Bem, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, devo admitir que passei parte da minha infância e um pouco da minha adolescência convivendo com esta “Maria cheia de Graça”... “Maria da Graça Xuxa Meneghel” (27 de março de 1963), ou simplesmente “Xuxa” (apelido acrescentado ao seu nome), que recebeu ainda bebê, de seu irmão “Bladimir Meneghel - Blad Meneghel” (1961-2018), que faleceu de ataque cardíaco, aos 57 anos.
De origem humilde, “Maria da Graça Meneghel” veio do “Sul do Brasil” para viver no subúrbio do “Rio de Janeiro” e logo se destacou pela beleza. Assim, em (1983), a agora modelo com carreira internacional, foi morar em “Nova York - EUA” e então desembarcou nos estúdios da “TV Manchete - Rio de Janeiro”, para gravar o programa infantil: “Clube da Criança”, que foi ao ar em (6 de junho), iniciando ali sua intensa história como apresentadora, onde ficou famosa por ser denominada de: “Rainha dos Baixinhos”. Três anos depois (1986), estreou na “Rede Globo” o programa “Xou da Xuxa”, mesmo que o dono do “Grupo Globo” (de 1925 a 2003), “Roberto Pisani Marinho” (3 de dezembro de 1904 - 6 de agosto de 2003), achasse um absurdo ter um programa infantil com o nome errado na programação: “Xou da Xuxa - com X”, mas, o nome permaneceu assim e acabou sendo um dos maiores sucessos da TV brasileira, marcando uma geração (de 30 de junho de 1986 a 31 de dezembro de 1992).
A menina pobre de “Santa Rosa - Rio Grande do Sul”, fez fortuna principalmente com seu segundo álbum: “Xou da Xuxa” (30 de junho de 1986), que na época, ganhou disco de diamante, pelas vendas de 2,6 milhões de cópias.
A “Rainha dos Baixinhos” é detentora de vários recordes. O álbum “Xou da Xuxa 3” (30 de junho de 1988), concedeu a ela um de seus maiores sucessos: “Ilariê”, canção que foi incluída no “Guinness World Records - Livro dos Recordes - antigo Guinness Book of Records”, como o álbum mais vendido do Mundo.
“Xuxa” também apresentou programas de auditório na “Rede Record”, de propriedade do autoproclamado “bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo Bezerra” (18 de fevereiro de 1945). “Xuxa”, com o apoio do bispo, também gravou programas na “Argentina e Espanha”, mas, sem o mesmo sucesso brasileiro.
Apaixonada por animais desde criança, ela chegou a ter 54 cachorros ao mesmo tempo, macacos, pássaros, coelhos e até um jacaré no lago de sua mansão.
O nascimento de sua única filha, “Sasha Meneghel Szafir” (28 de julho de 1998), com o ator brasileiro “Luciano Lebelson Szafir” (31 de dezembro de 1968), foi notícia até no telejornal de maior audiência do país, o “JN - Jornal Nacional - Rede Globo”, com jornalista de plantão na porta da maternidade e reportagem com quase dez minutos de duração no horário nobre da emissora carioca.
Com tantas aparições na mídia, “Xuxa” viu sua vida pessoal exposta. Em setembro (2020), lançou uma autobiografia, “Memórias”, na qual fala abertamente sobre diversos assuntos e conta situações inéditas. Um dos capítulos contém o relato de uma viagem atribulada aos “EUA”, com a promessa de tirar fotos, que acabou se transformando em um sequestro, encerrado após a interferência da secretária de um militar americano, seu fã.
Com tamanha exposição, “Xuxa” foi foco de diversas polêmicas. Ela suportou muitas especulações sobre sua vida amorosa, tendo se envolvido com atletas famosos, como “Pelé” (a quem chamava carinhosamente de “Dico”) e “Ayrton Senna” (a quem apelidou de “Beco”)¹.
Outra polêmica foi o filme adulto (erótico): “Amor Estranho Amor” (1982), do cineasta brasileiro “Walter Hugo Khouri” (21 de outubro de 1929 - 27 de junho de 2003). A trama coloca “Xuxa” em uma situação desconfortável, pois, sua personagem “Tamara”, é uma adolescente de 16 anos, vítima de exploração sexual, sendo vendida ao político, “Dr. Osmar”, interpretado por “Tarcísio Meira” (5 de outubro de 1935 - 12 de agosto de 2021), para ser dada como presente de iniciação sexual de seu filho, interpretado por: “Marcelo Ribeiro” (22 de outubro de 1970), personagem “Hugo”, então, com 12 anos (minha idade também na época). A trama induz a cenas de nudez e sexo explícito entre “Xuxa” e uma menor de idade.
Antes de se tornar a “Rainha dos baixinhos”, “Xuxa” deu alegria aos “altinhos”. Na década de oitenta posou nua para duas revistas masculinas: em (dezembro de 1982), “Xuxa” se despiu duas vezes para a revista “Playboy”, uma vez sozinha e em (1987), junto da irmã “Mara Rubia Meneghel - Maruska” (1956-2023). O primeiro ensaio fotográfico foi republicado pela versão argentina da revista em (1991), sem o seu consentimento. Em (1983), posou cinco vezes para outra revista masculina, a “Ele & Ela”, da extinta “Editora Bloch”, que também contava com a “Rede Manchete” em seu grupo de empresas.
Falando em nudez e sexo, sempre destemida, “Xuxa” foi à TV falar sobre os abusos sexuais que sofreu na infância e nunca deixou de falar sobre seus gostos e ideais, o que resultou em diversas brigas (principalmente na Web), mas, “Xuxa” não recuou, confrontando seus “seguidores” e com isso, perdeu uma boa parte deles nas “Redes Sociais”. No entanto, “Xuxa” admite que deixou de fazer e dizer muitas coisas por medo de decepcionar seus fãs.
Outro fato confuso na vida de “Xuxa” foi o rompimento que aconteceu após a ex-diretora e empresária “Marlene Mattos” (27 de abril de 1950), afirmar que nem ela e nem “Xuxa” gostavam de crianças. Em (2018), “Xuxa Meneghel” deu uma entrevista para a edição argentina da revista “CARAS”, negando também os boatos de que teria vivido uma relação amorosa com “Marlene”.
“Xuxa Meneghel” se tornou vegana, antes mesmo desta palavra entrar na moda. A apresentadora começou a evitar carne vermelha aos 11 anos, parando também de comer ovos três anos depois e aves após os 20 anos. A decisão de se tornar vegana aconteceu após assistir ao documentário “Terráqueos” e, em (janeiro de 2018), ela e o atual namorado, “Junno Andrade”², só se alimentam assim. Por isso, raramente “Xuxa” faz publicidade de produtos alimentícios.
Dentre os diversos produtos vinculados à “Xuxa”, em (1997), ela lançou uma marca de roupas e acessórios para meninas: “O Bicho Comeu”, rede que tinha franquias e revendedoras, mas, que encerrou suas atividades de lojas físicas e virtuais este ano (2024).
Existiram quatro gerações de “Paquitas da Xuxa”: a primeira geração (de 1984 a 1990), contou com 7 meninas; a segunda geração (de 1987 a 1995), incluiu mais três meninas, somando 10 no total; as “Paquitas New Generation” que subsistiram as antigas contava com 7 meninas; ainda existiram várias “Paquitas” estrangeiras de diversas nacionalidades, no total de 8 meninas.
Agora, só posso dizer, para finalizar mais esta postagem do ®DOUG BLOG: “Beijinho, beijinho... Tchau, tchau!”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Edson Arantes do Nascimento - Pelé” (23 de outubro de 1940 - 29 de dezembro de 2022), ex-futebolista brasileiro; “Ayrton Senna da Silva” (21 de março de 1960 - 1° de maio de 1994), foi um piloto brasileiro de “Fórmula 1”, campeão da categoria três vezes, em: (1988, 1990 e 1991).
² “Ari Garcia de Andrade Júnior”, conhecido como: “Junno Andrade” (11 de setembro de 1963), é um ator, apresentador, compositor e cantor brasileiro.
“Patrícia Veloso Martins”
(1986 - aos 9 anos)
°°°
* A “baixinha” revoltada com sua “Rainha Xuxa”, que aparece no vídeo de (1986) e não de (1988), como a narração e as legendas erroneamente apontam, agora é professora. “Patrícia Veloso Martins” (1977-), que na verdade tinha 9 anos na época (e não 11 - outro erro na narração e nas legendas), mora em “São João de Meriti, na Baixada Fluminense - Rio de Janeiro” e é uma torcedora fanática do BOTAFOGO.
Me acuerdo de eso show. Te mando un beso.
ResponderExcluirHola Judit,
Excluir"Xuxa" se hizo famosa mucho más por sus canciones que por su presencia en el escenario.
Un beso y que tengas una buena semana.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirVou te ser sincera, nunca fui e nem sou fã da Xuxa.
Ouvi esses boatos que ela não gostava de criança e as destratava.
Agora concordo com a reclamação da Patrícia Meloso Martins.
Boa semana, que seja suave.
Beijo!
Minha querida amiga Lúcia,
ExcluirEu também não sou de idolatrar artistas. Aqui revelei que cresci nessa geração "Xuxa" e conto a história dela como um exercício biográfico, citando não só seus dias de glória.
"McCartney" acusa até hoje "Lennon" de não gostar dos "Beatles". Estas questões de gostar ou não de um artista acabam "espirrando" entre eles mesmos, basta ver quantas bandas se separam e isso também acontece com "duplas sertanejas".
Tenho um aforismo que diz:
"Gostos só existem dois: bom gosto e mau gosto!"
A Patrícia tinha toda razão quando criança, em falar o que pensa com tamanha maturidade.
Boa semana e que você tenha dias suaves.
Beijos!!!
I understand that this Brazilian presenter, who I don't remember, became more known for her controversies than for her talent, something similar to the Kardashian sisters and Paris Hilton, which happens here in the United States, for example. But her way of telling the story of this Brazilian personality is very good, weighing the pros and cons of her life trajectory.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
Excluir"Xuxa's" life is really written about many controversies. But I don't believe that these "puzzle pieces" that come together over the years were something premeditated.
I'm glad you like my way of telling stories, whether they are fictional or biographical.
Kisses and have a good week!!!
🎶Todo mundo tá feliz,tá feliz! Todo mundo quer dançar,quer dançar! Todo mundo pede bis...🎶
ExcluirFoi assim que a Xuxa esteve no mundo mágico da TV,como produto da mídia passou a imagem de pessoa alegre,solidária e carinhosa. Entre uma polêmica e outra.
Que Doug Blog é esse?!
E para quem quer mais que simples palavras,quer memes,música e informações,deixo um xero sem marquinha.
Olá "Baixinha Valdelice",
Excluir"Que Doug Blog é esse?"... É a minha "Disneyland" pessoal, onde eu não "belisco as crianças", como a "Xuxa e suas Paquitas" fizeram, aqui eu coloco o "dedo na ferida", não importa em quem doa. Eu sempre brinco que prefiro perder um amigo do que perder uma piada. A democracia não sobreviveria sem a acidez irônica.
"Nem todo mundo está feliz..." - E nem na era "Xou da Xuxa" foi feliz. Tudo aconteceu com uma grande jogada de marketing, combinada com as músicas da dupla "Michael Sullivan & Paulo Massadas", aliada ao carisma de "Xuxa" que conseguiu abafar até suas polêmicas.
BatBeijos!!!〴⋋_⋌〵
Querido Doug, estou emocionada, hoje voce apresenta a biografia da minha querida Xuxa! ela fez muito sucesso na Argentina, o programa se chamava El Show de Xuxa e era espetacular, tudo era beleza, alegria, docura e uma vontade enorme de viver. Xuxa foi uma visao de anjo para mim; por isso carrego na alma A Rainha dos Shorts, e um dos elos que me une a momentos muito lindos. Suas musicas eram obrigatorias nas mias festas de aniversario e no carrossel... adoro ela. Obrigada por lembrar, terminei o domingo muito feliz! Beijo na bochecha.
ResponderExcluirQuerida “shorty Carolina”,
Excluir“Xuxa” en cierto modo sigue siendo una persona que forma parte de la vida de las personas.
Si mi texto generó emoción en ti, soy feliz... El BLOG ®DOUG trae emoción a los amigos a quienes les gusta el contenido aquí reportado porque busco buena educación, risas y cultura. Gracias por su compañía.
A algunas personas les encanta “Xuxa”, a otras no. Esto nos pasa a casi todos en esta vida. No hago juicios, informo hechos, son ustedes quienes presentarán opiniones específicas, mis amigos, lectores y seguidores.
Besos en la mejilla.
Meu sapiente amigo Douglas, sinceramente não acho a Xuxa muito simpática. Ela fez sucesso numa época em que não havia avanços tecnológicos, e creio que ela não faria sucesso hoje. Acredito que Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Castelo Rá-Tim-Bum, têm bom conteúdo infantil, mas o "Xou da Xuxa" não. Xuxa foi erotizada antes mesmo de virar adulta. Sua publicação está, como sempre, bem escrito e ilustrado, e a criança do vídeo tinha razão em reclamar, afinal, o programa da Xuxa, que era voltado para crianças, jamais poderia barrar as crianças. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu bom amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirA inteligência na programação das TVs ao redor do Mundo nunca foi prioridade. Um programa como o "Xou da Xuxa" não teria audiência hoje, porque, era mais uma "caça ao tesouro" desorganizada e não um programa infantil de TV.
Sobre "Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Castelo Rá-Tim-Bum", apesar do bom conteúdo infantil, não acredito que fariam muito sucesso também. As pessoas hoje (principalmente os jovens), gostam de animações japonesas desenhadas à mão e produzidas em forma de séries (os animes).
Gostaria que os "reality shows" também sumissem do mapa.
Um abraço fraterno!!!
Cuánta información, mi querido amigo!
ResponderExcluirMe ha encantado conocer la tan extensa biografía de XuXa, creo que no has dejado nada en el tintero.
Gracias por hacernos disfrutar tanto con tus post.
Un gran abrazo, amigo Doug.
Disfruta de esta nueva semana que comienza.
Amiga Carmen,
ExcluirEscribir sobre la vida de una persona nunca deja un texto demasiado corto, pero para quienes gustan de leerlo es un buen pasatiempo.
Me alegro que siempre te gusten las publicaciones del ®DOUG BLOG.
Un fuerte abrazo y que tengas una semana productiva.
Meu Amigo, eu não conheço a Xuxa, mas pelo que conta, ela expôs-se demasiado.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Minha amiga Graça,
Excluir"Xuxa", como ela mesma disse em sua biografia: "queimou etapas na vida", tendo seu corpo nu estampado em revistas masculinas e em um filme pornográfico. Depois, conseguiu fazer sucesso em programas infantis. Porém, tudo muito fabricado e desprovido de conteúdo.
Um beijo e boa semana!!!
Thanks for your grand presenation. I didn't know of it, to be truthful. You always find interesting people to write about. Thank you! 🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤
ResponderExcluirHello Ellie,
ExcluirIt's always good to be able to introduce my friends, readers and followers from other parts of the world to some Brazilian personalities and their biographies. This is the goal of ®DOUG BLOG, to provide good information, combining culture and smiles.
Kisses and have a good week!!!
Oi, Douglas, pois é, amigo, Xuxa...
ResponderExcluirNunca fui ligada em artistas de televisão, e muito menos essa moça que encantou uma geração, mas penso coisas diferentes. Outra maneira de ver as coisas.
Acho que o Sítio do Pica-Pau Amarelo e outros tantos do gênero infantil eram os programas ideais para crianças.
Fico com o comentário de seu amigo aí em cima, Barbosa, está muito bom.
Concordo com seu texto, Douglas, ótima abordagem.
Uma boa semana, amigo!
Beijo
Minha querida amiga Taís,
ExcluirEu sou um contador de histórias, mas, não tenho ídolos nem no futebol.
"Xuxa, Xuxa", quantas histórias para contar e a maioria delas pendendo aos escrachos das páginas de fofocas.
Eu trabalho com jornalismo e lido com artistas, moro em um condomínio onde residem também artistas e eles/elas, são pessoas como todas as outras, que sangram quando se machucam, derramam lágrimas quando choram e quando vão ao banheiro... Vamos dar descarga nesta parte. 😂😂😂
Quanto ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo", é sem dúvida um conteúdo ainda muito atual e de boa qualidade, mas, os "politicamente corretos chatinhos", hoje chamam "Monteiro Lobato" de racista, algo que também aconteceu com "Ziraldo".
Sobre o meu amigo e professor Ruy Barbosa, ele é "biscoito fino".
Tenha também uma boa semana!
Beijos!!!
Creo que ,en algún momento, he oído hablar de ella.
ResponderExcluirNos dejas una excelente información.
Un buen reportaje.
Un abrazo.
Feliz semana.
Amiga Amalia,
ExcluirLa buena información es siempre el objetivo de ®DOUG BLOG, pero lo hago con alegría combinada con cultura.
Que tengas una feliz semana.
Un abrazo.
ResponderExcluirI've now read up on Xuxa. An exciting story.
It's always interesting what you say.
Wish you a wonderful new week.
I'm glad you enjoyed the content of ®DOUG BLOG.
ExcluirThank you for your kind presence.
Have a good week!
Kisses!!!
Querido Douglas, gracias por toda la información que nos dejas, no miraba a xuxa, cuando era chica me gustaban mas las peliculas de Disney.
ResponderExcluirAbrazos y te dejo un besito, que tengas un feliz dia
Hola mi querida amiga Liz,
ExcluirSi comparamos los programas de “Xuxa” con las animaciones de “Disney”, también prefiero la segunda opción, porque “Walt Disney” fue un genio excepcional.
Que tengas una semana tranquila.
Besos.
Olá.
ResponderExcluirVocê fez um belo resumo da carreira de "xuxexo" da Xuxa. Lembro bem dos comentários maldosos de que ela "era mulher da Marlene Mattos". Olha, vi o filme faz alguns anos e não lembro de "sexo explícito" nenhum. Ela aparece sim, nua(linda!!!), perto do garoto mas não rola cena de sexo explícito, mesmo porque, acho que o garoto não daria conta...
Caro Eduardo,
ExcluirUma carreira que não se resume é a de "Xuxa", ela é um prodígio de talento, beleza e muita polêmica.
Sobre o filme, "Amor Estranho Amor", eu citei ser um filme adulto (erótico) e que o enredo induz a cenas de nudez e sexo explícito entre "Xuxa" e uma menor de idade. Uma ocorrência comum nas "pornochanchadas" da época. Ainda bem que o cinema brasileiro mudou seus roteiros para melhor.
Saudações alvinegras!!!
ah, sim, "induz", tudo bem, mas não mostra nada explícito. Como nas velhas e boas pornochanchadas...hahhh
ExcluirAcompanhava o "Show Da Xuxa" as vezes, porque na epoca eu morava em Uruguaiana, interior do RS, mas confesso que não gostava muito...
ResponderExcluirNa verdade era um dos únicos canais que pegava bem, então eu não tinha outras opções.
Mas foi uma época marcante, com certeza, na vida de muitos baixinhos.
Quanto ao vídeo "QUE SHOW DA XUXA É ESSE?" É hilário!
E brasileiros não perdem tempo para criar memes... (alguns muito bons!)
Agradeço pelos comentários carinhosos em meu blog.
Tenha uma ótima noite.
Beijinhos.
AFAGOS POÉTICOS EM SEU 💗
🐾
Querida amiga Cléia,
ExcluirA vida é cíclica e se a "Xuxa" aproveitou a fama, hoje ela está deitada na cama, porque, soube juntar o dinheiro que ganhou na TV, nos discos e revistas, onde posava nua e vestida.
Vou sempre contar histórias aqui no ®DOUG BLOG e, esta nos passa especificamente, os "deslizes" de uma cantora/modelo/apresentadora, cheia de glórias e polêmicas.
O vídeo: "QUE SHOW DA XUXA É ESSE?" - nos prova que até algo guardado numa gaveta há décadas, pode virar "MEME" na Web em uma fração de segundos.
Está sendo um prazer inenarrável interagir contigo.
Tenha uma ótima semana!
Beijinhos, beijinhos... Sem tchau, tchau!!!
Si que recuerdo algo del programa que tubo en la televisión en España por entonces solo la publica TVE y de su canción.
ResponderExcluirDel resto de noticias en su entorno como los posados y películas eróticas no sabía nada.
Saludos.
Tomás,
ExcluirAlgunas personas, para alcanzar la fama, dejan de ser presentadoras de programas infantiles, como "Xuxa", por ejemplo, y cuando se encuentran en el mundo adulto pierden su “majestad”.
Un abrazo.
Olá, Caro Douglas
ResponderExcluirConhecia Xuxa, superficialmente, através de artigos em algumas revistas, em especial como a "Rainha dos Baixinhos".
Assim, apreciei o relato que faz da sua vida. Fiquei a conhecer pormenores da sua biografia, cheia de talento, procurando colher da existência as oportunidades que iam surgindo.
Gosto muito deste tipo de texto e ainda por cima o meu amigo documenta tudo com datas, não deixando nada ao acaso.
Tenha uma boa semana.
Abraço grande.
Olinda
Minha amiga Olinda,
ExcluirUm bom jornalista (e sem falsa modéstia, sou bom no que faço), prezo por notícias precisas, usando nomes e datas bem pesquisadas. Luto diariamente contra a atual praga do Mundo contemporâneo: as "FAKE NEWS". Além disso, o bom jornalismo deve respeitar o entrevistado, as notícias e principalmente os leitores.
Sobre a "Xuxa", mesmo com os altos e baixos de sua carreira, ela conseguiu conquistar seu lugar ao sol, pagando o preço de suas escolhas para atingir seu sucesso.
Um grande abraço e boa semana!!!
Olá, meu querido Douglas.
ResponderExcluirSobre a Xuxa, o que sabia pouco acrescenta ao que acabei de ler: as reviravoltas de uma vida real, num registo preciso, respeitoso, superinteressante.
Valeu, amigão.
Beijo. Boa semana.
Minha querida "Jardineira",
ExcluirA vida da "Xuxa" é aquela velha história de amor e ódio. Quem gosta dela a defende, quem não gosta, "bate sem dó e nem piedade"... Eu sou jornalista, só relato fatos e não me inclino para nenhum dos lados, mesmo sabendo que "figuras públicas" são um barril de pólvora ambulante, mantenho a elegância e a cordialidade nas palavras, não só por respeito ao assunto e/ou pessoa sobre quem escrevo, mas, principalmente por respeito a quem está lendo.
Beijos e fique bem, para satisfação de quem tanto te ama!
Beijos!!!🌹
I haven't heard about this woman at all, till now of course. Interesting article. I read she had so many animals, I hope she was a very good animal's mom. :)
ResponderExcluirAny sexual abuses are horrible, not sure if I understand well, but always when I read about sexual abuses I want to blown away from Earth every person who do that!!!!!!
Warm greetings my friend, happy Wednesday. :*****
My dear Agnes,
Excluir"Xuxa" was very successful until the end of the nineties, you are young and perhaps your programs did not reach Europe with such a strong presence. And about sexual abuse, yes, it is a terrible fact that she herself tells in her biography, it happened when "Xuxa" was a girl.
The world is a good place, it is a shame that so many people do everything to ruin it with wars, violence and so much inhumanity, so I understand your indignation about sexual violence, I think the same way as you. Sex can only be consensual and pleasurable and not trivialized as is happening in life and on the Web.
Have happy days and know that you live in my heart rent-free!
Kisses!!!
🎃✨🎃✨🕸️🦇🎃✨🎃✨🕸️🦇
ResponderExcluir☠👻GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS!🎃✞
Excluir