%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Dumbphones).gif)
Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, por trabalhar na imprensa, fui um dos primeiros brasileiros a ter um celular com câmera. E este aparelho com câmera foi o “J-SH04, da Sharp”, lançado em (dezembro de 2000). Porém, ele só podia ser usado no “Japão”. O aparelho tinha uma câmera CMOS de 110.000 pixels, tela de 256 cores e pesava 74 gramas. E como eu morava e trabalhava na “Terra do Sol Nascente”, é aquela coisa de estar no lugar certo, na hora certa.
O tempo passou e, que loucura pensar que hoje em dia andamos com um computador nas mãos (nas pontas dos dedos), na bolsa, na mochila, no bolso da calça e do paletó. Estamos conectados ao Mundo em tempo real graças à chegada da Internet e dos “Smartphones”. E pensar que há duas décadas atrás, ter um telefone fixo era algo incomum em muitas casas e apartamentos e nas ruas existiam telefones públicos, os famosos “orelhões de ficha”, que anos depois, faziam ligações com um cartão.
Dizem que a vida sempre caminha para frente, mas, os simples celulares da virada do século estão se tornando uma opção entre os jovens e, isso tem a ver com o benefício óbvio: preservar a saúde mental ao reduzir o tempo gasto conectado às “Redes Sociais”, o que significa melhor qualidade de vida e mais tempo interagindo com os amigos.
O lado bom de utilizar celulares básicos, os denominados: “Dumbphones”, é que você não precisará se atentar a detalhes como configurações, pixels e resolução, que são a parte chata dos “Smartphones”. Além do mais, ter um celular “tijolinho” é retrô, em alguns grupos pode até ser charmoso.
O problema é encontrar estes aparelhos em boas condições de funcionamento e a preços razoáveis, pois, com o aumento da demanda por estes itens, eles acabaram ficando superfaturados. Embora eu acredite que cada um de nós tenha um destes aparelhos antigos esquecido em uma gaveta em nossas casas/apartamentos.
![]() |
E a garota de estilo retrô diz: 💬 EU ODEIO TECNOLOGIA! |
![]() |
Celular: J-SH04, da Sharp, lançado em: (dezembro de 2000), no Japão. Câmera: CMOS de 110.000 pixels, tela de: 256 cores, peso: 74 gramas. |
Versão da Web com: “Fernanda Maria e Júlio José”
[LEGENDADO]
°°°
* “Le Téléphone Pleure — O Telefone Chora” (1972), é uma canção francesa, com versão em português da dupla brasileira de música sertaneja: “Lourenço & Lourival”, nome artístico dos irmãos: “Arlindo Cassol - Lourenço” (5 de maio de 1936) e “Antônio Cassol - Lourival” (11 de setembro de 1939). Compositores: “Claude Antonie Marie François” (1° de fevereiro de 1939 - 11 de março de 1978); “Franklin Frank Thomas” (5 de setembro de 1912 - 8 de setembro de 2004) e “Jean-Pierre Bourtayre” (31 de janeiro de 1942 - 4 de março de 2024).
Douglas,
ResponderExcluirNessa tarde de sábado,
venho dizer da minha alegria
de hoje tê-lo recebido lá
no Espelhando.
Eu já tinha desistido de
achar que um dia iria lá.
Mas esse dia chegou e você
nem ache que é uma cobrança,
porque não é, eu sei bem de
como é complicado tentar ler
todos os que nos leem.
É que realmente tenho meus
objetivos quando poeta e blogueira.
Lembro que o Árabe, demorou
uns bons 5 anos até ele parar
lá no Espelhando.
Quanto a publicação,
aqui em casa, eu fui a última
a ter meu celular, era 2006 e meus
filhos trouxeram na volta
da Turnê com o Circo na
cidade de Jeddah na Arábia Saudita.
Também lembro de como era
difícil ter dinheiro para comprar
um celular para fazer ligações.
Adorei a publicação.
E 4a feira assisti com meu
marido tricolor, o jogo do
seu Botafogo. Parabéns,
foi um bom jogo, disse ele.
Bjins de bom fim de semana pra
Vc e sua família.
CatiahôAlc.
e era da
Minha amiga Cátia,
ExcluirVamos começar com "visitas a blogs":
A minha dinâmica enquanto blogueiro é diferente da maioria dos blogueiros(as), que conheço. Tenho mais "figurinhas/avatares bloqueados", do que seguidores, pois, não suporto gente chata e invisível.
Blogueiros(as), que "passam para ver as novidades", na verdade não fazem nada além de dizer: "Olha, tem post novo no meu blog, dá uma olhada lá".
Eu me importo tão pouco com comentários e seguidores que na minha página do Frases®DOUG BLOG, não tem opção de SEGUIR ou COMENTAR. Escrevo aforismos e coleciono aforismos de pessoas famosas, por amar literatura. Tem um aforismo meu que diz:
“Não espero que ninguém goste de mim. Não sou salgado e nem doce para saciar paladares. O que eu quero, é que me respeitem!”
Tu és uma blogueira "das antigas" e sabe melhor do que eu que existe muita "presepada" entre alguns blogueiros(as), deixo este link para que você possa ver isso claramente... Em um post de Natal em homenagem aos amigos do ®DOUG BLOG, a "Sra. Majo Dutra" conseguiu ser extremamente deselegante, ela que é uma "figurinha repetida" em vários "blogs". Mesmo assim, nunca deixo de responder um comentário, pois, sou democrático sempre.
https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/12/pano-de-fundo-de-natal.html
Quanto ao "árabe" que você mencionou, sinceramente não conheço este blogueiro.
Beijos! Bom Final de Semana!
Saudações Alvinegras!!!
Sua postagem ficou incrível!
ResponderExcluirQue legal que você tenha morado no Japão, deve ter sido uma época muito interessante na sua vida.
Quanto à menina desdentada no vídeo, essa imagem vai me assustar por muito tempo. rsrsrsrs
Abraços 🐾 Tirinhas do Garfield.
Amigão, obrigado pelas tuas palavras de entusiasmo e bom humor. Eu admiro isso nas pessoas.
ExcluirAbraços e tenha um ótimo final de semana, que não sejam dias com cara de "segunda-feira banguela"!!! 😂😂😂
My friend, you are an active volcano of knowledge. How many good stories you tell us.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
ExcluirThank you for your kind words. The feeling is mutual!
Kisses and have a great weekend!!!
Tienes razón. Ten un buen fin de semana. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirCada persona tiene su propia razón, el problema es que la mayoría de la gente no es muy razonable. 😂😂😂
Un beso.
Olá, Douglas, mas que lindinha essa canção ao telefone, adorei!
ResponderExcluirEu lembro bem dos primeiros celulares, eram chamados de tijolão!
Pois do tijolão e outras coisinhas menores, tive o menor celular do mundo, vi numa amiga e resolvi comprar um, acho que você lembra desses pequeninos. Faz muito tempo!
Bom, e depois fomos andando com coisas mais modernas, sempre. De vez em quando me dá saudades daqueles antigos, da casa de meus pais, aqueles quadrados da época, com fio e tudo. Que loucura era aquilo. Íamos atender e vinha um "OPS, Desculpe, foi engano!" 😂😅 Evolução, amigo, de vez em quando, pela paz que davam, dá saudades. Esse negócio de sairmos com telefone, cansa.
Mas essa tremenda evolução trouxe coisas muito boas, sem dúvida, tanto é que sem eles, quase morremos...falta uma parte de nós!😅
Bem, adorei essa postagem, alegre, e muito graciosa.
Aplausos sempre!
Um feliz domingo pra você e uma semana excelente.
Beijo, amigo.
Minha querida amiga Taís,
ExcluirVamos começar com o celular "mini". Lembro-me bem de quando a "Panasonic" lançou o modelo "GD55", em (2003). Foi uma loucura, todo mundo queria aquele aparelhinho que coubesse confortavelmente em qualquer bolso.
Quanto ao "tijolão", eu tive um celular de flip "Motorola". Este era aquele que vinha com uma capinha de couro e um clip para prender no cinto... Parecíamos soldados com uma arma na cintura. 😂😂😂
A evolução chegou e agora não tem como parar o tempo. Espero que tanta tecnologia não transforme nosso planeta em um gigantesco depósito de lixo tecnológico.
Que bom que você gostou do post. A recíproca é verdadeira quando leio os teus escritos.
Tenha uma ótima semana.
Beijos!!!
Era da Samsung, tinha 7 x 3,5 cm, aliás, ainda tenho, adoro antiguidades! rss Hoje temos um computador nas mãos, não deixa de ser ótimo, é só saber usar...difícil para muitos.
ExcluirBom domingo! 🙋♀️
Bj.
Mas, que barbaridade, à guria deixou de colecionar corujas para passar a colecionar “Dumbphones”. 😂😂😂
ExcluirMais beijos!!!
Não!!! 😅 só esse pequenino, e basta.
ExcluirEu fui dos primeiros a ter um telemóvel, um telefone no carro.
ResponderExcluirE valeu uma batida feia por distracção.
Abraço
Caro Pedro,
ExcluirEu não atendo celular enquanto dirijo, nem por decreto. Nós, homens, diferentemente das mulheres, não nascemos com habilidade para fazer duas coisas ao mesmo tempo. 😂😂😂
Um abraço e boa semana!!!
ola amigo venho lhe desejar um lindo e feliz domingo e tudo de bom eu ainda estou muito doente por isso eu nao andar no meu cantinho beijinhos muita saude
ResponderExcluirMinha amiga Belinha,
ExcluirObrigada pelo carinho.
Desejo-lhe uma rápida recuperação.
Cuide-se bem!
Beijos!!!
Bom dia de domingo querido amigo Douglas!
ResponderExcluirAqui sempre há assuntos interessantes e pode gerar boas conversas, ( tivemos, meu marido e eu, um telefone como a Tais mencionou, tijolão, rsrs! )
A evolução e as preocupações, pois é, se não tomarmos cuidados corremos sérios riscos, hoje em dia tenho até medo de andar com celular nas mãos, enfim...
Abraços sempre apertados, obrigada pelo carinho lá no blog, sempre bem vindo por lá querido amigo!
Amada amiga Ivone,
ExcluirA tecnologia telefônica levou muito tempo para evoluir, considerando que "Alexander Graham Bell" inventou o telefone em meados da década de (1870). Nós engatinhamos lentamente até conseguirmos chegar ao celular, este pequeno aparelho maravilhoso (que só se tornou em "inho" muito recentemente), porque, no começo, estes aparelhos pareciam tijolos (como a amiga mencionou), de tão grandes que eram. Mas, no mundo contemporâneo, não entendemos como conseguimos viver tanto tempo sem um "Smartphone" e sua tela luminosa de recursos mil.
Um grande abraço sempre apertado e boa semana!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirEu também tive alguns modelos de celulares, descartei, dei.
É uma alternativa para quem deseja se desligar da vida digital, pois as pessoas ficaram viciadas, e pouco sabem sobre a vida ao redor.
Isso talvez diminuiria os assaltos e mortes, não sei.
Boa crônica.
Feliz tarde domingo e boa semana.
Beijo!
Querida amiga Lúcia,
ExcluirO lado bom da tecnologia é que podemos nos comunicar através dos nossos blogs.
Excessos são ruins não só na tecnologia: quem bebe demais se torna problemático; quem come demais também; e o mesmo vale para religiosos que pregam para as pessoas de forma repetida e muitas vezes sem fé alguma. O equilíbrio deve ser a bússola que nos guia.
Tenha uma semana suave.
Beijos!!!
Todavía recuerdo mi primer ladrillo, han pasado muchos años y la tecnología ha evolucionado, afortunadamente.
ResponderExcluirMe ha encantado tu post, amigo mío, así como la canción.
Te deseo muy buen fin de semana, querido Doug.
Un abrazo.
Querida Carmen,
ExcluirCreo que todos todavía tenemos uno de esos enormes teléfonos móviles olvidados en un cajón y en su momento pensamos que era muy importante tener uno.
Gracias por las amables palabras dejadas en tu comentario.
Que tengas una gran semana.
Un abrazo.
Meu sapiente amigo Douglas, aqui encontro mais informações sobre suas viagens pelo mundo, especialmente pelo Japão, um país que sei que mora no seu coração. Quanto aos celulares "mini" ou "tijolinhos", não tive nenhum. Comecei esta aventura tecnológica com um Smartphone, presente dado por minha filha que, morando na Holanda, e queria me ver nesses aplicativos de videochamada com nomes estranhos. Parabéns pela publicação e por lembrar desta antiga canção. Abraços fraternos.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
ExcluirA tecnologia é como uma pedra atirada e, como tal, não há como voltar atrás. Precisamos saber lidar com ela, inclusive para não cairmos nas mãos de inúmeros golpistas cibernéticos.
Mas a vida é assim, como as roupas, precisamos de ajustes para que tudo fique no lugar.
Espero que as pessoas parem de destruir o planeta, pois, com a facilidade de informação que todos temos hoje, é inaceitável entender que a água que usamos para beber, fazer higiene e cozinhar, por exemplo, ainda esteja sendo poluída.
Um abraço fraterno!!!
As telecomunicações têm mudado imenso com o tempo e vão mudar mais. Gosto sempre de o ler porque aprendo sempre alguma coisa diferente. Obrigada.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirNão existe meio termo na era digital; a cada dia que passa, as coisas avançam. Acredito que em breve teremos celulares da finura de um cartão de banco.
Vamos sempre interagindo e aprendendo uns com os outros.
Boa semana.
Beijos!!!
Yo hay cosas que solo las uso en el PC, como por ejemplo el blog, el smartphone solo para llamar y poco mas.
ResponderExcluirCreo que no conservo ninguno teléfono móvil de ese tipo, creo que alguno se lo pase a mi hermana.
Saludos.
Tomás,
ExcluirTambién prefiero actualizar mi blog a través de mi iPad, la pantalla es más grande que la del iPhone.
Celulares viejos, confieso que conservé algunos y están en buen estado y si les pones un chip siguen funcionando.
Abrazos.
Tenho também um telemóvel, claro, mas prefiro tirar fotografias com a máquina de fotografar, que vai deixando de existir no mercado....
ResponderExcluirDesconhecia a canção .
Gostei muito de sua publicação e , sim, gostaria de conhecer o Japão.
Abraço amigo e excelente semana, que aqui começou mal com a estrondosa subida nas eleições do partido de extrema direita.
Amiga São,
ExcluirEvoluímos tecnologicamente, mas, a política de modo mundial está deixando muito a desejar. Pior que maus candidatos, são os eleitores que votam iguais ao que os gatos enterram. O jeito é esperar por dias melhores.
Obrigado pela tua visita e comentário no ®DOUG BLOG.
Um abraço e boa semana!!!
Creo que es como cuentas. La tecnología ha avanzado a pasos gigantes. Estamos evolucionando tanto que a más de uno se nos escapa de las manos, (ahí estoy yo)
ResponderExcluirQue tengas una buena semana.
Un saludo, Douglas.
Es cierto, amiga Marisa, la tecnología avanza, pero es una pena que no sea sólo beneficiosa. Pero hay muchas otras cosas en la vida que no son beneficiosas, como beber y fumar, por ejemplo, y mucha gente bebe y fuma. Depende de cada uno de nosotros gestionar esta evolución tecnológica y no convertirnos en sus esclavos.
ExcluirQue tengas una buena semana también.
Besos.
hola Doug
ResponderExcluirmi marido usa un dumbphone porque no le producen inseguridad los móviles actuales. Yo tengo un android y lo uso para todo, y aunque no soy adicta a su uso y cuando se me olvida en casa no vuelvo a por él, reconozco que me sería difícil vivir sin él.
Besotesssssssssssss
Mi querida “Harley Quinn”,
ExcluirCreo que pocas personas son capaces de desconectarse de las pantallas en el mundo en el que vivimos hoy. El uso de la tecnología, si no se exagera, sin duda nos hace la vida más fácil.
BatBesos〴⋋_⋌〵
MEU CARO AMIGO,
ResponderExcluirÉ SEMPRE UM IMENSO PRAZER LER TUAS PUBLICAÇÕES, ESTA AGORA NOS REMETE À UMA PARTE DO PASSADO INCRÍVEL!
RECORDAR É VIVER...
GRANDE ABRAÇO
Querida amiga Cléia,
ExcluirÉ ótimo ter você aqui no ®DOUG BLOG. Gosto de pessoas que conseguem ler sem se prender a um estilo. Aprende-se muito assim.
Sobre recordar... Estes celulares antigos estão voltando à moda, dada a lei brasileira que proíbe o uso de "Smartphones" em sala de aula.
Um abraço e boa semana!!!
Oi Profe! gosto muito desse tema musical e gostei tambem dessa viagem ao passado recente; me fez sentir uma linda nostalgia. Meu primeiro celular foi um Nokia 110, como fiquei feliz!
ResponderExcluirUm abraco calido, querido amigo Doug.
Hola querida Carolina,
ExcluirLos viajes en el tiempo todavía sólo son posibles en la literatura y la música.
En cuanto a las noticias positivas que nos traen felicidad, desde que existen los teléfonos celulares, han traído felicidad a las personas. Sin embargo, creo que estos dispositivos "mágicos" deben usarse con moderación.
Besos en la mejilla.
Quise decir: Nokia 1100
ResponderExcluirQuerida Carolina,
ExcluirEstos teléfonos celulares han cambiado tanto a lo largo del tiempo que si los reconociéramos por su número de modelo nos volveríamos locos. 😅😅😅
Más besos en la mejilla.
Sí que recuerdo mi primer teléfono móvil!!. Y siento mucha nostalgia.
ResponderExcluirAhora ha cambiado todo mucho. Los teléfonos ahora, es cierto que parecen ordenadores.
Un placer leerte.
Un abrazo.
Querida amiga Amalia,
ExcluirNada de lo que fue volverá, tenemos que acostumbrarnos a cosas nuevas y algunas hasta inútiles. La Inteligencia Artificial ha llegado y plantea algunas cuestiones muy preocupantes en términos tecnológicos.
Los teléfonos inteligentes siempre se actualizarán porque a la gente le encantan las cosas nuevas.
Gracias por tus amables palabras.
Hoy es el día del abrazo (22/5), así que les dejo un cálido abrazo.
Olá meu amigo Douglas,
ResponderExcluirComo a tecnologia muda a cada ano não é mesmo? O meu primeiro celular comprado em 2006 foi um LG Sensations Baby, que na época era quase top de linha. Realmente ter uma linha telefônica fixa no passado era complicado demais e muito caro, os celulares vieram para facilitar isso e hoje temos o mundo a nossa disposição nos smartphones, mas também o vício e os perigos de tantos golpes pela internet. A inovação e a modernidade precisam estar aliadas a segurança e a saúde mental das pessoas ou teremos um futuro sombrio pela frente agora com inteligência artificial.
Um abraço amigo!
Meu amigo Alécio,
ExcluirOs telefones fixos eram charmosos e faziam parte da decoração da casa.
Agora, a tecnologia de ponta é algo que nos acostumamos facilmente e que não conseguimos mais viver desconectados. Basta ver a praticidade de aplicativos de compras, de Bancos, Pix, TV, cinema e música, etc..., tudo na ponta dos dedos.
E aí temos a I.A., as "Robocalls" e as "amálgamas - Deepfakes", que criam rostos e vozes que se assemelham as pessoas comuns e personalidades... Tudo criminoso e perigoso, mas, que ninguém consegue controlar.
Em outras palavras, a tecnologia é um mal necessário e sem volta, porém, que devemos ficar com um pé e por vezes, até dois, atrás.
Um abraço!!!
Olá, querido amigo Douglas,
ResponderExcluirMuito bom o seu texto, me fez lembrar do quão era dificil, aliás muito caro ter um celular. Tive um " tijolo" mas logo foi superado por um "motorola". Enfim, sou daquelas que não fica sem o celular por perto, mas não fico nas redes sociais, não.
É sempre muito prazeiroso ler os temas que você aborda.
Deve ter sido uma experiência e tanto morar no Japão!
Beijos!
Querida amiga Vilma,
ExcluirDe todas as minhas "andanças" pelo Mundo, o "Japão" foi, sem dúvida nenhuma, uma experiência incrível. Que país espetacular, até os terremotos são controlados numa espécie de "balé tecnológico".
Os japoneses sabem fazer valer o significado da palavra "ESPECIALISTA", pois, o povo da "Terra do Sol Nascente", é realmente especializada em tecnologia de ponta e ciências avançadas. Assim sendo, eu estava no lugar certo e na hora certa para adquirir meu primeiro celular com câmera que hoje é um "dinossauro" diante dos modernos "Smartphones" de três câmeras.
Fico feliz que você goste de ler os "posts" do ®DOUG BLOG .
Se quiser seguir o CANAL ®ĐÖЦG ẞLÖG no WhatsApp, deixo o link:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBJf1tBqbrH7YpUrs0J
Um beijo e ótimo final de semana!!!
Douglas, la tecnología va avanzando, pero el hombre no avanza en sus valores humanos, y ahí seguimos teniendo injusticias, guerras y desigualdades, que frustran y dañan la humanidad...Ojalá los smartphones y la inteligencia artificial nos sirvieran para madurar, solidarizarnos y mejorar nuestros pueblos...El egoismo sigue imperando y marcando el materialismo, la frialdad y la soledad de unos y otros...Quizá algún día surjan nuevos líderes y mandatarios con grandes valores, que por fin influyan positivamente en nuestro mundo.
ResponderExcluirMi abrazo entrañable y feliz última semana de mayo.
Mi amiga Mª Jesús,
ExcluirLa tecnología se ha apoderado de la humanidad y nos hemos convertido en prisioneros de las pantallas y el consumismo, ya que la tecnología siempre demanda dispositivos más nuevos y modernos para satisfacer su hambre voraz.
Las guerras, por ejemplo, ahora son aún más fáciles de implementar y las comunicaciones son instantáneas. La misma mano que acaricia es la misma mano que tira piedras, así funciona la tecnología.
Los "Smartphones" no alcanzan su verdadero potencial y la "I.A." solo repite lo que aprende de nosotros: una madurez poco probable.
La humanidad se ha conectado con el mundo y se siente cada vez más sola.
Espero que tú y tus amables palabras siempre estén aquí en ®DOUG BLOG.
Un cálido abrazo.