“Vou ter que começar do zero!” - esta é uma frase que você provavelmente já ouviu alguém próximo a você dizer, ou disse para si mesmo em algum momento da tua vida.
Nada é para sempre nesta gangorra que é a vida. Tem momentos que estamos bem lá no alto, nos sentindo soberanos. O problema é que a tendência de toda subida é a queda brusca.
Assim sendo, começar do zero é uma queda que causa medo e insegurança, os nervos ficam à flor da pele, dá aquele frio na barriga, a nossa mente fica inquieta, o nosso coração dispara e o chão sob os nossos pés parece desmoronar, sentimos que chegamos ao fundo do poço. Como diz uma das minhas frases:
“Quando achar que chegou ao fundo do poço, pare de cavar!”
Os medos de precisar começar de novo são muitos, mas, as necessidades parecem maiores. E não estou falando de criar seu próprio negócio, de ganhar dinheiro... Estou falando do fundo do poço estrutural, aquele que limita o ser humano de progredir dentro e diante de si mesmo, ficando aquela impressão de voo de aviãozinho de papel, que não vai muito longe.
Ter que começar do zero não é a “moral da história”, não é um castigo Divino e muito menos é um bônus que a vida te deu para fazer o certo desta vez. Ter que começar do zero muitas vezes é inevitável.
“Ano Novo Vida Nova!” - este é o maior clichê de começar do zero. Pior é aquela promessa de iniciar uma dieta na segunda-feira. Considerando que há 52 segundas-feiras no ano, nada está claro ou definido e esta frase virou piada do começar de novo, pois, os clichês, assim como os cigarros, perderam o glamour há muito tempo.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Cebolinha e Cascão” (1960), personagens do cartunista brasileiro: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935).
“Começar De Novo” — Intérprete:
“Simone Bittencourt de Oliveira”
(25 de dezembro de 1949)
♫Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido
Ter me rebelado
Ter me debatido
Ter me machucado
Ter sobrevivido
Ter virado a mesa
Ter me conhecido
Ter virado o barco
Ter me socorrido.
Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido
Sem as tuas garras
Sempre tão seguras
Sem o teu fantasma
Sem tua moldura
Sem tuas esporas
Sem o teu domínio
Sem tuas escoras
Sem o teu fascínio.
Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido
Sem as tuas garras
Sempre tão seguras
Sem o teu fantasma
Sem tua moldura
Sem tuas escoras
Sem o teu domínio
Sem tuas esporas
Sem o teu fascínio.
Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Já ter te esquecido
Começar de novo.♫
°°°
♪“Começar De Novo” (1979) é uma canção do cantor, pianista e compositor “Ivan Guimarães Lins” (16 de junho de 1945) e do compositor “Vítor Martins” (22 de novembro de 1944), ambos brasileiros.
A Vida sempre nos leva a ir em frente, ter de recomeçar, se preciso, for, não tem jeito!
ResponderExcluirPiscianos ou não, mas ter essa garra, nossa, isso é de fazer qualquer pessoa repensar a Vida, amo repensar, amo agradecer, tenho muito, mas muito a agradecer!
Querido amigo Douglas, amei ler aqui, sempre há mensagens, seguir em frente com fé e coragem, "Começar De Novo" sempre que for preciso!
Mais uma vez, feliz recomeço de vida, tudo de bom sempre!
Abraços apertados sempre!
Amada amiga Ivone,
ExcluirE assim nós piscianos vivemos a vida: com leveza, positividade e muita firmeza naquilo que queremos.
O ®DOUG BLOG é um “blog” onde sempre existirão palavras positivas e de fé, todas aliadas ao bom humor e inteligência (sem alienação).
Nada será perfeito neste ano, mas, podemos fazer a nossa parte para garantir que (2024), siga da melhor maneira possível.
Já nos livramos das máscaras da “COVID”, agora só nos resta livrar-nos “dos malas e das malas de plantão”. 😂😂😂
Abraços sempre apertados e mais uma vez... FELIZ ANO NOVO!!!
It's not easy to start from scratch, but like you said, sometimes it's necessary.
ResponderExcluirLife always presents us with new paths to follow, it remains to be seen whether we will be able to be protagonists or antagonists on this journey.
Beautiful text, very well designed arts and I didn't know the song and I really liked it.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋
Friend Theodosia,
ExcluirHis comments are always poetic and encouraging of my writing style. I can only thank you.
Starting from scratch is part of a moment in life for each of us.
Life is to be lived with enthusiasm, because we are only alive in this life. And even if there is another plan of life, it will be nothing like what we live here.
Kisses!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirEu começaria de onde parei.
E como diz a música
"Começar de novo, e contar comigo, vai valer a pena ter amanhecido"
"Quando estiver no fundo do poço, a primeira coisa a fazer para sair dele é parar de cavar". (Mario Sergio Cortella)
Pra quem viveu ou vive essa experiência, não deve ser fácil.
Boa Noite e bom final de semana.
Beijo!
Amiga Lúcia,
ExcluirA experiência de começar do zero e/ou começar de novo, acho que todos já passamos por isso na vida, ou algo bem parecido.
Sobre a frase filosófica e suas variantes existem na filosofia desde a época do imperador romano “Marco Aurélio”, que foi um grande pensador de 161 até sua morte. E ele disse:
“Lição estoica: Quando você está no fundo do poço, a primeira coisa a fazer é parar de cavar.”
Já à frase do colega filósofo “Mario Sergio Cortella”, que você citou:
“Quando estiver no fundo do poço, a primeira coisa a fazer para sair dele é parar de cavar.”
A minha frase é uma variante da do Imperador:
“Quando achar que chegou ao fundo do poço, pare de cavar!”
Todas as frases são parecidas, pois, todas as palavras já foram ditas. Mas, mesmo sabendo que ninguém é dono das palavras, todas as minhas frases e publicações possuem registro na “Biblioteca Nacional”. Então, afirmo com segurança a autoria do meu aforismo, pois, há registro legal.
Ainda em tempo, o ®DOUG BLOG destaca o nome completo e as datas de nascimento e morte de todos autores e suas citações aqui publicadas.
Um beijo e bom final de semana!!!
Ten un buen año y si hay muchos clichés pero toca seguir adelante. Te mando un beso.
ResponderExcluirAmiga Judit,
ExcluirSigamos adelante y estemos siempre unidos, porque así se hacen las amistades.
Un beso.
Meu sapiente amigo Douglas, começamos o ano com uma excelente aula no texto e também nos comentários. Eu o aplaudo de pé, pois não temos como mensurar a extensão de sua inteligência e integridade, quem o conhece sabe exatamente do que estou falando. Você é um estudioso do dia a dia, nesse mundo de aventureiros do Google, que acreditam em tudo que a mídia virtual oferece, sem pestanejar, replicando erros e cometendo injustiças, por pura preguiça e falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de educação também. Sua frase está correta, dentro da variante filosófica que você criou, as artes estão supimpas e a música do quase octogenário Ivan Lins e seu companheiro de composição, na voz de Simone, vale a pena ouvir repetidas vezes. E quem diria que essa música se popularizou em uma novela e não em um festival de música. Siga sempre a sua linha filosófica, menos na mídia e mais na sala de aula, pois esses filósofos contemporâneos estão virando memes da internet e personagens de programas humorísticos de televisão, e esse é um fundo do poço que não pode ser resolvido recomeçando do zero. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu bom amigo e professor Ruy,
ExcluirO senhor mais uma vez colocou suas palavras alinhadas com o que eu penso. Não sou de criticar colegas filósofos que adoram estar na mídia, mas, este definitivamente não é o nosso papel, muito menos é o papel dos padres, etc...
Estamos nos perdendo na ilusão de acreditar que se alguém falar algo primeiro, passa a ser dono das palavras. E ainda, tem gente que só procura menosprezar o trabalho árduo de outras pessoas. Mas, meu nobre Ruy Barbosa, da mesma forma que agradeço os elogios dos meus amigos, abro a tribuna do ®DOUG BLOG às críticas. Porém, jamais ficarei calado diante das injustiças e das inverdades, pois, nunca baterei pandeiro para malandro dançar.
Como diz mais uma das minhas frases:
“Vamos começar de novo, do zero, saindo da casca do ovo!”
Manter um “blog” ativo e com a qualidade que o meu apresenta não é tarefa fácil, mas, continuarei escrevendo e criando artes, pois, antes de respeitar meus amigos, leitores e seguidores, eu respeito as pessoas de um modo geral.
Um abraço fraterno e bom final de semana!!!
Drogi Przyjacielu, Doug.
ResponderExcluirTak, zaczynanie od nowa jest dobrym sposobem i metaforą.
Pozdrawiam i ściskam!
Amiga Isabel,
ExcluirO melhor desejo no início do ano é nos reinventarmos, fazermos as coisas de maneira diferente e ainda melhor do que no passado.
Começar do zero é a metáfora da página em branco, onde tudo é possível.
Abraços e bom fim de semana!!!
Awesome start for 2024. All the best!
ResponderExcluirMay this new year be great for you too, dear Ellie.
ExcluirA hug!!!
Cheguei e o texto fala de tanta coisa íntima,mas que é tratada com banalidade no dia a dia. No que se refere a tomar decisões. Porque (re) começar é decidir enfrentar medos,se arriscar no desconhecido.
ExcluirDouglas,você coroou muito bem o poste com a música na voz de Simone. Começar de novo e contar sempre consigo mesmo. Sem apegos ao que foi vivido, anteriormente.
Xeru e até qualquer dia 🤩
Recebi o BatSinal do Batman 🦇
Olá Valdelice,
ExcluirTemos que fazer voos longos e com objetivos concretos, a humanidade precisa parar de fazer voos de galinha.
O único zero irreversível na vida são as pessoas que insistem em ser “zero à esquerda”. De outras maneiras, qualquer um de nós poderá sempre começar de novo, começar do zero.
Tudo de bom para ti e para a tua família neste novo ano.
BatBeijos〴⋋_⋌〵
Uma ótima reflexão para iniciar 2024! Absorvi cada palavra para deixá-la marcada na alma e continuar, não começar do 0, prosseguir... Feliz e abençoado 2024!
ResponderExcluirAbraços afetuosos!
Olá amiga Lúcia,
ExcluirQue bom ver você aqui no ®DOUG BLOG.
Tivemos uma boa jornada em (2023), não foi um ano nada ruim. Temos que parar com este hábito de pragujar cada ano que passa, até porque, um ano novo tem prazo de validade curto, dura apenas 365 dias (366 em anos bissextos).
Tudo de bom para ti e para a tua família, neste novo ano que começou ligeiro, já estamos no dia (7 de janeiro).
Beijos!!!
✨░ٌٌٌF░ٌٌٌE░ٌٌٌL░ٌٌٌI░ٌٌٌZ ░ٌٌٌ2024 ░ٌٌٌ ✨
Que seja um ano fabuloso.
ResponderExcluirAté é ano do Dragão.
E eu sou Dragão duas vezes - no signo e no clube.
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirTodas as narrativas e esperanças se renovam no início do ano. Que seja realmente um ano fantástico para todos nós!
Em (2024), boa sorte ao teu Porto e ao meu Botafogo (que perdeu o mestre Zagallo, na sexta-feira, 05/01).
Abraços e boa semana!!!
Creo que en cada etapa de nuestra vida comenzamos de nuevo pero debíamos antes planificar un poco, para que no sea una ruptura total con lo anterior.
ResponderExcluirDesear que el año comenzado sea mejor que el que acaba de finalizar.
Saludos.
Tomás,
ExcluirSiempre deseamos días mejores al comienzo de cada año, porque es la naturaleza humana (para la mayoría de nosotros) ser optimista.
Continuaremos nuestros caminos durante los 365 días de este año, hasta que los fuegos artificiales del 31 de diciembre (2024) anuncien otro año nuevo, con nuevas realidades, buenas y malas, todas aún en construcción.
Abrazos.
Gosto muito de ouvir a Simone a cantar o "Começar de novo".
ResponderExcluirNo início de cada ano fazemos esse propósito a todos os níveis principalmente a nível emocional e espiritual.
Uma boa semana.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirTodo início de ano é assim, sempre há desejos que se renovam, pela fé, pelo otimismo, pela vontade de realmente começar tudo de novo, seja do zero ou não.
Falando na Simone: o que pouca gente sabe sobre ela é que, além de grande intérprete da música brasileira, foi uma boa jogadora de basquete, chegando a jogar pela seleção brasileira feminino na década de 1970.
Um beijo e boa semana!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirQue postagem maravilhosa, na vida precisamos começar de novo, acreditando que dias melhores virão, um forte abraço.
Amiga Lucinalva,
ExcluirAcreditar em dias melhores sempre!
Começar do zero não é fácil, mas, todos que perseveram nesta vida, um dia, já “se levantaram, sacudiram a poeira e deram a volta por cima”.
Um carinhoso abraço !!!
Boa noite, Jornalista Douglas. Amigo esta frase é ícone de tantas estórias que a vida neste Planeta Água já ouviu.
ResponderExcluirMas o início e o fim é uma ilusão já que o tempo na verdade não existe e sobre este ângulo vamos pensar que estamos sempre caminhando na estrada da vida aprendendo a evoluir.
Pensando neste dia hoje um caso de amor fantástico aconteceu no nosso Planeta a Lua, novamente começou do zero a bela escondendo seu amante o Sol ...e assim um fantástico eclipse brindou na segunda.
Aplausos caríssimo!
Obrigada pelos comentários em meu espaço.
Uma bela semana.
bjs de violetas
Amiga Marli,
ExcluirO que já aconteceu é uma flecha atirada e uma flecha atirada não volta mais.
Os mistérios da vida e da natureza fazem parte das peculiaridades do universo, como os eclipses, por exemplo.
“Começar do zero” acontece de acordo com as necessidades e desejos de cada pessoa. E cada caso é um caso e cada pessoa quer ter e sentir as coisas à sua maneira.
É um prazer interagir contigo.
Beijos e uma semana angelical para ti!!! ଘ㋚