㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 13 de agosto de 2023

“A Boceta de Pandora”


Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, a etimologia revela muitas palavras, algumas originárias da mitologia grega. Mas, não se sabe explicar o real motivo de algumas destas palavras se tornarem pejorativas.

Vamos aos fatos e depois a palavra que se tornou socialmente aviltante: A lenda mitológica de “Pandora”, assim como a bíblica “Eva”, nos remete ao fruto proibido, que traz desgraça e injustiça à humanidade. “Pandora” foi a primeira mulher, filha ilegítima de “Hefesto e Pallas Atena”.

“Pandora” (Πανδώρα), é a persona que tudo possibilita, aquela que possui involuntariamente todo o conhecimento e de contrapartida, é também aquela que tudo usurpa.

“Pandora” foi incitada por “Zeus” a cumprir uma árdua tarefa, sendo encarregada pelo deus, a agradar e ao mesmo tempo castigar os homens, depois que o titã “Prometeu” roubou o fogo do “Olimpo” e lhes revelou seus segredos.

“Pandora” (que em grego significa: “aquela que tem todos os dons”), recebeu um presente diferente de cada deus e deusa. Sua mãe adotiva “Palas Atena”, concedeu-lhe inteligência superior; “Afrodite”, deu-lhe uma beleza nunca antes vista; “Hermes,” insuflou nela, a habilidade de mentir e dissimular. Outros deuses e deusas lhe deram mais qualidades: graça, persuasão, paciência, gentileza, habilidade na dança e nos trabalhos manuais, e assim por diante.

“Zeus” ordenou a “Pandora” que seduzisse “Epimeteu”, irmão de “Prometeu”, para se vingar dele. "Epimeteu" ficou extasiado com sua beleza, casando-se com ela imediatamente, porém, não sabia que "Pandora" só aceitou se casar, para cumprir a vingança de "Zeus" contra "Prometeu". “Pandora e Epimeteu” tiveram uma filha chamada “Pirra”, que ainda jovem, se casou com o navegador “Deucalião”, fugindo com ele do dilúvio que sucederia, após sua mãe cometer o mais grave dos erros.

O terrível erro de “Pandora”, está relacionado a mais um segredo que escondia. Ao receber os dons divinais, foi lhe entregue também uma arca selada, denominada de:“Boceta”¹ (Aí está a palavra que se tornou pejorativa). Este poderoso artefato mitológico jamais deveria ser aberto, pois, guarda em seu interior os segredos mais antigos e também os sentimentos que afligem a humanidade.

A primeira mulher concebida por “Zeus”, possui uma só fraqueza, sua curiosidade descomunal. Assim, sendo desconhecedora daquilo que havia no interior da arca, mas, sempre ávida por saber, “Pandora” abriu uma fresta na tampa, sendo o suficiente para deixar escapar quase tudo que havia dentro dela: amores, medos e maldades existentes e que se abateram sobre a humanidade, sem que estes sentimentos pudessem ser usados corretamente.

Após o erro cometido, “Pandora” tentou destruir a arca, no intuito de se esquecer do fato, mas, não deu certo, a “Boceta de Pandora” é fruto de um grande feitiço, que a impede de ser destruída.

Dentro da arca restou a ESPERANÇA, que até hoje está muito bem protegida, para ser usada somente quando for mais necessário. E não deixando a esperança escapar, “Zeus” poupou a vida de “Pandora”. Porém, manteve impiedosamente a condenação do titã “Prometeu”, que passaria a eternidade preso em uma rocha, onde uma ave de rapina (e não uma águia, como alguns erroneamente narram), vinha comer seu fígado. No entanto, todas as noites seu fígado se regenerava e o pássaro sombrio voltava no dia seguinte para comer seu fígado novamente. 

E desta passagem mitológica, surgiu o termo e/ou provérbio: “A esperança é a última que morre”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Boceta” é uma arca oblongada e oval, feita de materiais diversos sendo usada para guardar pequenos objetos. Segundo outras versões do mito, “A Boceta de Pandora” pode ser além de uma arca, um baú ou um jarro.



40 comentários:

  1. I really appreciate the mythological narratives, I also like the analogies used in your texts. You have a very special way of telling stories and teaching us facts we didn't know.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Theodosia,
      Knowing how to narrate a story captivates the reader and, in the case of a “blog”, this becomes very important, as good narratives lead the reader to want to do future readings.
      Kisses and good week!!!

      Excluir
  2. Olá caro Douglas.
    Gostei da história da forma que escreveu, bem mais agradável de ler.
    Muito bom, aprendi melhor agora.
    " A esperança se salvou, e é realmente a última que morre". Se vacilar a gente vai dessa pra melhor e a esperança permanece ilesa.
    Parabéns filósofo, por sua crônica, tão bem escrita e agradável de se ler.
    Bom restinho de domingo e feliz semana.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Lúcia,
      Os mitos existem para tentar responder perguntas sobre o inexplicável à luz do senso comum.
      Você deve estar familiarizada com a mitologia, devido aos estudos e também, ao “Monumento Athenas Paulista”, que acredito que tu deva conhecer.
      Sobre a crônica, gosto dos detalhes de nomes e datas sempre corretos, mas, me sobressaio ao “costurar” uma história de suave leitura, uma narrativa que leve conhecimento ao leitor do ®DOUG BLOG.
      Quanto à esperança, que ela sempre exista em nossas vidas.
      Tenha uma boa semana.
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Thanks for the interesting expressions from the myths of Ancient Greece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It is always a pleasure to welcome you here at the ®DOUG BLOG, friend Irina, and to know that you appreciate the publications.
      A hug and a good week!!!

      Excluir
  4. Conhecia o episódio mitológico.
    Mas agora pergunto - boceta não tem, na linguagem mais mundana, um outro significado??
    Mais carnal...
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o sentido pejorativo mencionado, caro Pedro.
      As palavras podem fazer uma confusão danada, até nos nossos países irmãos: em “Portugal”, por exemplo, “entrar na bicha” é algo natural, enquanto no “Brasil”, quem se mete na fila, pode até ser um sujeito que conserta panelas... Um “paneleiro”. Coisa de doido. 😂😂😂
      Abraços e boa semana!!!

      Excluir
  5. Genial entrada ., Me parecvio muy interesante. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegra que te haya gustado, Judit (Citu)
      Un beso y buena semana.

      Excluir
  6. Conheço o mito de Pandora, mas gostei muito da sua descrição. Gosto muito de mitologia. Obrigada por este momento de leitura.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      Todas as narrativas (especialmente mitológicas), me apetece contar. Mas, como todo bom contador de histórias, é necessário dar um "DNA" ao texto, na maneira como narro minhas crônicas, que relatam principalmente estes mitos antiquíssimos, já repetidos e publicados por outros autores.
      Que tua semana seja excelente.
      Um beijo!!!

      Excluir
  7. Interessante! Minha mãe dizia que era uma caixinha usada antigamente para guardar rapé.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Bom rever a amiga aqui no ®DOUG BLOG.
      Existem palavras que se transformam com o tempo e algumas se tornam até pejorativas. Tudo é resultado da inacreditável e ilimitada criatividade humana.
      O pó do tabaco, rapé (de origem francesa: râper), que serve para cheirar e, que sua mãe mencionou guardar na "caixinha", hoje os jovens nem devem saber o que é?!
      Um abraço e boa semana!!!

      Excluir
  8. Olá, caro amigo Douglas,
    A designação da caixa de pandora, terá porventura várias leituras. A mais usual, é quando se mexe em algo que pode desencadear muitas polémicas, designadamente em questões políticas ou religiosas. Que, destapando a cortina, pode causar muito ruído incómodo para muita gente. Daí surge a tal caixa de pandora.
    Gostei de ler este artigo, caro amigo.
    Grato pela visita e gentil comentário.
    Abraço e feliz semana!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mário,
      Concordo contigo. Tanto é verdade da existência de várias leituras, que o amigo acabou de tecer a tua neste comentário aqui no ®DOUG BLOG.
      Fico feliz que tenha gostado da minha narrativa mitologica sobre “Pandora”.
      Acumular conhecimento e não compartilhar é bobagem. Sendo Mestre universitário, eu educo aprendendo todos os dias.
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
    2. Olá, Douglas Melo
      Meu caro Xará. Posso dizer assim? Sabemos que há palavras que têm significados diferentes no Brasil e em Portugal, mas acho que "Xará" refere-se a pessoa com o mesmo nome. E tenho muito prazer nisso :)

      Apreciei imenso o tema deste seu post, "A Caixa de Pandora", como normalmente se diz por cá, e que ao longo dos tempos foi tomando essa nuance pejorativa como muito diz.
      Da Mitologia recebemos uma herança apreciável onde nos mergulhamos e trazemos explicações do muito que acontece no nosso quotidiano. Também gosto bastante desse manancial quase inesgotável.
      Um grande abraço.
      Olinda

      Excluir
    3. Minha “xará genealógica” e amiga Olinda,
      Eu poderia ter intitulado a crônica como: “A Arca de Pandora”, porém, me desviaria tolamente do título original da narrativa mitológica.
      A propósito, esta coisa de “politicamente correto” é um desserviço à cultura em geral. Veja, por exemplo, os movimentos de gênero, que hoje usam esta imensidão de letras “LGBTQIAPSN+” para representá-los, porque a palavra “GAY” se tornou pejorativa.
      Sobre a mitologia, é algo que está arraigado em nossa “genética cultural” e nos ajuda a conhecer lendas que explicam até arquétipos psicológicos e pensamentos filosóficos.
      Fico feliz em recebê-la aqui no ®DOUG BLOG... Volte mais vezes.
      Um grande abraço!!!

      Excluir
  9. Sinceramente não sabia muito bem a origem!
    Obrigada pela partilha 👏😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Gracinha,
      É sempre um prazer trazer aqui no ®DOUG BLOG relatos com novos “olhares” e leituras.
      Um abraço!!!

      Excluir
  10. Una bella forma de explicarnos el mito del arca de Pandora.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Es necesario encontrar nuevas formas de contar historias tantas veces repetidas por otros autores.
      Abrazos.

      Excluir
  11. Meu sapiente amigo Douglas, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos, justamente por conseguir fixar até mesmo seu vocabulário no cotidiano dos povos modernos. O mito de Pandora é contado de várias maneiras, mas a gentileza sempre presente em suas palavras me fez gostar muito de 'sua pandora'. A mitologia ajuda as pessoas a melhor compreender a diferença entre o certo e o errado, ensina virtudes como a humildade. Mitos dentro da sociedade grega adaptados à realidade e cultura de hoje, explicam o mundo de uma forma natural e fantástica ao mesmo tempo. O que me faz gostar do jeito que você narra suas crônicas, é como fica fácil entender suas explicações até no que eu achava inexplicável até então. Ensinar em sala de aula já é complexo o suficiente para os professores, ensinar filosofia impregnada de mitologia em um blogue, é realmente de tirar o fôlego. Aqui encontramos uma introdução à história da criação da primeira mulher grega, sua teimosia e curiosidade e, no final, a punição de Zeus ao titã com a clara explicação de que não era uma águia, mas um abutre que comeu o fígado de Prometeu diariamente. Parabéns por mais um texto brilhante e artes sempre impactantes. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
      Fico feliz em ler mais este comentário que só acresce conteúdo ao texto que escrevi. O Senhor é sempre muito generoso comigo.
      Ensinar é algo que me agrada e alegra a alma e utilizar um "blog" como tentáculo de ensino, ao meu ver, é a melhor maneira de usar a tecnologia.
      Obrigado por tua leitura tão positiva em mais esta crônica aqui do ®DOUG BLOG.
      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
  12. Ola Douglas, boa noite!
    excelente explicacao, amigo. Mitologia, religiao... todos culpam as mulheres pelos males da humanidade...que coisa! :D
    Enviando um gran beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter você aqui no ®DOUG BLOG, minha nova amiga “fada”.
      O confuso mundo masculino ainda continua desrespeitando de modo geral as mulheres e isso é um absurdo, pois, sem a valiosa presença da mulher na vida, nada existiria, pois, só vocês mulheres possuem o dom da maternidade.
      Um beijo e volte mais vezes!!!

      Excluir
  13. Boa noite, Jornalista Douglas. Os mitos voam nas letras e o mundo através do tempo segue na dualidade da arca. Mas a vida se movimenta para evolução da humanidade.
    Grata pela visita e gentis palavras em meu espaço.
    Uma bela semana
    bjs de violetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Marli,
      É sempre um prazer receber a amiga aqui no ®DOUG BLOG.
      A mitologia se apresenta, colocando-nos diante dos desajustados da vida. Nas narrativas mitológicas tudo é possível, mas nada passa sem um castigo exemplar.
      Um beijo e que sua semana siga suave!!!

      Excluir
  14. Muito interessante o texto.

    Meu amigo, abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga São,
      Fico feliz por apreciar esta publicação do ®DOUG BLOG.
      Eu sou fascinado por mitologia, mas, narro os fatos de um modo coloquial, para que até uma criança possa entender.
      Abraços e bom seguimento de semana!!!

      Excluir
  15. hola
    como me ha gustado esta entrada, la mitología me encanta y Pandora siempre ha sido de mis favoritas
    Besotesssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Serena,
      La mitología, cualquiera que sea su origen, es una fuente inagotable de sabiduría.
      Me alegro de que hayas disfrutado de esta publicación de ®DOUG BLOG.
      Besos.

      Excluir
  16. Querido amigo Douglas, aqui sempre há algo para se aprender, realmente as palavras são de diferentes interpretações, em Portugal se não se sabe bem os significados, se pode ficar "a boiar", " entrar na bicha" é entrar na fila aqui no Brasil, li em uma de suas respostas, meu irmão quando foi à Portugal voltou com um vocabulário que em nossas conversas rimos bastante!
    Amei ler aqui, abraços apertados e obrigada pelo carinho la no meu espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Espero realmente que tudo esteja bem contigo.
      Agora vamos sorrir... A RAPARIGA está na BICHA a espera de levar uma PICA. Depois, já sem se AGUENTAR NAS CANETAS, sentou-se numa TASCA para adocicar sua boca, com uma saborosa PORRA RECHEADA. E tudo isso deve ser culpa da abertura proibitiva da “Boceta de Pandora”. 😂😂😂
      É sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
      Abraços apertados e cuide-se bem!!!

      Excluir
    2. Bom dia querido amigo Douglas😂!
      Amei, rir é tudo de bom!
      Estamos bem sim, meu amigo, saúde em dia é a maior garantia de leveza!
      Sato san está pescando agorinha com amigos, ele sempre disposto!
      Abraços apertados sempre!

      Excluir
    3. Querida amiga Ivone,
      Essa coisa de pescar é fogo... Espero que o bom Sato san tenha tido sucesso.

      Dois amigos pescando é sempre riso certo.
      Um amigo chama o outro para ir pescar. No que o segundo amigo aceita e pergunta:
      - O que você tem nas sacolas?
      E a resposta vem de imediato:
      - É piga das boas!
      - Mas, nós combinamos que não íamos mais beber nas pescarias!
      - Eu sei, mas, vai que somos picados por uma cobra... Aí, a gente toma a pinga e corta o efeito do veneno.
      - Ah, entendi! E o que tem na outra sacola?
      - Uma cobra... Talvez não encontremos nenhuma na beira do rio!!! 😂😂😂
      °°°
      Mais tarde farei um nova publicação, sobre ciúme.
      Abraços sempre apertados!!!

      Excluir
  17. ¡Buenísimo! Lo he leído entusiasmada, pues lo referente a la mitología griega siempre me fascinó, pero reconozco que me falta mucho por aprender. Explicaste de maravilla la historia de Pandora, y cómo se tergiversa todo con el paso del tiempo. Entiendo que por lo del "Cono de Pandora" se refiere a lo que ella es y representa, algo que no se puede deshacer, pues es ella misma. También se le ha dado un valor nada adecuado con el águila, supongo que aquí era más "bonito" decir esto que ave de rapiña. Y ya por último; que bueno lo de la "esperanza", no sabia que venía de ahí, ese dicho tan famoso.

    Me encantó la entrada, Douglas, La encontré útil en información, más fidedizna. La historia en sí misma, creo está distorsionada y se suele creer aquello que más se adapte a nuestros ideales.

    Gracias, amigo.
    Saludos, y feliz semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, mi querida amiga,
      Me alegro de tu entusiasmo por la lectura. Me siento aún más feliz de narrar la crónica que la mantuvo atenta a la lectura.
      Las narraciones, incluso registradas en libros, pierden el sentido primario de la escritura y así nacen muchos errores, como el del águila, por ejemplo, que, aunque también se considera un ave de rapiña, el águila es un ave de hábitos diurnos, y este texto mitológico es bastante claro: el ave de rapiña volvía todas las noches a comerse el hígado de "Prometeo".
      En cuanto a que la esperanza es la última en morir, este término mitológico resulta ser el precursor de este famoso proverbio.
      Besos y que tu semana termine bien.

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — NOVEMBRO/2024

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ®DOUG BLOG + FRASES ®DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.