㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

“80 Vezes Pelé... Indivíduo Competente!”

Como todo bom jornalista que se preza, também “bebi da água do jornalismo esportivo”. Assim, sendo, o ®DOUG BLOG abre um registro diferenciado sobre o aniversário do “Rei do Futebol”, que completará amanhã (23/10), 8 X 10 (número da sua camisa) e agora, dos seus 80 anos de vida.
   
Mas, esta postagem não será uma biografia (uma “radiografia”), sobre “Edson Arantes do Nascimento - Pelé” (23 de outubro de 1940)¹, repetindo assim, tudo que já foi dito sobre ele, sobre suas conquistas pessoais, casamentos, filhos, romances com famosas e amizade com outras celebridades.
  
Não irei falar hoje também, que “Pelé” foi um ator, cantor/compositor, comentarista esportivo e político de qualidade média, um homem comum, após “pendurar as chuteiras”, pois, aqui mesmo no ®DOUG BLOG, já existe outra publicação sobre “Pelé”, narrando suas histórias e trajetória de vida, dentro e fora dos campos de futebol.
  
Porém, precisamos perceber o valor real da nossa gente, dos nossos ícones, dos nossos “heróis”, ainda em vida. Como bem disse “Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim - Tom Jobim” (25 de janeiro de 1927 - 8 de dezembro de 1994): No Brasil, sucesso é ofensa pessoal!
   
Em (1987), até o ex-ator de filmes de western e “40.º Presidente dos Estados Unidos -  Ronald Wilson Reagan” (6 de fevereiro de 1911 - 5 de junho de 2004), disse quando recebeu “Pelé na Casa Branca”: My name is Ronald Reagan’, I'm the ‘President of the United States of America. But you don't need to introduce yourself, because everyone knows who Pelé is! — Meu nome é Ronald Reagan, sou o Presidente dos Estados Unidos da América. Mas você não precisa se apresentar, porque todo mundo sabe quem é Pelé

Assim sendo, o foco desta postagem não é também o futebol em si, mas sim, colocar em foco este cidadão do Mundo, pois, muitos podem achar o futebol uma bobagem, mas, “Pelé” consegue ser mais conhecido mundialmente, que todos os nomes da nossa literatura juntos e isso, nada tem a ver, com falta de cultura (muito pelo contrário).
    
E mesmo que “Pelé” ande recluso e abatido (em sua casa em “Santos - SP”), muito pela quarentena, mas, também por estar fragilizado, devido a problemas no quadril (que o deixou, momentaneamente em uma cadeira de rodas), mesmo assim, um “Rei nunca perde sua majestade” e isso, até a “Rainha Elizabeth II” (6 de fevereiro de 1952)², percebeu em (1997), quando concedeu a “Pelé”, o título de “Cavaleiro Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico” (equivalente ao título de “Sir”), concedido apenas para ilustres nascidos na “Inglaterra”.
    
Eu como bom botafoguense que sou, digo que “Manoel Francisco dos Santos - Mané Garrincha” (28 de outubro de 1933 - 20 de janeiro de 1983), foi o maior jogador de futebol do Mundo (de todos os tempos), pois, “Pelé”, é com toda certeza, um ser de outro Planeta.
   
O número de gols oficiais de “Pelé”, relatados pela “Federação Internacional de Futebol - FIFA”, são: 765 gols em 812 partidas, e no total 1.282/1.283 gols em 1.364/1.365 partidas, estes últimos, são números que incluem gols marcados em amistosos de clubes, como as turnês internacionais, que o jogador realizou com o “Santos e New York Cosmos - EUA” e alguns jogos que disputou, para as equipes das “Forças Armadas Brasileiras e Seleção Brasileiras de Masters”³.
    
Enquanto ainda jogava no Brasil, “Pelé” foi eleito pelo “Guinness World Records”, sendo o jogador com mais gols marcados, no futebol mundial. Nas estatísticas oficiais, a temporada em que “Pelé” mais balançou as redes pelo “Santos”, foi em (1958), quando marcou 66 vezes. O alemão Gerhard Gerd Müller” (3 de novembro de 1945), quebrou seu recorde na temporada (1972/1973), com apenas, um mísero golzinho a mais (jogando pelo “Bayern de Munique - Alemanha”). O recorde atual de mais gols em uma competição (por uma equipe), pertence ao argentino “Lionel Andrés Messi Cuccittini” (24 de junho de 1987), que marcou 72 vezes na temporada (2011/2012), atuando pelo “Barcelona - Espanha”.
   
Como diria um dos maiores locutores esportivos de todos os tempos, “Waldir Amaral” (17 de outubro de 1926 - 7 de outubro de 1997), que narrou o milésimo gol do rei do futebolnuma cobrança de pênalti, na noite de (19 de novembro de 1969), em partida entre “Vasco e Santos, no Estádio do Maracanã - RJ“O visual é bom, Pelé tem bala na agulha. Indivíduo competente, ‘Deeeeez’, é a camisa dele... Mil vezes Pelé!”
   
“Pelé” ainda é o maior artilheiro da “seleção canarinho” com 77 gols marcados em 92 jogos oficiais. Além disso, mandou a bola “dentro do barbante”, 18 vezes, em 22 jogos amistosos (partidas não oficiais). Isso soma um total de 114 jogos e 95 gols contabilizados. Dos gols oficiais, 12 deles foram feitos, nas 14 partidas de “Copas do Mundo” que atuou. 
    
“Pelé” compartilha com os alemães “Uwe Seeler” (5 de novembro de 1936) e “Miroslav Josef Klose”(9 de junho de 1978) e com o português “Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro” (5 de fevereiro de 1985), a conquista de serem os únicos jogadores a marcar gols, em quatro torneios (distintos), da “Copa do Mundo”, mas, entre eles, só “Pelé” foi campeão três vezes deste campeonato de seleções.
    
Existem dois fatos peculiares na história de Pelé. Um que relata que ele é mesmo muito conhecido, ao ponto de salvar vidas. O outro é premonitório, na vida do “pequeno Edson”. Vamos ao primeiro fato:
    
Em suas andanças pelo Mundo, o fotógrafo brasileiro “Sebastião Ribeiro Salgado Júnior” (8 de fevereiro de 1944), teve em maio de (1994), um perigo eminente em sua vida, quando esteve fotografando em “Ruanda - África Oriental”, pois, lá na época, estava sendo travada um batalha sanguinária (entre as tribos “Tutsis e Hutus”). E “Sebastião Salgado” relata: 

💬 “Fui para a Tanzânia - África Orienta e contratei um Tutsi, que falava francês. O plano era voltar até Ruanda. Depois de muito andar, chegamos a um rio por onde os Tutsis estavam fugindo para a Tanzânia. Havia uma quantidade de mortos descendo o rio... Tinha uma queda-d'água um pouco acima e eu contei, em meia hora, 29 corpos caindo. O barquinho que trazia os fugitivos, voltava vazio e eu fui perguntar ao pessoal se podia ir nele até Ruanda. De repente, tinha umas dez pessoas fortemente armadas, em volta de mim. Olho para o meu intérprete e ele estava pálido, estava cinza... O que está acontecendo?, perguntei...” 
💬 “Eles vão matar a gente. Acham que você, está querendo passar para o outro lado, que é amigo dos Hutus. E estão desconfiados de que você veio da França.” - os franceses eram aliados dos “Hutus” naquele conflito). 
💬 “De jeito nenhum, eu venho do Brasil!” - e já meio desesperado, mostra o “Passaporte” - falando em francês, enquanto o guia ia traduzindo para os guerrilheiros. 
💬 “Fala para eles que eu sou do País do Pelé...” - dito o nome de “Pelé” (sem precisar da tradução do interprete), a situação toda mudou de figura, os guerrilheiros sorriam e atiravam para o alto e em seguida, todos abraçaram “Sebastião Salgado”, deixando ele e o interprete seguir viagem). 
💬 “O Pelé é realmente conhecidíssimo e de certa forma, salvou a minha vida.” - finalizou o fotógrafo.
   
O segundo fato (este premonitório e de amor), aconteceu na “Copa do Mundo” de (1950), quando o “pequeno Edson”, viu seu pai “João Ramos do Nascimento - Seu Dondinho” (2 de outubro de 1917 - 16 de novembro de 1996), chorando junto dos amigos, porque, o “Brasil” havia perdido a final para o Uruguai (por dois a um)... E o pior, de virada (com o “Maracanã” lotado de brasileiros, também em prantos): 

💬 “Meu pai jogava no Noroeste, de Baru - time pequeno do interior de “São Paulo” - e vi ele com os amigos dele chorando em volta do rádio naquela época não tinha televisão - porque o Brasil havia perdido a Copa. Eu era garotinho e prometi ao meu pai, que um dia jogaria futebol e que ganharia a Copa para o Brasil”. 

Oito anos depois (aos 17 anos), “Pelé” cumpriria a promessa feita ao seu pai, levaria o “Brasil” rumo ao seu primeiro título, no “Mundial da Suécia” (1958), marcando 6 gols (todos, escutados por “Seu Dondinho”, em seu velho rádio).
   
“Pelé” encerraria sua carreira, com três títulos de “Copas do Mundo” (das quatro que disputou). Além de (1958), venceria mais duas vezes: (1962), quando sofreu um estiramento na virilha, ao chutar ao gol (de perna esquerda), na segunda partida (um melancólico zero a zero, contra a antiga “Tchecoslováquia”), uma contusão que doeu em toda a nação brasileira; mesmo assim, “Pelé” marcou um gol, na estréia da “Copa do Chile”. Em (1970), no “México”, na melhor seleção brasileira de todos os tempos, marcou quatro vezes. Em (1966), “Copa” que fez o sonho do “tri” se transformar em vexame histórico (na Inglaterra), “Pelé” fez o seu gol de honra.
    
Para encerrar este texto, sobre o “artilheiro dos (mais de) mil gols marcados”deixo a palavras com Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902 - 17 de agosto de 1987), que disse algo magnífico sobre “Pelé”O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé!
   
“PARABÉNS PELÉ, nesta data querida, muitas felicidades, por seus 80 anos de vida!... E, que muitos outros venham pela frente.
°°°
¹ “Pelé” faleceu em: (29 de dezembro de 2022), no “Hospital Albert Einstein, em São Paulo - SP”.
°°°
² A “Rainha Elizabeth II” faleceu em: (8 de setembro de 2022), no “Castelo de Balmoral, na Escócia - Reino Unido”.
°°°
³ “Seleção Brasileiras de Masters”, foi uma iniciativa do falecido locutor esportivo “Luciano do Valle Queiroz” (4 de julho de 1947 - 19 de abril de 2014), que promovia nos anos (1980), jogos, com craques do passado em torneios internacionais.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).