㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sábado, 12 de julho de 2025

“Alice no País das Maravilhas”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, se vocês nunca leram “Alice no País das Maravilhas”¹ (mesmo achando difícil alguém não ter lido pelo menos algumas páginas do livro ou visto um filme sobre ela), preparem-se para uma viagem onde a lógica tira férias e a insanidade se instala. Esqueçam tudo o que aprenderam na escola, porque, em “Alice no País das Maravilhas”, os gatos desaparecem no ar, um coelho branco corre apressadamente, com um relógio, mas, está sempre atrasado, mesmo sem ter nenhum compromisso eminente. Existem também rainhas² e uma delas, querendo cortar cabeças mais rápido do que se consiga dizer: chá das cinco.

“Alice”, a protagonista mais curiosa e talvez a mais entediada da literatura, cai em um buraco e, sem poder pedir socorro, já que os “Smartphones” ainda não existiam, decide explorar a misteriosa fenda. E que exploração absurda! Ela encolhe, cresce, conversa com lagartas filosóficas que fumam narguilé³ (totalmente normal, não é mesmo?) e participa de uma corrida onde ninguém sabe quem vence, mas, onde todos se divertem.

O “Chapeleiro Maluco” e a “Lebre” são o par perfeito para um encontro no hospício ao ar livre, com um chá das cinco sem rainha, sem final feliz e sem brinde, mas, com enigmas sem respostas. E por falar em rainha, na trama temos a “Rainha de Copas”, uma personagem antagonista “mais ou menos adorável”, que está sempre gritando: “Cortem suas cabeças!” - como se fosse o ato de desejar bom dia! - chegamos a nos perguntar se a rainha não tem um estoque secreto de guilhotinas na bolsa.

No fim da trama, Alice no País das Maravilhas” é a prova de que, às vezes, a melhor maneira de lidar com o absurdo da vida é simplesmente aceitá-lo. Ou talvez seja apenas um lembrete para não seguir coelhos brancos por tocas suspeitas. De qualquer forma, é uma história tão louca que você vai rir, se perguntar se está sonhando e talvez, até considerar tomar chá com seres inanimados, afinal, por que não?... Se na vida real, saímos para celebrar bons momentos com cada amigo esquisito.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O livro “Alice no País das Maravilhas” foi escrito por “Lewis Carroll” (27 de janeiro de 1832 - 14 de janeiro de 1898), pseudônimo que adotou por ter o mesmo nome do pai, o clérigo, acadêmico e escritor anglicano “Charles Lutwidge Dodgson” (25 de dezembro de 1800 - 21 de junho de 1868). “Carroll” era bastante excêntrico, cheio de peculiaridades e muito tímido, escrevendo sempre de modo particular. Um de seus escritos foi baseado na menina (então com 12 anos), “Alice Pleasance Liddell” (4 de maio de 1852 - 6 de novembro de 1934), uma das filhas de um amigo, a quem ele costumava entreter com suas histórias fantásticas quando visitava a casa deste amigo. O livro sobre “Alice” foi publicado pela primeira vez em (1865). A obra é um clássico da literatura infantil, reconhecida por seu estilo nonsense. Ou seja, narrativas com linguagem desprovida de sentido ou coerência; absurdas e contrárias ao senso comum. 

² Em “Alice no País das Maravilhas”, há duas rainhas principais: a “Rainha de Copas” e a “Rainha Branca”. No entanto, a “Rainha Vermelha” também está presente na sequência (através do espelho que “Alice” encontra), mas, esta rainha é frequentemente confundida com a “Rainha de Copas” em algumas adaptações cinematográficas.

³ “Narguilé ou Narguilhé”, é um tipo de cachimbo amplamente utilizado por hindus, persas e turcos, que consiste em um fornilho com tubo longo e um pequeno recipiente de vidro contendo água perfumada e folhas de papoula, por onde a fumaça passa antes de chegar à boca. Este tipo de cachimbo é atualmente usado no Mundo todo para pessoas “fumarem” substâncias muitas vezes intoxicantes.



“Se você não sabe para onde quer ir,
qualquer caminho servirá!”

“Não é que eu goste de complicar as coisas,
elas que gostam de ser complicadas comigo!”

“Como eu desejo fugir dos dias normais!
Quero fugir para bem longe com a minha imaginação!”

“As melhores pessoas geralmente são loucas!”

“Não posso voltar para ontem,
porque lá eu era uma pessoa diferente!”

“Dizem que o tempo resolve tudo...
A questão é: quanto tempo?”

domingo, 6 de julho de 2025

“O Homem de Saia”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, pessoas fofoqueiras são um problema sério. Um dia, Dona Magdalena, da janela do seu apartamento à beira-mar, conversa com o marido Charles:

💬 Amor, pelo amor de Deus! Vem aqui na janela ver uma coisa!
O marido desvia a atenção da TV e diz:
💬 O que é, Magdalena, que eu preciso ver com tanta urgência?
💬 Olha lá embaixo, no calçadão... Tem um homem de saia!
O marido, um tanto quanto contrariado, levanta-se do sofá, caminha lentamente até a janela, olha para baixo e responde:
💬 Ué, não será um escocês de kilt¹, visitando o Rio de Janeiro?
💬 Não é um escocês, coisa nenhuma, é o fim dos tempos!
💬 Acho que não é bem assim, você está exagerando, o rapaz parece estar tão alegre.
💬 Alegre até demais! Você é muito lento, Charles, o que um homem de saia pode estar fazendo no calçadão da praia?
💬 Pelo que vejo, ele está bebendo água de coco.
💬 Dá-me paciência, Senhor! Isso eu estou vendo...  A questão é outra.
💬 Não, Magdalena, são duas as questões...
💬 Quais?
💬 Você é muito fofoqueira e preconceituosa. SAIA você dessa janela e esqueça da SAIA do rapaz!(risos)
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O “Kilt” é uma vestimenta masculina tradicional escocesa, feita de lã xadrez, usada em ocasiões especiais, como casamentos e festivais, sendo um símbolo cultural escocês. A vestimenta é caracterizada por pregas grossas nas laterais e nas costas, com um padrão xadrez específico para cada família ou clã (incluindo a família real). Além de sua função prática, o “Kilt” também tem forte significado cultural e histórico, sendo considerado um símbolo da identidade e do orgulho deste povo pertecente ao “Reino Unido”.


sábado, 28 de junho de 2025

“Gárgulas”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, muitos dos meus alunos me perguntam por que algumas igrejas e catedrais têm gárgulas¹, que são aquelas esculturas de pedra esculpidas para adornar templos religiosos durante a Idade Média francesa. A função prática das gárgulas tem pouco a ver com mitologia ou arquitetura; elas estão mais relacionadas à engenharia, pois, servem para substituir calhas e drenar águas pluviais.

Além de sua função prática, as gárgulas também desempenham um papel simbólico e religioso, sendo frequentemente retratadas como figuras monstruosas que lembram animais e até mesmo seres humanos em posturas grotescas ou obscenas que, segundo a tradição, afastam e protegem edifícios e seus ocupantes de espíritos malignos. Em outras palavras, as gárgulas são vistas supersticiosamente como guardiãs.

As gárgulas mais famosas são encontradas na “Catedral de Notre-Dame, em Paris”, imortalizadas no romance: “Les Misérables et de Notre-Dame de Paris - O Corcunda de Notre-Dame” (1831), do romancista francês “Victor-Marie Hugo” (26 de fevereiro de 1802 – 22 de maio de 1885).  

Em suma, as gárgulas são uma combinação de funcionalidade e simbolismo que contribuem para o caráter único da cultura gótica. Além de serem um elemento “vivo” em filmes, livros e no imaginário popular, estes “pequenos monstros” também são chamados de ogros de pedra. Embora o termo “ogro” seja mais frequentemente associado a criaturas míticas e fantásticas, também pode ser usado para se referir a estas esculturas monstruosas em igrejas e catedrais, especialmente por serem retratadas com feições disformes e ameaçadoras.

Em algumas regiões, as gárgulas em igrejas e catedrais antigas são chamadas de “chizinhos”. Este termo é uma forma mais informal e coloquial de se referir aos “monstrinhos de pedra”. A escolha do nome dependerá do estilo da escultura, da região e do nível de formalidade que são tratadas estas disformes esculturas edificadas. E independentemente do termo usado para estas esculturas, elas ainda desempenham um papel importante na história e na arte de igrejas e catedrais antigas, mesmo que não agradem a todos que as veem.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Gárgula é uma palavra derivada do francês “gargouille”, que significa garganta.


sábado, 21 de junho de 2025

“A Divina Comédia das Baratas Filosóficas”
























Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vou publicar este conto de três baratas que é também um “barato”, qual escrevi em (2003), para participar da primeira edição da “FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty”.

Em um canto empoeirado e úmido de uma cozinha, viviam três baratinhas chamadas: Coleoptera, Kafkalina e Não-pise-em-mim

Coleoptera não era uma barata comum. Filha do baratão Kafka¹ e da barata Naftalina, tinha duas irmãs, Kafkalina e Não-pise-em-mim. As três se contentavam em correr pelos rodapés e se banquetear com migalhas esquecidas, embora, Coleoptera tinha aspirações filosóficas: 
💬 Qual é o nosso propósito? 
Sussurrava para uma migalha de pão amanhecido, que obviamente não respondia. 
💬 Nascemos apenas para correr dos chinelos e esbarrar em pés descalços?
Enfatizava com tristeza.

Kafkalina, com seu olhar pragmático de barata, revirava seus olhos múltiplos e dizia: 
💬 O nosso propósito, minha irmã, é sobreviver e nos reproduzir.

Não-pise-em-mim, sempre um pouco distraída, apenas cambaleava, como se desse passos de Cowboy em um duelo, tentando encontrar um lugar mais escuro para dormir e não ser pisoteada por humanos tão cruéis com as baratas.

Uma noite, no meio de uma incursão noturna ao lixo, Coleoptera teve uma epifania. Ela viu um humano, com seu celular nas mãos, rindo de algo na tela e pensou: “Eles também têm um propósito, mas, o deles parece ser mais engraçado”
No dia seguinte, Coleoptera reuniu suas irmãs e disse: 
💬 Eu descobri! Nosso propósito não é apenas sobreviver... É entreter.

Kafkalina quase se engasgou com um pedaço de cereal encontrado no chão e, entre “tosses de barata”, disse: 
💬 Entreter quem... O gato?

Coleoptera responde, toda dona de si:
💬 Não... Os humanos. Pensem bem, por que eles gritam tanto quando nos veem? Por que eles pulam? É porque somos inesperadas. Somos a divina comédia do dia a dia deles.

Não-pise-em-mim, pela primeira vez, pareceu genuinamente interessada e diz: 
💬 Então, quando um humano grita e sobe na cadeira, ele está rindo de nós?

Coleoptera abanou suas antenas animadamente: 
💬 Exatamente! É uma espécie de riso histérico. Mas, é um riso. Somos a prova de que a vida, por mais banal que pareça, sempre pode ter um toque de absurdo e surpresa.

Desde aquele dia, Coleoptera passou a encarar sua existência com novo vigor. Quando via um humano se aproximando com um chinelo na mão, não fugia, fazia um desvio dramático, uma pequena pirueta no ar, como se estivesse se apresentando para uma plateia invisível. Às vezes, arriscava até um voo rasante, só para garantir uma boa risada, ou um grito estridente, que para ela era a mesma coisa.

Kafkalina e Não-pise-em-mim preferiam girar de costas, como se dançassem “breaking” e, embora ainda não entendessem completamente a filosofia de Coleoptera, notaram que a irmã parecia mais feliz. 

E os humanos naquela cozinha, naquela casa... Bem, eles continuavam gritando e pulando. Mas, talvez, só talvez, no fundo de suas mentes, uma pequena parte deles estivesse, de fato, rindo da “divina comédia” inesperada que Coleoptera e suas irmãs proporcionavam, afinal, quem precisa de um “talk show” na TV, quando se tem baratas filosóficas em casa?
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Franz Kafka” (3 de julho de 1883 - 3 de junho de 1924), renomado escritor austríaco de idioma alemão. 

* O primeiro “Smartphone de boa qualidade foi o “Nokia 9000 Communicator, lançado em (1996). Ele combinava funções de telefone com acesso à internet e um teclado físico completo, sendo um dos primeiros aparelhos a oferecer recursos de um computador em um dispositivo móvel. 

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
“Batman”, é uma criação  dos desenhistas e roteiristas de HQ americanos: “Bob  Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974).




“SPC - A Barata” [Ao Vivo] 

♫Aí Fernando... 
Fala compadre.
Se liga na barata da vizinha tá aí meu filho.
Deixa comigo.
Só pra contrariar.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama.

Diz aí Luís Fernando o que você vai fazer?
Vou comprar um pau pra me defender.
Diz aí Luís Fernando o que você vai fazer?
Vou comprar um pau pra me defender.

Ele vai dar uma paulada na barata dela...
Ele vai dar uma paulada na barata dela...
Ele vai dar uma paulada na barata dela...
Ele vai dar uma paulada na barata dela.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama.

Diz aí Juliano o que você vai fazer?
Eu vou comprar um chicote pra me defender.
Diz aí Juliano o que você vai fazer?
Eu vou comprar um chicote pra me defender.

Ele vai dar uma chicotada na barata dela...
Ele vai dar uma chicotada na barata dela...
Ele vai dar uma chicotada na barata dela...
Ele vai dar uma chicotada na barata dela.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama.

Diz aí Popó o que você vai fazer?
Eu vou comprar uma furadeira pra me defender.
Diz aí Popó o que você vai fazer?
Eu vou comprar uma furadeira pra me defender.

Ele vai dar uma furada na barata dela...
Ele vai dar uma furada na barata dela...
Ele vai dar uma furada na barata dela...
Ele vai dar uma furada na barata dela.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama.

Diz aí Serginho o que você vai fazer?
Eu vou comprar uma espora pra me defender.
Diz aí Serginho o que você vai fazer?
Eu vou comprar uma espora pra me defender.

Ele vai dar uma esporada na barata dela...
Ele vai dar uma esporada na barata dela...
Ele vai dar uma esporada na barata dela...
Ele vai dar uma esporada na barata dela.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama.

Diz aí Luizinho o que você vai fazer?
Eu vou comprar inseticida pra me defender.
Diz aí Luizinho o que você vai fazer?
Eu vou comprar inseticida pra me defender.

Ele vai dar uma tonteada na barata dela...
Ele vai dar uma tonteada na barata dela...
Ele vai dar uma tonteada na barata dela...
Ele vai dar uma tonteada na barata dela.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama.

Diz aí Fernandinho o que você vai fazer?
Eu vou comprar uma bomba pra me defender.
Diz aí Fernando o que você vai fazer?
Eu vou comprar uma bomba pra me defender.

Ele vai dar uma bombada na barata dela...
Ele vai dar uma bombada na barata dela...
Ele vai dar uma bombada na barata dela...
Ele vai dar uma bombada na barata dela.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama.

Diz aí “nego véio o que cê vai fazer?” [público]
Diz aí “nego véio o que cê vai fazer?” [público]
Ele vai dar uma espetada na barata dela...
Ele vai dar uma espetada na barata dela...
Ele vai dar uma espetada na barata dela...
Ele vai dar uma espetada na barata dela.

Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;
Toda vez que eu chego em casa
A barata da vizinha tá na minha cama;

Diz aí Alexandre o que você vai fazer?
Eu vou chamar a Xuxa pra me defender.
Diz aí Alexandre o que você vai fazer?
Eu vou chamar a Xuxa pra me defender.

Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
Ele vai dar...
°°°
“A Barata - SPC - Só Pra Contrariar” (1993), compositor: “Alexandre Pires do Nascimento” (8 de janeiro de 1976).

domingo, 15 de junho de 2025

“Ditados Populares — Parte 14”



Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, depois do “Dia Mundial da Língua Portuguesa” (5 de maio de 2025), do “Dia dos Namorados” (12 de junho de 2025) e de “Santo Antônio, casamenteiro” (13 de junho de 2025), continuaremos com os ditados populares, destacando mais 20 deles, chegando aos 280 já apresentados aqui na minha página da blogosfera.


261- Você está no quintal da tua casa e olha por cima da cerca e vê a grama da casa do vizinho com um tom perfeito de verde. Mas, tenha cuidado com esta primeira impressão, porque, o teu vizinho pode ter colocado grama artificial, ou até mesmo pintado o gramado de verde. É por isso que o ditado popular: “A grama da casa do vizinho é sempre mais verde”, é usado para descrever a ideia de que as pessoas sempre acham que a vida dos outros é melhor que as delas, e quase nunca é.

262- Sendo os caranguejos encontrados nas áreas lamacentas, associadas com os manguezais, habitat natural destes crustáceos, “A passos de caranguejo”, é uma expressão que nos revela que mesmo vagarosamente, pouco a pouco, com passos lentos, conseguiremos “sair da lama”... Ou seja, de uma fase ruim.

263- Caminhar passo a passo, no sentido oposto do ditado anterior, “A passos largos”, representa mais do que uma mera expressão que nos diz respeito a caminhar depressa, remete ao fato de que quanto maior for a nossa crença nos nossos objetivos, mais rápido os alcançaremos.

264- “A vingança é um prato que se come frio”. Este ditado popular significa que quando uma pessoa comete um ato maligno contra outra, a pessoa que recebeu a maldade não pretende se vingar imediatamente, mas, espera para se vingar da maneira correta, sendo paciente, ou as coisas poderão dar erradas.

265- “Deus dá o frio conforme o cobertor”, é uma expressão popular, que já foi musicada por: João Rubinato - Adoniran Barbosa (6 de agosto de 1910 - 23 de novembro de 1982), qual significa que cada pessoa recebe na vida aquilo que merece ou que está preparada para enfrentar. Ela sugere que as dificuldades e desafios que enfrentamos são proporcionais às nossas capacidades e recursos para lidar com eles.

266- A expressão: “Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, é um ditado popular que significa que eventos improváveis ou infortúnios não costumam acontecer duas vezes no mesmo ponto ou com a mesma pessoa. A expressão pode ser usada para se referir a eventos positivos, como ganhar na loteria; ou negativos, como ser atingido por um raio ou uma bigorna, vai saber? No entanto, a ideia de que “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, é um mito, pois, os raios caem no mesmo lugar inúmeras vezes e os para-raios comprovam isso.

267- A expressão: “Enganei o bobo na casca do ovo”, é um conceito figurativo que revela malandragem de alguém que está fazendo hora com a cara de outra pessoa, que está enganando o outro, sem que esta pessoa perceba. 

268- “Indez”: refere-se a um ovo que é deixado em um ninho para atrair galinhas e/ou pássaros, para que ele ponha novos ovos naquele lugar. Este ovo pode ser da própria galinha ou pássaro, também pode ser um pequeno ovo de codorna, ou mesmo um ovo artificial. Em um sentido figurado, “indez” pode significar duas coisas: uma pessoa que é muito sensível ou delicada que gosta de chamar a atenção, sendo o único assim entre os demais; e pode ser a última coisa, por exemplo: uma pizza após ser comida, uma fatia de “indez” é deixada, qual ninguém pegou e comeu.

269- Muitos repetem este ditado erroneamente: “Mais perdido que cego em tiroteio”. O correto é: “Mais perdido que cego no meio do tiroteio”. Esta expressão significa basicamente que alguém está perdido em algum assunto, ou se sente deslocado em algum lugar, completamente cego, por assim dizer.

270- “O apressado come cru”. Esta expressão não é um convite para ir a um restaurante japonês. Brincadeiras à parte, o que este ditado popular nos revela, é  que quem tem muita pressa, não espera até que algo esteja pronto para ser melhor desfrutado ou aproveitado. Ou seja, designa a atitude de alguém que se propõe a fazer algo sem cautela e sem planejamento, como não observar etapas ou técnicas de um determinado processo no preparo de uma receita, ou nos detalhes de realizar alguma tarefa.

271- Não existe nada mais frustrante do que comprar um produto ou serviço e não ter as expectativas atendidas. A ideia de que o cliente sempre tem razão surgiu com o empresário do varejo americano, “Harry Gordon Selfridge - Pai” (11 de janeiro de 1858, - 8 de maio de 1947), erradicado em “Londres, no Reino Unido”. É dele a famosa frase: “O cliente tem sempre razão!” - que usava para destacar que, em suas lojas, a satisfação dos consumidores estava sempre em primeiro lugar e que eles seriam respeitados quando fossem comprar.

272- Todo mundo já ouviu falar que “Cristóvão Colombo” (22 de agosto de 1451 - 20 de maio de 1506), foi desafiado a colocar um ovo em pé. “O ovo de Colombo”, é uma famosa metáfora proverbial do folclore italiano contada em toda a “Europa”, para se referir a soluções que são muito difíceis de alcançar. Há uma versão que diz que “Colombo” foi convidado para um banquete e muitos questionaram o navegador pelas suas aventuras marítimas. Em vez de ofender ou ignorar seus inquisidores, “Colombo” pegou um ovo de galinha fresco e perguntou aos convidados se algum deles conseguiria manter um ovo cru de galinha em pé. Vários tentaram, sem sucesso, até que o próprio “Colombo” bateu suavemente numa das pontas, na quina da mesa e pousou o ovo sobre a mesma. Mas, esta história é provavelmente falsa.

273- “Pau que dá em Chico dá em Francisco” ou “Pau que bate em Chico, bate em Francisco”, não tem nada a ver com música e religião; muito pelo contrário, nos remete as injustiças sociais, da necessidade de igualdade e isonomia. A expressão popular se refere, por exemplo, a uma briga entre dois meninos e, se os pais se envolvem na briga, eles também apanham. Mas, se considerarmos que o mesmo pedaço de pau que bate no “Chico”, bate também no “Francisco”, sendo “Francisco” a justiça, a polícia, os políticos, os patrões, etc..., - e o povo sendo o “Chico”, a surra será inevitavelmente muito mais forte no lado mais fraco desta “pendenga franciscana”.

274- “Fazer um pé-de-meia”, é uma expressão popular usada para se referir a uma reserva financeira que alguém faz com a intenção de acumular dinheiro ao longo de um certo período. Um fundo guardado para eventualidades futuras. Não tendo nada a ver com a perda de um dos pés da meia e ter de comprar outro par.

275- “Quanto mais velho o vinho, melhor”. Esta expressão se refere ao substantivo masculino “vintage” e também ao ano de colheita de uma uva de qualidade excepcional, que permitiu a safra de um bom vinho. No entanto, dentro dos neologismos, “vintage” significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade (daí a comparação com bons vinhos), que são ditos melhores quanto mais velhos ficam. Mas, a ideia de que quanto mais velho o vinho for, melhor, é um mito. Vinhos muito velhos têm gosto parecido com vinagre. Porém, o conceito de ser “vintage” ficou como uma referência a períodos passados que deixaram marcas sociais significativas.

276- “Quem tudo quer, nada tem”. Esta expressão pode estar relacionada ao egoísmo de algumas pessoas, que tudo querem e de tanto querer, acabam sem nada; mas, pode significar também, aquelas pessoas que tudo querem comprar, mesmo que a qualidade e a origem seja duvidosa e ao comprar algo de má qualidade, vê o objeto estragar rapidamente e fica sem ele.

277- “Procurar cabelo em ovo”. Esta é uma expressão bem simples, que nos diz sobre as pessoas que gostam de arrumar confusão à toa, pessoas que são muito ciumentas, ou que adoram criar problemas imaginários.

278- Como você faz seus ovos: “estrelados” (estilo “pochê”), “estalados” ou “estralados?” De qualquer forma, seus ovos ficarão deliciosamente corretos. No entanto, estes termos se referem a ovos fritos, não a ovos mexidos. Especialmente os “ovos pochê” (originários da culinária francesa), que devem ser inteiros e com sua gema mole. O termo “ovos estrelados”, é usado, por analogia com as estrelas do Céu, que depois de fritos, metaforicamente, tomam a forma de uma estrela. Já o termo “ovos estralados/ovos estalados”, vem do verbo “estralar”, ou ainda menos comumente: “estalidado - estourado” (“to pop”), “estalejado - quebrado” (“to crack”), porque, quando o ovo é jogado no óleo quente, na frigideira, ele estrala/estala.

279- Antes que a ciência descobrisse sua verdadeira função, o coração era considerado um símbolo de inteligência, pensamento e amor. Assim, a expressão: “Saber de cor” (saber de coração), surgiu de um antigo diacronismo que se originou no latim, onde “cordis” é (cor) e significa: “de cor”. Assim, a expressão “de cor” significa (de memória), quando não é preciso fazer esforço para lembrar de algo, quando não é preciso pensar muito, porque, já se “sabe de cor”. Assim, “saber de cor” (saber de coração), é saber o que já está armazenado dentro da nossa mente. Na França, em meados do século XVI, a expressão “savoir par coeur” (“saber de cor”), era muito usada e significa: “saber por intermédio do coração”.

280- “Vá lamber sabão”, não é um ato desesperado de fome de uma pessoa, que pega uma barra deste item de limpeza/higiene e lambe. Esta é uma expressão popular (até mesmo rude), com que se manda uma pessoa não lhe perturbar, sair de perto, cair fora.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* No ditado popular n° 273, aparecem a arte ®DOUG BLOG: “Jorge Mario Broglie - Papa Francisco I” (17 de dezembro de 1936 - 21 de abril de 2025), 266º Papa da Igreja Católica e “Francisco Buarque de Hollanda - Chico Buarque” (19 de junho de 1944), músico, dramaturgo e escritor brasileiro.

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* Arte inicial animada ®DOUG BLOG, com frase de “Fernando António Nogueira Pessoa” (13 de junho de 1888 - 30 de novembro de 1935), escrita nos azulejos: “Minha pátria é a língua portuguesa”.


quinta-feira, 12 de junho de 2025

“O Dia dos Namorados Brasileiro — Self-love”

























Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, hoje (12 de junho), é o “Dia dos Namorados” (no “Brasil” e em alguns outros países), aquele dia em que o amor está no ar... Ou, dependendo da situação, é apenas mais um dia de solidão.

Para os casais apaixonados, é a maratona anual de provar quem ama mais por meio de presentes inúteis e jantares românticos, que muitas vezes são trocados por uma ida ao motel, já que os casais nem sempre saem para jantar, porque, estão tentando descobrir se o amor vale o preço da barca de Sushi.

E para os solteiros? Ah, os solteiros! - para eles, é o dia oficial de “caçar” (algo que fazem no “Tinder”¹ o ano todo). Os solteiros se sentem como alienígenas vendo todas as declarações de amor (que acham cafonas, principalmente por despeito). Mas, não se preocupem, solteiros, lembrem-se de que vocês têm a liberdade de comer chocolate e sorvete no sofá, sem se sentirem culpados e sem precisar dividir com ninguém. Isso sim é “Self-love”². E, sinceramente, quem precisa de namorado/namorada, quando se tem a geladeira cheia e se monopoliza o controle remoto?

No fim das contas, o “Dia dos Namorados” é apenas mais uma data para celebrar o comércio; o amor fica em segundo plano.

Mas, o amor, seja por outra pessoa, por você mesmo ou pela sua conta bancária, que milagrosamente sobreviveu ao dia (12 de junho), deve ser sempre comemorado. Então, FELIZ DIA DOS NAMORADOS!... Para todos, principalmente para aqueles que amam, para aqueles que são amados, para aqueles que fingem não se importar e para aqueles que estão planejando sua próxima sessão de terapia, depois de ver tantos corações estampados e apaixonados, nos shoppings e na Internet.
°°°
¹ “Tinder”, é um aplicativo de namoro online e “Rede Geossocial”, onde os usuários “deslizam para a direita” para curtir ou “deslizam para a esquerda” para não gostar dos perfis de outros usuários, que incluem uma foto ao lado de uma pequena biografia e uma lista de seus interesses.

² “Self-love” ou “amor-próprio”, refere-se à capacidade de se amar, valorizando as próprias qualidades, características e potencial. É um estado de bem-estar emocional que promove a autoconfiança e o reconhecimento do próprio valor.


AMOR, MANDA UMA FOTO SÓ DE CALCINHA...


“Roberto Carlos & Marisa Monte” [Ao Vivo]  
“Amor, I Love You!” (2000)  

♫Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passeei no tempo
Caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui.

Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu gostar de você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje eu contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo
Caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui.

Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor quem está aqui.

Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!

(Que bom ter você aqui!
Quanto tempo!)

É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui.

Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor quem está aqui.

Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Amor, I love you!
Roberto, I love you!
Marisa, I love you!
Amor, I love you!♫
°°°
♪“Amor, I Love You!”, Compositores: “Antônio Carlos Santos de Freitas - Carlinhos Brown” (23 de novembro de 1962) e “Marisa de Azevedo Monte” (1° de julho de 1967). No vídeo é cantada por “Marisa Monte” e “Roberto Carlos Braga” (19 de abril de 1941).

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — JULHO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960) e “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foi criada em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.