Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar do ciúme, que de acordo com os lexicógrafos¹, a forma correta e adequada é ciúme (sem a letra ‘S’ no final), porque, substantivos como este que exprimem situações abstratas não podem formar plural. Mas, a questão aqui não é gramatical e sim, do ciúme entre homens e mulheres, mas, não necessariamente de namorados, noivos ou casados.
Tem uma frase do colega jornalista e escritor brasileiro, “Zuenir Carlos Ventura” (1° de junho de 1931), que diz: “Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é querer que o outro não tenha!”
O ciúme, literalmente falando, é o estado emocional complexo que envolve um sentimento doloroso, provocado em relação a uma pessoa cujo amor exclusivo se pretende; onde só é aceitável a felicidade vivendo do jeito que o ciumento impõe. Mas, existe amor por imposição? Não. Portanto, fuja de relacionamentos tóxicos deste tipo.
O ciúme é o medo de que a pessoa amada dedique seu afeto a outrem; é também um zelo excessivo que está presente em muitos tipos de relacionamento, até mesmo nas amizades.
Se olharmos de forma mais ampla, o ciúme é o medo de ser substituído ou ignorado, podendo ocorrer, como destaquei anteriormente, também nas amizades. Isso pode ser sinal de profunda carência e abandono. Geralmente, uma pessoa muito ciumenta repete este padrão de comportamento em outros relacionamentos ao longo da vida.
Além disso, podemos observar que o ciúme age sobre o ciumento, como uma ferida que permanece aberta até que seja necessária uma cirurgia plástica reparadora. Porém, infelizmente, até no ciúme há interesse, porque é mais fácil ter ciúme de um amigo feliz do que ser generoso com um amigo que está com problemas.
Antes de sentir ciúmes da melhor amiga dela e vice-versa, controle seus instintos primitivos, que só servem de munição para atrapalhar seu relacionamento e aproximar ainda mais sua parceira e/ou parceiro, dos braços sempre abertos das amigas e/ou amigos. Aliás, alguns destes amigos/amigas, podem ter segundas, terceiras e quartas intenções, pois, existem “amigos da onça”, mas, esta já é uma outra história.
Genial forma de definir los pecados capitales. Te mando un beso.
ResponderExcluirMe alegro que te haya gustado la crónica de ®DOUG BLOG, Judit,
ExcluirUn beso y buen fin de semana.
buona domenica!
ResponderExcluirBuona domenica amica Olga.
ExcluirUn bacio!!!
Another magnificent post to read and learn, where in addition to the narrative of jealousy as a human feeling, we understand the correct way to write the word.
ResponderExcluirPoor kitten who was bitten by jealousy. lol
I found the lyrics of the song funny.
♥ Poetic and cinematic greetings.
💋 Kisses 💋
I'm glad you enjoyed this post about jealousy.
ExcluirWe are always learning from each other, my friend Theodosia, and ®DOUG BLOG is the home of humor combined with culture.
Kisses!!!
O ciúme só complica a nossa relação com o outro!
ResponderExcluirBom domingo 🙏
Amiga Gracinha,
ExcluirO ciúme só faz crescer “ervas daninhas” nas relações pessoais.
Bom domingo!!!
No meu blog FALANDO SÉRIO um inusitado desfecho de toda essa matéria fecal na qual transformamos nossa pobre sociedade!
ResponderExcluirConfira!
Um abração carioca.
Saudações alvinegras e ☆SEGUE O LÍDER!!!
ExcluirMądry i prawdziwy tekst.
ResponderExcluirBardzo dobre definicje- zazdrości i chciwości.
Dobrego tygodnia. Uściski.
Olá amiga do “blog moja-enklawa”
ExcluirFico feliz que tenha achado o texto inteligente e verdadeiro
O ®DOUG BLOG prima sempre pela cultura.
Tenha uma boa semana.
Abraços!!!
O ciúme é doentio.
ResponderExcluirE frequente fonte de tragédias.
Abraço, boa semana
Amigo Pedro,
ExcluirTem uma frase minha que diz:
“Sentir inveja é ter mau hálito no coração e na alma!”
Se trocarmos a inveja pelo ciúme, acabamos tendo o mesmo significado.
Um abraço e boa semana!!!
Bom dia Douglas. Ciume doentio não faz bem. Sobre segue o líder concordo contigo kkkkk. Mais tenho outros lemas: seque o Flamengo e cheirinho sempre. E meu Vasco se levante kkkkk. Mais só virá pedreira nós próximos jogos, Palmeiras, Fluminense e etc kkkk. Tem Instagram?
ResponderExcluirCaro Cruzmaltino Luiz,
ExcluirNem perco mais tempo “secando a urubuzada”, eles não jogam futebol, agora praticam “MMA”. 😂😂😂
Que o teu Vasco reaja, pois, “a turma da fuzarca” sempre formou times de ponta. Fui amigo do "Roberto Dinamite" desde que eu era repórter esportivo e ele ainda era casado com a saudosa "Jurema". E hoje, os dois estão juntos novamente e ele, deve estar batendo bola ao lado de "Garrincha e Pelé" e tantas outras estrelas que sempre abrilhantaram o nosso futebol.
Sobre as “Redes Sociais”, só utilizo no trabalho, nas plataformas oficiais. Mas, pessoalmente, eu digo que ninguém deveria usar nenhum dos meios de comunicação de “Mark Elliot Zuckerberg”, um cara que comercializa informações pessoais dos seus usuários. Mas, enfim, estamos à mercê desta gente mercantilista e desonesta. “Elon Musk”, por exemplo, “matou com um X, o icônico passarinho azul - Twitter” e demitiu milhares de funcionários, sem pestanejar.
Saudações alvinegras e sigam o vice-líder, porque em (2023), o BOTAFOGO decolou que nem foguete e foguete não tem marcha à ré. 😂😂😂
Seque o Flamengo contra o São Paulo kkkk. Grande abraço meu querido amigo. Se morar no Rio, temos que marcar um suco.
ExcluirCaro “secador” Luiz,
ExcluirSou um “carioca da gema, da clara e da casca do ovo”, pois, mesmo conhecendo muitos países, o “Rio de Janeiro” sempre será meu lugar no mundo.
Saudações alvinegras!!!
Tanto tu amigo como tu nos dejáis bien claro lo que son los celos con mas o menos palabras.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirAsí como las imágenes fotográficas deben ser claras, las palabras deben estar bien expresadas para transmitir el mensaje correcto al lector.
Un abrazo y espero que te estés recuperando bien de la operación.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirDizem que o ciúme é zelo.
Relacionamento tóxico é perigoso, não é ciúme é posse, esse é melhor cair fora e não esperar que melhore, pois a tendência é piorar.
Como escreve o apóstolo Paulo, em sua primeira epístola aos coríntios (1 Coríntios 13:4), fala que “o amor não arde em ciúmes”.
Não cabe ciúme a quem diz amar.
Gostei da sua crônica.
Boa tarde e feliz semana, que seja leve.
Beijo!
Querida amiga Lúcia,
ExcluirA diligência, o empenho aplicado em aproximar as pessoas, onde antes (no tempo da vovó), era permitido (na surdina), bisbilhotar os bolsos em busca de bilhetes apaixonados de amantes, hoje migrou para dar uma "espiadinha no celular" do parceiro/parceira e, isso não representa ciúme, mas, desrespeito.
Quem ama confia e se não houver confiança, o amor não dura.
Cuidado e preocupação verdadeira não se misturam com ciúme.
Uma semana suave para ti e para os teus filhos.
Beijos!!!
Ciúme significa insegurança de quem o sente e desrespeito pela outra pessoa.
ResponderExcluirNunca o senti nem o permiti. Quando descobri que era eu a que passava por amante do tipo com quem estava casada, pedi o divórcio e ponto final.
Gostei de conhecer a canção.
Meu amigo, abraço e boa semana :)
Amiga São,
ExcluirGosto muito da forma positiva e assertiva com que expõe seus pontos de vista. Acho que as pessoas da tua geração são mais pautadas e comedidas nos fatos da vida e no tato pessoal e social.
Está sendo um prazer interagir contigo no teu “blog” e aqui no ®DOUG BLOG.
Abraços e dias felizes!!!
Excelente explicación. ¡Lindo día miércoles!
ResponderExcluirMarita,
ExcluirSi te gustó lo que leíste, me alegro.
Vuelve siempre al BLOG de ®DOUG.
Un abrazo y que vuestra semana vaya bien.
Um outro tema muito interesante a tratar.
ResponderExcluirUnfortunatly não fomos educad@s em como ligar com nossas emoçoes dende meninos. Copiamos padróms que não são ejemplares.
O ciume, coviza... são motivo para mas accioes c@s demáis, mesmo podem dar em violença.
A cançom bem diz. Quiser más não tenho vontade de mudar.
Sempre o seu humor suavizanto as questões.
Feliz vida, DOU!
Amiga Beatriz,
ExcluirÉ assim que acontece com quase tudo na vida, uma repetição automática de padrões vindos de gerações anteriores à nossa e como também somos a geração anterior para alguém, a repetição de padrões continuará de forma perene.
Sobre levar as coisas da vida com bom humor: isso é vital, pois, deixo as amarguras “navegarem em mares distantes” das minhas crônicas.
Um carinhoso abraço!!!
Great blog
ResponderExcluirHello Rejani,
ExcluirYou are always walking through “blogs” in a different way.
Hugs!!!
Olá! Dizem que o ciúme até certo ponto é saudável, o problema é o exagero, quando a pessoa perde o bom senso e quer controlar tudo na vida do ser amado. Aí não dar, né? Vira doença.
ResponderExcluirBeijos! Ane :)
A Lua e Eu
Amiga Ane,
ExcluirPessoas e sentimentos não são recicláveis. Como diz uma de minhas frases:
“Quando se diz amar muito, se está afirmando que esse amor é resto, pois, tudo que é muito, sobra, estraga e depois jogamos fora!”
Beijos!!!
Eu em pequena era muito ciumenta em relação à minha mãe. Melhorou com a idade.
ResponderExcluirQuando amamos muito, se não for doentio o ciúme é normal!
Um beijinho, Douglas!
💛😉💛 Megy Maia
Querida amiga Margarida,
ExcluirO ciúme é uma reação psicológica de defesa do ser humano, principalmente quando se é criança.
Este sentimento que ativa uma espécie de “redoma” quando alguém se sente ameaçado de perder algo e/ou alguém, pode ser uma antecipação de uma situação complicada, pois, a perda pode ser meramente imaginária. Aí está o grande erro do ciúme, proteger algo que não deve ser protegido.
Beijos!!!
Olá, Douglas
ResponderExcluirPostagem muito interessante, o ciúme é doentio, destrói os relacionamentos, em I Coríntios 13:4 diz: o amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
ExcluirO termo grego “zeloo”, deu origem à palavra zeloso, que representa ter esmero, demonstrar cuidado e não ciúme.
“O ciúme é uma obra da carne” (Gálatas 5:20).
Quem tem ciúme de algo ou de alguém quer ter posse, quer ser dono do outro e Deus criou a mulher a partir da costela de Adão, justamente porque a costela fica na lateral do corpo. Ou seja, para que ambos caminhem lado a lado.
Um forte abraço!!!
Querido amigo douglas,
ResponderExcluirO ciúme é um sentimento que precisamos controlar para não interferir , desvirtuar, corromper, alterar, etc, etc.. nossos relacionamentos.
Parabéns pelo texto tão certeiro e esclarecedor.
Tenha um ótimo final de semana.
Bjs
Querida amiga Vilma,
ExcluirO ciúme é o medo psicológico que afeta alguns até fisicamente quando se torna intenso.
Muitos associam o ciúme à perda e até à saudade, que sufoca, corrompe e transforma as relações, com explosões de raiva e ambição.
Todos nós já passamos na vida, por “algum estado” de ciúme, mas, como todo mundo, também já tivemos enjoos, dor de cabeça, etc... Então, é melhor evitar o ciúme.
Obrigado pelo carinho das palavras e por estar aqui no ®DOUG BLOG.
Bom fim de semana.
Beijos!!!
amigo como sempre um post muito entresante eu ja fui muito ciumenta no passado hoje ainda um pouquinho heheheh bjs feliz semana saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirUm pouco de ciúme faz parte da vida, mas à medida que amadurecemos, a maioria de nós consegue medir os ingredientes dos nossos sentimentos, sem precisar consultar um livro de receitas.
Que o mês de agosto termine tranquilamente.
Beijos!!!
Doug
ResponderExcluirHoje estou aqui em missão especial.
Parabéns por esse seu
Blog que tanto representa
para nós Blogueiros e Blogueiras!
Grata por existir.
Bjins
CatiahoAlc.
do Blog Espelhando
Confere lá:
https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/2023/08/con-versa-sobre-o-dia-do-blog.html
Amiga Cátia,
ExcluirSim, “nós blogamos!”
O termo “Weblog” foi criado por “Jorn Barger” (31 de agosto de 1953), apelidado por seus colegas de trabalho do “Google” de: “Chewbacca” (personagem que é copiloto da nave “Millennium Falcon - na franquia cinematográfica: Star Wars"), devido ao seu cabelo e barba bem cheios.
O dia (31 de agosto), sendo o aniversário do “Google Chewbacca”, passou a ser a data em que comemoramos o “Dia do Blog”, por ser semelhante à palavra blog: 3108.
Beijos e até breve!!!