㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 23 de abril de 2017

“Família”

Família nos remete ao conceito de união, onde uns devam se valer pelos outros. Porém, as famílias antigas, conflitam com nossas famílias  contemporâneas, tornando o termo contraditório.

Família (que vem do latim: “famulus”), nem sempre esteve relacionada nas relações estreitas de união de um lar, que na época do império, designava-se ao conjunto de empregados, de criados ou servidores de uma casa. Assim sendo, só mais tarde o termo “família” passou a empregar-se para determinar um grupo de pessoas, que unidas por laços de sangue, viviam na mesma casa e não mais, submetidas à autoridade comum de um chefe. Porém, hoje em dia, o termo: “chefe de família”, ainda existe nos lares, cabendo ao marido (ao pai, ao provedor da casa), esse título.

Na canção “Família” (1986), o grupo “Titãs” descreve família da seguite maneira: 

♫Família, família ♪ Papai, mamãe, titia ♪ Família, família ♪ Almoça junto todo dia ♪ Nunca perde essa mania ♪ Mas quando a filha quer fugir de casa ♪ Precisa descolar um ganha pão ♪ Filha de família se não casa ♪ Papai, mamãe não dão nenhum tostão... Família, família ♪ Vovô, vovó, sobrinha ♪ Família, família ♪ Janta junto todo dia ♪ Nunca perde essa mania ♪ Mas quando o nenê fica doente ♪ Procura uma farmácia de plantão ♪ O choro do nenê é estridente ♪ Assim não dá pra ver televisão, não...♫ 

Porém, nem a “família Titãs” sobreviveu ao tempo, pois, hoje o grupo é só um arremedo do que um dia foi no rock nacional, uma vez que a maioria dos seus integrantes, já “abandonaram o lar, pulverizando está família.

Mas, a família também é uma instituição sagrada, pois, na religião, existe a “Sagrada Família - Jesus, Maria e José”. No entanto, o que se vê hoje em dia, não é bem isso. As famílias perderam a “santidade”, ficando muito aquém do que representou as famílias dos tempos dos nossos avós, por exemplo, onde os integrantes visitavam os seus entes mais idosos (por respeito e amor) e não, só nas festas de final de ano, como as famílias de hoje fazem de maneira automática, nas supostas confraternizações “estilo Wi-Fi”, onde famílias inteiras espalhadas pelo Mundo, estão presas na solidão, dentro dos “Smartfones”, com suas telas de “touch screen”, todos conectados nas “Redes Sociais”. 

Sendo assim, eu não acredito naquele modelo de família dos comerciais de margarina, pois, é muita alegria para existir nas famílias atuais... Se bem, que as famílias modernas tem mesmo “cara de margarina barata”.

E no Mundo existem diferentes famílias... Família grande, tipo italiana, onde todos falam ao mesmo tempo em torno de uma mesa farta de comida; família pequena, tipo a da canção: ♫Eu, você, um filho e um cachorro...♫; família com pai, mãe e filhos; família só de um casal sem filhos ou animais de estimação; família com pai e filhos; família com mãe e filhos; família “LGBTQIA+” (Lésbicas; Gays; Bissexuais; Transexuais e/ou Travestis; Queer (minorias sexuais e de gênero); Intersexos;  Assexuais; +), com dois pais ou duas mães; família em que os avós são os pais; família de sangue; e finalmente, existe família de criação (que são as famílias do coração), com pai e mãe adotivos.

Mas, a família é algo complexo, existe a denominação de “família” até para a “Máfia italiana”... A família mafiosa “Corleone” (que nos “EUA era chamada de: “La Cosa Nostra”), sendo comandada por “Bernardo Provenzano”, conhecido como: “Binnu u tratturi” (31 de janeiro de 1933 - 13 de julho 2016), homem de confiança de: “Don Vito Andolini Corleone” (7 de dezembro de 1891 - 14 de agosto de 1955), que imperou na contravenção de (1945 até 1979), mesmo após a morte do grande chefe: “Don Corleone”. Já os irmãos (não os da “Máfia”) e sim, os das famílias comuns, esses são da mesma linhagem que nós, já os amigos podemos escolher. E existem tantos “irmãos malas”, que se pudéssemos trocaríamos mesmo por alguns amigos. Se bem, que hoje em dia, está complicado até ter amigos, pois, ter amigos, por muitas vezes, é “ter dinheiro no bolso”, porque, não é incomum observar algumas pessoas só se aproximarem da gente, quando precisam de algo vindo de nós.

A família deve se valer além das fotos esquecidas nos porta-retratos, que ficam “assentados” em móveis, nas nossas casas. Uma família de verdade, deve se embasar no amor construído por nossos avós... E desse amor plantado, devemos repassar aos membros mais jovens das famílias em desenvolvimento. Mas, nem sempre isso acontece dessa maneira. 

Uma família deve ser construída, com laços que devem ser duradouros. Um casal que se casa de “papel passado”, os dois até então, são duas pessoas estranhas (de famílias diferentes) e dessa união em diante, é que se construirá uma nova família. Porém, hoje em dia, os casais “queimam etapas” nas relações, ficando casados por pouco tempo, sem conseguir chegar nas letras “F e A” de família... E quando percebem, já estão separados.

O importante é que exista amor no seio familiar, pois, vaidades, intimidações, violência dentro de um lar, destroem uma família. Família sem harmonia, é igual ao travesseiro que vai debaixo da cabeça do defunto no caixão... De nada serve. 

Ou seja, as autênticas famílias são formadas por pessoas unidas, que se apoiam incondicionalmente, que querem o bem umas das outras, que se sacrificam reciprocamente, sem pedir nada em troca. Mas, família, é principalmente, saber celebrar as conquistas e alegrias da vida e de contrapartida, é saber enfrentar juntos os obstáculos que surgirem no caminho.

Eu não sei qual é o seu tipo de família? Mas, existem famílias que são planejadas desde o início. Já outras famílias, brotam por acaso, buscando um lugar ao sol. Mas, se o “solo” não for fértil (nas relações), tudo dará errado no final. 

As famílias realmente felizes, são aquelas que praticam o simples em seu dia a dia, pois, uma família só existe, se não houver traições, mentiras, dor, decepções nas uniões primárias de todos nós.



“Turma da Mônica”, criação do cartunista: “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935).

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).