㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sábado, 22 de fevereiro de 2025

“Serpente e Confeitina”
























Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, o Carnaval esta chegando e esta crônica reviverá os antigos carnavais... Ao menos nas “marchinhas de salão”.

💬 Natalino eu tenho saudade dos carnavais de salão, dá época da serpente e confeitina.
💬 Época do quê, Anísio?
💬 Época da serpente e confeitina.
💬 Não seria confete e serpentina, cara-pálida?
💬 Isso, aí. (risos) E ainda tinha o lança-perfume Rodo.
💬 Lança-perfume sempre foi proibido, mesmo nos anos sessenta.
💬 Anda tudo proibido e caro. Onde as coisas vão parar? Está tudo pela hora da morte... Você viu o preço dos ovos? Anda mais barato comprar os Ovos Fabergé¹. (risos) 
💬 Essa foi muito boa. (risos)
💬 Veja só que caos: eu pago um plano de saúde e não uso.
💬 Ainda bem que você paga um plano de saúde e não usa, senão você estaria doente. É igual a seguro funeral, só quem morre que usa. (risos)
💬 Pior seguro de vida, que se favorece da grana quem fica. (risos)
💬 Por que você não arruma um emprego, Anísio? Talvez eles paguem por um plano de saúde para você.
💬 Natalino, com todo esse desemprego que existe no Brasil, você quer que eu arrume um trabalho e tire a vaga de alguém? Eu vou é pular meu carnaval e só paro na quarta-feira de cinzas, na última batida do repique. (risos)
°°°
¹ Os “Ovos Fabergé” são joias de luxo exclusivas (não há dois ovos iguais) e isso os tornam raros e valiosos. Estas raridades foram criadas pela mente inventiva do joalheiro franco-dinamarquês Peter Carl Fabergé” (30 de maio de 1846 - 24 de setembro de 1920), que eram oferecidos à família imperial russa entre (1885 e 1917). São conhecidos por serem obras-primas da joalheria, com combinações de ouro amarelo e branco, esmalte, metais e pedras preciosas.




Marchinhas de Carnaval Antigas

domingo, 16 de fevereiro de 2025

“Ditados Populares — Parte 13”



Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, continuando com os ditados populares, destaco mais 20 deles, chegando aos 260 já apresentados aqui... É ditado popular “que não está no gibi”, algo “Mad Thing”... Que traduzindo, poderíamos dizer: “coisa de louco”.


241- “Agora é que a porca torce o rabo”, ou a variante: “Aí é que a porca torce o rabo”. É uma expressão usada para identificar e designar uma situação importante ou algo de extrema dificuldade. Mas, mesmo numa conjuntura de dificuldade, é o momento certo de tomar uma decisão.

242- “Amigo conciliado e prato requentado nunca dão bom bocado”. Esta expressão significa que pessoas que parecem amigas, mas, na realidade são falsas ou traiçoeiras, nunca serão um doce saboroso e sim, serão ruins como aquela comida que está na geladeira por muitos dias e que, quando requentada, não agradará ao nosso paladar.

243- “Antes só do que mal acompanhado”. Literalmente falando, este ditado popular se refere às pessoas que preferem ficar sozinhas, do que interagir ou estar na presença de outras pessoas que consideram desagradáveis ​​ou de mau caráter. É um ditado que nos faz sentir completamente sem esperança em relação aos outros. E mesmo que poder viver isolado possa evitar alguns problemas e, possa parecer bom para uma pessoa introspectiva, não é nada saudável viver sozinho, porque, devemos saber escolher quem é digno de nossa companhia, pois, se nos consideramos boas pessoas, certamente existem outros como nós por aí.

244- “Cavalo-de-batalha”, é uma expressão relacionada popularmente a um imbróglio (confusão), criada sem nenhuma razão, um tumulto ocorrido por pouca coisa. Mas, em termos bíblicos, “cavalo de batalha”, está relacionado aos “Quatro Cavaleiros do Apocalipse - Peste, Guerra, Fome e Morte”, onde os ginetes, em muitas culturas, servem de condutores de almas, sendo enterrados junto com seus donos. Tal ditado popular exprime também vigor e virilidade, por vezes simbolizando a juventude. No contexto histórico (principalmente nos campos de batalha), os cavalos eram treinados para matar soldados com suas patas e boca. 

245- A expressão idiomática: “Cresça e apareça”, é geralmente utilizada quando um indivíduo fala e age de uma forma intrometida, atrevida, irresponsável, sem se dar conta de que não está agradando.

246- A expressão popular: “Dançar conforme a música”, significa fazer as coisas no contexto exigido, não adiantando discutir as regras do jogo, pois, teremos que “dançar” conforme a ocasião pede. No entanto, este ditado também revela que devemos nos adaptar às situações adversas da vida, agindo conforme as exigências do momento, pois, às vezes não vale a pena ficar estagnado, sem ação, precisaremos mesmo “dançar” e “dançar miudinho”, para poder entender o que está acontecendo.

247- “Burra”, é uma espécie de arca ou cofre, usados para guardar objetos de valor e dinheiro. Assim, “Encher as burras”, é uma antiga forma popular de dizer que alguém está guardando valores ou quando se quer destacar alguém que ficou repentinamente bem de vida monetária. Mas, como se diz: muitas vezes tiramos o pobre da pobreza, mas, não conseguimos tirar a pobreza do pobre.

248- “Enfiar o pé na jaca”, é uma expressão popular bem simples e até engraçada, que significa cometer excessos, exceder os limites, exagerar na dose das coisas realizadas. 

249- “Estar com Bicho-carpinteiro” ou “Estar com Bicho-carpinteiro no corpo inteiro”, é uma expressão usada para dizer que a pessoa está inquieta, agitada, acesa, geralmente referindo-se as crianças bagunceiras. Nada tendo a ver (neste caso), com o escaravelho, uma espécie de besouro roedor de madeira.

250- “Melancia boa ninguém come sozinho”. Por ser uma fruta grande, entende-se que a melancia será dividida em várias partes. Ou seja, a realidade desta expressão, é o combate ao egoísmo e ao dom de saber partilhar”. 

251- Não é à toa que dizem: “O barato sai caro”. Esta é uma expressão idiomática da língua portuguesa, que nos diz que geralmente quando pensamos apenas em pagar o menor preço na hora de comprar algo, teremos com certeza um prejuízo à longo prazo, o que nos dará dores de cabeça, como os itens das antigas lojas de R$ 1,99 e dos vendedores ambulantes (camelôs de rua), por exemplo, que vendem produtos de qualidade duvidosa, que em breve precisarão ser substituídos por novos.

252- “O cesteiro que faz um cesto, faz cento”. Este ditado significa que quem faz um certo ato pode fazê-lo repetida vezes novamente. Muitas vezes usamos esta frase em um sentido negativo, indicando quem comete um erro ou pecado, poderá cometer muitos outros.

253- Existe um ditado da língua germânica das comunidades judaicas Iídiche, que diz: “O homem planeja e Deus ri”. O significado deste ditado  é que a  vida é cheia de declives, assim, para os judeus, por mais que se faça planos, muitas vezes para quem tem fé, mais fortes são os desígnios de Deus.

254- “Olho por olho, dente por dente”, é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado. “Olho por olho, dente por dente”, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa. Ou seja, podendo, dê o troco.

255- “Quem dá aos pobres empresta a Deus”. Esta passagem bíblica (Provérbios 19:17), se tornou um ditado popular ao longo do tempo, mas, não representa uma crise financeira que chegou ao Céu. Esta expressão está relacionada a atitudes caridosas, empáticas, onde ao ajudar os mais necessitados, os filhos menos favorecidos de Deus, aquele que ajuda estará fazendo um empréstimo sem devolução e sem necessidade de pagamento, mas, acreditando que Deus proverá por todos.

256- “Sem papas na língua”, não tem nada a ver com o líder da Igreja Católica. Esta é uma expressão que revela uma pessoa que diz o que pensa, que diz tudo o que sabe, sem rodeios e sem filtrar nenhuma palavra.

257- A expressões idiomática: “Sem pé e nem cabeça”, é bastante simples e representa algo sem fundamento, sem lógica, ou alguém sem noção alguma no que fala ou faz.

258- “Sem tirar nem pôr”, é uma expressão popular muito utilizada, que significa algo que permanece exatamente igual, sem nenhuma alteração.

259- A expressão: “Tábua de salvação”, não se refere a uma tradição dos antigos piratas de fazer o inimigo andar na prancha do navio, até cair no mar, muito pelo contrário, é algo que ajuda alguém em um momento muito angustiante; um último recurso onde a pessoa pode se segurar para não se afogar.

260- A expressão popular: “Vá plantar batatas”, é usada para dizer a alguém que vá encher a paciência de outra pessoa. Significa dizer que alguém deva deixar a outra em paz e vá fazer algo útil. “Vá plantar batatas”, é um “passa fora” dado em alguém muito inconveniente.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Na imagem animada ®DOUG BLOG, aparece o personagem da revista “Mad - Alfred E. Neuman”, cuja figura irreverente e sarcástica, também aparecia em muitas histórias. A revista norte-americana de humor satírico, foi fundada pelo empresário: “William M. Gaines” (1° de março de 1922 - 3 de junho de 1992) e pelo editor: “Harvey Kurtzman” (3 de outubro de 1924 - 21 de fevereiro de 1993).

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* No ditado popular n° 256, aparece a arte ®DOUG BLOG: “Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco I” (17 de dezembro de 1936), 266º Papa da Igreja Católica e atual “Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano”.

* “Magali” (1963) - Personagem do cartunista brasileiro: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935).



sábado, 8 de fevereiro de 2025

“Pleonasmo”

























Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, quem nunca foi redundante na vida uma única vez, que atire as primeiras reticências...

Quem nunca ouviu alguém dizer ou até mesmo disse: “Ninguém me conhece melhor do que eu mesmo!” - “para eu” deve ser usado quando assume a função de sujeito e sempre antes de verbos. Já, “para mim” deve ser usado quando assume a função de objeto indiretamente, geralmente no final da frase. Mas, “saber melhor sobre mim do que eu mesmo” é um “pleonasmo, cara-pálida”. 

Temos também os fatídicos: “subir para cima” e “descer para baixo”“entrar para dentro” e “sair para fora” (todos estes verbos: subir, descer, entrar e sair, já significam direção); 

“Hemorragia de sangue” (não precisa dizer “de sangue”, pois, toda hemorragia envolve plasma sanguíneo); 

“Monopólio exclusivo” (todos os monopólios, que são grupos que detém o controle total de um nicho, só podem ser “mono”); 

“Edifício de prédios” (mesmo que hajam muitos blocos em um condomínio, edifícios e prédios representam a mesma coisa); 

“Voltar atrás” (você só pode “voltar atrás” e nunca para frente);

“Certeza absoluta” (se tiver certeza, continue sem acrescentar nada a esta tua insuspeição);

“Louco da cabeça” (ninguém pode ser “louco dos pés” ou de qualquer outra parte do corpo), 

“Abuso demais” (todo abuso é demasiado, não abuse adicionando mais palavras quando não for necessário); 

“Junto com” (se você estiver junto, é sempre “com” outra pessoa ou mais); 

“Goteira no teto” (embora a água que venha do telhado possa escorrer pelas paredes, todo gotejamento é do teto); 

“Detalhes minuciosos” (quando dito desta forma, parece algo supersecreto, mesmo assim, é pleonasmo); 

“Em duas metades iguais” (as partes de algo podem ser diferentes, mas, as “metades” devem ser absolutamente idênticas); 

“Infarto do coração” (onde mais alguém pode ter um ataque cardíaco?); 

“Comparecer pessoalmente” (acho que da próxima vez seria melhor, para não cometer pleonasmo, enviar um representante);

“Muitos anos atrás” (muitos anos à frente é tentar prever o futuro); 

De sua livre escolha (se quem escolhe é você, escolha deixar de ser redundante); 

“Surpresa inesperada” (se não esperamos algo ou alguém, obviamente que será surpresa); 

Encarar de frente (quem tentar encarar alguém de costas, arrisca tomar um pé na bunda).  

E até nas provas existem pleonasmos, pois, nos cadernos de respostas não é incomum se ler: “Outra alternativa” (se existe mais de uma alternativa, claro que existirá sempre outra). 

E o fatídico “muito pouco” (esta é “dose para mamute grávido”. Como podemos medir uma grande quantidade de pouco?)

Existem milhares de frases redundantes, mas, seria “chover no molhado” enumerar mais alguma.

Pleonasmo é uma superabundância de palavras que expressam a mesma ideia em uma frase, através do uso de palavras diferentes que transmitem o mesmo significado. Pode ser considerado uma figura de linguagem, embora eu o considere um vício de linguagem de quem produz repetição no discurso das mesmas.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Texto da arte inicial animada ®DOUG BLOG:
💬 Joãozinho, me dê um exemplo de pleonasmo.
💬 Os políticos só  falam mentiras!


💬 Perdeu doutor. Isso é um assalto. Seu celular ou sua vida!
💬 Esse ladrão não entende que isso é um pleonasmo?

💬 Toninho, me dê um exemplo de pleonasmo.
💬 Eu não entendi nada de coisa nenhuma da sua aula, professora!

sábado, 1 de fevereiro de 2025

“Matrioska & Fukurama”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar de tradição. Mas, não abordarei qualquer tipo de tradição, vou falar das bonecas/bonecos “Matrioska & Fukurama”.

A “Matrioska”¹ original, é um conjunto de cinco bonecas russas de tamanhos diferentes, da maior para a menor, colocadas uma dentro da outra, representando: uma mãe (a boneca grande) e quatro menores, sendo a última um bebê. As bonecas encaixadas transmitem a ideia da multiplicação contínua da vida.

“Matrioskas” representam figuras femininas vestidas com trajes tradicionais de camponesas, personagens de contos de fadas ou antigos líderes da União Soviética.

Para os russos, ter uma “Matrioska” em casa, simboliza uma família feliz e, se você der uma destas bonecas de presente a alguém, é um sinal de afeição e um desejo de uma vida longa e plena de saúde para esta pessoa ou família.

A palavra “matrioska” vem do diminutivo do nome próprio “Matriona”, sendo muito comum em mulheres das pequenas províncias russo-soviéticas. No entanto, “Matriona” é uma palavra de origem latina, que significa “mulher de família, mãe ou senhora”.

No entanto, as bonecas “Matrioska” não são originalmente da “Rússia”, estas simpáticas bonecas foram inspiradas em um conjunto de bonecos orientais: “Fukurokuju” (“Fukurama”), o deus japonês da longevidade e da sabedoria, que se encaixam uns nos outros na mesma dinâmica. No século XX, na década de (1960), estas bonecas/bonecos também se espalharam para fora da “Rússia” e dos países asiáticos, tornando-se populares em todo o Mundo.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Matrioska” (em russo: “матрёшка”; romanizado: “Matrioshka”)




® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)

®DOUG BLOG 🎥 “I’m Still Here - Ainda Estou Aqui” (2024)
웃 And the 2025 Oscar for Best International Feature Film goes to...

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.