Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, darei uma “repaginada” nesta boa crônica de “Sérgio Marcus Rangel Porto” (11 de janeiro de 1923 - 30 de setembro de 1968), que utilizou a vida toda o pseudônimo de: “Stanislaw Ponte Preta”, qual retrata a conversa de “dois amigos e um chato”. Esta narrativa publicada nos anos (1960), retrata dois amigos que estão tomando um cafezinho, um deles tinha um nome comum, “José” e o outro nem tanto: “Flaudemíglio”, que segundo o “Ponte Preta”, era “um nome destes de dar cãibra em língua de crioulo”. Dizer isso hoje em dia, seria “Bullying” e nada “Politicamente Correto” (que aliás, é outra coisa chata).
Tendo terminado o café, o amigo de nome “peculiar” se despede de “José”, indo pegar o ônibus coletivo (no ponto do outro lado da rua), para ir ao Centro da cidade, como estava com muitas coisas nas mãos, acabou deixando cair na rua, sua “Carteira de Identidade - RG” e lá de dentro do ônibus, grita ao amigo, para que ele pegue o documento e guarde para ele. Porém, antes de “José” conseguir alcançar a carteira, um outro homem aparece na história (eis aí o chato), que pega o documento no chão.
Então, vamos ao encontro deste chato capaz de tirar do sério o pacato “José”... Capaz de dar azia em caixa de “Sonrisal” e até em chá de Boldo!
💬 Zé, caiu minha carteira de identidade aí no chão. Apanha e me entrega logo mais.
O ônibus seguiu e o “Zé” atravessa a rua, para apanhar o “RG” do amigo. Já estava chegando perto, quando um cidadão magrela, antipático, com um bigodinho e sorriso maroto nos lábios, apanha o documento primeiro. No que “José” lhe diz:
💬 Por favor, cavalheiro, esta Carteira de Identidade é de um amigo meu!
Disse isso, estendendo a mão a espera do documento. Mas, o sujeito não entregou. Examinou a carteira e depois perguntou:
💬 Como é o nome do seu amigo?
💬 Flaudemíglio.
💬 Mas, qual é o sobrenome dele?
O “Zé” sem acreditar no que ouvia daquele chato, deu um safanão no sujeito, tomando a carteira de suas mãos e disse:
💬 Ora, seu cretino, quem acerta Flaudemíglio, não precisa acertar mais nada!
Porém, mais “mala sem alças e de rodinhas quebradas”, que o chato da história do “Ponte Preta”, só mesmo o “Mr. Bean” (personagem da série de “TV britânica - estilo Sitcom”), exibida de: (1° de janeiro de 1990 até 15 de dezembro de 1995), estrelada pelo ator e humorista: “Rowan Sebastian Atkinson” (6 de janeiro de 1955). Mas, o “Mr. Bean” (Mesmo sendo um “chato de galochas”)¹, está aí firme e forte, até hoje, pois, a série ainda é reprisada em muitas “Redes de TVs” do Mundo inteiro.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Chato de galochas” é uma expressão idiomática da língua portuguesa, que significa alguém com um comportamento socialmente desagradável. Uma espécia de “chato especial”, um “upgrade” do “chato habitual”. Exemplo: O meu dia estava correndo bem, até aquele “chato de galochas do Mr. Bean” aparecer.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Calvin” (1985), criação do cartunista americano: “Bill Watterson” (5 de julho de 1958).
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).