㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 4 de junho de 2017

“Zidane, o ‘mimimi’ das Redes Sociais e o Macarrão Miojo”

Acho sui generis a forma de premiação da Olimpíada, pois, se repararmos bem, a felicidade está em quem ganha a medalha de ouro e a de bronze, já quem conquista a medalha de prata, fica sempre com aquela frustração danada, pois, na realidade, o que se fez, não foi conquistar a medalha de prata e sim, perder a medalha de ouro. Algo muito parecido acontece com quem joga seis números na “Mega-Sena”, pois, quem faz a quina, por exemplo, fica com a sensação de que não acertou as cinco dezenas, mas sim, que deixou de acertar as seis, necessárias, para ganha o prêmio máximo.

Eu não acredito em sorte e azar, assim sendo, eu nem jogo, pois, as vitórias no jogo, se dão boa parte do tempo, se valendo desses dois fatores e nunca, pelas evidências, estratégias e táticas.

Agora, contar com sorte no amor, aí, é que não existem mesmo estratégias e táticas evidentes (e suficientes), para fazer dar certo, pois, quem procura a sua “metade da maçã” está errado, aquilo que devemos fazer, é tentar encontrar a nossa “maçã inteira”.

Senão vejamos: as pessoas dizem que se temos sorte no amor, não temos sorte no jogo e vice-versa. Porém, acho pouco provável ser possível ter sorte nesses dois casos, pois, quem aposta nos “jogos de azar”, geralmente perde dinheiro e (raramente ganha), quem aposta no amor, acha que foi a cigana que se enganou ao fazer suas previsões e assim, os erros pela relação não dar certo, nunca é nosso, mas sim, da outra pessoa interessada (e agora, desinteressada na relação).

Então, os vencedores conquistam os seus triunfos com sorte e os perdedores, ficam com o consolo da antiga máxima de “Pierre de Frédy - Barão de Cobertain” (1° de janeiro de 1863 - 2 de setembro de 1937), que diz: 

“Em uma competição o importante não é ganhar, 
o importante é competir!”

O melhor exemplo que esta máxima não está certa, aconteceu na final da “Copa do Mundo” (2006), realizada na “Alemanha”, quando o francês “Zinédine Zidane” (23 de junho de 1972), desferiu uma cabeçada (não na bola), mas sim, no meio do peito do adversário italiano “Marco Materazzi” (19 de agosto de 1973), dando o desfecho para aquela, que para mim, foi uma das piores “Copas do Mundo” de todos os tempos. O jogo ficou em 1 a 1 (nos 120 minutos da partida), com a “Itália” se sagrando campeã nos pênaltis por (cinco a três), sem que “Zidane” cobrasse a sua penalidade, pois, foi expulso de campo, devido a sua atitude intempestiva.

E hoje com o advento da Internet, continuamos acreditando que perdemos ou ganhamos as coisas, nos valendo de sorte e azar. Mas, o que acontece na Web, é muita burrice, “Fake News” e “patrulhamento” de opiniões vida dos “haters”.

Outra bobagem do “Universo Virtual”, são as pessoas  acreditarem que ver os seus “posts” cheios de “likes”, comentários e compartilhamentos, é a “Cereja do bolo”. Mas, somos pessoas que nem visitamos mais os amigos reais, aqueles com quem podíamos contar tanto nas horas boas, quanto nas ruins, preferindo a companhia dos amigos das “Redes Sociais”, que nem sabemos se são mesmo aquelas “avatares” das fotos de perfil?

Depois que inventaram o “politicamente correto” e a tal da “Zona de Conforto” (existente principalmente nas “Redes Sociais”), os “corajosos de plantão”, aquelas pessoas que são capazes de opinar sobre qualquer coisa que seja, se valendo da invisibilidade e comodidade que o “virtual” propicia, ficam horas na Web (perambulando iguais as baratas), nas páginas que seguem, comentando os seus “mimimis” insuportáveis.

A dopamina é um neurotransmissor que produz bem-estar quando comemos chocolate, fazemos sexo, ganhamos presentes ou dinheiro, por exemplo. Mas, este estímulo anda sendo conseguido, também na interatividade das “Redes Sociais”. Assim sendo, “Facebook - Instagram, Twitter, YouTube, WhatsApp” (que na realidade era só um aplicativo, mas, que hoje migrou para as “Redes Sociais”), etc..., nos proporcionam distração, mas, esta distração, convenhamos, é de gosto pra lá de duvidoso, proporcionando um prazer instantâneo e ruim, assim, como é também ruim o macarrão instantâneo “Miojo”, pois, nem as “Redes Sociais” e nem o “Miojo”, conseguem saciar a nossa “fome”, fazendo com quê, a sensação da dopamina em nosso organismo, se esgote rapidamente. E assim, como qualquer droga que vicia, precisamos de mais e mais dela, para “ter uma nova larica”... O que nas “Redes Sociais”, são os “likes”.

Ao que parece, estamos ficando todos “viciados” em interagir no estilo “tudo ao mesmo tempo agora” (principalmente os mais jovens), pois, a Web é mesmo viciante e, basta observarmos o comportamento social, onde 9 entre 10 pessoas, estão com o celular nas mãos, conectados nas “Redes Sociais”.

Porém, tais “Redes”, são “uma faca de dois gumes”, pois, os jovens de hoje, serão os adultos de amanhã. Ou seja, teremos uma geração madura em idade e imatura nas relações pessoais, pois, estarão ainda mais viciados em Web, do que a minha geração já é. E o melhor exemplo disso, é dizer que uma criança tem como saber em frações de segundos, como foi à cabeçada dada por “Zidane em Materazzi”, na “Copa” de (2006), mesmo que este fato tenha ocorrido, fazem mais de uma década, pois, o vídeo está postado no “YouTube”, bem ao alcance das mãos e dos olhos, dos pequenos aprendizes, que vivem no que eles denominam de: “Mundo Virtual”. 

Mas, é no Mundo real que os dias estão passando cada vez mais rápido, fazendo o “menino de hoje”, crescer sem perceber... E “este menino”, está sempre com um celular de última geração nas mãos (conectado na Web), mostrando via câmera, sua “cara de paisagem”, mas, sempre representada por “emojis” (de carinhas amarelas de vários tipos). Só que o final desta história todos nós conhecemos, nossas crianças e jovens se dão mal igual ao “Wile Coyote”¹ do desenho animado.
°°°
¹ “Wile Etherlbert Coyote, Wile E. Coyote ou Coiote Coió”, é uma criações do animador cinematográfico e cartunista americano “Chuck Jones” (21 de setembro de 1912 - 22 de fevereiro de 2002), para o desenho animado “Road Runner - Papa-Léguas” (1949).




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).