Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, todos nós já abordamos o amor inúmeras vezes na vida e em nossos “blogs”. Mas, o que é o amor? No meu entender, o amor não é uma palavra ou uma ação; o amor é um sentimento. Já o casamento existe até sem amor, pois, o casamento é bom como instituição, mas, é ruim como hábito. E assim caminha a humanidade, seja de maneira platônica ou lasciva.
O amor é um dos sentimentos mais profundos e complexos que um ser humano pode experimentar. Ele transcende a mera definição de uma palavra ou a execução de uma ação isolada; o amor é, em sua essência, um sentimento que reside no mais íntimo do nosso ser.
Quando dizemos “EU TE AMO!” - a palavra em si é apenas um veículo para expressar algo muito maior que se agita em nosso interior. Da mesma forma, um gesto de carinho, um abraço apertado ou um ato de sacrifício, por mais significativos que sejam, são apenas manifestações externas deste sentimento poderoso.
O amor se revela em uma vasta gama de emoções e sensações. Ele pode ser a alegria contagiante de estar perto de alguém querido: pai e mãe, irmãos, parentes, amigos, namorada(o), etc... O amor é o verdadeiro significado da empatia que nos faz compartilhar a dor do outro, a paz serena que encontramos em um relacionamento verdadeiro, ou até mesmo a vulnerabilidade que nos permite confiar plenamente em outra pessoa. É a sensação de “borboletas no estômago”, o arrepio na pele ao ouvir uma canção, a ternura de um olhar.
O amor é um sentimento que vai além da lógica e muitas vezes desafia a razão. Ele nos impulsiona a cuidar, a proteger, a perdoar e a aceitar o outro em sua totalidade. É uma conexão inexplicável, uma força que nos une e nos move em direção ao bem-estar e à felicidade mútua.
Portanto, o amor não se limita a um vocabulário ou a um conjunto de comportamentos. Ele é uma experiência subjetiva e individual, que se manifesta de inúmeras maneiras e que é sentida, acima de tudo, no coração e na alma. É o que nos completa, nos transforma e dá verdadeiro significado à nossa existência. AMOR são quatro letras poderosas!
“Assim Caminha a Humanidade” [1994]
♫Ainda vai levar um tempo
Pra fechar que feriu por dentro
Natural que seja assim
Tanto pra você quanto pra mim.
Ainda leva uma cara
Pra gente poder dar risada
Assim caminha a humanidade
Com passos de formiga e sem, sem vontade.
Não vou dizer que foi ruim
Também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais.
Ainda vai levar um tempo
Pra fechar o que feriu por dentro
Natural que seja assim
Tanto pra você quanto pra mim.
Ainda leva uma cara
Pra gente poder dar risada
Assim caminha a humanidade
Com passos de formiga e sem, sem vontade.
Não vou dizer que foi ruim
Também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais
Não te quero mais
Não mais!
Yeh, yeh, yeh.
[Backing Vocal]
Não vou dizer que foi ruim
Também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais
[Grita!]
Não [Te quero mais]
[Como é que é?]
[Não mais!]
Não te quero mais
Não, nunca mais!♫
°°°
* “Assim Caminha a Humanidade” (1994), é uma composição de: “Luiz Mauricio Pragana dos Santos — Lulu Santos” (4 de maio de 1953).
A truly magnificent post with such accurate words about love.
ResponderExcluirThe arts and music, as always, serve as a backdrop for the text.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
ExcluirThank you for reading and for your kind comment. You're always so thoughtful about the art published alongside texts, chronicles, etc.
Have a great weekend!
Kisses!!!
Me gusto el poema el amor son acciones y a veces palabras. te mando un beso
ResponderExcluirJudit,
ExcluirEl amor es la suma de lo que damos y recibimos.
Besos.
El amor, esa bendita sensación que nos embargan en un mundo lleno de sentimientos y que a veces se vuelve caos. Me encantó. Un abrazo y feliz fin de semana
ResponderExcluirMi amiga Nuria,
Excluir"El amor", dijo Camões, "es un fuego que arde sin ser visto. Es una herida que duele, pero no se siente.
Un sentimiento verdaderamente bendito que nos invade por completo, en un mundo lleno de emociones que a veces se convierten en fracasos.
Me alegra que hayas disfrutado del texto.
Un abrazo y que tengas un buen fin de semana.
Qué hermoso post el de hoy, amigo Doug.
ResponderExcluirCoincido contigo en todo lo que escribes sobre el amor. Y es cierto que lo que sientes cuando amas de verdad, no se puede describir.
Muy buen fin de semana y un beso.
Querida amiga Carmen,
ExcluirMe alegra mucho que, después de leer este texto sobre el amor, te hayas sentido transformada por mis palabras.
Que tengas un buen fin de semana.
Besos.
You are truly a romantic. Thanks for the post.
ResponderExcluir❤️🌈❤️🌈❤️🌈
Hi, Ellie,
ExcluirWell, this is revealed here, on the ®DOUG BLOG, a romanticism possible for all of us. Love makes life more peaceful.
Show up more often.
Kisses!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluir"O amor é a resposta que todos buscam...
É a língua que todos falam sem palavras
O abrigo que não pede endereço
A chama que não consome
Só ilumina o caminho de volta."
Bom final de semana pra você.
Beijo!
Olá, minha amiga Lúcia,
ExcluirO amor é uma "tese" incompleta de mestrado para os poetas; é um curativo arrancado de uma só vez, de uma ferida que nunca cicatriza; o amor é uma palavra pequena que carrega muitas emoções. Pode até ser a resposta que todos buscam, embora acredite que a felicidade esteja no topo da lista de desejos das pessoas, pois, o amor raramente se realiza da maneira que deveria ser... E quando o alcançamos, já temos "bem mais que vinte e poucos anos".
Tenha um amável final de semana.
Beijos!!!
De todas as afirmações que você faz sobre o amor,a do último parágrafo sintetiza todo o texto.
ResponderExcluirE para enfatizar,vou citar trechinho de uma canção da famosa dupla Chitãozinho e Xororó 🎶 sinônimos de de amor é amar...🎶
Porque o amor apenas ama,não julga nem buscar modificar o outro para que mereça ser amado.
Bom sábado, Douglas.
E bons resultados do jogo em andamento.
Xeru
Olá, "Valdelice Maravilha",
ExcluirO amor, como diria o "poetinha Vinicius":
"Eu te amo tanto, meu amor, não cantes. O coração humano mais verdadeiramente... Eu te amo como amigo e como amante... Estarei atento ao meu amor em tudo. Antes, e com tanto zelo, e sempre, e tanto..."
A Bíblia nos pede para amarmos uns aos outros como Deus nos ama. Nos manuais de família, não há amor maior que o de mãe. Há amor amigo, altruísta na reciprocidade, pois, ainda há pessoas dispostas a amar por bondade e com gentileza.
Sobre "Sinônimos", é uma canção do brilhante "Zé Ramalho", que "Chitãozinho & Xororó" conseguiu arruinar. 😅😅😅
Como diz um dos meus aforismos:
“Duplas sertanejas e baratas encontramos em todas as partes!”
BatBeijosᕙ〴⋋_⋌〵ᕗ
Meu sapiente amigo Douglas, você é mais um escritor talentoso tentando definir o amor. Quantos autores do passado sofreram sem compreender esse sentimento que emana de quase tudo. 'O amor é ao mesmo tempo um obstáculo e uma meta!', - como você mesmo escreveu certa vez, em um aforismo. Você tem razão nesse texto brilhante, mas acredito que o verei escrever muitos outros sobre o assunto, pois o amor avança à medida que a humanidade caminha em seus passos apressados e atabalhoados. Seus desenhos sempre complementam bem o texto. Lulu Santos, uma excelente escolha musical, e, por fim, meu sincero e amoroso abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu nobre amigo Ruy Barbosa,
ExcluirNão há como definir o amor em palavras. Como o senhor mesmo disse, quantos autores do passado sofreram sem compreender este sentimento que emana de quase tudo.
"O amor é ao mesmo tempo um obstáculo e uma meta!"
Este é um dos meus aforismos favoritos. Obrigado por lembrá-lo no teu gentil comentário. E obrigado também, por sempre observar as artes.
Abraços igualmente amorosos e fraternos.
I like these words: “To love is not to look at each other, to love is to look together in the same direction” - Antoine de Saint-Exupery.
ResponderExcluirMy friend Irina,
Excluir"Antoine de Saint-Exupéry," loved literature by gifting us with "The Little Prince," one of the most beautiful works in the world.
Hugs and have happy days with your cats!!!
ola amigo que post tao entresante gostei muito como sempre e linda musica tambem nao conhecia obrigado por partilhar beijinhos desejo tudo de bom feliz domingo saude
ResponderExcluirOlá, minha amiga Isabel,
ExcluirO amor é verdadeiramente inspirador. É por isso que poetas e músicos se valem dele para aprimorar sua criatividade. Mas, nem mesmo a criatividade explica o amor.
Espero que você esteja com saúde.
Tenha uma boa semana.
Beijos!!!
Creo has logrado una definición si no perfecta con gran perfección del amor, por lo complicado que es su definición.
ResponderExcluirAl ver en enunciado me vino a la mente una escena humorística en que dos actores uno representando un político ya fallecido al que le pregunta el otro actor ¿Qué es la política?, a lo que le contesta la política es como el amor que todo el mundo habla de ello sin saber lo que es.
Saludos.
Tomás,
ExcluirLa idea general de casi todo en la vida es saber cosas sin explicarlas. Si el amor tuviera una explicación, todos los poetas estarían desempleados. Y considerando el nivel de los poetas de hoy, no estaría nada mal. 😅😅😅
Abrazos.
Ola Douglas, o amor vem de Deus, Deus é amor, é o amor em essência
ResponderExcluirPara mim, o amor é tudo que podemos oferecer a Deus por tudo
O que Ele fez e faz por nós.
A verdade que o amor, o verdadeiro amor está escasso hoje em dia
Por que as pessoas estão muito afastadas de Deus. Por isso não sabem amar.
Amei o seu texto , maravilhoso como sempre.
Abraços
Olá Larissa,
ExcluirÉ bíblico: "No amor, não há temor; antes, o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor"
O amor é bom; não inveja nem se vangloria.
Fico feliz que tenha gostado do texto.
Beijocas e boa semana!!!
Boa tarde, Douglas, excelente análise sobre o amor! Muita luz e paz. Uma ótima semana.
ResponderExcluirOlá, Sonya,
ExcluirBem-vinda ao ®DOUG BLOG!
Fico feliz que tenha gostado do post.
Se quiser se juntar aos meus amigos, leitores e seguidores, fique à vontade.
Abraços e tenha uma ótima semana!!!
Querido amigo Douglas, que prazer estar de novo aqui e ler teus escritos, concordo plenamente com sua versão sobre o amor, amar nos leva à paz, amo estar sempre conectada com a força desse sentimento, sei que você é assim, que bom isso!
ResponderExcluirDeixo abraços sempre apertados!
Minha amiga Ivone,
ExcluirÉ um prazer recebê-la novamente aqui no ®DOUG BLOG.
O amor nos leva "além do horizonte", nos deixa com aquela sensação gostosa de "borboletas no estômago" e traz paz entre as pessoas.
Amar é mais que um verbo; é um sentimento que, quando reverbera, se torna extraordinário.
Um abraço caloroso e uma ótima semana!!!
Amor é uma coisa séria. Eu, por exemplo, amo lasanha. rsrsrsrs
ResponderExcluirAbraços 🐾 Garfield Tirinhas.
Toma jeito, Garfield, porque, este teu amor só está te fazendo ganhar muito peso. É por isso que Jon quer te colocar numa dieta de alface e pimenta. 😅😅😅
ExcluirAbraços e boa semana!!!
Tenho a sorte de amar e ser amado.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirEsta é a melhor receita para o amor: Reciprocidade.
Abraços e boa semana!!!
O amor é o sentimento sem o qual não podemos viver, Gostei desta sua crónica dedicada ao amor. É delicada e profunda.
ResponderExcluirTudo de bom.
Um beijo.
Para vocês, poetas, minha amiga Graça, o AMOR é o combustível em muitos momentos, embora nem todas as licenças poéticas sejam sobre o amor.
ExcluirAgradeço a tua apreciação desta crônica do ®DOUG BLOG.
Tenham uma semana produtiva e suave.
Beijos!!!
Bom dia, Douglas
ResponderExcluirQue linda postagem sobre o amor. Lembrei de I João 4:7 que diz: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." O amor é bondoso e sempre procura o melhor no outro, um forte abraço.
Minha amiga Lucinalva,
Excluir"João" foi o discípulo mais amado, aquele que teve a coragem de declarar que "Jesus é o pão da vida".
O amor é, sem dúvida, bondoso e deve sempre buscar o melhor nos outros.
Um grande abraço e uma ótima semana!!!
Boa tarde! Adorei ler seu post. O amor é uma coisa maravilhosa, pois nos dá força para seguir em frente e enche nossos dias de alegria. Um grande abraço.
ResponderExcluirOlá, amiga Marita,
ExcluirO amor é a essência da humanidade. Está em toda parte; só precisamos reconhecê-lo.
Beijos e boa semana!!!
Querido Douglas, me encantó tu publicación.
ResponderExcluirLa vida sin amor no es vida, el amor te hace grande feliz y buena gente.
Amar todo, pareja, amigos, naturaleza, animales, el amor lo abarca todo, sin el no somos nada.
*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*♫♥*
..┊ ♥★ Querido Douglas ☆♥ ┊...
....*♥♫♥...Te dejo...♥**♥*
♥┊★☆Abrazos y besitos★☆┊♥
☆ ♥☆♥★┊Te deseo una ┊☆ ♥☆♥★
...★ ┊☆ ♥Feliz Semana !!! ┊♥★ ☆
♫♥*Qué Dios te bendiga*♥♫
*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*♫♥*
Hola Liz,
ExcluirMe alegra que te haya gustado la publicación.
La vida sin amor es aburrida; el amor nos convierte en "piezas de Lego" perfectamente ensambladas.
Que tengas una buena semana.
Besos.
Ola amigo, como estas! gostei muito, muito mesmo, desta reflexao, querido Doug. O que e a vida sem amor? nada :( ele e o nosso motor; as ilustracoes sao impressionantes, cheias de vida e ternura.
ResponderExcluirTenha uma semana maravilhosa pela frente. Muitos abracos e beijos.
Hola, Carolina,
ExcluirLa vida sin amor es como un coche sin motor; no funciona.
Me alegra que hayas disfrutado de las ilustraciones y el texto.
Besos en la mejilla.
I do not say I love you easily...I say I love you every single day to my parents, my brother and my dog because I truly love them more than I am able to describe. Love is more just words, being with each other when is calm, when everything is fine. We support each other when storm comes, when we fail, make mistakes, do not have strength to fight...we always support each other...when we success, when we fall...and that is love. :)
ResponderExcluirHello, Agnes,
ExcluirIt's great to have you here on the ®DOUG BLOG.
Love, as you rightly said, is initially based on the reciprocity of people who also love us, and parents and siblings are always on that list. The other loves to be conquered in life are "multiple-choice tests." Sometimes we get it right, sometimes we get it wrong, because love (if it's not platonic) depends on another person.
We also love our pets and our faith, because we always seek happiness in love.
Warm kisses to you. 🌹_(ヅ)_/¯¯
Belo texto, amigo Douglas.
ResponderExcluirAqui explana todas as nuances do Amor, não só romântico
como universal. É um sentimento realmente subjectivo que se
manifesta conforme o modo de ser de cada um. Aquele que mais
me atrai é o sentimento que tem em conta o ser humano, levando
em conta todo o potencial que carrega no seu íntimo.
Muito obrigada, amigo, pelos seus textos tão carregados de saber.
Grande abraço.
Olinda
Querida amiga Olinda,
ExcluirO amor verdadeiro não é necessariamente romântico. Quem ama mais do que uma mãe com seu filho ainda no ventre? Esta é a maior representação do amor.
O amor é frequentemente confundido com paixão e sexo.
Porém, o amor é mais do que um verbo; é um sentimento que pode ser cantado, recitado, filmado para o cinema e TV, pode ser pintado; no entanto, falhou em cumprir seu significado principal: amar de modo verdadeiro e desinteressado.
Fico feliz que tenha gostado do texto e por seu gentil comentário.
Um grande abraço e espero que tenha uma boa semana!!!
... e eu, assino por baixo! 👏😘
ResponderExcluirMinha amiga Gracinha,
ExcluirObrigada por sempre apreciar a maneira como expresso meus pensamentos (transformados em palavras), nos textos apresentados no ® DOUG BLOG.
Beijos e boa semana!!!
Falar sobre o amor é sempre uma lindar senha poética!!
ResponderExcluirFoi maravilhoso passar por aqui e sentir o amor em pedacinhos de palavras e na forma de canção.
Tenha um lindo restante de semana amigo!
Olá, minha amiga Adriana,
ExcluirMaravilhoso é poder ter tua presença feminina, festiva e tão linda, aqui no ®DOUG BLOG.
Muito bom ler um comentário tão gentil.
Lhe convido a seguir o CANAL ®ĐÖЦG ẞLÖG, no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBJf1tBqbrH7YpUrs0J
Tenha também uma ótima continuidade de semana!!!
Oi Douglas! O amor é tudo isso que você escreveu e muito mais. Um sentimento que nos torna melhores, que nos transforma em pessoas verdadeiramente humanas mas ao mesmo tempo nos deixa mais perto do divino. Feliz é quem ama e é amado! Belo post! Um abraço!
ResponderExcluirOlá Sulane,
ExcluirO amor é puro na infância, apaixonado na adolescência, tórrido na idade adulta e contemplativo na velhice. E assim, o amor nos acompanha em todas as fases da vida.
Fico feliz que tenha gostado do "post".
Abraços!!!
Um texto forte e reflexivo! Consegues expor as verdades do nosso tempo com clareza e impacto, levando-nos a pensar profundamente.
ResponderExcluirCom amor,
Daniela Silva 🩷🦋
alma-leveblog.blogspot.com — espero pela tua visita no blog
)
Olá, Daniela,
ExcluirQue bom que você gostou do texto sobre o amor.
E entre as muitas formas de amar, o amor à cultura é uma das mais eficazes.
Beijos e ótimo final de semana!!!