FRASES ®DOUG BLOG 👆 Toque na Frase Acima e Acesse — [“Para o desesperado, a partida não parece menos impossível do que o retorno!”] — (Thomas Mann)

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

“Cristo Redentor — Braços Abertos Sobre a História”

   Prestes a completar 90 anos, no próximo dia (12 de outubro de 2021)¹, muitos historiadores ainda afirmam, erroneamente, que a origem da estátua do “Cristo Redentor”, tenha sido idealizada por um padre francês, para simbolizar a fé cristã do povo brasileiro. 
   Porém, a realidade é outra, a ideia de construir uma grande estátua no alto de um morro carioca, foi sugerida realmente por um padre, mas, este era ítalo-americano. 
    O padre “Pedro Maria Boss” (20 de março de 1836 - 6 de setembro de 1916), um fervoroso membro lazarista, da ordem religiosa de “São Lázaro”, chegou ao “Rio de Janeiro” em (1859), ainda jovem, aos 23 anos, com muita bagagem, desejos e sonhos, um deles, seria homenagear a “princesa redentora - Isabel Cristina”, de quem sempre foi admirador. Porém, a primeira incumbência do padre “Pedro Maria”, foi assumir o posto de capelão do “Colégio da Imaculada Conceição, do bairro de Botafogo”.
    No ano de (1903), o padre “Pedro Maria Boss”, enfim, conseguiu começar a realizar seu desejo de homenagear a filha do “Imperador Dom Pedro II e de sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina”², sugerindo a colocação de um monumento de pedra no “Morro do Corcovado”, para eternizar a imagem da “Princesa e regente do Brasil - Isabel”², pois, a princesa, sempre foi atuante nos direitos igualitários entre brancos e negros, tanto é, que acabaria sendo ela quem assinaria a “Abolição da Escravatura - Lei Áurea”, em (13 de maio de 1888), que pôs fim à escravidão no “Brasil”. Assim, o padre achou justo, sugerir uma estatua da “princesa redentora”, no quê, “Isabel” se opôs, dizendo que então fosse levantado um monumento com a imagem do filho de Deus, de braços estendidos, porém, livre... Sem o peso da cruz.
   O “Cristo Redentor”, é uma estátua em estilo “art déco”, medindo 38 metros, pesando 1.145 toneladas, estando localizada no topo do “Morro do Corcovado”, a 709 metros acima do nível do mar, dentro do “Parque Nacional da Tijuca”, com vista para a maior parte da “Cidade Maravilhosa”. 
    O “Redentor de braços abertos sobre a antiga Guanabara”, foi projetado pelo engenheiro “Heitor da Silva Costa” (25 de julho de 1873 - 21 de abril de 1947); desenhado pelo artista plástico “Carlos Oswald” (18 de outubro de 1882 - 16 de maio de 1971) e arquitetado por “Paul Landowski Maximilien” (1° de junho de 1875 - 31 de março de 1961), este sim, francês.
    O monumento foi construído quase todo em solo brasileiro, exceto a cabeça e as mãos, que foram moldadas em “Paris - França”, por “Paul Landowski”. O corpo foi esculpido em pedra-sabão, cortada em milhares de triângulos, quais foram colados à mão (em estilo mosaico), sobre tecido, depois, sendo aplicados na estátua por pastilheiros franceses, no período da construção, nos anos (1930). A inauguração do “Cristo Redentor”, aconteceu no dia (12 de outubro de 1931). 
    Ocorreu um fato muito significativo no “Corcovado”, ali, aos “pés do Cristo”, quando o “Papa João Paulo II”, esteve no “Brasil”¹ e em sua celebração, chorou emocionado ao dizer: 

“‘Christus Redemptor Hominis’. O homem é o caminho da Igreja 
e Cristo filho de Deus, é o redentor do homem!”
*(‘Cristo Redentor dos Homens’)

   O “Cristo Redentor” foi eleito uma das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”, segundo a “ONG - Organização Não Governamental, suíça: New Open World Corporation”, que entre os anos (2000 e 2007), fez uma eleição mundial (em caráter informal), através de votos via internet e ligações telefônicas gratuitas, para eleger sete novas maravilhas históricas e contemporâneas.
...
¹ Em (12 de outubro), é comemorado o “Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil”. A data é considerada feriado nacional, desde (1980), quando, “Karol Józef Wojtyla - Papa João Paulo II” (18 de maio de 1920 - 2 de abril de 2005), esteve no “Brasil”. O decreto lei 6.802, diz ainda, que nesta data é comemorado também o “Dia das Crianças”.
...
² “Princesa e regente do Brasil - Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança” (29 de julho de 1846 - 14 de novembro de 1921), filha do “Imperador Dom Pedro II - Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon” (14 de março de 1822 - 28 de dezembro de 1889) e sua esposa, a “imperatriz Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias” (14 de março de 1822 - 28 de dezembro de 1889).





“Samba do Avião - Tom Jobim” 
Ao Vivo em Montreal - Canadá (1986)

♫Eparrê, Aroeira beira de mar
Canoa... 
Salve Deus e Tiago e Humaitá
‘Eta, costão de pedra dos homi brabo’ do mar
Eh, Xangô, vê se me ajuda a chegar.

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, teu, mar parece sem fim
(Copacabana)
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
(Copacabana)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...

Rio, teu, mar praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Pousar.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro...
Táxi, Táxi...♫ 
...
* “Samba do Avião” (1962), composição de: “Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim - Tom Jobim” (25 de janeiro de 1927 - 8 de dezembro de 1994) — Participação especial de: “Dorival Tostes Caymmi - Dori Caymmi” (26 de agosto de 1943) e do grupo vocal: “Quarteto em Cy”, formado em (1964), pelas irmãs: “Cylene Ribeiro de Sá Leite” (29 de maio de 1932); “Cyva Ribeiro de Sá Leite” (18 de março de 1938); “Cybele Ribeiro de Sá Leite” (3 de maio de 1940 - 21/8/2014) e “Cynara Ribeiro de Sá Leite” (7 de janeiro de 1945).

38 comentários:

  1. Que maravilha de post, Douglas!!! Meus aplausos, amigo, por mais uma vez ter nos trazido tantas informações, que eu desconhecia e gostei muito de saber por você!
    E a musica, então, um primor!!! Um poema cantado, algo de lindíssimo, destes, que dá um orgulho imenso da música brasileira.
    Um bom final de semana, amigo! Um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Valéria,
      É sempre um prazer trazer informações de cunho jornalístico em minhas crônicas e textos, para assim, agregar conhecimento aos amigos, leitores e seguidores, aqui do ®DOUG BLOG.
      Cultura nunca fica além da justa medida, está em todos os “Tons”, sejam eles “Jobim” ou não.
      Retribuo o desejo de bom final de semana, o abraço e deixo um carinhoso beijo!!!

      Excluir
  2. Boa tarde de sexta-feira, querido amigo Douglas.

    Temos a mesma estátua a abraçar PORTUGAL e BRASIL !
    É sem dúvida uma estátua impressionante, com uma bonita história que merece ser homenageada.
    Como o meu amigo deve saber temos aqui em Portugal várias versões também. A principal é aqui bem perto de onde eu moro, o Cristo Rei em Almada. Inspirada numa visita ao Rio de janeiro em 1934 pelo então cardeal Cerejeira. A construção do monumento demorou 10 anos, de 1949 a 1959.
    Curiosamente, o primeiro Cristo Rei construído em Portugal foi na Madeira, na ponta do Garajau. A estátua tem 14 metros de altura, tem igualmente os braços abertos e a inauguração foi em 1927, anterior à do Corcovado que foi em 1931.

    Um beijinho grato e amigo, com o desejo que continue com saúde e alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Fernanda,
      Obrigado por trazer os “Cristos da Terrinha”, que
      junto ao nosso “Cristo Redentor carioca e do Cristo Rei, de Portugal”, este magnifico monumento, elevado à categoria de Santuário, que fica na região metropolitana de “Lisboa, na freguesia do Pragal, do outro lado do Rio Tejo”, lugar que tanto gosto de visitar em minhas viagens... Temos também, outros “Redentores” espalhados pelo Mundo.
      Assim sendo, citarei mais alguns: existem dois grandes “Cristos na Itália: Cristo do Abismo, que situa-se no Golfo de Gênova e o Cristo Redentor de Maratea”; no “México, são três bem conhecidos: Cristo Sagrado Coração, Cristo Quebrado (oficialmente chamado de Santuário del Cristo Roto) e Cristo Rei do México”; o “Cristo del Otero, fica na cidade de Palência, a 260 quilômetros ao norte de Madri, na Espanha”; o “Cristo Rei, fica na cidade de Świebolin, na Polônia”; o “Cristo da Concórdia, situa-se na Bolívia”, é a segunda maior escultura do Mundo, perdendo apenas para o “Cristo Rei” polonês; o “Cristo Cubano, fica logo na entrada da baía de Havana”; o “Cristo Rei de Dili, situa-se no Timor-Leste”; o “Divino Salvador do Mundo, encontra-se em El Salvador”; o “Cristo Redentor dos Andes, está entre o Chile e Argentina”; já o “Cristo de Ozarks, fica perto da histórica cidade americana, Eureka Springs”; o “Coração de Jesus, na Romênia, nos arredores de Farkaslaka”, aparece até em um dos filmes do “Conde Drácula”; temos ainda, o “Cristo Rei de Vung Tàu, no Vietnã”; na cidade de “Cali, Colômbia, encontra-se o Cristo Rei Columbia”; o “Cristo Abençoador da Indonésia”, é um dos mais antigos do Mundo; já o “Cristo Branco do Peru, que fica situado na montanha de Pukamuqu, nos arredores de Cusco”, é outro “Redentor” bem imponente; e para finalizar esta resposta de comentário, que se agregou a minha postagem, cito o majestoso “Cristo Rei de Houches”, com 25 metros de altura, construído nos alpes franceses.
      Retribuo os beijinhos e o desejo de saúde e alegria!!!

      Excluir
  3. Olá amigo Douglas.
    Muito boa sua crônica sobre o Cristo Redentor, uns dos mais lindos pontos turísticos do Rio de Janeiro, aliás para meus olhos ainda continua lindo.
    Bom final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha valiosa amiga Lúcia,
      Sempre fico feliz de interagir contigo, principalmente por saber que gostas das minhas crônicas, textos e artes, aqui do ®DOUG BLOG.
      Sobre o “Rio de Janeiro”, que como eu sempre digo: é o meu lugar no Mundo... Ele continua realmente lindo!
      Retribuo os beijos e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  4. Cuanta e interesante información, el Cristo Redentor es famoso en el mundo entero pero sabemos, mejor dicho sé, poco sobre la estatua, abrazos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Siempre es un placer inculcar cultura junto con información precisa y detallada, aquí en el ®DOUG BLOG, con las fechas y nombres completos, porque así es como escribimos la historia y formamos parte de ella.
      Un beso y un buen fin de semana.

      Excluir
  5. Seu antigo seguidor está aqui para parabenizar sobre a postagem e convidar para também botar a boca no mundo, quanto ao conteúdo do nosso blog HUMOR EM TEXTOS: "Queremos menstruar, queremos menstruar, queremos menstruar!!!".
    Passamos de todos os limites.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Paulo,
      Que o “Cristo” sempre seja o “Redentor do nosso lindo Rio de Janeiro”.
      Agora, cuidado com o “Xico”, porque, o governo que já quer afrouxar a obrigatoriedade do uso das máscaras, agora veta também a distribuição gratuita dos absorventes femininos.
      Retribuo o abração carioca... O meu alvinegro e de braço vacinado!!!

      Excluir
  6. Amigo Douglas
    Que bela postagem!
    Sendo carioca eu desconhecia que também em 12 de outubro se comemora a estátua do Cristo Redentor na nossa Cidade Maravilhosa. Doug sempre falando de cultura que agrega.
    O samba do avião é lindíssimo, orgulho de ser carioca mesmo sendo um pouco Cariucha.
    Coração entre a estátua do Laçador no Sul e Cristo Redentor no Rio. Filha mora no Sul.
    Fiquei sabendo por uma amiga gaúcha que o Sul também terá uma estátua similar.
    Com certeza você tem essa informação que:
    Encantado é uma cidade tranquila a 144 quilômetros de Porto Alegre (RS), com 22 mil habitantes, e agora está famosa internacionalmente por causa de uma obra iniciada há um ano e meio: uma estátua similar ao Cristo Redentor, famoso cartão-postal do Rio de Janeiro.
    O Cristo Protetor, como foi nomeada a estátua, tem 43 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares. Ela é cinco metros mais alta que a original carioca e é feita de 1.600 toneladas de blocos de concreto. A obra deve terminar em dezembro e a estrutura ainda terá um elevador por dentro que sobe até um mirante na altura do coração da estátua.
    Que o Cristo nos abençoe nesse tempo difícil e nos proteja.
    Um bom fim de semana. Te cuida! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga “Cariucha” Maria,
      Comecemos pelo “Cristo Protetor de Encantado - RS”... Sim, tenho esta informação, que inclusive, está em nosso portal (g1), em matéria divulgada no “Fantástico” (18/4/2021).

      https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/04/18/cristo-protetor-monumento-em-construcao-no-interior-do-rs-sera-maior-que-o-cartao-postal-carioca.ghtml

      Sobre o “Redentor Carioca”, ele está relacionado com a nossa “Princesa Abolicionista - Isabel Cristina”, sendo erguido para liberar o nosso povo oprimido, dos “grilhões”, apesar de ainda hoje caminharmos com passadas restritas, principalmente neste Mundo pandêmico e distópico que vivemos.
      Que o “Cristo” realmente nos abençoe, nestes momentos tão difíceis e nos proteja e livre de todo mal, amém!
      Retribuo os beijos, o desejo de bom fim de semana e cuide-se também!

      Excluir
  7. Meu jovem e sapiente filho do coração, que bela homenagem a este cartão postal da humanidade, que tanto agrada aos cristãos, quanto aos que não praticam nenhuma fé. Você deveria se apressar em ter muitos filhos, pois além de ser uma pessoa que está acima da curva dos padrões estabelecidos sendo corriqueiros, é um homem de coração generoso e espirito elevado, além de ser o melhor contador de histórias que eu conheço. A cultura precisa mesmo ser difundida, e nada melhor que fazer isso, dessa maneira incomparável que sempre nos faz retornar ao seu blogue, e sair daqui com o paladar de quero mais. Para pôr fim no meu comentário, parafraseio Gilberto Gil: 'O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo, o Rio de Janeiro, fevereiro e março, alô, alô, Douglas Melo, aquele fraterno abraço'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      Sempre é tempo de homenagear personagens históricos que misturam-se aos “cartões postais da humanidade”, pois, o “Cristo Redentor do Corcovado”, é bem mais que um ponto turístico, mesmo hoje sendo considerado uma das sete maravilhas do Mundo moderno.
      Sobre filhos, ainda quero ter os meus... Mas, não muitos, faça-me o favor, professor!!! 😄😄😄
      Grato pela estima e consideração pessoal e também pelo meu trabalho, mas, se hoje tenho cultura para poder passar à frente, foi por ter tido professores de excelência em minha jornada e, meus primeiros mestres, foram meus saudosos pais e minha avó.
      E sim... ♫ O Rio de Janeiro continua lindo ♪ O Rio de Janeiro continua sendo ♪ o Rio de Janeiro, fevereiro e março ♪ alô, alô, professor Ruy ♪ aquele abraço fraterno, de braços já vacinados!!!♫

      Excluir
  8. Un gran y detallado articulo sobre la gestación de esta magnifica escultura de Cristo unos meses mas joven y unos 18 metros mas alto que el que tenemos en la ciudad de Palencia, lo que si es muy similar es su altura sobre el nivel del mar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Tenemos imágenes del Cristo Redentor repartidas por los cuatro rincones del mundo (varias de ellas, aquí mismo, en otras ciudades brasileñas), sin embargo, el Cristo con los brazos abiertos en el monte Corcovado se destaca hoy como una de las siete maravillas del mundo contemporaneo.
      Abrazos, buen domingo y comienzo de semana.

      Excluir
  9. amigo como é bom ler desejo tudo de bom feliz domingo saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Belinha,
      É sempre um prazer contar com tua doce presença aqui no ®DOUG BLOG, “temperando com carinho” os teus comentários.
      Retribuo o desejo de feliz domingo e saúde para todos nós!!!

      Excluir
  10. E assim nasceu um dos monumentos mais icónicos do Mundo.
    Símbolo universal de uma cidade.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      O “Cristo Redentor”, é bem mais que um gigantesco símbolo de fé... É um dos mais belos pontos turísticos do Mundo.
      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  11. Que excelente lição de História, meu Amigo. A imagem de Cristo Redentor é um símbolo de fé, mas também um monumento que representa todo o Brasil que o Redentor parece abraçar. Gostei de conhecer os pormenores da sua construção.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Graça,
      Trago comigo uma certeza, que uma das melhores coisas da vida, é saber contar uma história já conhecida, trazendo novas informações sobre ela... Repaginando os fatos.
      Sobre o “O Cristo”, tem uma frase minha que diz:

      “O Cristo Redentor é uma ‘poesia de pedra’, estilo art déco!”

      Retribuo o carinho das palavras, o beijo e o desejo de uma boa semana com muita saúde!!!

      Excluir
  12. Não gostava de visitar o Brasil, apenas pelo clima, eu e o calor não somos compativeis. Mas se fosse, o Cristo Redentor seria uma paragem obrigatória. Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela,
      Bom lhe rever aqui no ®DOUG BLOG.
      Se um dia vier ao “Caliente Rio de Janeiro”, traga um leque e vá ao “Cristo Redentor”, um belo lugar de se visitar.
      Retribuo o beijinho e cuide-se!!!

      Excluir
  13. Boa noite, caro Douglas.
    Muito interessante este texto que aqui postou, que tem especial importância, em particular para os crentes. Embora não sendo crente, gostei desta narrativa interessante, que esteve na origem desta estátua gigantesca.
    É sempre bom estar bem informado.
    Parabéns!

    Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário no meu cantinho de poesia, que muito apreciei.
    Votos de de excelente semana!
    Abraço fraterno.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gilberto, “poeta Mário”, como foram os grandes: “Quintana, de Andrade, Lago, Benedetti, de Sá Careniro, Levrero...”
      É sempre um prazer receber e interagir contigo, aqui no ®DOUG BLOG.
      Sobre o texto, o relato é mais de cunho histórico que religioso, pois, mesmo falando sobre o “Cristo Redentor”, a laicidade em minhas palavras estão explícitas, pois, como o amigo mesmo destacou, nem todos que estão lendo são “CRENTES RELIGIOSOS”. Porém, crentes, somos todos nós, que acreditamos ou temos convicção em algo e isso, nada tem a ver com dogmas proclamados pela “Igreja Católica”, ou qualquer outra religião.
      Retribuo o abraço fraterno e os votos de excelente semana!!!

      Excluir
  14. Olá caro Douglas.
    Na medida em que lia esse seu trabalho sobre o Cristo Redentor, lembrava de uma visita que a ele fizemos, época em que estudávamos no antigo Curso Clássico, e fomos, vários colegas que integravam uma união estudantil. Foi, sem dúvida uma visita inesquecível. Parabéns pelo seu belo trabalho.
    Uma ótima semana, amigo Douglas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      Se este gênero de narrativa sobre o “Cristo Redentor”, trouxe ao amigo lembranças de outrora (junto aos teus colegas), quando da visita ao “Rio de Janeiro”, isso muito valoriza minhas informações aqui relatadas, pois, também passam a agregar novas memórias em tua vida, estas, sobre o “Cristo”, um belíssimo monumento de pedra, que completa hoje (12 de outubro), nove décadas, sempre de “braços abertos no Corcovado”, abençoando todo o povo carioca e brasileiro.
      Retribuo o grande abraço e o desejo de ótima semana!!!

      Excluir

  15. Olá, querido Douglas, essa imagem de Cristo é majestosa, lembro quando fiquei lá embaixo a seus pés. É grandiosa, e como somos pequeninos... Assisti sua construção em um documentário , milhares de triângulos pequeninos colados, como você conta no seu texto.
    Mas a minha surpresa está nas mãos do Cristo: o arquiteto e escultor franco-polonês Paul Landowski, inspirou-se nas belas mãos da poeta carioca Margarida Lopes de Almeida para as fazer as mãos da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Mãos longas e finas, muito lindas.
    Seu texto está ótimo, muitos dados o acompanham nessa data em que foi inaugurado. Tal grandiosidade nos comove, inserida na maravilhosa Natureza. Parabéns, amigo Douglas, foi um trabalho de fôlego!
    Uma ótima semana, cuide-se!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      O “Cristo Redentor” é o monumento mais conhecido do “Brasil” e um dos mais conhecidos do Mundo, tanto é assim, que hoje é considerado uma das sete maravilhas do Mundo moderno.
      São 90 anos do “Redentor de braços abertos no Corcovado”, testemunhando tudo que acontece no “Rio de Janeiro”, que com certeza, possui mais momentos bons que malfazejos, pena que algumas mídias, muitas vezes, destaquem o “Rio sendo o patinho feio” da violência urbana do nosso país.
      Haviam muitas informações para agregar ao texto, mas, a publicação ficaria longa demais. Mas, como eu sempre digo, os comentários dos amigos (por vezes), tornam-se uma extensão do que está escrito no texto/crônica, assim, como a amiga botou em prática em seu comentário.

      — Douglas, foi um trabalho de fôlego! — É bem isso minha amiga Taís, escrever com esmero e aspas, como diria “Cazuza - Faz parte do meu show...” 😉

      Retribuo o beijo, o desejo de ótima semana e cuide sempre bem da criança que existe em ti!!!

      Excluir
  16. Excelente lição de História!
    E eu, sempre a aprender contigo, meu querido amigo.
    Já estive bem lá no topo do "Cristo Redentor", e nunca subi ao nosso "Cristo Rei". Incrível, né?! É, é, e ele fica bem pertinho de mim...
    Agora vou ouvir Tom Jobim.
    Beijo, boa semana.
    (Amei a pétala que deixaste no Pétalas. E repito-me: um dia, eu vou plantar.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida jardineira,
      É sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
      Sobre o “Cristo Rei e o Redentor”, veja só como a sabedoria popular tem toda razão, quando diz que: “Santo de casa não faz milagre!”
      As “pétalas” de minha autoria “plantadas em teu jardim” e as que ainda “irão germinar”, fazem parte desta nossa bonita e sincera amizade.
      Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana e o beijo dado (no melhor “Tom” de piano), deste genial e inesquecível “Jobim”.

      Excluir
  17. Olá, amigo Douglas!
    Quee belo trabalho que admiro.
    Não conheço o Rio, mas pretendo programar uma viagem, para fazer uma visita ao Cristo Redentor.

    Obrigada pelo visita e pelo belo comentário!
    Tenha continuação de feliz semana.

    Beijos e cuide-se também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Fatyma,
      Obrigado por sempre contemplar os meus textos e artes aqui do ®DOUG BLOG.
      Assim que tiver oportunidade, venha nos visitar, o “Rio de Janeiro, igual ao Cristo”, estará lhe esperando de braços abertos.
      Vamos sempre interagindo em nossos “blogs”.
      Retribuo os beijos e que “Nossa Senhora - mãe do Cristo” e de todos nós, abençoe a ti e a tua família.

      Excluir
    2. Amém 🙏
      Amigo Douglas! Nossa Senhora abençoe a ti e tua família, também!

      Excluir
    3. “A força mais potente do universo é a fé!” (“Santa Teresa de Calcutá”)

      Que assim seja, amiga Fatyma ㋡
      Amém!!!🙏

      Excluir
  18. Adporei teu texto e esse abraço do Cristo Redentor pra mim sempre emocionante.
    Desde pequena sentia arrepios quando lá ia e no lugar que morei, de uma frestinha o víamos... Adorava.

    Gostei de tua homenagem...

    Vim te dizer que já tinha lido,mas o comentário não entrou. Teu blog é pesado e custa a abrir e certos dias, nem com banda de música o comentário entra,rs...

    abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chiquitita,
      É como se diz no vólei... Tu sacou e eu cortei. Meu “Jesus Cristinho” estava quieto de braços abertos, aí tu me saiu com um MILAGRE... Como diria “José Simão”... “Piada pronta” 😄😄😄
      O bom, é que coloco em prática minhas frases cabalísticas no teu “blog” 😄😄😄
      Valeu por sempre apreciar minhas postagens. Agora vou finalizar... Levando minha “fanfarra para tocar em outras paragens” 🎶🎺😄😄😄🎸🎶
      Retribuo o abração e o carinho das palavras!!!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário no DOUG BLOG 💻

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque até o “Gasparzinho, (o fantasminha camarada”), tem um nome. Abraços...

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
© Copyright — O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO — PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS — N° 9.610/98 — ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO — OS TEXTOS / FRASES AQUI PUBLICADOS (CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo — e/ou NOME FANTASIA: Doug), TEM [® REGISTRO] NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL — Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. _____®DOUG BLOG_____ A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de um texto e/ou arte (GIFs - Graphics Interchange Format), publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização (por escrito e registrado em cartório). Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. _____®DOUG BLOG_____ Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. — ⚖️ Advogado responsável ® DOUG BLOG — Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

🐠 Aviso aos Navegantes — Deixe o Seu Comentário nas Postagens ® DOUG BLOG 🐠

🐠 Aviso aos Navegantes — Deixe o Seu Comentário nas Postagens  ® DOUG BLOG 🐠

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ®DOUG BLOG

“Amigos de Fé e de Blog!”

     O “Vinte Vinte” está quase no fim... Mas, que ano é esse, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG? - parece que vivemos num “hiato sem fim”....

Postagens em Destaque ® DOUG BLOG — DEZEMBRO/2021

Mensagens — ® DOUG BLOG

Mensagens — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Smileys ㋡

® DOUG BLOG — Smileys ㋡

® DOUG BLOG — Emoticons ㋡ Sem Medo de Ser Feliz!

® DOUG BLOG — Emoticons ㋡ Sem Medo de Ser Feliz!
Smileys, também denominados de: Emojis ou Emoticons, são formas de comunicação paralinguística ㋡ Palavra derivada da junção dos termos em inglês: emotion / emoção + icon / ícone.

® DOUG BLOG — Minha “Caixa de Pandora”, onde tudo escapa... Menos a esperança!

® DOUG BLOG — Minha “Caixa de Pandora”, onde tudo escapa... Menos a esperança!
A “Caixa de Pandora” é um artefato da mitologia grega, tirada da criação de “Pandora”, que foi a primeira mulher concebida por “Zeus”, cujo seu único defeito, era sua curiosidade. A “Caixa” na realidade, é uma grande arca, dada de presente a “Pandora”, qual continha todos os sentimentos que afligem a humanidade. “Pandora” ao abrir a tampa da arca, deixou escapar tudo (amores e males), existentes no Mundo, menos a esperança.

🍁 AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG

🍁 AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG
“Dom Quixote de La Mancha” (do original: “Don Quijote de La Mancha”), é um livro escrito pelo espanhol: “Miguel de Cervantes Saavedra” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616). O título e ortografia originais eram: “El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha”, com sua primeira edição publicada em “Madrid - Espanha”, no ano de (1605). É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em (1605) e a outra em (1615). A “Coroa Espanhola” patrocinou uma edição revisada em quatro volumes, que ficou a cargo de: “Joaquín Ibarra y Marín” (20 de julho de 1725 - 13 de novembro de 1785) , iniciada em (1777), concluída em (1780). “Dom Quixote de La Mancha”, está sempre na companhia de seu fiel escudeiro: “Sancho Pança” (em castelhano: “Sancho Panza”).

® DOUG BLOG — 🕗 O Tempo Não Para!

® DOUG BLOG — 🕗 O Tempo Não Para!

® DOUG BLOG — Livros 📚

® DOUG BLOG — Livros 📚
📚 “Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos!” 📚 “Oscar Wilde” (16 de outubro de 1854 - 30 de novembro de 1900) 📚

® DOUG BLOG — I ♡ Books! 📚

® DOUG BLOG — I ♡ Books! 📚
Os livros, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no Século XV, quando “Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg” (23 de junho de 1398 - 3 de fevereiro de 1468), inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro, que começou a ser produzido em grande escala, barateando os exemplares, fazendo com que os livros ficassem acessíveis para mais pessoas ao redor do Mundo.

® DOUG BLOG — Ler Te Faz Erigir! 📚

® DOUG BLOG — Ler Te Faz Erigir! 📚
“Livros! Livros! Aqui está uma palavra mágica que equivale a dizer: «amor, amor», e que deveriam pedir os povos como pedem pão ou como desejam a chuva para suas colheitas!” — “Frederico Garcia Lorca” (5 de junho de 1898 - 18 de agosto de 1936).

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚 “Ninguém se torna um bom escritor, sem ter sido um bom leitor!” 📚 Por um Brasil Sem Armas.

® DOUG BLOG — ⌨ Mais Que Uma Rede Social!

® DOUG BLOG — ⌨ Mais Que Uma Rede Social!

® DOUG BLOG — 🎨 Pop Art

® DOUG BLOG — 🎨 Pop Art
“Pop Art”, é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (“american way of life”). Esse termo em inglês significa: “arte popular” e surgiu durante a década de (1950), na Inglaterra.

® DOUG BLOG — 🎨 Cubismo

® DOUG BLOG — 🎨 Cubismo
O cubismo é um movimento artístico (das artes plásticas), que surgiu no século XX, tendo como principais fundadores os pintores espanhóis: “Pablo Ruiz Picasso” (25 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1973) e “Salvador Dalí i Domènech” (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989) e do pintor franceses: “Georges Braque” (13 de maio de 1882 - 31 de agosto de 1963). O pintor brasileiro que segue este estilo, é “Romero Britto” (6 de outubro de 1963).

®DOUG BLOG — 🐾 Garfield and Jon Arbuckle 🐾

®DOUG BLOG — 🐾 Garfield and Jon Arbuckle 🐾
“Garfield”, um mal-humorado, comilão (devorador de lasanhas), preguiçoso, que odeia aranhas e segundas-feiras, é uma versão gorducha do gato persa. O personagem protagonista das histórias do cartunista: “Jim Davis” (28 de julho de 1945), foi publicada pela primeira vez em: (19 de junho de 1978). Hoje (2021), com mais de 4 décadas de vida, “Garfield” (mesmo sem novas publicações), ainda faz muito sucesso no Mundo todo. O gato alaranjado de listras pretas, foi pensada sendo uma sátira aos donos de animais domésticos e a relação com seus bichanos, retratando “Garfield”, indo “na contramão dos fatos”, sendo ele o verdadeiro dono da casa.

🐾 Garfield e Odie 🐾

🐾 Garfield e Odie 🐾

👑 KEEP CALM and ® DOUG BLOG

👑 KEEP CALM and ® DOUG BLOG

🐾 Garfield 🐾

🐾 Garfield 🐾

® DOUG BLOG — 🐢 Mafalda 🌏

® DOUG BLOG — 🐢 Mafalda 🌏
“Mafalda”, foi uma tira de humor, escrita e desenhada pelo cartunista argentino: “Joaquín Salvador Lavado Tejón”, mais conhecido como: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020). Suas histórias apresentam uma menina preocupada com a humanidade e a paz, rebelde com o estado atual do Mundo. As tirinhas foram editadas em jornais, revistas e livros de: (1964 até 1973), com um altíssimo apelo popular, principalmente na “América Latina” e “Europa”. Outros personagens (além da “Mafalda”) — “Papá” (“Pelicarpo” - pai da “Mafalda”); “Mamã” (“Raquel” - mãe da “Mafalda” ); “Guille” (“Gui” - irmão caçula da “Mafalda”); “Burocracia” (tartaruga de estimação da “Mafalda”) e os amigos: “Susanita”; “Manolito”; “Filipe”; “Miguelito” e “Libertad” — Última tirinha editada: (25 de julho de 1973).

® DOUG BLOG — 🗽 MAD

® DOUG BLOG  — 🗽 MAD
“Mad” foi uma revista norte-americana de humor satírico, fundada pelo empresário: “William M. Gaines” (1° de março de 1922 - 3 de junho de 1992) e pelo editor: “Harvey Kurtzman” (3 de outubro de 1924 - 21 de fevereiro de 1993), em (1952). A revista satirizava todos os aspectos da cultura popular americana, trazendo sempre na capa, seu personagem protagonista, o garoto banguela: “Alfred E. Neuman”, cuja figura irreverente e sarcástica, também aparecia em muitas histórias. A última edição da revista “Mad” americana, foi em (abril de 2018). No “Brasil”, o auge do sucesso da revista “Mad”, aconteceu nos anos (1980).

® DOUG BLOG — 🐭 Disneylândia

® DOUG BLOG — 🐭 Disneylândia
Alguns amigos meus, dizem que o ®DOUG BLOG é a “Disneyland da Web”, pela qualidade e quantidade de animações existentes aqui. Eu recebo isso como elogio, pois, adoro o “Disneyland Park”, originalmente denominado de “Disneyland”, por seus criadores, os irmãos: “Walter Elias Disney” (5 de dezembro de 1901 - 15 de dezembro de 1966) e “Roy Oliver Disney” (24 de junho de 1893 - 20 de dezembro de 1971), que fundaram em (17 de julho de 1955), este “Universo mágico de Mickey Mouse” e seus amigos, o primeiro de dois parques de diversão, construídos no “Disneyland Resort, n°. 92802 - Anaheim - Grande Los Angeles - Califórnia - EUA”.

® DOUG BLOG — Dias Difíceis Também Chegam ao Fim! 💣

® DOUG BLOG — Dias Difíceis Também Chegam ao Fim! 💣
TÁ OSSO COM SAL GROSSO! — “Scooby-Dooby-Doo”.

® DOUG BLOG — Um Estouro de Blog! 💣

® DOUG BLOG — Um Estouro de Blog! 💣

웃웃웃 GALERA ® DOUG BLOG 웃웃웃

웃웃웃 GALERA ® DOUG BLOG  웃웃웃

~~~~°~~~⛵ Obrigado Por Navegar Comigo no ® DOUG BLOG~~~~°~~~

~~~~°~~~⛵ Obrigado Por Navegar Comigo no ® DOUG BLOG~~~~°~~~
“Não é água com açúcar que me acalma... E sim, a água salgada do mar!”

☔ Previsão do Tempo — ® DOUG BLOG

☔ Previsão do Tempo — ® DOUG BLOG
Tempo Com Pancadas de Chuva de Cultura e Possíveis Trovoadas de Risos no Decorrer das Postagens!

® DOUG BLOG — INTENS㋡!

® DOUG BLOG — INTENS㋡!
☕ Quem Gosta de Água Morna é Chá!

® DOUG BLOG — Sou Pisciano 🐟 “Eu Sou o Peixe Que Comeu o Gato!”

® DOUG BLOG — Sou Pisciano 🐟 “Eu Sou o Peixe Que Comeu o Gato!”
🐟 PEIXES: de 19 de Fevereiro a 20 de Março.

® DOUG BLOG — 🏄 Eu Sou o Menino do Rio ♪

® DOUG BLOG — 🏄 Eu Sou o Menino do Rio ♪
♪Menino do Rio♪ (1979) — Compositor: “Caetano Emanuel Viana Teles Veloso” (7 de agosto de 1942). _____®DOUG BLOG_____ ♫ Menino do Rio ♪ Calor que provoca arrepio ♪ Dragão tatuado no braço ♪ Calção corpo aberto no espaço ♪ Coração, de eterno flerte ♪ Adoro ver-te... ♪ Menino vadio ♪ Tensão flutuante do Rio ♪ Eu canto pra Deus proteger-te... ♪ O Havaí seja aqui ♪ Tudo o que sonhares ♪ Todos os lugares ♪ As ondas dos mares ♪ Pois quando eu te vejo ♪ Eu desejo o teu desejo... ♪ Menino do Rio ♪ Calor que provoca arrepio ♪ Toma esta canção ♪ Como um beijo. ♫

® DOUG BLOG — 🎭 PORTELA — 22 Vezes Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro!

® DOUG BLOG — 🎭 PORTELA — 22 Vezes Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro!
Ano dos Títulos: (1935 — 1939 — 1941 — 1942 — 1943 — 1944 — 1945 — 1946 — 1947 — 1951 — 1953 — 1957 — 1958 — 1959 — 1960 — 1962 — 1964 — 1966 — 1970 — 1980 — 1984 e 2017).

® DOUG BLOG — 웃 Manequinho ☆

® DOUG BLOG —  웃 Manequinho ☆
“Manequinho”, é o nome da estátua que está situada em frente à sede do “Botafogo de Futebol e Regatas”, no bairro homônimo do clube, no “Rio de Janeiro”. A escultura representa um menino urinando e foi inspirada no “Manneken Pis” (“garoto a urinar”), que enfeita uma esquina da cidade de “Bruxelas, na Bélgica”. Em (2002), a estátua foi tombada como patrimônio histórico, pela prefeitura do “Rio de Janeiro”. Medindo 1 metro de altura, a estátua foi esculpida, originalmente, em (1908), pelo pintor, desenhista, escultor e caricaturista brasileiro: “Belmiro de Almeida” (22 de maio de 1858 - 12 de junho de 1935) e esteve instalada na “Praça Floriano, no Rio de Janeiro”, até (1927), quando foi transferida para a “Praia de Botafogo, próximo à sede do Mourisco, por ter sido considerada uma afronta aos bons costumes. A imagem passou a ser relacionada ao time alvinegro, no “Campeonato Carioca de Futebol” de (1957), quando um torcedor vestiu a estátua com a camisa do “Botafogo”. A partir daí, os torcedores passaram a considerá-la um dos mascotes do clube e, toda vez que o “Botafogo” é campeão, a estátua é vestida novamente com a tradicional camisa alvinegra da estrela solitária. No ano de (1990), após o bicampeonato do “Botafogo”, a estátua foi furtada e destruída. Uma nova estátua foi então executada pela fundição de: “Amadeu Zani” (19 de setembro de 1869 - 16 de dezembro de 1944), utilizando o molde original de “Belmiro”, sendo instalada em (1993). Em (1994), o “Manequinho” foi transferido para sua localização atual: a “Praça em frente ao palacete de General Severiano”, que havia sido retomado pelo “Botafogo” naquele ano.

® DOUG BLOG — 🌏 Somos 8 bilhões Girando Com o Mundo!

® DOUG BLOG — 🌏 Somos 8 bilhões Girando Com o Mundo!
Em termos demográficos, a população global mundial no planeta Terra, é estimada em 8 bilhões, em (2020). A “ONU - Organização das Nações Unidas”, estimam que a população humana chegará até: 11,2 bilhões nos próximos 80 anos. — A distribuição populacional de acordo com cada continente é: Ásia: 4,427 bilhões de habitantes 🌏 África: 1,111 bilhão de habitantes 🌏 Américas: 953,7 milhões de habitantes 🌏 Europa: 742,5 milhões de habitantes 🌏 Oceania: 40 milhões de habitantes.

® DOUG BLOG — 🙏 Salve Jorge!

® DOUG BLOG — 🙏 Salve Jorge!
Jorge da Capadócia — em grego: Άγιος Γεώργιος / Ágios Geṓrgios — em latim: Georgius — (Dia de São Jorge Guerreiro - 23 de Abril).

® DOUG BLOG — OREMOS! 🙏

® DOUG BLOG — OREMOS! 🙏

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão na Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão no Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão no México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão nos EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão no Japão / Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ♫ Legião Urbana ♫

® DOUG BLOG — ♫ Legião Urbana ♫
“Legião Urbana”, foi uma banda de rock brasileira, fundada em “Brasília - Distrito Federal”, que atuou (de: 1982 até: 1996). A formação mais conhecida da banda contou com: “Renato Manfredini Júnior - Renato Russo” (27 de março de 1960 - 11 de outubro de 1996), “Marcelo Augusto Bonfá” (30 de janeiro de 1965) e “Eduardo Dutra Villa-Lobos - Dado Villa-Lobos” (29 de junho de 1965).

® DOUG BLOG — “Os Três Macacos Sábios” 🙉🙈🙊 + 👽

® DOUG BLOG — “Os Três Macacos Sábios” 🙉🙈🙊 + 👽
“Os Três Macacos Sábios”, estão situados na porta do: “Estábulo Sagrado” (um templo do século XVII), localizado no “Santuário Toshogu”, na cidade de: “Nikkō - Japão”. Sua origem é baseada em um provérbio japonês da sabedoria suprema. Seus nomes são: 🙉 "Mizaru" — 🙈 "Iwazaru" — 🙊 "Kikazaru", que traduzindo seria: 🙉 "Não ouça o mal" — 🙈 "Não veja o mal" — 🙊 "Não fale o mal".

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

®DOUG BLOG — Outubro ROSA ♀ / Novembro AZUL ♂

®DOUG BLOG — Outubro ROSA ♀ / Novembro AZUL ♂

® DOUG BLOG — ☠ Diga NÃO às Drogas!

® DOUG BLOG — ☠ Diga NÃO às Drogas!
De acordo com o “Instituto Nacional de Câncer” (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos, caso o uso do tabaco fosse eliminado.

®DOUG BLOG — ⚙ Rotary Club International

®DOUG BLOG — ⚙ Rotary Club International

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica...

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica...
“Mônica” é uma personagem criada pelo cartunista “Mauricio Araújo de Sousa” (27 de outubro de 1935), em: (3 de março de 1963), inspirada em uma de suas 6 filhas mulheres (dos 10 filhos do “Pai da Turma da Mônica”) — “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). Seu coelhinho azul de pelúcia, se chama “Sansão”.

® DOUG BLOG — “Habemus Papam!” ✞

® DOUG BLOG — “Habemus Papam!” ✞
“Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal Protodiácono e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro no Vaticano - Roma - Itália”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco”), atual “Chefe de Estado da Cidade do Vaticano”.