㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

“As Sete Maravilhas do Mundo — Antigo e Moderno”

A primeira publicação do ®DOUG BLOG em (2022), traz (em ordem cronológica), a lista que “Antípatro de Sídon” (431 a.C - 362 a.C.), considerou ser “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”. Após, destacarei “As Sete Maravilhas do Mundo Moderno”, segundo a “ONG - Organização Não Governamental, suíça: New Open World Corporation”, que entre os anos (2000 e 2007), fez uma eleição mundial (em caráter informal), através de votos via Internet e ligações telefônicas gratuitas, para eleger “sete novas Maravilhas do Mundo contemporâneo”.
   
Porém, também obtiveram muitos votos, alguns monumentos que ficaram fora da lista da “New Open World Corporation”, citarei três:

I- A “Torre Inclinada de Pisa - em italiano: Torre Pendente di Pisa”, que teve o início da construção em (1173), sendo inaugurada somente em (1372). É uma obra em mármore branco, realizada em três fases, ao longo de um período de quase 200 anos, situada na Praça da Catedral e do Baptistério de Pisa - Itália”, tendo em (1178), durante a fase de construção, começado a inclinar e, ao ser inaugurada, já possuía 1,6 graus de posição oblíqua, em relação a estrutura feita no início da fundação de obra. O engenheiro encarregado do projeto, “Bonnano Pisano” (8 de janeiro de 1132 - 15 de fevereiro de 1210), tentou impedir a inclinação, porém, sem êxito, o que fez o topo da torre ficasse 1 metro distante da posição onde deveria estar. A torre antes do trabalho de restauração realizado entre (1990 e 2001), estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando hoje (janeiro de 2022), inclinada em cerca de 3,99 graus. Este é um daqueles casos históricos, onde o erro se transformou em acerto, pois mesmo “torta, a Torre de Pisa” é belíssima.

II- A “Estátua da Liberdade - em inglês: The Statue of Liberty”, cujo nome oficial (e que poucos têm conhecimento), é: “A Liberdade Iluminando o Mundo”, possui altura de 93 metros, toda forjada em cobre, aço, ferro fundido e ouro nos detalhes da tocha. Teve o início da construção em (1875), sendo inaugurada onze ano depois,, em (1886). Esta bela escultura neoclássica, está localizada na “Ilha da Liberdade, no porto de Nova Iorque, Manhattan - EUA”. Foi projetada pelo engenheiro francês: “Alexandre Gustave Eiffel” (15 de dezembro de 1832 - 27 de dezembro de 1923). 

III- “Alexandre Gustave Eiffel” (como o nome sugere), é também projetista da “Torre Eiffel - em francês: Tour Eiffel”, que fica localizada no “Champ de Mars - Paris”, tendo 300 metros de altura, divididos em 3 andares, de treliças de ferro fundido. O início da construção se deu em (1887), sendo inaugurada dois anos após, em (1889), em um grande evento na “Cidade Luz, Paris”.
   
Estes três monumentos, são classificado também pela “UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura”, sendo “Patrimônio Mundial e cultural da humanidade”.
   
Como podemos observar, “As Maravilhas do Mundo Moderno” seriam inúmeras, além das três que citei acima. Já, “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”, foram catalogadas numa famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas, erguidas durante a antiguidade clássica, cuja origem, atribui-se a uma “Ode”¹ do poeta grego: “Antípatro de Sídon”.
   
A “Lista de Sídon”, trata de edificações imensas, templos e esculturas descomunais, pela beleza, riqueza e principalmente, pela magnitude. Porém, era restrita ao “Mundo Helênico - no Médio Oriente e Norte da África”. Assim, se explica porque, a “Grande Muralha da China”, por exemplo, não integrar a relação das “Maravilhas do Mundo Antigo”, pois, “Antípatro de Sídon” nunca esteve em solo chinês. 
  
“Sídon” viajava bastante, dedicando boa parte de sua vida, visitando construções diferentes dos padrões conhecidos, coletando informações para sua lista, mas, segundo alguns historiadores, pelo menos duas das “sete maravilhas da Lista de Sídon”, não passaram de fruto do seu desejo, de que elas realmente existissem fora de sua mente eloquente. 
   
“As Sete Maravilhas 
do Mundo Antigo”

1. A “Pirâmide de Quéops — Egito” (2600 a.C.), é a mais antiga e a opulenta das três pirâmides, localizada na “Necrópole de Gizé”. É a mais antiga das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo” e a única a permanecer em grande parte intacta.

2. A “Estátua de Zeus, no Olimpo” (466 a.C. – 455 a.C.), em “Olímpia — Grécia”, segundo historiadores, teria sido uma opulenta figura sentada, com cerca de 13 metros de altura, feita pelo escultor grego “Fídias” (480 a.C. - 430 a.C.), por volta de (435 a.C.), erigido no “Templo de Zeus”, deus mitológico de todo povo grego.

3. O “Templo de Diana/Ártemis — Turquia” (450–250 a.C.), é um templo romano construído até fins do (Século I a.C.), em “Emerita Augusta”, que mais tarde se tornaria em capital da província romana. Este templo nada tem a ver, com o “Templo Romano de Évora”, também denominado como “Templo de Diana”, este outro, localizado na cidade de “Évora, na região do Alentejo - Portugal”, possui também grande valor histórico, tendo sido classificado pela “UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura”, sendo “Patrimônio Mundial e cultural da humanidade”.

4. O “Mausoléu de Halicarnasso ou Mausoléu de Mausolo - Turquia”, está localizado hoje, na atual “Bodrum”. O mausoléu foi uma tumba construída entre (353 a.C. e 350 a.C.), em “Halicarnasso”, para homenagear “Cariano Mausolo - em grego: Μαυσωλεῖον τῆς Ἁλικαρνασσοῦ”. A estrutura foi desenhada pelos arquitetos gregos: “Sátiro e Pítis” (ambos nascidos e falecidos no século IV a.C.). A conclusão do mausoléu, aconteceu em: (‎321 a.C.). “Cariano Mausolo”, foi um sátrapa do “Império Aquemênida”, sucessor de seu pai e sogro “Hecatômno - do grego: ἑκατόμβη” (390 a.C. a 377 a.C.), casado  com “Artemísia II de Cária - em grego: Aρτεμισία” (353 a.C- 376 a.C), irmã, esposa e sua sucessora. Agora só uma breve observação: mas, que familiazinha esquisita esta!!!

5. O “Farol de Alexandria — Egito” (280 e 247 a.C.), foi um farol construído no período do “Reino Ptolomaico”, na cidade de “Alexandria”. Ele tinha aproximadamente 137 metros de altura, sendo por muitos séculos, uma das estruturas mais altas no Mundo. 

6. O “Colosso de Rodes — Grécia” (287 e 274 a.C.), que segundo “Antípatro de Sídon”, estaria localizado na entrada do porto de “Rodes, no Mar Egeu” (monumento que muitos historiadores garantem só ter existido na fértil imaginação de “Sídon”) e por assim ser, é a mais lendária e improvável das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo”.

7. Os “Jardins Suspensos da Babilônia — Sul da Mesopotâmia” (600 a.C.), teria sido um enorme parque construído às margens do “Rio Eufrates”, na cidade babilônica. Esta é outra das maravilhas antigas do Mundo, relatada por “Antípatro de Sídon”, que muitos historiadores contestam sua existência. Ou seja, as “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”, na realidade não chegam ao cabalístico número 7.


“As Sete Maravilhas 
do Mundo Moderno”

1. A “Grande Muralha da China – China”, é uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais de igual resistência, tendo altura de 8 metros e extensão de: ‎21.196 km², sendo edificada entre (220 e 206 a.C.), por “Qin Shi Huang Di” (18 de fevereiro de 259 a.C. - 10 de Setembro, 210 a.C.), o primeiro Imperador chinês. Porém, esta vultosa construção, nada tem a ver com a tentativa somente de proteger o “Império de Qin Shi Huang”, da grande incidência de invasões dos povos do norte, vindos da “Mongólia”, por exemplo, (como muitos leigos, docentes e até alguns historiadores acreditam). A “muralha” foi construída na realidade, para demonstrar o poder e a força do povo chinês, além disso, servia para monitorar o tráfego de pessoas, sendo uma espécie de alfândega, para quem ali se aventurasse a caminhar.

2. As “Ruínas de Petra – Jordânia”, formam um conjunto importante de ruínas arqueológicas, localizadas no “Oriente Médio”. A ocupação de “Petra”, começou no ano de (1200 a.C.). A cidade prosperou durante os “Impérios Romano e Bizantino”, mas, dois terremotos devastaram-na, botando a cidade à baixo.

3. “Chichén Itzá – México - em Iucateque: Chi'ch'èen Ìitsha”, foi uma grande cidade pré-colombiana, construída pela civilização “Maia” no final (600 d.C.) e seu estilo arquitetônico, muito se assemelha com as das “pirâmides do Egito”.

4. “Coliseu de Roma – Itália”, também conhecido como “Anfiteatro Flaviano”, é uma belíssima construção oval (em ruínas), localizado no centro da capital italiana, todo trabalhado com tijolos revestidos de argamassa e areia, originalmente cobertos com travertino. É o maior anfiteatro já construído entre (68 e 79 d.C.) e está situado a leste do famoso “Fórum Romano”. 

5. “Machu Picchu - Peru”, é uma cidadela “Inca”, que fica no alto da “Cordilheira dos Andes”, acima do “Vale do Rio Urubamba”. Construída no (Século XV) e posteriormente abandonada pelos povos que ali viviam. Ficou famosa pelas sofisticadas muralhas de pedra contínuas, cujos imensos blocos foram unidos sem o uso de argamassa. Esta construção (juntamente com as “pirâmides do Egito”), continuam sendo um mistério da engenharia humana. Mas, nada de dizer que esta é uma construção oriunda dos extraterrestres, faça-me um favor!!!

6. O “Taj Mahal - em hindi:ताज महल”, é um opulento mausoléu situado na cidade de “Agra - Índia”, tendo sido mandado erguer, pelo “Príncipe Xaabudim Maomé Xá Jeã - Shah Jahan - em persa: شاه ‌جهان” (5 de janeiro de 1592 - 22 de janeiro de 1666), coroado Rei em (1628), para à sua esposa favorita, a “Rainha Mumtaz Mahal”, que morreu em trabalho de parto, ao dar à luz ao seu 14° filho, tendo pedido ao Imperador, como último desejo, que ele mandasse erguer um templo para ela (“a eleita do palácio”). O “Taj Mahal”, é um dos mais conhecidos monumentos do Mundo, tendo sido classificado pela “UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura”, em (1983), sendo “Patrimônio Mundial e cultural da humanidade”.

7. Muitos historiadores ainda afirmam, erroneamente, que a origem da estátua do “Cristo Redentor”, tenha sido idealizada por um padre francês, no intuito de simbolizar a fé do povo brasileiro. Porém, a realidade é outra. A ideia de construir uma grande estátua no alto de um morro carioca, possui origem abolicionista, tendo sido sugerida realmente por um padre: “Pedro Maria Boss” (20 de março de 1836 - 6 de setembro de 1916), em (1859), quando deu a ideia da colocação de um monumento no “Morro do Corcovado”, para homenagear a “Princesa e regente do Brasil - Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança” (29 de julho de 1846 - 14 de novembro de 1921), filha do “Imperador Dom Pedro II” (14 de março de 1822 - 28 de dezembro de 1889). E por ser ela simpatizante dos direitos igualitários entre brancos e negros, tendo anos mais tarde, vindo a assinar a “Abolição da Escravatura - Lei Áurea”, (13 de maio de 1888), que pôs fim à escravidão no “Brasil”, o padre achou justo sugerir uma estatua da “princesa redentora”, no quê “Isabel” se opôs, dizendo que então fosse levantado um monumento com a imagem do filho de Deus, de braços estendidos, porém, livre... Sem o peso da cruz. O “Cristo Redentor”, é uma estátua em estilo “art déco”, medindo 38 metros de altura e com 1.145 toneladas, que retrata “Jesus Cristo”, estando localizada no topo do “Morro do Corcovado - Rio de Janeiro”, a 709 metros acima do nível do mar, no perímetro do “Parque Nacional da Tijuca”, com vista para a maior parte da cidade. A construção foi realizada nos anos (1930), tendo a estátua sido inaugurada em: (12 de outubro de 1931). Em (2021), o “Cristo Redentor” completou 90 anos, com todo o seu esplendor.
°°°
¹ “Ode”, é um poema lírico, que entre os antigos gregos, destinava-se ao canto, de estilo particularmente elevado e solene, qual ressalta o intelecto e a emoção, em função da natureza e do Mundo.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).