz subir... Escalar as “montanhas do saber”.
A filosofia está em todos (não em tudo). A filosofia é própria do “SER”, não das coisas.
Porém, no dia a dia, na dura realidade da vida, pouca coisa existe de filosófico (e isso é um Mestre em Filosofia que está afirmando). Mas, muitas coisas também, nada tem a ver com sorte e azar e, muitas pessoas creditam suas conquistas e desventuras a estes fatores inexistentes.
No Mundo contemporâneo pouca coisa existe também de poético, mesmo assim, como “uvas de boa safra”, os poetas resistem bravamente.
Como podemos observar, é preciso encontrar um meio-termo entre praticidade e filosofia, pois, a realidade contemporânea diluiu os grandes pensadores e inventores. Ou seja, hoje em dia ninguém cria nada novo, mas, ninguém também pode se sentir dono das palavras, ao ponto de querer usurpar as palavras de outrem e, cito a total alienação de alguns historiadores, que dizem que o filosofo grego “Sócrates - em grego: Σωκράτης” (400 a.C. - 299 a.C.), nunca proferiu uma frase sequer em sua vida.
Ou seja, não importa qual seja a realidade da vida, acabamos sendo meros espectadores dela, repetidores de erros e acertos (que muitos preferem rotular de destino).
A Filosofia meus caros amigos e amigas do ®DOUG BLOG, é homeopática¹, cumpre o seu papel em pequenas doses contínuas. Mas, a maioria das pessoas são imediatistas e praticam na vida a alopatia¹ hipocondríaca e hipócrita (em “doses cavalares”) e, talvez, seja por isso mesmo que a filosofia, a poesia, a cultura e as artes de um modo geral, para estes, pareça algo desnecessário e até inalcançável.
Mas, a Filosofia não pode ser deixada de lado no prato, igual as uvas passas no arroz à grega. Porém, o que muita gente desconhece, é que estas desnecessárias “uvinhas murchas”, foram uma das maneiras que a antiga sociedade grega encontrou para não desperdiçar as uvas que não estavam adequadas para a fabricação do vinho. A cultura grega revela assim, mais que filósofos, revela uma nobre preocupação de não descartar alimentos, no não desperdiçar algo que nutriria o seu povo.
Devo salientar, que até gosto das comidas que levam as uvas passas e gosto também, da antiga e sábia filosofia grega, onde sim, “Sócrates” deixou o seu legado de aforismos, em inúmeras frases e pensamentos que são repetidos até os dias atuais.
Assim sendo, sejamos menos intolerantes com as coisas... Menos imediatistas, pois, como diz uma de minhas frases sobre o futuro:
“E o que é o futuro, senão um passado sem uso?”
Então, se alguém não entender quase nada de Filosofia, se alguém não gostar das uvas passas na comida, tudo bem, este alguém está praticando principalmente além do seu paladar, o seu alvedrio. Só não podemos deixar de compreender a felicidade em nossas vidas, deixando ela escapar entre nossos dedos, como as águas do “mar Egeu”. Perder a felicidade por pouca coisa é tolice, pois, a felicidade é um sonho, não um bocejo; é uma paisagem, não um espelho; é uma viagem de ida sem um destino de volta preestabelecida.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Homeopatia” vem do grego: “homoispathos”, onde “homóis” significa: “SEMELHANTE” e “pathos”: “SOFRIMENTO e/ou DOENÇA”. “Alopatia” é a chamada medicina tradicional, tendo também sua origem grega: “állospáthos”, onde “állos” significa: “OUTRO e/ou DIFERENTE” e “pathos”: “SOFRIMENTO e/ou DOENÇA”.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).