㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

“A Saúde no Brasil Foi Defenestrada!”



Os bons paramédicos do “SAMU” (“Serviço de Atendimento Móvel de Urgência” - 192), que me perdoem, mas, outro dia, o porteiro do meu prédio interfonou para o meu apartamento, dizendo: - Seu Douglas, tem uns enfermeiros do “SAMU” aqui na portaria, dizendo que vieram atender um paciente com relato de parada cardíaca, está tudo bem por aí? Não tem nem vinte minutos que eu vi o senhor subir!
   
Eu disse ao porteiro para eles verificarem o número certo do apartamento, ou se eles não estavam no endereço errado? Mas, o atendente do “SAMU” insistiu com o porteiro, dizendo que o endereço que a central havia passado para eles, era mesmo aquele. 
    
Meu Deus, se eu disse que não havia ninguém necessitando de atendimento médico no meu endereço e, o cidadão continuava insistindo com o porteiro (quase causando um infarto nele também), o quê se fazer numa situação dessas? Se foi um trote telefônico, lamento. Se foi um erro de informação da central do “SAMU”, eles que resolvam e, que resolvam rapidamente, pois, o paciente que estaria naquele momento sofrendo a parada cardíaca e precisando da urgência no atendimento, não pode esperar. 
    
O pior é que o lenga-lenga¹ se prolongou por dez minutos, eu olhava pela sacada e ainda avistava a viatura parada lá embaixo, com as luzes das sirenes acesas e, isso me levou a crer, que o paciente da urgência estava no mínimo dez minutos atrasado no socorro pré-hospitalar e isso, por uma total incapacidade das pessoas entenderem, o quê é dito de maneira clara para elas.
    
Estão banalizando a vida de tal maneira, que nem sei qual será o final de tamanha incompetência? É fato que algumas pessoas desocupadas, passam trotes telefônicos para estes serviços e estão cometendo um erro gravíssimo, moral, social e ético. Mas, ver paramédicos (ao celular, na frente do meu condomínio), todos com os aparelhos nas mãos ao mesmo tempo, após serem informados que estavam no endereço errado, pode significar muitas coisas... Uma delas é que eles estariam tentando encontrar o endereço certo, mas, de contrapartida, pode representar que eles estavam em “Redes Sociais” ou falando em aplicativos, pois, todos sorriam felizes, como se nada estivesse acontecendo ali. 
     
Não é de hoje que a área de saúde no “Brasil” apresenta provas de saturação e desrespeito no atendimento ao público, com os exemplos errados vindos de alguns profissionais da saúde. Sim, pois, existem médicos do serviço público que batem ponto e não trabalham, muitos vendem receitas e atestados médicos para pacientes, alguns enfermeiros e cuidadores, maltratam idosos, gestantes e crianças, não é incomum vacinas e medicações, que não passam de “placebos”²; uma leva de médicos cobram “por fora”, para fazer cirurgias pelo “SUS - Sistema Único de Saúde”, sem contar a falta de leitos, higiene, etc... - que encontramos com frequência nos hospitais públicos espalhados por todo o país. No tempo da vovó, algumas mulheres que iam ter filhos em maternidades públicas, escutavam: - “Vai com Deus!” - hoje elas escutam: - “Boa Sorte!”
     
A imprensa alerta, o povo reclama e denuncia, mas, o poder público faz “vistas grossas” (mesmo o atual governo, que diz que não praticar a “velha política”), em nada melhorou a saúde até agora. Ou seja, a saúde no “Brasil” está no “CTI - Centro de Tratamento e Terapia Intensiva”, respirando por aparelhos, faz tempo. Assim, nem o “Juramento de Hipócrates”³ é mais aplicável aos tempos modernos. 
    
A pergunta que fica para esta equipe do “SAMU” (que me fez esta visita), pois, foi uma visita, porque, sendo um trote ou não, o atendimento não existiu. Então, seriam eles despreparados e incompetentes? Ou foi puro descaso no atendimento de saúde, que no “Brasil”, já se tornou tão comum?
    
E mais uma vez da sacada da varanda da sala do meu apartamento, eu visualizei lamentavelmente, a saúde do nosso “Brasil Varonil” sendo defenestrada, com requintes de crueldade, como se o vírus da incompetência estivesse acometendo àqueles “paramédicos parasitas do SAMU”.
°°°
¹ “Lenga-lenga” é uma conversa, narrativa ou peça de oratória enfadonha e monótona; ladainha, cantilena. Algo que é demorado, fastidioso.
°°°
² “Placebos”, são todas substâncias sem propriedades farmacológicas, administradas a pessoas ou grupos de pessoas, como se tivesse propriedades terapêuticas. A palavra placebo vem do latim: “Placere”, que significa: “agradar”.
°°°
³ O “Juramento de Hipócrates”, é um ato solene efetuado por ocasião da formatura dos alunos de medicina, no qual os mesmos juram praticar a medicina honestamente. Este juramento escrito por “Hipócrates” (considerado como o pai da medicina ocidental), é original do grego jônico (Século V a.C.). Existem duas versões do “Juramento de Hipócrates”, a original, escrita em “Lausana” (1771) e outra, ratificada em (1948), pela “Declaração de Genebra” (posteriormente atualizada em (1968, 1983, e 2017), ambas cidades suíças.
°°°
⁴ Defenestração, é o ato de atirar algo por uma janela. Refere-se, contudo, mais especificamente ao ato de atirar pessoas de uma janela ou ao caso de suicídio. O termo provém da palavra latina para janela: “fenestra”.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).