O ®DOUG BLOG continua a série: “Libertas Quae Será Bão Tamen”. Esta é a 4ª parte dos “causos de mineiros”. E sem deixar as piadas se enforcarem igual ao mineiro de “Ritápolis - Tiradentes”¹, esteja ele barbudo e cabeludo ou com o escanhoar suave. Então, vamos aos “risos inconfidentes” e sem bocas banguelas.
㋡㋡㋡
O sujeito a muito tempo estava de olho na mulher do compadre. E aproveitando a ausência do amigo em casa, ele resolveu fazer uma visitinha para ver se a comadre não “carecia” de alguma coisa. Chegando lá, os dois meio sem jeito (pois, não estavam acostumados a ficar sozinhos), falaram sobre o tempo:
💬 Será “qui chovi cumadi?”
💬 Seria “bão pras culheita, né messs!?”
Mais um grande silêncio... Aí, o compadre se enche de coragem e resolve quebrar o gelo:
💬 “Cumadi, qui qui ocê” acha: “trepemo ou tomemo” um café?
💬 Ah, “cumpadi, cê mi pegô” sem pó!
㋡㋡㋡
Uma mulher estava esperando o trem na estação ferroviária na cidade de “Tiradentes, Minas Gerais”, quando sentiu uma vontade de ir urgentemente ao banheiro. Ela foi, mas, quando voltou, o trem já havia saído. Ela começou a chorar desesperada, pois, tinha uma consulta em “São João D’el-Rey” e não chegaria a tempo. Um “mineirinho” que assistia a mulher chorar, ficou compadecido da tristeza dela e pergunta:
💬 “Purcaus diquê qui a sinhora tá chorano”, dona?
💬 É que eu fui urinar e o trem partiu, moço!
💬 UAI, dona... Por causa “dissu num pricisa chorá” não. Eu “num sô” aqueles “dotô di fuça” nas “nigóça” das “muié, mai” tenho certeza “bissoluta qui a sinhora” já nasceu com esse trem partido!!!
㋡㋡㋡
Seu Adamastor, é um desses fazendeiros muito ricos do interior de “Minas Gerais”. Dia desses, Adamastor recebeu um amigo em sua casa. E lá estão os dois na sala, “proseando e pitando” um cigarrinho de palha, quando um menino passa correndo na porta da sala (com uma bola) e, Adamastor diz ao garoto:
💬 “Diproma”, vai lá “falá” pra sua vó “mandá” traze um cafezinho, “modi” aqui pra visita!
💬 Tá bem vô! (Responde o menino).
O amigo de Adamastor que fazia tempo não frequentava sua casa, estranhou a presença de uma criança ali e perguntou:
💬 Eu “modi num” sabia que “ocê” tinha um neto? E que “pilido” engraçado tem esse menino?
💬 É meu netinho sim, “fio” da Rita!
💬 “Qui bão, cumpadi”, justo a sua caçulinha Ritinha te deu um neto.
💬 Pra “modi sê vê, cumpadi!”
💬 E “modique quiocê” chamou ele de “Diproma?”
💬 Eu chamo ele “anssim, modi pruquê” mandei a Rita “istudá na faculidade em Belzonte” e quase um ano “dispois”, ela “vortô” com esse pirralho no bucho!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes” (12 de novembro de 1746 - 21 de abril de 1792). * Arte inicial animada da postagem ®DOUG BLOG.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
☞ Quem quiser ler frases de “Tiradentes”, toque neste link do FRASES ®DOUG BLOG: https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/11/frases-doug-blog-tiradentes.html