Existe uma canção da “Banda U2”, que eu gosto muito: “Sunday Bloody Sunday - faixa do álbum: War” (1983). “Sunday” é domingo em inglês. Mas, não é por isso que eu gosto da música... Não pelo domingo, não mesmo!
Na minha época de criança escutava sempre uma parlenda, onde o domingo parecia ser um dia bem bonito:
“Hoje é domingo pede cachimbo... O cachimbo é de ouro bate no touro... O touro é valente, bate na gente... A gente é fraco cai no buraco, o buraco é fundo, acabou-se o mundo!”
Todo mundo na infância escutou e repetiu várias vezes, estes versos com muita alegria. Porém, depois de adultos, os domingos passam a ser dias tão monótonos. Menos para os crentes e católicos, pois, para estes, os domingos são dias de missas e cultos... Dia de ir a casa de Deus, rezar ou orar (como queiram). Já para os menos apegados na fé, domingo é dia de futebol nos estádios ou na “TV” (se bem, que futebol atualmente no Mundo inteiro, acontece quase todos os dias). Domingo é também dia de praia (em cidades com orla, obviamente), do cineminha no Shopping com a namorada, dia do “Programa Silvio Santos”¹, mas, para a maioria, domingo é só mesmo o dia de ficar em casa descansando e nada mais.
O domingo por ser o primeiro dia da semana, deveria ser um pouquinho melhor, mas, ao contrário, o domingo é um dia de descanso, bem cansativo. Bom para quem gosta de dormir, aí é um “prato cheio” (principalmente se estiver chovendo), pois, domingo com chuva, ninguém merece! - só dormindo mesmo.
Por falar em “prato cheio”, os domingos eram os dias dos tradicionais almoços em família (dos tempos da vovó), pois, nestes almoços, sempre serviam a tradicional macarronada com frango; a carne assada com nhoque e arroz branco; o frango com quiabo, feijão, arroz e angu; ou a feijoada completa, com direito a toda “tábua de chiqueiro”, a couve picadinha bem fininha e passada na manteiga, rodelas de laranja natal e bananinhas fritas e, tudo regado com caipirinhas e muitas cervejas estupidamente geladas. Mas, até isso se perdeu no tempo, pois, como fazer almoços em família (não por falta de comida), mas sim, por insuficiência de família reunida mesmo, porque, com o advento dos aplicativos de mensagem, atualmente quase nenhuma família se reúne mais entorno de uma mesa e sim, se comunicam via “Smartphone”, onde postam tudo nas “Redes Sociais”, até o que estão comendo (que quase nunca é na casa dos avós), pois, estes almoços não tem “glamour” para receber “likes”.
O que eu sei, é que o domingo não é dia de semana e mesmo tendo feiras nas ruas de muitas cidades, também não é “domingo-feira”, mesmo que apareça vermelho no calendário, não é feriado nacional. Ou seja, domingo é sim, “o dia internacional da preguiça e da gastura”, pois, precede outro dia ruim, a segunda-feira. E as segundas-feiras são odiadas com certeza por mim, pelo gato “Garfield” e por toda a população da “Ásia”, pois lá, a segunda-feira chega primeiro, devido ao fuso horário com o resto do Mundo. Assim sendo, esperamos providências imediatas para uma semana só com 6 dias, isso é claro, se os domingos resolverem melhorar, pois, só quem teima em continuar gostando dos domingos é o inesgotável “Silvio Santos”, que continua “vindo aí... Lá, lá, lá, lá lá iá...”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Senor Abravanel - Silvio Santos” (12 de dezembro de 1930 - * 17 de agosto de 2024), é um famoso apresentador de televisão e empresário brasileiro. Possui mais de 60 anos de carreira. * “Silvio Santos” faleceu cinco anos e seis meses após esta publicação.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
“U2 - Sunday Bloody Sunday”
“Live From: Red Rocks Amphitheatre
Colorado - USA” (1983)
♫(Introdução)
I can't believe the news today
Oh, I can't close my eyes and make it go away
How long, how long must we sing this song?
How long? How long?
'Cause tonight
We can be as one
Tonight
Broken bottles under children's feet
Bodies strewn across the dead-end street
But I won't heed the battle call
It puts my back up, puts my back up against the wall.
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday
Sunday, Bloody, Sunday
Sunday, Bloody, Sunday
Alright, let's go.
And the battle's just begun
There's many lost, but tell me who has won?
The trenches dug within our hearts
And mothers, children, brothers, sisters torn apart.
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday.
(Instrumental e Bono Vox)
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday
Sunday, Bloody, Sunday... Sunday.
How long, how long must we sing this song?
How long? How long?
'Cause tonight we can be as one, tonight
Tonight, tonight
Tonight... Tonight... Tonight.
Alright, let's go
Wipe the tears from your eyes
Wipe your tears away
I'll wipe your tears away
I'll wipe your tears away (Sunday, Bloody Sunday)
I'll wipe your bloodshot eyes (Sunday, Bloody Sunday).
Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday.
And it's true we are immune
When fact is fiction and TV reality
And today the millions cry (Sunday, Bloody Sunday)
We eat and drink while tomorrow they die (Sunday, Bloody Sunday)
The real battle just begun (Sunday, Bloody Sunday)
To claim the victory Jesus won (Sunday, Bloody Sunday).
On Sunday, Bloody Sunday, yeah
Sunday, Bloody Sunday.♫