De acordo com uma pesquisa realizada no final do mês de novembro (2019), pela “EBC - Empresa Brasil de Comunicação”, 77% dos brasileiros, se declaram mais sociáveis na época de Natal. A pesquisa revela, que esta é a época mais esperada do ano, pois, ao decorar a casa, nos preparando para os festejos natalinos e de fim de ano, isso nos remete à infância e faz com que parentes, amigos e vizinhos, sejam considerados e nos considerem pessoas mais empáticas.
“Antoine de Saint-Exupéry” escreveu com sabedoria, em uma das belas passagens do livro: “O Pequeno Príncipe”: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos!”
Ou seja, só o coração é capaz de ser sabedor da verdadeira essência, da beleza presente no interior das pessoas e assim, capturar a felicidade que está contida nos pequenos detalhes da vida. Mas, isso deveria acontecer o ano todo, não só na época do Natal.
Como bem disse também, o religioso e historiador britânico: “Thomas Fuller” (19 de junho de 1608 - 16 de agosto de 1661): “Homem nenhum pode ser feliz sem um amigo, nem pode estar certo desse amigo enquanto não for infeliz!”
Descobri nos “ringues da vida”, onde travamos nossas lutas diárias, que nela sorrimos pouco, por isso, me tornei “teimoso em meu bom humor”. Assim, fui desenvolvendo artifícios (uma espécie de antídoto contra os tolos), para tentar sofrer menos. Mas, mesmo assim, pouca coisa se consegue de positivo em tão longos dias, de uma vida tão curta. E com o passar dos anos, percebi que muitas vezes - parafraseando “Otto Lara Resende”: “Amigos só são solidários no câncer!”¹
E vocês, estão entre os 77% que gostam do Natal, ou estão entre os 23% que se “escondem embaixo da cama”, fugindo dessa “alegria”, que tem data marcada no calendário?
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* “Le Petit Prince - O Pequeno Príncipe” (1943), criação do aviador francês: “Antoine de Saint-Exupéry” (29 de junho de 1900 - 31 de julho de 1944). * Arte inicial animada e animação ®DOUG BLOG:
¹ A frase original, dita pelo mineiro de “São João del-Rei”, “Otto de Oliveira Lara Resende” (1° de maio de 1922 - 28 de dezembro de 1992), é: “O mineiro só é solidário no câncer!”, surgiu em um afável e engraçado colóquio, entre “Otto Lara Resende e Nelson Falcão Rodrigues” (23 de agosto de 1912 - 21 de dezembro de 1980). A frase acabou servindo de tema para o roteiro do filme (gênero drama): “Otto Lara Resende — Bonitinha Mas Ordinária” (1963), de: “Jece Valadão” (24 de julho de 1930 - 27 de novembro de 2006), produtor e protagonista do filme), que foi adaptado da peça homônima do: “anjo pornográfico”.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).