A primeira publicação do ®DOUG BLOG em (2022), traz (em ordem cronológica), a lista que “Antípatro de Sídon” (431 a.C - 362 a.C.), considerou ser “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”. Após, destacarei “As Sete Maravilhas do Mundo Moderno”, segundo a “ONG - Organização Não Governamental, suíça: New Open World Corporation”, que entre os anos (2000 e 2007), fez uma eleição mundial (em caráter informal), através de votos via Internet e ligações telefônicas gratuitas, para eleger “sete novas Maravilhas do Mundo contemporâneo”.
Porém, também obtiveram muitos votos, alguns monumentos que ficaram fora da lista da “New Open World Corporation”, citarei três:
I- A “Torre Inclinada de Pisa - em italiano: Torre Pendente di Pisa”, que teve o início da construção em (1173), sendo inaugurada somente em (1372). É uma obra em mármore branco, realizada em três fases, ao longo de um período de quase 200 anos, situada na “Praça da Catedral e do Baptistério de Pisa - Itália”, tendo em (1178), durante a fase de construção, começado a inclinar e, ao ser inaugurada, já possuía 1,6 graus de posição oblíqua, em relação a estrutura feita no início da fundação de obra. O engenheiro encarregado do projeto, “Bonnano Pisano” (8 de janeiro de 1132 - 15 de fevereiro de 1210), tentou impedir a inclinação, porém, sem êxito, o que fez o topo da torre ficasse 1 metro distante da posição onde deveria estar. A torre antes do trabalho de restauração realizado entre (1990 e 2001), estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando hoje (janeiro de 2022), inclinada em cerca de 3,99 graus. Este é um daqueles casos históricos, onde o erro se transformou em acerto, pois mesmo “torta, a Torre de Pisa” é belíssima.
II- A “Estátua da Liberdade - em inglês: The Statue of Liberty”, cujo nome oficial (e que poucos têm conhecimento), é: “A Liberdade Iluminando o Mundo”, possui altura de 93 metros, toda forjada em cobre, aço, ferro fundido e ouro nos detalhes da tocha. Teve o início da construção em (1875), sendo inaugurada onze ano depois, em (1886). Esta bela escultura neoclássica, está localizada na “Ilha da Liberdade, no porto de Nova Iorque, Manhattan - EUA”. Foi projetada pelo engenheiro francês: “Alexandre Gustave Eiffel” (15 de dezembro de 1832 - 27 de dezembro de 1923).
III- “Alexandre Gustave Eiffel” (como o nome sugere), é também projetista da “Torre Eiffel - em francês: Tour Eiffel”, que fica localizada no “Champ de Mars - Paris”, tendo 300 metros de altura, divididos em 3 andares, de treliças de ferro fundido. O início da construção se deu em (1887), sendo inaugurada dois anos após, em (1889), em um grande evento na “Cidade Luz, Paris”.
Estes três monumentos, são classificado também pela “UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura”, sendo “Patrimônio Mundial e cultural da humanidade”.
Como podemos observar, “As Maravilhas do Mundo Moderno” seriam inúmeras, além das três que citei acima. Já, “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”, foram catalogadas numa famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas, erguidas durante a antiguidade clássica, cuja origem, atribui-se a uma “Ode”¹ do poeta grego: “Antípatro de Sídon”.
A “Lista de Sídon”, trata de edificações imensas, templos e esculturas descomunais, pela beleza, riqueza e principalmente, pela magnitude. Porém, era restrita ao “Mundo Helênico - no Médio Oriente e Norte da África”. Assim, se explica porque, a “Grande Muralha da China”, por exemplo, não integrar a relação das “Maravilhas do Mundo Antigo”, pois, “Antípatro de Sídon” nunca esteve em solo chinês.
“Sídon” viajava bastante, dedicando boa parte de sua vida, visitando construções diferentes dos padrões conhecidos, coletando informações para sua lista, mas, segundo alguns historiadores, pelo menos duas das “sete maravilhas da Lista de Sídon”, não passaram de fruto do seu desejo, de que elas realmente existissem fora de sua mente eloquente.
“As Sete Maravilhas
do Mundo Antigo”
1. A “Pirâmide de Quéops — Egito” (2600 a.C.), é a mais antiga e a opulenta das três pirâmides, localizada na “Necrópole de Gizé”. É a mais antiga das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo” e a única a permanecer em grande parte intacta.
2. A “Estátua de Zeus, no Olimpo” (466 a.C. – 455 a.C.), em “Olímpia — Grécia”, segundo historiadores, teria sido uma opulenta figura sentada, com cerca de 13 metros de altura, feita pelo escultor grego “Fídias” (480 a.C. - 430 a.C.), por volta de (435 a.C.), erigido no “Templo de Zeus”, deus mitológico de todo povo grego.
3. O “Templo de Diana/Ártemis — Turquia” (450–250 a.C.), é um templo romano construído até fins do (Século I a.C.), em “Emerita Augusta”, que mais tarde se tornaria em capital da província romana. Este templo nada tem a ver, com o “Templo Romano de Évora”, também denominado como “Templo de Diana”, este outro, localizado na cidade de “Évora, na região do Alentejo - Portugal”, possui também grande valor histórico, tendo sido classificado pela “UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura”, sendo “Patrimônio Mundial e cultural da humanidade”.
4. O “Mausoléu de Halicarnasso ou Mausoléu de Mausolo - Turquia”, está localizado hoje, na atual “Bodrum”. O mausoléu foi uma tumba construída entre (353 a.C. e 350 a.C.), em “Halicarnasso”, para homenagear “Cariano Mausolo - em grego: Μαυσωλεῖον τῆς Ἁλικαρνασσοῦ”. A estrutura foi desenhada pelos arquitetos gregos: “Sátiro e Pítis” (ambos nascidos e falecidos no século IV a.C.). A conclusão do mausoléu, aconteceu em: (321 a.C.). “Cariano Mausolo”, foi um sátrapa do “Império Aquemênida”, sucessor de seu pai e sogro “Hecatômno - do grego: ἑκατόμβη” (390 a.C. a 377 a.C.), casado com “Artemísia II de Cária - em grego: Aρτεμισία” (353 a.C- 376 a.C), irmã, esposa e sua sucessora. Agora só uma breve observação: mas, que familiazinha esquisita esta!!!
5. O “Farol de Alexandria — Egito” (280 e 247 a.C.), foi um farol construído no período do “Reino Ptolomaico”, na cidade de “Alexandria”. Ele tinha aproximadamente 137 metros de altura, sendo por muitos séculos, uma das estruturas mais altas no Mundo.
6. O “Colosso de Rodes — Grécia” (287 e 274 a.C.), que segundo “Antípatro de Sídon”, estaria localizado na entrada do porto de “Rodes, no Mar Egeu” (monumento que muitos historiadores garantem só ter existido na fértil imaginação de “Sídon”) e por assim ser, é a mais lendária e improvável das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo”.
7. Os “Jardins Suspensos da Babilônia — Sul da Mesopotâmia” (600 a.C.), teria sido um enorme parque construído às margens do “Rio Eufrates”, na cidade babilônica. Esta é outra das maravilhas antigas do Mundo, relatada por “Antípatro de Sídon”, que muitos historiadores contestam sua existência. Ou seja, as “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”, na realidade não chegam ao cabalístico número 7.
“As Sete Maravilhas
do Mundo Moderno”
1. A “Grande Muralha da China – China”, é uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais de igual resistência, tendo altura de 8 metros e extensão de: 21.196 km², sendo edificada entre (220 e 206 a.C.), por “Qin Shi Huang Di” (18 de fevereiro de 259 a.C. - 10 de Setembro, 210 a.C.), o primeiro Imperador chinês. Porém, esta vultosa construção, nada tem a ver com a tentativa somente de proteger o “Império de Qin Shi Huang”, da grande incidência de invasões dos povos do norte, vindos da “Mongólia”, por exemplo, (como muitos leigos, docentes e até alguns historiadores acreditam). A “muralha” foi construída na realidade, para demonstrar o poder e a força do povo chinês, além disso, servia para monitorar o tráfego de pessoas, sendo uma espécie de alfândega, para quem ali se aventurasse a caminhar.
2. As “Ruínas de Petra – Jordânia”, formam um conjunto importante de ruínas arqueológicas, localizadas no “Oriente Médio”. A ocupação de “Petra”, começou no ano de (1200 a.C.). A cidade prosperou durante os “Impérios Romano e Bizantino”, mas, dois terremotos devastaram-na, botando a cidade à baixo.
3. “Chichén Itzá – México - em Iucateque: Chi'ch'èen Ìitsha”, foi uma grande cidade pré-colombiana, construída pela civilização “Maia” no final (600 d.C.) e seu estilo arquitetônico, muito se assemelha com as das “pirâmides do Egito”.
4. “Coliseu de Roma – Itália”, também conhecido como “Anfiteatro Flaviano”, é uma belíssima construção oval (em ruínas), localizado no centro da capital italiana, todo trabalhado com tijolos revestidos de argamassa e areia, originalmente cobertos com travertino. É o maior anfiteatro já construído entre (68 e 79 d.C.) e está situado a leste do famoso “Fórum Romano”.
5. “Machu Picchu - Peru”, é uma cidadela “Inca”, que fica no alto da “Cordilheira dos Andes”, acima do “Vale do Rio Urubamba”. Construída no (Século XV) e posteriormente abandonada pelos povos que ali viviam. Ficou famosa pelas sofisticadas muralhas de pedra contínuas, cujos imensos blocos foram unidos sem o uso de argamassa. Esta construção (juntamente com as “pirâmides do Egito”), continuam sendo um mistério da engenharia humana. Mas, nada de dizer que esta é uma construção oriunda dos extraterrestres, faça-me um favor!!!
6. O “Taj Mahal - em hindi:ताज महल”, é um opulento mausoléu situado na cidade de “Agra - Índia”, tendo sido mandado erguer, pelo “Príncipe Xaabudim Maomé Xá Jeã - Shah Jahan - em persa: شاه جهان” (5 de janeiro de 1592 - 22 de janeiro de 1666), coroado Rei em (1628), para à sua esposa favorita, a “Rainha Mumtaz Mahal”, que morreu em trabalho de parto, ao dar à luz ao seu 14° filho, tendo pedido ao Imperador, como último desejo, que ele mandasse erguer um templo para ela (“a eleita do palácio”). O “Taj Mahal”, é um dos mais conhecidos monumentos do Mundo, tendo sido classificado pela “UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura”, em (1983), sendo “Patrimônio Mundial e cultural da humanidade”.
7. Muitos historiadores ainda afirmam, erroneamente, que a origem da estátua do “Cristo Redentor”, tenha sido idealizada por um padre francês, no intuito de simbolizar a fé do povo brasileiro. Porém, a realidade é outra. A ideia de construir uma grande estátua no alto de um morro carioca, possui origem abolicionista, tendo sido sugerida realmente por um padre: “Pedro Maria Boss” (20 de março de 1836 - 6 de setembro de 1916), em (1859), quando deu a ideia da colocação de um monumento no “Morro do Corcovado”, para homenagear a “Princesa e regente do Brasil - Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança” (29 de julho de 1846 - 14 de novembro de 1921), filha do “Imperador Dom Pedro II” (14 de março de 1822 - 28 de dezembro de 1889). E por ser ela simpatizante dos direitos igualitários entre brancos e negros, tendo anos mais tarde, vindo a assinar a “Abolição da Escravatura - Lei Áurea”, (13 de maio de 1888), que pôs fim à escravidão no “Brasil”, o padre achou justo sugerir uma estatua da “princesa redentora”, no quê “Isabel” se opôs, dizendo que então fosse levantado um monumento com a imagem do filho de Deus, de braços estendidos, porém, livre... Sem o peso da cruz. O “Cristo Redentor”, é uma estátua em estilo “art déco”, medindo 38 metros de altura e com 1.145 toneladas, que retrata “Jesus Cristo”, estando localizada no topo do “Morro do Corcovado - Rio de Janeiro”, a 709 metros acima do nível do mar, no perímetro do “Parque Nacional da Tijuca”, com vista para a maior parte da cidade. A construção foi realizada nos anos (1930), tendo a estátua sido inaugurada em: (12 de outubro de 1931). Em (2021), o “Cristo Redentor” completou 90 anos, com todo o seu esplendor.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Ode”, é um poema lírico, que entre os antigos gregos, destinava-se ao canto, de estilo particularmente elevado e solene, qual ressalta o intelecto e a emoção, em função da natureza e do Mundo.
Todas importantes para a humanidade, mas fico com a Estátua do "Cristo Redentor" principalmente pela sua história, erguida para representar a Liberdade do nosso povo.
ResponderExcluirContinuação de boa semana e feliz 2022!
Abraço
Minha amiga Fatyma,
ExcluirEu por residir no “Rio de Janeiro”, não posso deixar de concordar contigo em gênero, número e grau...
♫Cristo Redentor / Braços abertos sobre a Guanabara / Este samba é só porque / Rio, eu gosto de você / A morena vai sambar / Seu corpo todo balançar...♫
Também coloco o “Cristo Redentor” sendo o monumento de maior destaque entre as “demais maravilhas antigas e/ou contemporâneas”, por sua representação de fé, liberdade e suntuosidade.
Retribuo o desejo de boa continuidade de semana e o abraço!!!
Post molto bello.Buon anno Doug.
ResponderExcluirAmica Olga,
ExcluirGrazie per la tua costante presenza qui a ®DOUG BLOG nel 2021 e che questa presenza si rinnovi nel 2022.
Buon anno anche a te e alla tua famiglia!
um post muito entresante bravo desejo um 2022 muito feliz bjs
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirObrigado por sua presença sempre “adocicada” e carinhosa aqui no ®DOUG BLOG em (2021) e que em (2022), possamos continuar interagindo em nossos “blogs”.
Feliz Ano Novo para você e sua família também!
Começo por lhe desejar um Feliz se possível desmascarado 2022 querido amigo Douglas!
ResponderExcluir"Para quem quer mais que simples palavras" esta sua publicação é perfeita. A Cultura e a História são indispensáveis para percebermos o desenvolvimento humano.
Muita coisa aprendi que desconhecia, o nome verdadeiro da "Estátua", a que chamamos, "da Liberdade" e "o Colosso de Rodes", por exemplo.
Voto também no "Cristo Redentor" e no "Templo de Diana" em Évora , para ficarmos equilibrados (risos).
Um beijinho meu amigo!
Continue se cuidando pois o "bicho" anda variando.
Minha querida Fernanda,
ExcluirSe a amiga afirma aprender comigo, fico grato, pois, toda espécie de saber é baseada e reforçada através de relatos históricos somados aos fatos do cotidiano. Ser culto é conseguir passar o conhecimento à diante, sem ressalvas com aquilo que você pretende ensinar.
Como Mestre em Filosofia, trato do conceito de cultura e Sociologia que ocupam o autorreconhecimento e o coletivo, no entender e compreender os fatos, os aspectos que se modificam ou perpetuam, pois, só assim um docente consegue passar além da matéria... Da História, uma estrutura sólida que compõe o ser humano em seu contato social, adquirido ao longo de sua vida.
O “Slogan” do ®DOUG BLOG é de fato e de direito: “Para quem quer mais que simples palavras!” - porque, todo o esmero nos detalhes aqui publicados, são devido ao respeito qual nutro por meus amigos, leitores e seguidores.
Tuas escolhas “das maravilhas”, estão perfeitamente equilibradas.
Retribuo o beijinho, o desejo de um Feliz (e se possível), “desmascarado Vinte Vinte e Dois!” - e continue se cuidando também minha amada amiga!!!
Me ha gustado mucho este articulo sobre esas bellezas que nos dicen algo de las culturas que las construyeron y que muchas de ellas han llegado a nosotros en unas buenas condiciones la mayoría de ellas, menos aquellas que como nos dices algunas son una invención de la persona que izo la lista como nos dices.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirMe alegro que el amigo haya disfrutado de esta primera publicación de 2022, aquí en ®DOUG BLOG.
Las bellezas de los monumentos existentes o inexistentes hoy dan cuenta de una gran parte de la cultura arquitectónica y artística de los pueblos antiguos.
Abrazos.
Já tive a oportunidade de visitar alguns destes locais.
ResponderExcluirEspero ter oportunidade de visitar muitos mais.
Abraço
Viajar e conhecer novos lugares, idiomas, arte, gastronomia... Ou seja, cultura de um modo geral, sempre agrega saber na nossa bagagem de retorno para casa.
ExcluirUm abraço com braços vacinados e passaportes carimbados, amigo Pedro!!!
Olá Douglas
ResponderExcluirQue continuem sendo as maravilhas, dentre outras tantas.
Feliz 2022 pra você mais uma vez.
Gratidão pela visita e por suas palavras.
Avante!
Beijos e feliz restinho de semana.
Minha valiosa amiga Lúcia,
ExcluirUm ano novo inicia na cronologia do calendário, assim, espero que este alquebramento que noto em ti, seja algo simples de resolver, pois, obviamente os problemas não desaparecem com simplicidade, só pela mudança dos dias na “folhinha”.
Retribuo os beijos e o desejo de bom “restinho de semana”.
AVANTE! Sempre AVANTE!!!
Meu jovem e sapiente Douglas, a cada ano que passa, suas publicações em seu blogue ficam mais completas, você é o 'deus Baco blogueiro', 'deus do vinho', que transforma palavras em belos textos, crônicas e nessa aula de História aqui relatada, como fosse um vinho da mais requintada safra. Parabéns por nos trazer tantas informações desconhecidas, dentro de fatos repetidos muitas vezes somente de maneira superficial, simplista e calaceira, por pseudo-historiadores, que repetem numa espécie de 'telefone sem fio de lata de extrato de tomate' - dos tempos de criança -, aquilo que um dia ouviram falar, aceitando como verdade mutilada, porque tiveram preguiça de buscar as respostas corretas, que aqui em seu blogue sempre encontramos, vindas de quem tão bem sabe ensinar sem complicar, escrevendo bonito, mas de maneira coloquial, onde até uma criança consegue entender, pois além das palavras magnificas, suas publicações são sempre criativas também nas imagens que interagem com os textos, e isso não só as crianças apreciam, nós adultos igualmente apreciamos. Mais uma vez, parabéns por essa belíssima publicação, merecedora de ser a oitava maravilha do mundo moderno. Um fraterno abraço, que hoje amplifico aos meus conterrâneos baianos que estão sofrendo com as fortes chuvas ininterruptas.
ResponderExcluirMeu querido amigo e professor Ruy,
ExcluirVamos começar pelo final. Que realmente estas chuvas que são necessárias para aqueles que plantam e colhem, para gerar energia elétrica, etc..., não sejam águas que deixem tantas pessoas desabrigadas pelas enchentes, já existentes em alguns Estados brasileiros.
Sobre tuas palavras, o amigo entra em (2022), generoso como sempre. Me emociono ao ler os teus comentários, pois, sou sabedor que tudo aqui escrito, corresponde à verdade do que o amigo sente por mim. Sou grato na vida principalmente pelos amigos que tenho (que mesmo sendo poucos), sei da lealdade existente em seus atos.
Ensinar só é possível meu nobre professor, se estivemos também abertos ao aprendizado diário, sem amarras e sem conceitos supérfluos.
Retribuo o carinho das palavras e o abraço fraterno!!!
Passando e desejando um FELIZ ANO NOVO de 2022.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Caro Valério,
Excluir“Eu nunca penso no futuro. Ele não tarda a chegar!” - (Albert Einstein)
Retribuo ao amigo o desejo de FELIZ ANO NOVO!!!
Olá, Douglas!
ResponderExcluirParabéns pelo post!
Gostei das "candidatas". Com certeza são obras grandiosas que merecem ser visitadas e apreciadas. E uma forcinha no turismo sempre vai bem não é?
Bjs e um ótimo 2022!
Marli
Amiga Marli,
ExcluirOs seres humanos (por mais que os anos passem), jamais conseguirão resumir os conceitos de arte e cultura existentes no Mundo.
A arte seja antiga ou contemporânea, sempre nos surpreenderá, pois, somos seres ávidos pelo saber e gostamos de observar aquilo que é belo .
Retribuo os beijos e o desejo de uma “construção” de um ano de (2022), melhor que (2021).
Querido amigo Douglas,
ResponderExcluirBom domingo!
Sempre aprendo ou relembro quando leio suas postagens, isso é sempre gratificante. O conhecimento é construção.
Te desejo uma boa semana, e que o Cristo nos proteja sempre! Beijos.
Querida Maria,
ExcluirA vida é repleta de arte e belezas quais se moldam a natureza, com auxílio da engenharia e arquitetura humana. Mas, como a amiga bem destacou, a maior construção de todas é a cultura... O conhecimento.
Retribuo os beijos, o desejo de boa semana e que o “Cristo” seja sempre “Redentor” para todos nós.
Meu caro amigo Douglas,
ResponderExcluirVim aqui agradecer pelas suas palavras no meu blog e te desejar um ano novo com muita luz, esperança e realizações! Os dois últimos anos foram difíceis e passamos por muitas coisas, esse precisa ser o ano da mudança e de novos ventos pra todos nós!
Eu agradeço pela sua amizade e vamos seguir compartilhando os nossos textos e trocando experiências! Feliz 2022 pra você!
Um abraço!
Caro Alécio,
ExcluirQue este “Vinte Vinte e Dois” seja de realizações possíveis, diante desta pandemia sem fim que ainda devasta o Mundo.
Como bem cantou e encantou nossa inesquecível “Pimentinha - Elis Regina”:
♪...Ainda somos os mesmos ♪ E vivemos como os nossos pais.♪
Aprendizado é tudo nessa vida, meu bom amigo. Assim sendo, que estabeleçamos os bons ensinamentos em nossos dias deste novo ano, para que progridamos sempre para melhor.
Retribuo o abraço e boa semana!!!
ExcluirAprendendo e relembrando aqui no seu blog, caro Douglas Melo.
Que tenha um 2022 pleno do que mais deseja.
Abraço
Olinda
Amiga Olinda,
ExcluirFeliz por recebê-la aqui no ®DOUG BLOG, já no começo de (2022). E que este novo ano seja mais suave para todos nós.
Retribuo o abraço!!!
Gostei de relembrar as maravilhas do mundo antigo e moderno. Estas foram as escolhidas, mas há mais, muitas mais...
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Querida amiga Graça,
ExcluirEstas “Maravilhas do Mundo Antigo e Contemporâneo”, são “poesias escritas” pela engenharia e arquitetura, algumas destas “maravilhas” são tão opulentas, com técnicas tão modernas (mesmo nas obras de milênios e milênios), que existe muita gente que acredita até em intervenção de seres de outros planetas. Mas, a dura realidade infelizmente, é que tudo foi edificado por muita mão de obra escrava. Mesmo assim, o resultado histórico é importantíssimo.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Olá, querido amigo Douglas, e pensando cá com meus botões começo com a Grande Muralha da China, imensa e colossal obra que hoje fica-se imaginando sua construção! Magnífica. Os Jardins Suspensos, maravilhoso pela criação, pela imaginação belíssima. O Colosso de Rodes, mesmo que imaginado é belíssimo. O Farol de Alexandria, na sua solidão e construído no mar em 280 a 247 a. C. é fantástico. A Torre Eiffel vi de pertinho, emociona. A Torre de Pisa é intrigante, penso se quisessem construí-la assim não conseguiriam, rss.
ResponderExcluirO Cristo Redentor,abraçando e protegendo a cidade do Rio de Janeiro é uma das obras mais encantadoras. Mas o encanto perfeito dou para o Taj Mahal, que loucura, como também para o nosso Cristo Redentor abraçando e protegendo o Rio de Janeiro.
Enfim, todas as obras são maravilhosas!
Muita esperança, saúde e alegria para 2022!!!
Beijo
Taís,
ExcluirTuas escolhas estão muito boas, pois, unem o real e o lúdico, bem ao estilo do relator das “Maravilhas do Mundo Antigo - Antípatro de Sídon”.
O “Taj Mahal”, por ser um mausoléu e por ainda estar em perfeito estado de conservação, realmente se destaca muito nestas que são as“7 Maravilhas do Mundo Moderno”.
Quanto ao “Cristo Redentor” (outra “Maravilha do Mundo Moderno”), ele está situado “no meu lugar no Mundo”, então, creio que o “Redentor” reside em uma cidade bonita por natureza (apesar dos pesares da violência urbana).
Retribuo o desejo de muita esperança, saúde e alegria para este “Vinte Vinte e Dois” e o Beijo!!!
Corrijo os erros,
Excluirfalei no Cristo Redentor 2 vezes!
Muralha da China, imensa e colossal que fico a imaginar sua construção.
bj
Minha querida amiga Taís,
ExcluirTu tens salvo-conduto para ir e vir, comentar e corrigir, pois, o ®DOUG BLOG pode não ser “porto das crônicas”, mas, sempre será teu “porto seguro”.
Agora como diriam os orientais chineses:
“gǎn kěndìng zhōngguó de chángchéng hé qítā shìjiè qíguān bùshì yóu ETS jiànzào de.” 😄👽😄
Mais beijos!!!
Olá Douglas, Feliz Ano, marabilhándonos das coisas fermosas que ha no mundo.
ResponderExcluirEu tive o livro As sete marabilhas do mundo, ha muitos anos. Sumadas a essas, vieron a considerarse outras mais actuais ou se valorarom muitas mais de aquelas sete principais.
Um prazer ler tuda informação que aqui partilhas.
Um abraço
Amiga Beatriz,
ExcluirVamos sempre observando tantas belezas que o “Mundo coleciona”, oriundas da criatividade do “bicho homem”.
Eu particularmente, gosto muito da “Esfinge Egípcia”, que é, uma espécie de pirâmide horizontal, com formato de criatura mítica, com corpo de leão e cabeça humana de faraó.
Retribuo o desejo de Feliz Ano, o carinho de tua presença aqui no ®DOUG BLOG e o abraço!!!
Querido amigo Douglas, que linda postagem, li o comentário do professor Ruy e concordo plenamente com o que ele diz sobre você e a apreciação dele.
ResponderExcluirAqui é para se voltar e reler, aprendendo cada frase que com esmero escreves!
Amo tudo o que se refere a cultura, patrimônios mundiais, sempre acho que tenho mais para aprender e ler, bem sabes que é e sempre foi a leitura o meu melhor exercício de vida!
Adorei seu comentário e visita no meu espaço, querido e gentil amigo, obrigada pelo carinho!
Abraços apertados sempre com votos meus e do Nardo, que tenhas um novo ano repleto de boas realizações e terás, acredito nisso!
Amada amiga Ivone,
ExcluirOs meus amigos pessoais e virtuais são sempre muito generosos comigo, assim sendo, em minhas publicações aqui do ®DOUG BLOG, tenho por objetivo o perfeccionismo, pois, acho respeitoso aos meus leitores que eu tente trazer o maior número possível de informações, sempre aliadas ao humor, para ensinar aprendendo com todos vocês.
Retribuo os abraços apertados a ti e ao teu esposo Nardo, com votos de um ano salubre e melhor para todos nós!!!
Olá, Douglas, a Internet proporciona-nos facilidades que antes dela, sequer poderíamos imaginar que pudesse vir a existir. Mas, as facilidades estão aí como podemos ver nessa interessante e educativa postagem. Está claro, que nem todos conhecem as Sete Maravilhas do Mundo, quer as Antigas, quer as Modernas. Sendo assim agradecemos a Internet e ao caro amigo Douglas, que sobre elas se dispôs a escrever. Quem não as conheciam, ficou conhecendo. Quem já as conheciam teve o prazer de rever tudo que está editado no seu post.
ResponderExcluirMeus parabéns meu caro Douglas.
Um ótimo domingo, com saúde.
Grande abraço.
Meu bom amigo Pedro,
ExcluirEu conheço presencialmente algumas dessas “maravilhas do Mundo antigo e contemporâneo”, oxalá ter saúde, tempo e dinheiro para um dia poder conhecer muitas outras.
A Web é mesmo um facilitador da vida, nos informa em tempo real os acontecimentos do Mundo. Pena que muita gente utilize este bom mecanismo de comunicação global, de maneira parca e desonesta.
Vamos vivendo (mesmo com o vírus), das boa poesias, dos versos e prosas, dos textos e crônicas, de cultura de um modo geral, pois, dessa maneira com certeza, as novas gerações, continuarão perpetuando as “maravilhas do Mundo antigo e moderno”, por anos a fio.
Retribuo o desejo de ótimo domingo com saúde, o carinho das tuas respeitosas palavras e o grande abraço!!!