㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 12 de fevereiro de 2017

“Imagens Vs. Palavras”

Desde a época da pré-história o homem tenta se comunicar. A princípio foi com as imagens (desenhos deixados nas paredes das cavernas), depois também nos hieróglifos (dos egípcios e hititas). Mas, com o tempo, a necessidade de se expressar foi ficando maior, e assim, foram criadas as palavras, para assim, podermos nos comunicar melhor. 

Este período tão fascinante da história humana não foi registrado por nenhum documento escrito, pois, é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo, é o resultado de pesquisas antropológicas, de historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem. 

Porém, os primitivos mesmo fazendo arte, não criaram os seus desenhos para expressar a arte propriamente dita. Ou seja, esse tipo de arte foi criada pelo “Homem de Neandertal” não, para adornar seus corpos ou decorar as suas cavernas, mas sim, foram concebidos com o intuito de controlar ou aplacar as forças da natureza. Assim sendo, o que hoje consideramos arte rupestre, era então e somente na época, um instinto de sobrevivência, baseado em crenças e superstições. 

O homem primitivo passou da mentalidade “Homo Neanderthalensis” (Neanderthal), à “Cromagnon”, ou seja, ao invés da mente do homem primitivo estar voltada a construção de instrumentos, como acontecia anteriormente, passou a ser voltada a construção de imagens. 

E a escrita? Bem, a escrita vem de um sofisticado sistema de grafia dos “Maias”, bem como o calendário desse povo milenar. Os maiores tesouros da “América pré-colombiana” (não são absolutamente originais, como se imaginava), porém, começaram a se desenvolver a partir de uma civilização bem menos conhecida: os “Olmecas”. Esse povo reinou no “México” de (1300 a.C., a 400 d.C.), eles seriam os inventores da primeira forma de escrita do “Novo Mundo” e acabariam influenciando outros povos do continente. 

A descoberta antecipa em (350 anos), o nascimento da escrita na “América”. Antes dela, o indício mais antigo pertencia aos “Zapotecas”, que ocuparam o sul do “México” de (500 a.C., a 700 d.C.), as análises com isótopos de carbono datam os novos achados, em (650 a.C.), tendo o principal vestígio, um carimbo de pedra que servia para gravar mensagens reais em roupas, cerâmicas e até no corpo humano. O estudo desses desenhos e símbolos, provou a relação entre “Olmecas e Maias”. Linhas, pontos e algumas formas do pictograma aparecem séculos depois, na escrita “Maia”. 

Mas, só em (30 de setembro de 1452), começava a produção do primeiro livro impresso do Mundo: a “Bíblia Sagrada”, de “Johannes Gutenberg” (24 de junho de 1400 - 3 de fevereiro de 1468). Essa obra, foi a primeira prova escrita da humanidade. O livro foi montado em 641 páginas, em capa dura, com letras em cor preta no interior de páginas brancas, com letras forjadas em ouro na capa. Anos mais tarde, em (1884), na cidade de “Baltimore - Maryland - EUA”, foi criada a máquina de composição de tipos de chumbo (linotipos), que foi baseada nas letras do alemão “Johannes Gutenberg” (23 de junho de 1398 - 3 de fevereiro de 1468), que facilitaria de vez a montagem de todos as formas de escrita, pois, os “linotipos” tinham diversos tamanhos e modelos de letras, hoje denominadas de “fontes”.

As palavras narram histórias, os lúdicos Contos de Fadas, revelam pessoas em biografias, destrincham-se em dicionários, estão em versos e prosas, em crônicas e textos jornalísticos. As palavras nos guiam em placas, vendem produtos em outdoors, se multiplicam em livros, jornais, revistas, estão em receitas e bulas de remédios, etc... E se “as palavras vão com o vento”, nós planamos com elas.


“Garfield” (1978), personagem do cartunista: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).


OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).