%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Jesus%20Ressuscitou).gif)
Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, o Domingo de Páscoa, deste ano (2024), acontecerá no dia (31 de março), marcando o encerramento da Semana Santa. Embora caia sempre num domingo, a Páscoa é uma festa móvel, o que significa que a sua data não é fixa em relação ao calendário civil.
A Bíblia relata nos quatro evangelhos canônicos que no Domingo de Ramos, Jesus foi entrando triunfalmente pela porta dourada de “Jerusalém”, montado em um jumentinho. Este dia que inaugura a Semana Santa é também uma festa cristã móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa.
Para cumprir a profecia de salvação da humanidade, a mesma humanidade que ironicamente levou Jesus à cruz, Ele foi levado à morte, no que ficou denominado de Sexta-Feira Santa. Cristo ressuscitou no terceiro dia, que hoje é comemorado como Domingo de Páscoa.
A Páscoa é uma celebração tradicional das religiões cristãs, que como citado, relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra a sua ressurreição. Esta data é precedida pela Quaresma, ritual que dura 40 dias, iniciando na Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval.
A celebração da Páscoa tem origem na palavra em Latim: “Pascha”, que deriva do hebraico: “Pesach ou Pesach”, que significa: “a passagem”. Esta “passagem hebraica” é descrita no Antigo Testamento, estando relacionada a libertação do povo “Hebreu” (ancestrais do povo judeu do período romano).
Presente em muitas culturas, a Páscoa é uma data que reúne as famílias num momento de celebração e confraternização religiosa, mas, existe uma tradição fora da Via-Crúcis (também chamada Via-Sacra), de Jesus, trajeto que foi percorrido pelo filho de Deus carregando uma pesada cruz, desde o Pretório até o Calvário, onde morreu e ressuscitou. Esta data também está relacionada com a tradição de dar e receber ovos de chocolate.
E onde é que os coelhos se enquadram nesta história toda? Talvez por serem animais muito férteis, os coelhos simbolizam a vida... A ressurreição. Segundo a mitologia germânica, o coelho é um dos símbolos da deusa da fertilidade “Ostara”, que foi concebida de um ovo de ouro.
Há também a explicação de que um coelho seria o primeiro a testemunhar a ressurreição de Cristo. Porém, a versão mais aceitável afirma que os coelhos são um dos primeiros animais a serem vistos perto do final do Equinócio da Primavera, época em que se celebra a Páscoa. Por isso, foi incumbido de ser o animal que simboliza a Páscoa, levando alegria às crianças que acham o bichinho fofinho e adoram a relação lúdica que eles têm com a entrega de ovos, não do ouro mitológico, mas, de chocolate.
Encerro esta postagem com uma de minhas frases:
“Da sombra à luz, este é o significado da Páscoa!”
UMA SANTA PÁSCOA PARA TODOS!
![]() |
Ovo de Páscoa: MELHOR QUE MUITA GENTE! |