Mais um ano se iniciou em nossas existências ininterruptas, algumas longas, outras prematuras. Vivemos desde o dia em que nascemos e deixamos de existir, quando termina o último segundo de nossas vidas. E é neste “relógio humano” que vivemos, um relógio que não damos corda, nem funciona a pilhas, pois, humanos que somos, precisamos de estímulos: amor, carinho, alegria, sabedoria, fé, etc..., para seguir nesta linha contínua do viver.
Entre 31 de dezembro e 1º de janeiro acontecem pequenas mudanças... Ou nada muda... Ou tudo muda. Imaginemos quem nasceu no primeiro segundo do primeiro dia do ano, que felicidade para toda a família! - vamos imaginar agora o contrário, quem morreu no primeiro segundo do dia 1º de janeiro, que triste. E assim, o ano dos entes queridos do falecido começa muito mal.
Como podemos perceber, a vida simplesmente continua acontecendo nas normalidades e anormalidades do dia a dia, não podemos nos alienar pensando que tudo é tão lindo, mas, ninguém consegue viver sempre com os pés no chão, às vezes perdemos o equilíbrio e caímos. Alguns aprendem algo útil com suas quedas, enquanto outros continuam tropeçando sem nada aprender.
Algumas pessoas tendem a dizer que: “não tenho tempo para isso ou aquilo” e nem se dão conta que todas as coisas ao seu redor passam despercebidas, inclusive que os dias continuam correndo impiedosamente no calendário de 366 dias deste ano bissexto¹, seguindo caminhos ora retos, ora bifurcados, até que a artificialidade dos “fogos de 31 de dezembro” anunciarão mais um novo ano, com novas realidades, todas ainda virgens e em construção.
“Os dez mandamentos para 2024... 2025...”
1. Viva a tua vida, não incomode as outras pessoas. Não seja inconveniente;
2. Não se compare a ninguém. Tenha em mente que todos temos defeitos e qualidades;
3. Tenha calma, seja suave e gentil, assim, algumas coisas que você deseja alcançar podem acontecer;
4. Realize um sonho, faça algo que você nunca fez. Se permita ser mais ousado hoje e sempre;
5. Antes de tomar uma decisão importante, pergunte a si mesmo a resposta. Acredite: ninguém está interessado nas tuas decisões, nem mesmo parentes e amigos;
6. Não deixe que os teus medos o paralisem. Por mais difícil que seja, tente ser forte e enfrente-os;
7. Se o teu objetivo é casar... Case-se! - se o teu objetivo é se divorciar: “casamentos não são batidos a prego”, divorcie-se!
8. Cultive flores, mantenha bons relacionamentos, leia bons livros, vá à praia, ao cinema, faça uma viagem e principalmente, proteja os teus entes queridos e animais de estimação, mantendo todos longe da inveja de outras pessoas;
9. Se o teu objetivo é comprar a tão sonhada casa própria... Não desista! - se o teu objetivo é mudar de cidade, ou até mesmo de país, vá em frente e seja feliz!
10. Procure manter-se saudável, pois, permanecer vivo não depende exclusivamente de nós.
Son mandamientos que no debe vivir siempre. Te mando un beso.
ResponderExcluirExactamente Judit, como sugiere el título del post del ®DOUG BLOG.
ExcluirBesos.
Mais um mês e teremos um novo ano...lunar.
ResponderExcluirDo Dragão.
Abraço
Amigo Pedro,
ExcluirQue venha o Dragão no calendário (2024) e no campo relvado.
Um abraço!!!
Muy buenos los mandamientos o propósitos; estos diez mandamientos se cierran en dos, no hagas daño a nadie y se feliz.
ResponderExcluirHace años que les doy libertad, algunos se quedan en una fantasía y otros fluyen. Un abrazo
Amiga Ester,
ExcluirEs genial tenerte aquí en ®DOUG BLOG a principios de año.
En la vida necesitamos ser buenos, honestos y felices, porque así nos mantenemos bien a nosotros mismos y a quienes nos rodean.
Un abrazo.
Another sensational post with motivational words that only bring peace and happiness to those who read your rich articles.
ResponderExcluirThe arts, as always, are magnificent.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Thank you for your kind words, friend Theodosia,
ExcluirMay this new year be happy and very creative for all of us.
Kisses!!!
Eu adorei os mandamentos! É isso aí! Que sejamos fortes, mais fortes que nossos medos, só assim os sonhos se realizam!
ResponderExcluirUm abraço pra você! 😘🌼
Amiga Ane,
ExcluirVamos travar as boas batalhas e se nos machucarmos durante este ano, pelo menos hoje em dia o “Merthiolate” não arde tanto como na época da vovó. 😂😂😂
Um carinhoso abraço e FELIZ 2024!!!
hola
ResponderExcluirtotalmente de acuerdo contigo... y por cierto, me encantan los mandamientos.
Feliz Año
Besotesssssssssss
Hola Harley Quinn,
ExcluirSi te gustaron los 10 mandamientos ®DOUG BLOG, me alegro.
Un buen año para todos nosotros.
“Hasta la vista, baby”.
Querido amigo Douglas, que bom ler aqui e amei os "Dez mandamentos para 2024 e 2025" seguir em frente, cada dia ao seu dia, pois a vida e mesmo assim!
ResponderExcluirAmar e Vida é um dom, pois ela vale sempre até quando for preciso viver aqui, fazer sempre o que o coração mandar, pois ele sempre tem razão!
Adoro sentir a Vida, deixo aqui muitos abraços apertados querido amigo!
Amada amiga Ivone,
ExcluirAlgumas pessoas amaldiçoam a vida como se tivessem outra para substituí-la. Eu penso diferente, acordo cedo e vou trabalhar, todos os dias, com a certeza de que hoje será o melhor dia... Às vezes acerto, outras vezes não, mas, a vida é boa, algumas pessoas é que são péssimas!
Outras tantas pessoas querem ser salvas por super-heróis inexistentes e esquecem o óbvio... E cito uma frase minha como resposta:
“Nem todos os heróis usam capas ou fantasias, minha mãe usava vestidos e saias!”
Continuemos a sentir a vida, porque, é nela que existem os nossos entes queridos... As nossas amizades.
Um grande abraço para você também, minha querida mãe mitológica!!!
Meu sapiente amigo Douglas, você escrever dez mandamentos é moleza, se bobear, você é capaz de reescrever a Bíblia e tenho fé que a narrativa seria mais realista. O seu otimismo é contagiante, e nos conhecemos há tantos anos, tendo poucas vezes visto o seu rosto pesado, sem felicidade. Na perda de entes queridos, a felicidade obviamente se esvaiu completamente de você, mas mesmo assim você não desistiu de ser feliz. Raras são pessoas como você, meu grande amigo, que sorriem abertamente, como quem bebem uma Coca-Cola gelada. Que você seja muito mais feliz nesse novo ciclo de vida, pois você já é alguém que exala felicidade. Texto e artes como sempre magníficos. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu bom amigo e professor Ruy,
ExcluirSeria este teu amigo aqui, um novo “apóstolo Paulo” narrando passagens bíblicas? 😂😂😂
Brincadeiras e pretensões à parte, digo que ficar triste e mentir dá muito trabalho e tanto a felicidade quanto a verdade são espontâneas e prefiro viver nelas.
Vale a pena passar por um vale de lágrimas para aprender algo na vida? Não acredito nisso. Mas, é óbvio que como bem disse o dramaturgo francês “Victor Hugo”: “Rir de tudo é desespero!” - é preciso ter equilíbrio para tudo na vida, pois, sem equilíbrio, caímos até de uma linha reta traçada no chão com giz.
Obrigado novamente por tuas amáveis palavras sobre mim e meu “blog”.
AVANTE! AVANTE! Pois, é caminhando para frente que seremos felizes!
Um fraterno abraço!!!
Aquí una de las diferencias de nacer a las 23:55 del día 31 de diciembre y las 00:05 del día 1 de enero en especial cuando eres muy niño es que pareces el padre o madre de la clase o todo lo contrario ya que marca en que curso comienzas el colegio.
ResponderExcluirEn España los Reyes Magos se celebran el día 6 de enero.
Que distinto sería el mundo si aplicásemos esos mandamientos.
Saludos.
Tomás,
ExcluirEl mundo sería mejor con un solo mandamiento, si todas las personas entendieran que la vida es una y que todos debemos vivir bien y en paz durante nuestra experiencia y convivencia en la Tierra, sin importar edad, color, credo o género.
Aquí en Brasil también se celebran los Reyes Magos el 6 de enero, por eso dije en el texto que ahora recién el año que viene.
Abrazos.
Douglas,você caprichou na arte de escrever sobre a vida. Ela nada mais é que a soma de cada acontecimento,seja ele consciente ou não. Viver é seguir o fluxo,não adianta querer se prender neste ou naquele ponto.
ResponderExcluirAgora sobre a lista dos mandamentos,eu ouso dizer que devemos apenas VIVER. Para isso é preciso de arriscar,se permitir.
Xeru e até qualquer hora, quando eu vier curiar outras vezes.
Valdelice, minha querida amiga,
ExcluirPrimeiramente gostaria de agradecer a generosidade das tuas palavras sobre o meu texto.
Quanto a deixar apenas o mandamento: “APENAS VIVA”, não seria possível, pois, sempre existe um “espírito de porco” para assassinar o enlevo alheio. Se o “APENAS VIVA” fosse possível, não haveriam contratos, bulas de remédios, sinalização de trânsito, etc..., - as pessoas se entenderiam e viveriam felizes para sempre. Só que “FELIZES PARA SEMPRE” é metáfora dos contos de fadas.
A realidade é que dez mandamentos acabam sendo poucos... Na vida temos que explicar, repetir e até mesmo desenhar, para que algumas pessoas tomem tenência e deixem de ser infelizes e, por tabela, tornem outras pessoas ao seu redor igualmente infelizes.
BatBeijos!!!〴⋋_⋌〵
Querido amigo, depois de ler esta inspiradora crónica, decidi seguir algumas das tuas recomendações, mesmo gostando da minha vida. Melhorar é sempre possível , não é?!
ResponderExcluirNão divulgo as recomendações, mas vou reler o teu mandamento nº 6.
Beijo, bom fim-de-semana. Feliz 2024
(Já agora, sou Dragão no horóscopo chinês. Uma Virgem-Dragão. É fogo!!!,)
Minha “virginal” e querida amiga “jardineira”,
ExcluirConsiderando que o “Dragão” é o Porto, os vossos companheiros do Sporting não ficarão nada contentes... Olha, aí outro motivo para sentir medo... A praga dos adeptos do futebol é uma loucura!!! 😂😂😂
Brincadeiras à parte, felicidade na vida é saber que sempre podemos melhorar e que essa melhora pode ser compartilhada com os amigos.
Feliz Ano do Dragão Chinês! Feliz ano do Sporting no relvado! Feliz ano de Pétalas e Crônicas no melhor estilo ®DOUG BLOG.
Bom fim de semana.
Beijos!!!
Parabéns pelo seu texto, Doug! Você escreveu muito bem e me fez pensar sobre a importância de viver o presente e valorizar as coisas simples da vida. Eu concordo com você que a vida é uma jornada cheia de desafios e aprendizados, e que devemos seguir em frente com coragem e esperança. Eu gostei muito da sua referência a Dom Quixote, um dos meus personagens favoritos. Obrigado por compartilhar suas ideias e sentimentos. Um grande abraço alvinegro. Saiba meu amigo que o sentimento é recíproco. Sou seu Fã!
ResponderExcluirMeu nobre amigo Adalberto,
ExcluirViver no presente é o que temos. Reviver o passado por vezes se faz necessário, mas, o passado já virou história e planejar o futuro é sonhar com possibilidades e isso se torna muito “quixotesco”. Porém, “Dom Quixote”, dentro da falta de lucidez deste personagem, é um ser sensato.
A doutora “Nise da Silveira” disse:
"Não cure muito. Pessoas que estão curadas demais são chatas. Todo mundo tem um pouco de loucura!"
Bom fim de semana.
Um grande abraço alvinegro!!!
Que assim seja Caro Douglas.
ResponderExcluirBom final de semana e vamos em busca dos dez mandamentos.
Beijos!
Amiga Lúcia,
ExcluirPara você que é fã de “Mario Sergio Cortella”, ele disse o seguinte sobre o ano novo:
“Quando um um novo ano se inicia, é comum que as pessoas sintam uma enorme vontade de fazer as coisas acontecerem. Mas, a empolgação é passageira...”
Eu sou mais otimista. Falar continuamente, como fazem alguns colegas filósofos, não significa comunicar. Podemos falar demais e não comunicar nada de concreto.
O ator e comediante “Jim Carrey” passou por uma grave depressão e a superou graças a ser uma pessoa de bom humor. E concordo quando ele diz:
“A esperança caminha sobre o fogo e a fé salta sobre ela!”
Seguir os “mandamentos do DOUG BLOG” só surtirá efeito em quem está aberto a querer ser feliz.
Beijos e bom final de semana!!!
Querido amigo, Douglas!
ResponderExcluirAmei os mandamentos. Sou muito anciosa, mas tento manter a calma, só assim vencerei meus medos.
Douglas, desejo a você e família, tudo de melhor e a realização dos seus sonhos, em 2024. Saúde e paz a todos.
Beijos e uma ótima semana.
Minha querida amiga Fátima,
ExcluirAs ansiedades da vida tornam-se “armadilhas” nas quais muitas vezes caímos por nossa própria vontade.
Precisamos saber seguir os mandamentos, mas, não apenas os bíblicos ou os “10 mandamentos ®DOUG BLOG”, porque, seria quase impossível, ninguém é perfeito ou tão determinado assim. Precisamos criar mandamentos dia após dia, numa espécie de mantra positivo que nos traga equilíbrio.
Um ano abençoado para ti e para tua família, com saúde principalmente, pois, estando com saúde, buscamos todo o resto.
Beijos... E uma ótima semana para ti também!!!
Gostei dos dez mandamentos para o ano que começa e para os que se seguem...
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça
ExcluirSe seguirmos sempre uma linha correta de conduta na vida, teremos sempre a perpetuidade destes mandamentos para nos guiar e proteger.
Um beijo e boa semana!!!
Buona giornata.
ResponderExcluirGiancarlo,
ExcluirÈ un piacere darvi il benvenuto qui su ®DOUG BLOG all'inizio dell'anno.
Torna più spesso.
Un abbraccio!!!
¡Buenos Días! Interesante entrada para disfrutar del nuevo enero que nos trae Dios. Es un acierto que menciones El Quijote, a Fe Cierta que no existe mejor obra literaria a lo ancho del mundo (por la parte que me toca lo he leído en versión íntegra dos veces a lo largo de mi vida, no me hastío de él jamás; nunca faltan en mi hogar varias ediciones de la obra) En cuanto a lo mandamientos, con el único que no estoy de acuerdo es con el Quinto, o al menos, en mi caso....es decir....a mi familia S Í le importa todo lo que hago, y recíprocamente, todo lo que hacen ellos me suscita interés por motivos de Amor y Genealogía; quizás soy muy afortunado con La Grey con quien comparto Existencia en este Planeta Azul.
ResponderExcluir¡Un Saludo Amigo! 🕴🌏😎
Amigo Juan,
ExcluirMe alegra que te haya gustado otra publicación del ®DOUG BLOG . Y también me alegra ver que no están de acuerdo, siempre es inteligente tener diferentes puntos de vista, esto es practicar la democracia de pensamientos y pensar inteligentemente es siempre el mejor camino hacia una vida pacífica.
En cuanto a “Don Quijote”, dejó de ser un personaje y pasó a habitar a muchos de nosotros, apasionados de la literatura.
Que nuestra existencia en este hermoso “Planeta Azul” sea siempre de amistad y cuando los “señores de la guerra” lo permitan, tal vez tengamos la paz que tanto deseamos.
Un abrazo.
amigo todos anos pedimos sempre algo de novo adorei os seus desejo um feliz 2024 com muita saude e um feliz fim de semana bjs
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirSe desejarmos sempre o melhor para nós e para os outros, as coisas acabarão por acontecer. No final do caminho tudo deve dar certo, e se não der certo, é porque ainda não chegou ao fim do caminho.
Bom fim de semana.
Beijos!!!
Ola querido amigo Doug, Feliz Ano Novo e sempre Avante! Adorei os mandamentos que voce propoe para este ano bissexto, especialmente o numero 5; voce esta muito certo.
ResponderExcluirSao todos perfeitos, tentarei cumprir alguns, outros cairao no esquecimento...
Enviando um grande abraco e beijo e tenha um lindo fin de semana!
Olá querida Carolina,
ExcluirTemos mais um dia no ano para errar e acertar... Espero que exatamente este trecentésimo sexagésimo sexto dia de (2024), seja o dia do grande acerto!
Os “Mandamentos DOUG BLOG” são sugestões que cada pessoa aplica em sua vida em função das necessidades que cada um possui e como somos seres únicos e complexos, nem todos os “mandamentos” cumprem os seus objetivos coletivamente.
Muitas felicidades para ti ao longo deste ano.
Beijos!!!
¡Hola! Me ha encantado tu post, lo he leído con mucho interés. Gracias por compartirlo.
ResponderExcluirExcelente contenido tu Blog.
Espero que tus días sean siempre coloridos y felices.
Y desearte un buen fin de semana.
¡Un abrazo! Blues Hendrix 👍
Hendrix,
ExcluirBienvenido al ®DOUG BLOG. Regresa cuando quieras.
Gracias por disfrutar el contenido de mi “blog”.
Éxito y felicidad para ti.
Un abrazo.
Gostei.
ResponderExcluirVamos lá fazer acontecer.
Brisas doces *
Olá minha amiga blogueira,
ExcluirVamos seguir nossos melhores mandamentos e fazer a vida valer a pena.
Seu perfil relata um certo tipo de mandamentos pessoais:
Umas vezes má, outras vezes ruim; filmes que te façam aguçar a imaginação; músicas que te façam dançar a alma; livros que te façam voar.
Um abraço!!!