Algumas pessoas me perguntam de onde vem a inspiração dos textos que escrevo, das minhas crônicas e das frases que crio. Seria por eu ser jornalista? A resposta é SIM e NÃO. Acho que a filosofia ajuda muito na composição dos meus escritos.
Escrevo aforismos originais e autorais, porque, tenho uma teoria de que qualquer um pode fazer citações parecerem profundas, escrevendo o nome de filósofos mortos no final (como fiz com Umberto Eco). Mas, como ainda estou vivo, minhas frases parecem estar engatinhando no universo literário.
A inspiração artística é a apreciação da forma de um processo criativo, ou seja, surge de ideias espontâneas, que todo escritor tenta elaborar e depois tirar da cabeça, colocando no papel, no cursor de texto do “Laptop, Notebook, Tablet, Smartphone” (que muitos ainda denominam de celular), no bom e velho “PC” e alguns, até na máquina de escrever “do tempo das cavernas”.
Eu rumei ao jornalismo, justamente porque gostava muito de ler e compor textos. A profissão me ajudou a escrever de forma mais elaborada, o que acabou me levando ao doutorado em filosofia.
Na vida somos todos contadores de histórias, pois, escrevemos as nossas vidas dia após dia. Agora, “reinventar” os fatos históricos é algo que poucas pessoas conseguem com expertise. Somos todos seres pensantes, dotados de inteligência e capazes de escrever, criar nossas narrativas, mas, nem todos conseguimos ser criativos a ponto de entreter os leitores. Portanto, o hábito da leitura torna-se fundamental, pois, um bom escritor, por obrigação, precisa ser um bom leitor, porém, a literatura perdeu um pouco de sua força com a chegada da TV nos anos (1950)¹ e com o advento da Internet.
A inspiração é uma palavra que possui diversos significados, pois, também pode ser o processo de sugar o ar para dentro do corpo, e depois liberá-lo para fora, por meio da expiração, realizando um ciclo. Em outras palavras, inspiração é o ato de “sugar boas ideias” para dentro do nosso ser.
Certa vez, um aluno me perguntou: É importante para um filósofo saber escrever? - e eu respondi: não, mas é útil para um filósofo e para qualquer um de nós saber e gostar de ler, pois, como diz o escritor e filósofo “Umberto Eco” (5 de janeiro de 1932 - 19 de fevereiro de 2016): “Para sobreviver é preciso contar histórias!”
Portanto, vivemos aprendendo e sobrevivendo de narrativas passadas, presentes e até futuras, onde podemos utilizar com sabedoria o lema dos “Três Mosqueteiros”: “Um por todos e todos por um!”²
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O inventor americano “Philo Taylor Farnsworth” (19 de agosto de 1906 - 11 de março de 1971), em (1927), criou o primeiro protótipo de TV. Contudo, assim como na história do rádio, a briga pelo título de “pai da TV”, também ocorre aqui. “Felix the Cat - O Gato Félix”, foi o primeiro personagem a ter sua imagem veiculada na TV americana, em (1928). No “Brasil” a TV chegou na década de (1950), com a extinta “TV Tupi”.
² “Um por todos e todos por um!” - é uma frase de: “Luís XV de França - Rei Sol” (5 de setembro de 1638 - 1° de setembro de 1715), adotada na literatura de: “Alexandre Dumas - Pai” (24 de julho de 1802 - 5 de dezembro de 1870): “Os Três Mosqueteiros”, representados por: “Athos, Porthos e Aramis, mais o espadachim D'Artagnan”. Ou seja: os “Os Três Mosqueteiros” na realidade são quatro, vai entender?
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Captain Caveman” (1970), personagem dos cartunistas norte-americanos: “Joe Ruby” (30 de março de 1933 - 26 de agosto de 2020) e “Ken Spears” (12 de março de 1938 - 6 de novembro de 2020).
Querido amigo Douglas, bem assim, adoro ler, escrever, sentir a Vida, perceber tudo o que se passa ao meu redor, ainda poder pensar e quando der, escrever, adoro escrever!
ResponderExcluirNão me importa se sei ou não, o que me importa é poder fazer isso, sentir a Vida, estar viva!
A Vida passa, sem sequer percebermos já se vê que o tempo, embora pareça que não, passando rapidamente, adoro a Vida, sentir a Vida, sentir o que há para se sentir e ler ainda é um imenso prazer, que bom, amo quando posso ler e escolho o que leio, como deve ser bom ser um professor né?
Poder ter quem goste de aprender!
Amei ler aqui!
Abraços sempre apertados querido amigo!
Amada amiga Ivone,
ExcluirSer professor é bom, mas, “viver” dentro de uma biblioteca deve ter sido algo maravilhoso.
A experiência da leitura é fundamental e a escrita sempre deu origem a ideias que explodem em diferentes direções.
A vida é realmente perceber tudo o que acontece ao nosso redor e, a literatura nos oferece a oportunidade de nos tornarmos momentaneamente em personagens.
A vida passa num sopro, precisamos sempre usar o lema dos “Três Mosqueteiros”, pois, a coletividade é inspiradora para grandes realizações.
Abraços sempre apertados, minha mãe mitológica!!!
Para que algunos podamos disfrutar de historias como estas tiene que haber personas como tu dispuestas a contárnoslas.
ResponderExcluirCon la escritura primero luego con la imprenta y ahora con la multitud de elementos como los que mencionas llegan a todo el mundo que quiera conocerlas.
Saludos.
Amigo Tomás,
ExcluirLa cultura adquirida y no compartida no es egoísmo, es síntoma de ignorancia.
Transmito lo que aprendo en la vida, porque así formamos un bloque sólido de cultura entre todos los que practicamos la literatura, el arte y la educación.
Un abrazo.
I really love your texts. The clear and objective way you write is inspiring.
ResponderExcluirI also like the humorous way in which you present your chronicles full of philosophical phrases.
If there is no perfection in life, you walk very close to it.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Friend Theodosia,
ExcluirFirstly, I would like to thank you for liking the content of the ®DOUG BLOG.
As for walking alongside perfection, this is an attempt that we humans always practice, as none of us like to prove that our human nature is full of errors.
Kisses and good weekend!!!
Caro Douglas
ResponderExcluirGostei muito de ler este seu texto, de como se sente inspirado para compor os seus aforismos, escrever, contar histórias de forma apelativa.
Diz que somos todos contadores histórias e, realmente, se não contarmos a nossa será a dos outros. Quando contamos a dos outros leva alguma coisa nossa, mesmo quando se fazem citações.
Sempre a admirá-lo, meu amigo, nesse seu processo criativo digno de nota.
Bom fim de semana.
Grande abraço.
Olinda
Amiga Olinda,
ExcluirA recíproca é verdadeira, também gosto do teu “blog”.
Quem conta uma boa história torna-se mais que um repetidor de fatos, torna-se seu personagem e assim atua efetivamente no cerne da narrativa. Alguns gostam de ser protagonistas, outros antagonistas, o importante é fazer com que a vida se perpetue nas nossas confabulações de várias gerações.
Um grande abraço e bom final de semana!!!
“Na vida somos todos contadores de histórias…”
ResponderExcluirQuerido amigo Douglas, gostei muito desta inspirada «história» sobre a magia da escrita e da leitura e do teu processo criativo.
Se ainda não te disse, digo agora: encanta a forma como escreves e partilhas conhecimento e experiências. Contigo aprendo sempre.
Agora, duas perguntas: Já estiveste frente à poderosa folha em branco? Concordas com Abdulrazak Gurnah, que diz que "...histórias. Estão sempre a escorregar-nos por entre os dedos, a mudar de forma, a contorcer-se para se escapulirem.”?
Beijo cheiiiiiiinho de amizade.
Minha querida amiga “Jardineira”,
ExcluirO escritor tanzaniano “Abdulrazak Gurnah” faz parte do FRASES ®DOUG BLOG há muito tempo, gosto das coisas que ele escreve.
https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/03/frases-doug-blog_886.html
Aqui no ®DOUG BLOG sempre compartilhamos amizades sinceras, o resto é “palha”, como dizem.
Agradeço suas palavras de amor sincero e respeito recíproco.
Beijos e rosas para minha amiga do coraçã❤_(ヅ)_/¯¯
Meu sapiente amigo Douglas, seu blogue é uma lição atrás da outra, com um ensino de qualidade e um humor que vai fazer até as dentaduras rirem nas bocas desdentadas. Inspiração certamente é algo que não falta na hora de contar histórias. E 'se para sobreviver é preciso contar histórias', você é um contador dinâmico de histórias, com capacidade de transformar pensamentos em palavras instantaneamente. Aqui aprendemos desde o título até as letras rubras, pois nunca havia percebido que os 'três mosqueteiros', na verdade são quatro, e ainda dizem que a matemática é exata. Finalizo parabenizando as artes que retratam dessa vez o escritor Umberto Eco. Aliás, as artes estão incríveis, como é de costume. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirA capacidade de narrar fatos, transformando-os em histórias é algo que gosto muito.
A vida é água em todas as partes e gente pensando em como não se afogar, mesmo que seja num mar de lágrimas, diante das adversidades da vida.
Mais uma vez agradeço as tuas amáveis palavras e retribuo o abraço fraterno!!!
Douglas
ResponderExcluirHe disfrutado leyendo tu hermoso texto, viendo como vives con pasión lo que escribes .
Gracias por compartir tu sentir.
Abrazos.
Amiga carmen,
ExcluirLa literatura es algo fascinante desde el momento en que nos alfabetizamos, hasta el final de nuestra existencia.
Gracias por gustarte lo que escribo aquí en ®DOUG BLOG
Un abrazo.
It's great if inspiration never leaves a writer or poet! I wish you eternal inspiration!
ResponderExcluirFriend Irina,
ExcluirThank you for the wishes of eternal inspiration.
Inspiration can appear even in a void, for us writers, poets, journalists, etc... - we just need to observe what is beautiful even in the face of so little.
A hug!!!
Muy cierto. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirSiempre es un placer darle la bienvenida aquí en ®DOUG BLOG
Un beso.
Sin duda se aprecia en tu blog, que aparte de periodista, estudiaste filosofía, y eso es la grandeza. Leer es VITAL para todo, especialmente a quienes nos dedicamos a "crear" composiciones-en mi caso tanto verso como prosa-. Alguien dijo "que Las Musas me pillen trabajando" (no recuerdo ahora quién) y estoy de acuerdo. En mi caso nunca me falta la inspiración , pero sin el vehículo frecuentado de las formas de la escritura, el escritor no es nada. ¡Hay que trabajar, esforzarse,AMAR Crear y entonces, mínimamente podrá Uno mirar con humildad al Sol.
ResponderExcluir¡Bravo por tus palabras en el día de hoy!
Amigo Juan,
ExcluirLa inspiración de un autor está en casi todo lo que ve y toca. Podemos escribir y poetizar sobre diversos temas y esto es espectacular y lo más espectacular es que el lector puede interpretar lo que lee a su manera, desviándose muchas veces de lo que el propio autor concibió en el acto de escribir.
Te invito a visitar mi página de frases (solo lectura - sin comentarios abiertos) con aforismos autorales y notorios.
https://frases-dougblog.blogspot.com
Un abrazo.
Meu amigo, sabe que jornalista era uma das duas profissões que queria ter na adolescência ?... E , afinal, concretizei a segunda, isto é , trabalhar na área da Educação.
ResponderExcluirGostei muito do que diz neste seu texto e admiro Umberto Eco, de quem li várias obras.
Caloroso abraço , bom domingo e feliz semana , caro Doug.
Amiga São,
ExcluirSer Jornalista é magnífico, mas, confesso que ser Mestre em Filosofia me completa. Educar outras pessoas é algo especial e único, pois, nesta jornada, nós, docentes, aprendemos educando.
Sobre Umberto Eco, ele foi um escritor cheio de sabedoria, que se perpetua em suas obras.
Um abraço e boa semana!!!
Blues Hendrix
ResponderExcluir¡Hola Melo!
¡Pasaba a desearte un feliz domingo!
¡Un abrazo! Blues Hendrix 😊
Hola Stevie,
ExcluirEs un placer darle la bienvenida aquí en ®DOUG BLOG.
¡¡¡Un abrazo!!!
Ola Doug, que bello post! querido y apreciado jornalista e filosofo, para mim voce e como um navegador dos oceanos do pensamento, um alquimista que tece os pensamentos como um artista cria uma sinfonia com as notas da compreensao y um explorador do pensamento. Excelente post, gran contador de historias.
ResponderExcluirUm abraco grande.
Veja como é maravilhoso escrever, minha querida Carolina, foi a minha escrita que possibilitou que eu te conhecesse. O escritor não encerra suas palavras, pelo contrário, dá ao leitor a oportunidade de fechá-las.
ExcluirA melhor alquimia da vida é transformar pessoas até então desconhecidas em amigos e, é muito bom ter você aqui no ®DOUG BLOG.
Fico grato por ler tuas amáveis palavras.
Um beijo carinhoso e boa semana!!!
Das vivências, do dia a dia.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirVamos jogando esta boa partida de futebol que é a vida, no melhor estilo “toco y me voy”.
Um abraço e boa semana!!!
Há muitos anos alguém me disse: "só escreve bem quem lê muito". É o seu caso meu Amigo. A sua escrita tem dentro muito do que aprendeu lendo e também talento para escrever. Parabéns.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirComeço esta resposta de comentário com um dos meus aforismos:
“Eu sou um intenso devorador de livros e não de quimeras!”
Na vida, querida amiga, quem se propõe a educar, primeiro precisa educar-se e isso precisa ser feito de forma consciente e perene.
Retribuo seu beijo e desejo uma boa semana!!!
hola
ResponderExcluiryo también alucino lo bien que escribes, y supongo que la inspiración puede venir de cualquier sitio en cualquier momento. Pero admiro que lo sepas (tu y todos los escritores) expresar tan bien en un texto.
Besotesssssssssssssssss
Hola gentil Harley Quinn,
ExcluirLeo todo tipo de literatura, porque sólo así podemos evaluar lo que es bueno o no, sin prejuicios.
La inspiración es el motor del escritor, así como el lienzo en blanco le habla al artista hasta que recibe colores.
Gracias por dar me gusta a mis textos y crónicas.
BatBesos〴⋋_⋌〵
Sin vida no hay historias. Leamos todos los capítulos de la vida y escribamos el nuestro, como mejor sepamos, nuestra inspiración es de nuestra propiedad y la coloreamos como más nos guste, como nos dicte la musa que llevamos dentro. Feliz semana Douglas. Abrazo
ResponderExcluirAmiga carmen,
ExcluirVivimos cada día escribiendo una página más de este hermoso diario que es la experiencia humana y que siempre podemos compartir al mejor estilo: “uno para todos y todos para uno”.
Un abrazo y buena semana.
Querido amigo Douglas,
ResponderExcluirSim, somos contadores de histórias para sobreviver, para passar de geração em geração os fatos, a cultura, os valores e etc.
Penso que a inspiração é resultado das vivências, e dos sonhos que almejamos transmitir ou realizar.
Que belo texto você compartilhou conosco! Parabéns!!
Beijos
Querida amiga Vilma,
ExcluirSomos seres poéticos, filosóficos, simples e teóricos, estamos em constante construção pessoal. Ninguém nasce, cresce e morrerá da mesma forma. Somos o que ensinamos, mas, acima de tudo, somos o que aprendemos.
Fico feliz por compartilhar meus textos e crônicas com meus amigos, que entre eles está tão gentil poeta.
Beijos e boa semana que segue!!!
Jornalista Douglas Melo
ResponderExcluirTua postagem está linda
Pelo contexto e ainda
Há o que mais me atrelo:
Caricaturas num belo
Traço de quem é do ramo.
Gfande artista que o proclamo
Como mestre desse humor.
Seria o amigo autor?
Ou de algum aplicativo
Ser for seria motivo
De frustração, sim Senhor!
Acho que a suprema arte está no humor – fazer alguém rir: humorista. Porém a pena do cartunista ou publicitário, é demais.
Abraço fraterno. Laerte
Caro amigo Laerte,
ExcluirJá fiz uma caricatura tua para publicar no post dos “AMIGOS ®DOUG BLOG”, citando uma frase “pinçada do teu blog”, mas, o amigo não me informou teu nome completo e a data de nascimento, para a publicação ficar no padrão das demais... Tu és um homem vaidoso com a tua idade e eu respeito isso.
Quanto às artes e ao bom humor... Estão sempre presentes em minhas publicações, com os créditos devidamente registrados do autor dos desenhos quando não são autorais.
Agora, quem desenha, escreve etc..., hoje em dia, sempre faz uso da tecnologia, não podemos fugir disso, pois, não podemos acessar a web via máquina de escrever ou utilizando pena e nanquim.
Abraços rotarianos!!!
parabens mais um lindo post como voce mesmo sabe escrever e que adoro ler parabens bjs feliz semana muita saude e muito obrigado por seu carinho bem espero que me siga la no YouToube hehehe bjs tudo de bom
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirAgradeço a tua presença no ®DOUG BLOG, sempre com “temperos de carinho” nas palavras.
Desejo a você tudo de bom com tuas apetitosas receitas, agora também no teu canal do You Tube.
Beijos e que o mês de fevereiro seja suave!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirConcordo com a frase.
Contamos nossa história desde a barriga de nossas mães.
São belas e não tão belas assim, mas são reais.
Podemos também através da mente e do coração, contar histórias.
Às vezes reais e às vezes fictícias, mas são histórias.
Muito boa cronica.
Bom restinho de tarde, boa noite e feliz final da semana.
Beijo!
Amiga Lúcia,
ExcluirSomos todos contadores de histórias, mesmo os mais introvertidos precisam se comunicar e isso é narrar algo que fica ou vai com alguém.
Você mesmo narra de maneira brilhante como sente letras de músicas e como percebe a vida de modo geral. E assim, você conta tuas histórias de maneira biográfica e às vezes fictícia.
Um beijo e que o mês de fevereiro chegue suave para ti e para os teus filhos!!!
Drogi przyjacielu Doug,
ResponderExcluirTwoje piękne teksty biorą się stąd, że jesteś wykształcony, ciągle czytasz, piszesz kreatywnie i doskonalisz się w pisaniu!
" Trening czyni mistrza"
Doktor filozofii- WOW!
Pozdrawiam. Uściski!
U nas brak zimy w zimie!
Amiga Isabel,
ExcluirFico grato por você gostar do jeito que escrevo.
Quanto a ser Mestre PhD - Philosophiæ Doctor, é fruto das minhas jornadas de estudo, mas, tenha certeza que os professores primários valem muito mais que qualquer “DOUTOR”, pois, foram eles/elas quem nos alfabetizaram e continuam suas jornadas em salas de aula ensinando nossos filhos a ler e escrever.
No “Brasil!” está um Verão estranho... Muito chuvoso. As mudanças climáticas se deve ao ser humano que destrói a natureza e ela não se vinga, apenas se defende.
Abraços e bom final de semana, neste mês de fevereiro com 29 dias!!!
Boa noite Jornalista Douglas , maravilhoso texto!
ResponderExcluirA tua maestria na escrita é de intensa versatilidade e adiciona conhecimento ao leitor sempre .
Aplausos!
Um bom final de semana.
Bjs de violetas.
Amiga Marli,
ExcluirFico grato por ter gostado do meu texto. Se contribuo para o conhecimento de quem lê, já percorri este caminho bem acompanhado, pois, não há escritores sem leitores.
Um bom final de semana para ti e beijos de violetas onde repousam as minhas borboletas!!! ਏϊਓ ਏϊਓ ਏϊਓ
Como eu gosto de ouvir histórias.
ResponderExcluirEm criança, quando ia para a aldeia dos meus avós era a minha perdição. Umas vezes junto á fogueira ou no terreiro adorava escutar as mulheres com as suas historias de vida, Algumas reais, outras nem por isso, mas era sempre um momento mágico em que muitas das vezes me deitava amedrontada e me tapava toda com os cobertores não fosse aparecer a mula sem cabeça :)
Gostei muito desta publicação e acredito que feliz é quem tem o dom de saber contar e encantar.
Abraço e brisas doces **
Amiga Maria,
ExcluirNa sabedoria da ancestralidade da minha família tínhamos bons contadores de histórias, meu avô Pedro (pai da minha mãe) era um grande violonista e cantava suas histórias dedilhando o violão de 8 cordas.
Hoje, como jornalista e filósofo, pratico essa alquimia genética e cultural aqui no ®DOUG BLOG
Abraços!!!