㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 27 de julho de 2019

“O Que é UAI? UAI... UAI é UAI, UAI!!!”




Por ser filho de pais mineiros eu posso falar com propriedade sobre este assunto. Sim, mineiros são mesmo seres privilegiados por natureza, pois, os “ETS” tinham o Mundo inteiro para visitar, porém, escolheram a dedo, a cidade interiorana do “Sul de Minas - Varginha”, porque, lá chupariam umas cabras e comeriam pão de queijo à vontade.

Aliás, segundo revelam recentes pesquisas da “NASA” (“National Aeronautics and Space Administration”), em breve será inaugurada uma “Casa do Pão de Queijo em Marte”. Como dizem os mineiros: “Vamos parar de prosa fiada”. Assim sendo, Vou direto ao que interessa. O assunto hoje no ®DOUG BLOG, terá a ver também com a Maçonaria. Mas, o que tem os mineiros com relação aos “Maçons?” Bem, vou dar a opinião que escutei (anos atrás), do meu sábio e saudoso pai “Walter”, pois, ele foi um mineiro que se orgulhava em ser das “Gerais”.  
   
A explicação do meu pai, dá conta que “U.A.I.”, iniciais de (“União, Amor e Independência”), lema “Maçom”, era um código desta irmandade. Assim, com a maior parte dos soldados da “Inconfidência Mineira” sendo integrantes de “Lojas Maçônicas”, eles criaram um código secreto, para tentar burlar a vigilância dos soldados portugueses, encontrando desta maneira, um jeito de se proteger de uma possível prisão. Então, para que a porta dos locais marcados para os encontros secretos da maçonaria fosse aberta, eram dadas três batidas específicas (batidas tradicionais dos “Maçons”) e quem estava na parte de dentro do recinto perguntava: “Quem vem lá?” A resposta (código), de quem estava do lado de fora era: “U.A.I.” (falada de maneira pausada e sussurrada, letra após letra) e assim, como num passe de mágica, a porta se abria, para que o “irmão Maçom” pudesse adentrar ao recinto.
   
Este código foi criado, pois, a coroa portuguesa não gostava dos “Maçons”, mesmo que “Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon”... (UAI, pensei que este nome não acabasse mais!!!)... Ou simplesmente, “D. Pedro I”¹ (12 de outubro de 1798 - 24 de setembro de 1834), tenha sido inclusive o criador do hino da maçonaria.
   
Existe uma outra versão mais popular de como “UAI” entrou no vocabulário do “minereis” (que já foi tema de uma postagem aqui no ®DOUG BLOG. Segundo esta versão, devido a instalação da multinacional inglesa: “Imperial Brazilian Mining Association” (primeira empresa de capital estrangeiro a se instalar em “Minas Gerais”) e que de partida, adquiriu a “Mina de Ouro de Congo Soco”², que foi explorada entre (1824 até 1856). Durante este período, esta localidade se transformou numa autêntica colônia inglesa. Aí, a expressão “UAI” pode ser atribuída ao convívio com os ingleses, que residiram em “Minas Gerais” neste período, que comungou com a utilização por parte dos mineiros da interjeição “Uai”, qual possui semelhante fonética e semântica com o vocábulo “Why” (utilizado na língua inglesa), com o mesmo sentido do nosso “por quê?” - e como os ingleses não entendiam o que os mineiros falavam e muito menos, os mineiros entendiam patavina do que os ingleses diziam, algumas expressões passaram a ser ditas com frequência pelos mineiros, na tentativa de se comunicar com os ingleses, como, por exemplo, “Where” (“Uér”), “Why” (“Uai”) e “So” (“Sô”). Era o que entendiam e conseguiam falar, daí se popularizou também o “Uai Sô?”...“Why So?” (Por que Assim?). 
   
Com a saída da fábrica inglesa do “Brasil”, a maior parte dos ingleses também foi embora, mas, deixaram por aqui, parte de seu vocabulário e da sua cultura. 
   
Não existem comprovações oficiais sobre a origem do “UAI”. A herança que ficou, são opiniões iguais a do meu pai, estudos, “Teses” defendidas por professores e pesquisadores. Até o ex-presidente “Juscelino Kubitschek de Oliveira” (12 de setembro de 1902 - 22 de agosto de 1976), que nasceu em “Diamantina”, se empenhou em mandar estudar a origem desta expressão.
    
Um mineiro quando diz: “trem, bão dimais dá conta”, “Sô” e “Émezzzz”, por exemplo, está utilizando palavras que se tornaram dialetos da cultura de “Minas Gerais”. Mas, o “UAI”, é uma palavra multiuso, pois, ela significa interrogação; hesitação; admiração; medo (susto/terror); impaciência; etc...
   
Alguns mineiros acreditam que o “G” do nome do físico, matemático, astrônomo e filósofo florentino, “Galileu Galilei” (15 de fevereiro de 1564 - 8 de janeiro de 1642), tem a ver com “Gerais” de “Minas Gerais”... “Uai sô... Serámezzzz?” Outros dizem que os dois “gês” do nome de “Galileu Galilei”, dão origem ao símbolo da maçonaria (na letra “G” que aparece entre o compasso e o esquadro). Este sim, é um fato comprovado, “né, UAI!!!”
°°°
¹ Sua Alteza “Dom Pedro de Alcântara”, Príncipe Regente do “Brasil”, foi iniciado conforme prescrevia a liturgia maçônica, prestando juramento e adotando o nome de “Guatimozín” (referente ao último imperador asteca “Cuauhtémoc”). Assim sendo, em (4 de outubro de 1822), “Dom Pedro I” foi aclamado “Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil”.
°°°
² “Congo Soco” - município de “Barão de Cocais”, a 76 quilômetros de “Belo Horizonte”, era propriedade de “João Baptista Ferreira de Souza Coutinho”, conhecido por: “Barão de Catas Altas” (18 de outubro de 1775 - 31 de maio de 1839). “Barão de Catas Altas” foi um título criado pelo imperador “D. Pedro I”, por decreto, na data do quinquagésimo quarto aniversario do amigo (18 de outubro de 1829), a quem o imperador chamava intimamente de: “Coutinho”.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).