Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar de tradição. Mas, não abordarei qualquer tipo de tradição, vou falar das bonecas/bonecos “Matrioska & Fukurama”.
A “Matrioska”¹ original, é um conjunto de cinco bonecas russas de tamanhos diferentes, da maior para a menor, colocadas uma dentro da outra, representando: uma mãe (a boneca grande) e quatro menores, sendo a última um bebê. As bonecas encaixadas transmitem a ideia da multiplicação contínua da vida.
“Matrioskas” representam figuras femininas vestidas com trajes tradicionais de camponesas, personagens de contos de fadas ou antigos líderes da União Soviética.
Para os russos, ter uma “Matrioska” em casa, simboliza uma família feliz e, se você der uma destas bonecas de presente a alguém, é um sinal de afeição e um desejo de uma vida longa e plena de saúde para esta pessoa ou família.
A palavra “matrioska” vem do diminutivo do nome próprio “Matriona”, sendo muito comum em mulheres das pequenas províncias russo-soviéticas. No entanto, “Matriona” é uma palavra de origem latina, que significa “mulher de família”, “mãe ou senhora”.
No entanto, as bonecas “Matrioska” não são originalmente da “Rússia”, estas simpáticas bonecas foram inspiradas em um conjunto de bonecos orientais: “Fukurokuju” (“Fukurama”), o deus japonês da longevidade e da sabedoria, que se encaixam uns nos outros na mesma dinâmica. No século XX, na década de (1960), estas bonecas/bonecos também se espalharam para fora da “Rússia” e de países não asiáticos, tornando-se populares em todo o Mundo.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Matrioska” (em russo: “матрёшка”; romanizado: “Matrioshka”)