㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ®DOUG BLOG! | ©2026 | Jornalista Douglas Melo | ®ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 30 de maio de 2026

“Hera, Já Era”

Meus amigos e amigas do ®Doug Blog, a confusão em sala de aula surge das perguntas do professor/professora, algumas complexas e outras nem tanto... e pode ter dois significados: ou é uma falta de compreensão por parte dos alunos, ou uma resposta enganosa devido à completa falta de conhecimento sobre os assuntos em questão.

Em uma das aulas, o professor aborda o
tema mitologia:
💬 Na mitologia grega, quem foi Hera?
- pergunta o professor. E o aluno que foi apontado para responder diz:
💬 Isso mesmo, ERA se refere a quem já existiu. ERA, já era.
E o professor, sem entender nada, diz:
💬 Como assim? Que resposta sem lógica é essa?
💬 Bem, professor, se é ERA, logo ela não É mais, e se ela ainda existe, então É, e se ela nunca existiu, pode ser que
um dia exista e assim, ERA será.
E
o professor perplexo diz:
💬 Os neurônios de
vocês estudantes são como os caixas de supermercado: existem vários, mas, apenas dois ou três funcionam diariamente. 
💬 Se explique melhor, mestre!
💬 Explico com prazer. Eu estou falando de Hera, a rainha dos deuses gregos, uma poderosa deusa protetora do casamento, da família e das mulheres. É a filha dos titãs Cronos e Reia, irmã e esposa de Zeus; sua figura representa a monogamia e a fidelidade conjugal, pois, seu mito é marcado por intensas perseguições às amantes e aos filhos ilegítimos de Zeus. Então, é HERA (com H)... E você que É um completo analfabeto em mitologia. Você entendeu ou quer que eu desenhe?
💬 Seria um desenho estilo Mangá japonês?
💬 Deus, dá-me paciência!
💬 Não seria Zeus, mestre?
 
 
 

61 comentários:

  1. Muito divertido sempre! E HAJA paciência e a minha , certos dias, JÁ ERA! rs abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Chica,
      A melhor maneira de escrever crônicas é observar as pessoas. E eu vejo tantas situações nas salas de aula que qualquer semelhança não é mera coincidência. 🤣😅🤣
      Tenha um bom fim de semana!
      Abraços!!!

      Excluir
  2. De las diosas griegas es una de las que mas mal me cae. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judit,
      Hera gobernaba con mano de hierro. Zeus la tenía muy difícil para lidiar con ella. 😂😄😂
      Un beso.

      Excluir
  3. Olha, eu acho que o aluno meteu um bom discurso filosófico sobre o que tiver que ser será ou se já era sem nunca ter chegado a ser!

    Abraços, Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Eduardo,
      Sendo Mestre em filosofia, gosto de brincar com a seriedade que esta matéria representa. A Filosofia diante do nosso Mundo polarizado é algo quase utópico. E se o assunto inclui Mitologia, só piora mais as coisas.
      As pessoas que antes queriam "pão e circo", agora querem "feijão e Smartphones". Filosofia e Mitologia são (infelizmente) dispensáveis, para a nossa população ainda tão inculta.
      Abraços!!!

      Excluir
  4. I love the way you write your stories and your drawings are always enchanting, because you avoid the addiction of using AI.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
    💋Kisses💋 ©Theda Bara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My dear friend Theodosia,
      I always appreciate the kindness of your words.
      Regarding AI, I don't consider it truly necessary for the development of the ®DOUG BLOG, as I see drawing as a gift I received from God.
      Kisses!!!

      Excluir
  5. Ola! Coucou, Doug! meus parabens por este post maravilhoso. Esta cheio de humor, uma piada gramatical, um jogo de palavras, mitologia e ate algumas criacoes artisticas que me deixaram muito feliz.
    Um grande abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Carolina,
      El gran secreto de la vida es saber cómo incorporar el humor a la enseñanza. Una historia funciona bien cuando logramos transmitir un mensaje que despierte el interés del lector por seguir leyendo.
      Gracias por tus amables palabras.
      Besos en la mejilla.

      Excluir
  6. Hera era uma mulher complicada. rsrsrsrs

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Garfield,
      A mitologia é uma bagunça completa, irmãos casando entre si... Bota complicado nisso! 🤣😅🤣
      Um abraço!!!

      Excluir
  7. E esta é uma das razões para ingleses e chineses aspirarem os h 🤣
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      O sistema de escrita chinês é logográfico... e você está preocupado com a aspiração do H, K, W e Y. 😂😄😂
      Tenha um bom fim de semana!
      Abraços!!!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Minha amiga Andreja,
      Tudo de bom para você!
      Tenha uma ótima semana!!!

      Excluir
  9. Jajaja 😂
    Ese alumno puede desesperar al más paciente de los profesores. Yo creo que todos los profesores hemos tenido algún alumno de este tipo.
    Besos, amigo Doug, y muy buena semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Carmen,
      Enseñar a estudiantes universitarios es sin duda más complicado que enseñar a niños. Los niños generalmente entienden mejor las cosas porque no tienen tanta información en la cabeza (incluso en esta era de conectividad global).
      Sonriamos, porque sonreír SIGUE siendo gratis. 🤣😅🤣
      Que tengas una excelente semana.
      Besos.

      Excluir
  10. 😂 😂 😂 ¡¡¡Estupendo poder reir tanto contigo y esta magnífica y ocurrente entrada Douglas!!! 😂 😂 😂 😂 😂 ¡Gracias ! 🇪🇸 ¡¡¡¡¡¡¡ Que tengas un interesante y ameno mes de Junio que está a nuestras puertas!!!!!!! 🧜🏻‍♀️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi amigo Juan.
      Aquí en ®DOUG BLOG, siempre mantengo el ánimo en alto.
      Dejemos las malas noticias para los noticieros.
      Disfrutemos siempre de las sonrisas, porque sonreír SIGUE siendo gratis. 🤣😅🤣
      Que tengas un junio muy creativo y lunar.
      Un abrazo.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Amiga Gracinha,
      A mitologia está repleta de gafes e humor nas entrelinhas e isso ajuda a compor os textos.
      Beijos!!!

      Excluir
  12. Respostas
    1. Mon amie Annie,
      Le bonheur, c'est différent d'être de bonne humeur. 🤣😅🤣
      Bisous!!!

      Excluir
  13. passe un bon dimanche Doug gros bisous 🥰

    ResponderExcluir
  14. rrrssss rrssss

    O meu aplauso para quem exerce a sua docência com adolescentes, pois e eu não teria paciência para tal.

    Adorei a minha profissão ( Educadora de Infância /Formadora) , mas as crianças desde que que nascem até aos seis /sete anos são uma gracinha...

    Meu amigo, bom domingo e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga São,
      Vamos sorrir, porque a tristeza não paga os nossos impostos. 😂😄😂
      Sendo Mestre Universitário, tenho certeza de que os professores do ensino fundamental são os educadores mais importantes, porque, sem eles ninguém se alfabetizaria. Portanto, compartilho do teu aplauso àqueles que ensinam nossas crianças e adolescentes.
      Um grande abraço e tenha uma ótima semana!!!

      Excluir
  15. Veo que ese alumno de haber sido de mi zona le hubiera dicho que "ERA" es el lugar donde los agricultores trillaban las mieses o una porción de huerta.
    Por lo que nos dices veo que portugués y español tienen en común palabras que se pronuncian de forma similar pero distinta forma de escribir.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás
      Los idiomas suelen tener palabras similares con significados diferentes, incluso entre el portugués brasileño y el portugués de Portugal y otros países de habla portuguesa. Sin embargo, si observamos con atención, el inglés es el idioma más pobre desde el punto de vista fonético, ya que posee la menor variedad de sonidos vocálicos y consonánticos.
      Un abrazo.

      Excluir
  16. Duglas, creo que la mitología y todo lo relacionado con el mundo antiguo a los jóvenes les aburre y es una verdadera pena, porque la cultura griega junto a la romana son muy importantes, tanto en filosofía, historia, valores humanos y espirituales. Siempre me encantó la cultura antigua y creo que hace falta en nuestra sociedad materialista tan falta de filosofía y valores.
    Mi abrazo y feliz domingo, compañero de letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Mª Jesús,
      La mitología ejerce una fascinación universal porque traduce profundas verdades humanas en narrativas épicas. Sus historias explican lo inexplicable, enseñan lecciones morales y reflejan nuestros propios deseos, miedos y dilemas. Dioses imperfectos y héroes valientes sirven como espejos y guías en el camino de la vida.
      Um beso.

      Excluir
  17. Meu sapiente amigo Douglas, você é uma Caixa de Pandora transbordando de histórias para contar. Eu fico impressionado com a alta qualidade da sua escrita e a criatividade singular que você sempre imprime ao seu trabalho. Você sabe melhor do que ninguém o quão complexo é o ensino em sala de aula, mas o exerce com grande dignidade, pois fui um de seus mentores, e tenho absoluta certeza de que o jornalismo é a sua profissão, mas ser professor é a sua verdadeira paixão. Por fim, gostaria de enfatizar que as artes estão novamente supimpas. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
      Sempre serei grato por tuas palavras de incentivo a respeito ao meu estilo de escrita. E sou mais grato ainda, por ter sido teu aluno.
      A vida é uma grande história que se conta todos os dias.
      Retribuo o teu abraço fraterno.

      Excluir
  18. Querido amigo Douglas, amei sua postagem, eu sempre gostei de Mitologia, como é Mitologia, aproveitei em compor vários poemas em um dos meus blogs e isso não é e não foi fácil!
    Seu texto foi mencionado pelo professor e elogiado pela sua capacidade de fazer esse texto, também deixo meus cumprimentos!
    Agradeço seu comentário lá no meu blog e o tempo há de me ajudar, estou me sentindo melhor, cada dia ao seu dia e sempre tentando aceitar a Vida como ela é e se apresenta!
    Abraços apertados querido amigo e "filho mitológico"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Sou grato aos meus amigos, tanto os pessoais quanto os virtuais, que admiram meu estilo de escrita.
      Sobre seguir em frente diante do luto, muitos dizem que é um clichê de autoajuda exaustivo, mas, no fundo, seguir em frente é uma verdade biológica e psicológica. A vida segue inexoravelmente para frente. No entanto, a maneira como este conselho geralmente é dado ignora a complexidade humana, o tempo necessário para processar as coisas e o fato de que o próprio luto dependerá da realidade vivenciada pela pessoa enlutada.
      Estarei sempre aqui para o que você precisar.
      Um abraço apertado para minha "mãe mitológica".

      Excluir
  19. En las aulas los maestros ven casos curiosos como estos en los que los alumnos sin tener ni idea tratan de salir airosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tienes toda la razón, amiga Ana.
      Veo que los estudiantes universitarios están más interesados ​​en lo que sucede fuera del aula que en lo que se dice dentro.
      Que tengas una excelente semana.
      Besos.

      Excluir
  20. hola Doug
    mi hijo es un enamorado de la historia y la mitología, y muchos de sus amigos también, pero creo que no es una cosa común
    besotessssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi querida "Harley Quinn",
      Con la creación de películas y animaciones con personajes mitológicos, creo que muchos jóvenes se han interesado por la mitología, pero es evidente que aún están lejos de alcanzar la popularidad (entre los jóvenes) de los superhéroes... Palabra de honor de Batman. 😅
      BatBesos ᕙ〴⋋_⋌〵ᕗ

      Excluir
  21. No sé si dir-te que el noi m'ha fet pena o que m'han entrat ganes de pegar-li. El pobre va intentar respondre sense saber-ne res i com més s'explicava, ho embolicava més. En tots els treballs s'ha de tenir paciència, però trobo que el de mestre els supera a tots.
    Gràcies per la teva visita!
    Aferradetes, Douglas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Paula,
      Bienvenida al ®DOUG BLOG. Si quieres unirte a mis amigos, será un placer.
      En cuanto al día a día en las aulas, creo que los estudiantes universitarios son más difíciles de educar que los niños, porque estos últimos están más predispuestos a aprender y a respetar al profesor, además de tener cerebros con menos información (incluso con la información instantánea del universo virtual al alcance de todos).
      Vuelve pronto.
      Un abrazo.

      Excluir
  22. Olá querido amigo Douglas,
    Muito bom o seu texto e bem humorado !
    Entre alunos e professores deve haver muitas estórias pra se contar, mas essa aqui foi ótima! Mas a bem da verdade, parece-me que são poucos os jovens que se interessam por mitologia, salvo se houver filmes para se ter algum interesse.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Vilma,
      Lidar com alunos universitários sem uma pitada de bom senso (e humor), é impossível. Eles são dissimulados... e isso nem é uma crítica; faz parte da personalidade desta geração.
      Quanto à mitologia, eles dizem a famosa frase: "Já ouvi falar".
      Em suma: educar no Brasil exige muita vocação e paciência.
      Beijos!!!

      Excluir
  23. Me encantan las personas con humor.
    Paso de nuevo a saludare, Douglas.
    Buen día

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegra que mi forma de combinar cultura y buen humor te guste, amiga Marisa.
      Un abrazo.

      Excluir
  24. Gostei do humor. Diverti-me.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Graça,
      Sem sorrisos, nos tornamos pessoas mais pobres. A cultura não precisa ser "rabugenta".
      Feliz mês de junho!
      Beijos!!!

      Excluir
  25. Querido amigo Douglas, rsrsrsrsrs, essa foi forte, e adorei porque é bem assim lidar com adolescentes ou com os mais madurinhos, e teu humor deixa bem claro que o que é... é! Ou já ERA? 😄😅☺️
    Lembrei rapidinho da nossa querida amiga Ivone e sua Mitologia, essa gosta e sabe, sem dúvida!
    Mas essa do "Já Era" está perfeita.
    Como é bom se fixar nas coisas boas da vida, ter humor durante um caos mundial, saber sair e "levar" muito bem.
    Tem de ser assim, amigo, o mundo está muito violento, e é bom não acompanharmos essas "neuras" dos poderosos!
    O Humor ajuda, evita sucumbirmos, a cabeça tem de nos guiar, e precisa estar boa.
    Muito bom, te aplaudo, um bom feriado de quinta feira.
    Beijo, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Taís,
      Neste Mundo em colapso em que vivemos, nem Zeus conseguiria trazer ordem. De qualquer forma, se não Hera... já ERA! 😂😄😂
      Nossa amiga Ivone, a quem carinhosamente chamo de "minha mãe mitológica", é "biscoito fino".
      Quanto a focar nas coisas boas da vida, o bom humor é o melhor parceiro da cultura. Se não fosse assim, nem o primeiro café da manhã teria sabor. Vivemos este desperdício generalizado da nossa alegria. É Trump se reunindo com Xi Jinping; Xi Jinping se reunindo com Putin; é Trump se reunindo com Lula e depois com o filho do "Capitão Cloroquina". Todo mundo se reúne e o caos continua "como dantes no quartel de Abrantes".
      Obrigado pelo teu gentil comentário e pelos aplausos. E o feriado será só para o professor, o jornalista trabalha amanhã se Zeus quiser... Ops... Se Deus quiser! 🤣😅🤣
      Beijos e bom feriadão!!!

      Excluir
    2. Querido amigo Douglas, obrigada pelo carinho, você é sempre meu "filho mitológico", o amor transborda tempo e espaço, abraços sempre bem apertados!

      Excluir
    3. Minha amada amiga Ivone,
      Nós nos conhecemos há muitos anos... e que nossa amizade seja perene!
      🌹_(ヅ)_/¯¯

      Excluir
  26. Obrigada pelo carinho e pela valiosa amizade, querida amiga Tais, sempre me fortaleço!
    Abraços sempre bem apertados!

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Rajani,
      It's great to receive your kind visit to the ®DOUG BLOG!
      Have a wonderful weekend!!!

      Excluir
  28. Respostas
    1. Minha amiga Gracinha,
      Manter uma atitude positiva e criativa, além de um bom senso de humor, faz toda a diferença no dia a dia.
      Beijos!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (inicialmente amarelo e depois azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960); já “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foi criada em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.