㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 14 de novembro de 2020

“♂Animus e Anima♀”

“Animus e Anima”, são Arquétipos descritos na Escola de Psicologia Analítica”, de “Carl Gustav Jung” (26 de julho de 1875 - 6 de junho de 1961), como parte de sua teoria do inconsciente coletivo. “Jung” descreveu o “Animus”, sendo o lado masculino inconsciente das mulheres e a “Anima”, como o lado feminino inconsciente dos homens, cada um transcendendo a psique (do grego: psychḗ - ψυχή), particular de cada indivíduo, provocando disputas dentro da sociedade, relativas ao “sexo frágil e sexo forte”.
   
Tem uma frase minha que diz algo sobre este “complexo da Little Lulu”¹, onde menina não entra no “Clube do Bolinha”:

“Não somos nem machistas, nem feministas... 
somos pessoas em desconstrução!”
   
Porém, a felicidade das relações, independe de conceitos sociais elevados, pois, nem mesmo os atos primários de um casal, estão relacionados neste inconsciente imaginário dos “arquétipos junguianos”, onde os valores do casal se equiparam e se equivalem, dentro dos gêneros homem e mulher.
    
As relações vividas e rompidas pelos casais, abrem feridas que por vezes nunca cicatrizam, deixando o lado abandonado em pedaços, enquanto quem parte, acredita ter tomado a decisão correta.  
    
A idade chega, mas, a maturidade nem sempre acompanha os nossos sentimentos. As fotos que hoje nos revelam, dizem muito e ao mesmo tempo, tão pouco. As mentiras e traições existentes nas relações, muitas vezes são relevadas, porém, nunca serão esquecidas, pois, quando homem  e mulher se encontram (quando escrevem uma história), nada se perde dos pensamentos. Enfim, a vida é assim, não sucumbe ao tempo, amores e desamores, estes sim, são finitos.
    
Uma relação perfeita não existe, até porque, não existe perfeição em nada, que nós humanos possamos experimentar. Muitas pessoas criam fantasias de um lar 100% harmonioso (aqueles dos comerciais de margarina), onde nunca haverá um embate entre as partes e, tudo será levado na base das bolinhas de sabão. Mas, margarina é uma das piores invenções da culinária. Ou seja, a realidade nua e crua, é que relacionamentos não são batidos a prego... Não está funcionando bem (meu bem), separe e passe a comer manteiga de boa qualidade.
   
Amor é substantivo, amar é verbo. Então, relacionar-se, é saber provar da essência do quê é bom... É estar aberto aos sentimentos que o “verbo intransitivo amar”, nos pede e permite.
   
Existem dias que tudo sai “certinho e bonitinho”, dias que nem o feijão queima. Mas, tem outros dias, que salgamos a comida toda e, destemperamos nossas relações, que ficaram estranhas e incompreensíveis. Numa relação, é preciso que encontremos momentos para introspecção e outros para extravasar nossos diálogos retidos na garganta, no coração e na alma.
   
As poesias de amor revelam, que os dias de “Sol e de sonhos”, nos levam na mesma direção da nossa cara-metade. Mas, existem dias que cada um só consegue ver o seu espaço invadido, assim, uma “chuva torrencial de ofensas” estremessem o casal, despoetizando tudo, pois, para onde voltarão os insultos ditos? Assim, na próxima briga, tais ofensas (fermentadas), retornam ainda com mais veemência.
   
Debater certos pontos de vista (nas relações), é algo salutar, afinal de contas, um casal nada mais é, que duas pessoas em constantes mudanças, convivendo dentro de um mesmo espaço geográfico e por vezes, dentro de seus próprios corpos. Dialogar é desconstruir barreiras e tolices, que nada nos acrescentam. Estranho seria, se nunca houvesse algo errado para alinhar e reorganizar em nossos sentimentos, deve ser até entediante, ter tudo certo o tempo todo. Devemos aprender a conviver com as diferenças e até a admirá-las. Tem outra frase minha que diz: 

“Na vida, não são os opostos que se atraem... 
Mas sim, são as diferenças que se completam!” 

Amor só é bom, onde ambos são autênticos e sabem lidar com os jeitos, trejeitos e maneirismos um do outro. Quando se consegue colocar o amor neste patamar, nada mais agride o casal. Aliás, quando não existem “briguinhas”, é porque, o desinteresse tomou conta da relação. 
    
Amar é saber respeitar o outro, é evitar as “picuinhas” (do ir dormir brigados), é admirar quem está ao nosso lado (mesmo com pontos de vista diferentes), até porque, somos todos pessoas muito distintas.
   
Os casais de hoje, além dos destemperos da relação, dos ciúmes, da rotina, dos problemas financeiros, etc..., ainda esbarram na “Netflix”, nas “Redes Sociais” e na falta de libido (que até os animais irracionais, mantém no cio). 
   
Aí, caríssimos amigos e amigas do DOUG BLOG, quando se escuta em uma relação: “Nem sei por onde começar...” ou “O problema não é você, sou eu...” - é porque, a relação “acabou de acabar”. E tais clichês, nem “Freud”² explica!
°°°
¹ “Luluzinha - Little Lulu  e Bolinha - Tubby Tompkins”, são personagens das histórias em quadrinhos e desenhos animados, criação da cartunista norte-americana “Marjorie Henderson Buelly Tompkins”, tendo sua primeira edição em (23 de fevereiro de 1935) e a data de término, em (30 de dezembro de 1944).
°°°
² “Sigmund Schlomo Freud” (6 de maio de 1856 - 23 de setembro de 1939)foi um médico neurologista e psiquiatra austríaco, criador da psicanálise, qual teve “Jung como seu pupilo e amigo.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).