Trago aqui no ®DOUG BLOG um pouco de “cultura digital”, que geralmente está relacionada ao público mais jovem. Mas, com o Mundo cada dia mais informatizado, a “cultura digital” globalizou e alcançou todas as faixas etárias, tendo à “COVID”, sendo uma forma de aproximação deste tipo de “cultura”, principalmente entre os adultos acima de 60 anos. E como cultura é sempre cultura e dela nada se perde, vamos aos fatos. ㋡
Quem não gosta de um bom “Smiley?”... Quase todos gostamos (e utilizamos diariamente), não é mesmo? Várias pessoas preferem enviar as famosas “carinhas amarelas” e outros caracteres, ao invés de escrever uma mensagem e, nem é por preguiça de teclar, mas sim, por entender que estas figuras conseguem passar claramente algumas de nossas mensagens ou reações de maneira instantânea e clara. ㋚
Os “Smileys”, também denominados de: “Emojis ou Emoticons”, são palavras derivadas da junção dos termos em inglês: “emotion” que significa (emoção) e “icon” que significa (ícone). ㋡
Os “Emojis ou Emoticons”, surgiram no “Japão” em (1995), sendo criados pelo designer: “Shigetaka Kurita” (9 de maio de 1972) e são um conjunto de imagens simpáticas, armazenadas e acessíveis em uma biblioteca virtual. ❤️
Embora, “Smileys e Emoticons” sejam os termos digitais mais corretos para estas “carinhas” amadas por uma grande leva de pessoas, o termo “Emoji” é que se popularizou para “caráter de imagens”, pois, no “Japão” (país onde tudo é 100% tecnológico) e essas “carinhas amarelas” se confundem com as pessoas, “e” significa (imagem/foto) e “moji” significa (personagem). ㋚
Usamos estas imagens, geralmente no final das frases ou então, para substituí-las por completo. Fora do “Japão”, os “Emojis” eram pouco conhecidos até (2007), quando à “Apple, de Steven Paul Jobs - Steve Jobs (24 de fevereiro de 1955 - 5 de outubro de 2011), incluiu os símbolos no primeiro modelo do “iPhone”. A empresa usou esta estratégia, no intuito de atrair ainda mais os japoneses, mas, com essa tática, a “Apple de Jobs”, acabou tornando-se um fenômeno entre os consumidores de todo o Mundo. 🍏
A “Unicode Consortium”, organização que é responsável pela padronização gráfica dos “Emojis/Emoticons/Smileys”, utilizados em todas as marcas de aparelhos de celulares e tablets do Mundo, anunciou 31 novos “emojis” (ainda este ano). Entre estas novas imagens: um rosto se sacudindo, novas cores de corações (rosa, azul claro e cinza), uma água viva, um prendedor de cabelo, uma asa de anjo, duas maracas, uma flauta, um gengibre e duas mãos se batendo, para representar o gesto “high five - TOCA AQUI!” - que atualmente muita gente confunde, utilizando como se estivesse rezando, mas, na cultura japonesa (origem dos “emojis”), este símbolo das duas mãos juntas pode significar um gesto de agradecimento, não significando necessariamente o ato da oração/estar rezando (seja para Buda, ou para que Deus for), muito pelo contrário, unir as mãos, é uma saudação comum em várias situações em países asiáticos. Entre os animais, as novidades dos “emojis” são: um burro, um pássaro preto, um ganso e um alce, que completam a coleção que deve ser implementada a partir de setembro (2022). ㋡
웃[Os “Emojis/Emoticons/Smileys” mais usadas no Mundo]웃
❤️ (Coração/1° Emoji Criado)
😂 (Risada)
😊 (Sorriso Simples)
😍 (Olhos Com Corações)
😭 (Choro Com Lágrimas)
👍 (Joia/Polegar Para Cima/Like)
😘 (Beijo Com Coração)
🙏 (Mãos Juntas/Gesto de Agradecimento)
💩 (Cocozinho)